Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Orientações de Hardware e Software de CNC  (Lida 2702 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

pauleiras

  • Visitante
Orientações de Hardware e Software de CNC
« Online: 27/04/14 - 18:33 »
Olá a todos do fórum!

Me chamo Paulo e sou Potiguar da cidade de Mossoró. Estou iniciando no CNC e acabei descobrindo este fórum, gostaria de me aconselhar com vocês. Tenho 38 anos, uma base em eletrônica e sou aficionado por tudo relacionado a conhecimento, ciências e tecnologia. Pois bem, de tudo que já li na internet e neste fórum até agora já absorvi muita informação e estou na fase de digestão das informações que são muuuuitas. Comprei no mercado livre uma placa CNC 3AX (face simples) para três eixos - fabricados pela SA Ribeiro - com motores 5,5Kg/cm. Estou aguardando pelos correios. Ví que essa placa é de origem francesa e gostaria de fazer as seguintes perguntas:

Essa placa é boa para um iniciante como eu? darei mais informações para que vc possa dar melhor embasamento a sua resposta. Inicialmente pretendo usar a cnc para cortar Depron 5mm (isopor) com o objetivo de construir aero modelos, e quem sabe, cortar madeira de balsa com o mesmo objetivo. Futuramente, penso em cortar mdf para comercializar peças ornamentais e ganhar algum dinheiro com isso, aparentemente, me parece que dá para ganhar dinheiro dessa forma. pergunta 2:

O mercado nessa área é promissor? dá pra ganhar pelo menos o suficiente para manter a máquina de cnc (energia, fresas, ferramentes etc)? com relação a parte mecânica do equipamento, quero uma máquina com área de corte útil de 1,5m x 1,0m x 0,3m. Será que posso usar barra roscada de 12mm (isso mesmo, barra roscada e não fuso trapezoidal ou de esferas) em conjunto com o alongador (porca comprida) no lugar da castanha? e ao invés de barras cilindricas e pilow block, será que posso utilizar aqueles trilhos de gavetas com esferas? considere que eu vá cortar apenas o isopor (sei que poderia usar fio quente, mas vou preferir usar uma broca de 0,5mm). Bom, partindo dessa maquina será que dá pra cortar o mdf também, ou não posso usar estes materiais alternativos para o caso do mdf. Obrigado a todos pela atenção e desde já agradeço se puder me orientar.
 

PS.: pretendo usar o programa MACH 3, seria este o mais indicado para o iniciante? pois vi também que há várias opções: EMC2, mach 2, etc.

Clube CNC Brasil

Orientações de Hardware e Software de CNC
« Online: 27/04/14 - 18:33 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #1 Online: 27/04/14 - 19:03 »
Paulo, minha CNC é a laser, softweres diferentes, suas dúvidas nesse campo logo serão esclarecidas pelo pessoal mais experiente nas Routers.
Quanto a enricar, do nosso pessoal só ouço dizer que dá para pagar as contas, depende muito da escolha do que usinar,  onde se produz, como vender e trabalhar.

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #1 Online: 27/04/14 - 19:03 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #2 Online: 27/04/14 - 19:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá a todos do fórum!


Olá menino Paulo  :ola:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou iniciando no CNC e acabei descobrindo este fórum,...


Na verdade isto é uma MENTIRA DESLAVADA, pois este fórum já está descoberto há muito tempo. Uma das possíveis razões é que o 'afundador' dele (não vou citar o nome do Reinaldo) mora na praia e acha que água que cai do céu e maresia é normal....  ?_40

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... gostaria de me aconselhar com vocês... já absorvi muita informação e estou na fase de digestão...


Bem... pra todos que conhecem um pouco do funcionamento do corpo humano-> Absorção - Digestão =>

Passo 1->  ?_8
Passo 2->  ?_5
Passo 3-> Se sobrar algo no final.... Bem Vindo ao Clube menino Paulo!!!!  :brocoli:

Agora falando (ou tentando) mais sério:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Comprei no mercado livre uma placa CNC 3AX (face simples) para três eixos - fabricados pela SA Ribeiro - com motores 5,5Kg/cm. Estou aguardando pelos correios. Ví que essa placa é de origem francesa e gostaria de fazer as seguintes perguntas:

Essa placa é boa para um iniciante como eu?


Só pra constar: Este SA Ribeiro não tem qualquer relação com a minha pessoa, pois já recebi algumas reclamações (e até ameaças) sobre suas negociações. Apesar do sobrenome coincidente não sou sequer conhecedor desta pessoa/empresa!!!!

Quanto a placa ser boa para um iniciante como você: Sim (ou Não)  :Garg: :Garg: :Garg:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Inicialmente pretendo usar a cnc para cortar Depron 5mm (isopor) com o objetivo de construir aero modelos, e quem sabe, cortar madeira de balsa com o mesmo objetivo. Futuramente, penso em cortar mdf para comercializar peças ornamentais e ganhar algum dinheiro com isso, aparentemente, me parece que dá para ganhar dinheiro dessa forma. pergunta 2:

O mercado nessa área é promissor? dá pra ganhar pelo menos o suficiente para manter a máquina de cnc (energia, fresas, ferramentes etc)? com relação a parte mecânica do equipamento, quero uma máquina com área de corte útil de 1,5m x 1,0m x 0,3m. Será que posso usar barra roscada de 12mm (isso mesmo, barra roscada e não fuso trapezoidal ou de esferas) em conjunto com o alongador (porca comprida) no lugar da castanha? e ao invés de barras cilindricas e pilow block, será que posso utilizar aqueles trilhos de gavetas com esferas? considere que eu vá cortar apenas o isopor (sei que poderia usar fio quente, mas vou preferir usar uma broca de 0,5mm). Bom, partindo dessa maquina será que dá pra cortar o mdf também, ou não posso usar estes materiais alternativos para o caso do mdf. Obrigado a todos pela atenção e desde já agradeço se puder me orientar.
 

PS.: pretendo usar o programa MACH 3, seria este o mais indicado para o iniciante? pois vi também que há várias opções: EMC2, mach 2, etc.


Bem... Como nesta parte tu embalou como (que nem) o Corcel II que o Paizão já teve (vide Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) vamos esperar mais interação dos meninos e as  ?_39 ?_39 dos moderadores.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #2 Online: 27/04/14 - 19:55 »

pauleiras

  • Visitante
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #3 Online: 28/04/14 - 06:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...

Bem... Como nesta parte tu embalou como (que nem) o Corcel II que o Paizão já teve (vide Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) vamos esperar mais interação dos meninos e as  ?_39 ?_39 dos moderadores.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


Obrigado pela interação com a minha pessoa Sr. Old Hippie, muito esclarecedoras as suas colocações, devo dizer que depois disso quase que não tenho mais dúvidas a respeito de CNC. De qualquer forma, se mais colegas foristas quiserem tecer mais comentários, fiquem a vontade, pois necessito lapidar as informações prestadas pelo Old Hippie. :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #3 Online: 28/04/14 - 06:35 »

pauleiras

  • Visitante
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #4 Online: 28/04/14 - 06:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Paulo, minha CNC é a laser, softweres diferentes, ..."

Não entendi! o programa que roda uma cnc a laser não roda um CNC a broca é isso? se for, é mais uma informação nova para mim! obrigado! :ixi:

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #4 Online: 28/04/14 - 06:38 »

pauleiras

  • Visitante
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #5 Online: 28/04/14 - 07:17 »
Olá colegas do fórum, vim com mais perguntas:

Quero montar uma máquina CNC frezadora para corte de Depron 5mm (isopor), madeirade de balsa e mdf. quero que a área útil de corte seja de 1,5m x 1,0m x 0,3m. Deduzo que para estes comprimentos, os fusos e as barras cilíndricas para guia devam ter comprimentos ligeiramente maiores estou certo senhores?

Baseado nisso imagino que para o comprimento de 1,5m (eixo x) o fuso deve ter pelo menos 1,8m e as guias acho que pelo menos 2,0m, outra dúvida é a respeito do diâmetro, será que 12mm para o fuso e 16mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

Para o comprimento de 1,0m o fuso deve ter pelo menos 1,3m (eixo y) e as guias acho que pelo menos 1,5m, e o diâmetro, será que 12mm para o fuso e 16mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

Para o comprimento de 0,3m (eixo z) o fuso deve ter pelo menos 0,6m e as guias acho que pelo menos 0,8m, será que o diâmetro de 12mm para o fuso e 12mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

os fusos e guias dos eixos x e y vão estar na horizontal e apoiados somente pelas pontas, já no eixo z o fuso e as guias vão trabalhar na vertical, por isso reduzi o diâmetro das guias para 12mm.

Sei que não é informação suficiente, melhor seria se eu tivesse o desenho, mas mesmo assim será que dá para me iluminar nessa questão? pretendo fazer a estrutura em mdf. :-\

PS.: Aproveitando a ocasião, alguém poderia indicar um local aonde eu possa comprar os fusos, castanha, guias cilindricas e os pilow block nas medidas que descrevi acima? já pesquisei no mercado livre e vi uma variedade enorme de preços, ao ponto de pensar: "essa peça tá tão barata em relação aquela outra, será que é de qualidade?" por exemplo, já achei fuso trapezoidal variando de R$ 70,00 a R$ 220,00 o metro.
« Última modificação: 28/04/14 - 07:24 por pauleiras »

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #5 Online: 28/04/14 - 07:17 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #6 Online: 28/04/14 - 07:20 »
Mas o que é essa foto do Pauleiras?????????????????????????????????
?????????????????????????????????????????????????????????????????
?????????????????????????????????????????????????????????????????

 :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #6 Online: 28/04/14 - 07:20 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #7 Online: 28/04/14 - 10:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas o que é essa foto do Pauleiras?????????????????????????????????
?????????????????????????????????????????????????????????????????
?????????????????????????????????????????????????????????????????

 :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:
:Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
ESTA FOTO NÃO ME É ESTRANHA :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #7 Online: 28/04/14 - 10:49 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #8 Online: 28/04/14 - 11:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá colegas do fórum, vim com mais perguntas:

Quero montar uma máquina CNC frezadora para corte de Depron 5mm (isopor), madeirade de balsa e mdf. quero que a área útil de corte seja de 1,5m x 1,0m x 0,3m. Deduzo que para estes comprimentos, os fusos e as barras cilíndricas para guia devam ter comprimentos ligeiramente maiores estou certo senhores?

SIM, DEPENDE

Baseado nisso imagino que para o comprimento de 1,5m (eixo x) o fuso deve ter pelo menos 1,8m e as guias acho que pelo menos 2,0m, outra dúvida é a respeito do diâmetro, será que 12mm para o fuso e 16mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

MUITO POUCO, PARA UM COMPRIMENTO ACIMA DE 1M USE FUSOS DE ESFERAS,TRAPEZOIDAL ACIMA DE 16mm, PORQUÊ; UM GUIA DE ESFERAS SÓ TEM SUSTENTAÇÃO NAS PONTAS E SE O COMPRIMENTO FOR LONGO E O DIÂMETRO PEQUENO O MESMO VAI FLAMBAR, 16 MM PARA OS GUIAS É SUFICIENTE MAS NÃO É EXCELENTE.

Para o comprimento de 1,0m o fuso deve ter pelo menos 1,3m (eixo y) e as guias acho que pelo menos 1,5m, e o diâmetro, será que 12mm para o fuso e 16mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

A SOBRA DO SEU FUSO ALÉM DO CURSO DA MÁQUINA DEPENDERA DO ALOJAMENTO DO MANCAL, TEM QUE CÁLCULAR É CONTA DE MAIS E MENOS

Para o comprimento de 0,3m (eixo z) o fuso deve ter pelo menos 0,6m e as guias acho que pelo menos 0,8m, será que o diâmetro de 12mm para o fuso e 12mm para as guias é suficiente? será que elas não vão flambar, flexionar?

A SOBRA DO SEU FUSO ALÉM DO CURSO DA MÁQUINA DEPENDERA DO ALOJAMENTO DO MANCAL, TEM QUE CÁLCULAR É CONTA DE MAIS E MENOS

os fusos e guias dos eixos x e y vão estar na horizontal e apoiados somente pelas pontas, já no eixo z o fuso e as guias vão trabalhar na vertical, por isso reduzi o diâmetro das guias para 12mm.

TUDO BÉM VAI GANHAR UM POUCO EM PESO, É PRECISO SABER O TORQUE DOS SEUS MOTORES, POIS SE ELES TIVEREM UM TORQUE LEGAL ACIMA DE UNS 30 KGcm, NADA IMPEDE DE MANTER OS GUIAS ACIMA DE 16MM.

Sei que não é informação suficiente, melhor seria se eu tivesse o desenho, mas mesmo assim será que dá para me iluminar nessa questão? pretendo fazer a estrutura em mdf. :-\

VC CONSEGUE QUEBRAR PEDRA COM PEDRA? CONSEGUE A NÃO SER QUE A PEDRA A SER ACIONADA SEJA MAIS FORTE COM A PEDRA A SER QUEBRADA, CUIDE NESTE QUISITO, DA SIM PARA FAZER UMA ROUTER DE MDF, PORÉM SERA MAIS BARATA, EM RELAÇÃO A ESTRUTURA TERA VARIAS LIMITAÇÕES.

PS.: Aproveitando a ocasião, alguém poderia indicar um local aonde eu possa comprar os fusos, castanha, guias cilindricas e os pilow block nas medidas que descrevi acima? já pesquisei no mercado livre e vi uma variedade enorme de preços, ao ponto de pensar: "essa peça tá tão barata em relação aquela outra, será que é de qualidade?" por exemplo, já achei fuso trapezoidal variando de R$ 70,00 a R$ 220,00 o metro.
.

KALATEC É UMA LOJA EXCELENTE EM TERMOS DE MECÂNISMO E ELETRÔNICA, É SALGADO MAIS É CONFIÁVEL, NO MERCADO LIVRE SEMPRE OLHE AS REPUTAÇÕES, E POR EXEMPLO A CLASSE DOS FUSOS, SE É RETIFICADO, SE É TRATADO....

ESPERO QUE TENHA AJUDADO UM POUCO...
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #8 Online: 28/04/14 - 11:06 »

pauleirasvoltou

  • Visitante
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #9 Online: 29/04/14 - 17:37 »
Este tópico foi criado por mim, porém, minha conta foi encerrada, tento logar mas não consigo, diz que o usuário não existe! e agora pessoal??

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #9 Online: 29/04/14 - 17:37 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #10 Online: 29/04/14 - 19:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este tópico foi criado por mim, porém, minha conta foi encerrada, tento logar mas não consigo, diz que o usuário não existe! e agora pessoal??

Bom, pelo fato de ter usado a foto de um membro do clube, que por sinal é moderador, e ter colocado como se fosse a sua foto, além de colocar uma peruca, eu diria que é motivo mais que suficiente para ter tido a sua conta cancelada, mas isso é apenas uma suposição minha...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Orientações de Hardware e Software de CNC
« Resposta #10 Online: 29/04/14 - 19:18 »

 

SiteLock