Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Qual motor comprar?  (Lida 2111 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline sergiolinux

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Qual motor comprar?
« Online: 27/12/09 - 21:08 »
Caros, sou novo aqui e nessa área.
Estou interessado em montar uma fresa e vou comprar o kit de 3 eixos que é vendido aqui.

- Mas qual motor de passo devo comprar?
- Oque limita as dimensões da fresa?
- Qual software devo usar na fresa?

Vi que tem um representante da akiyama no forum. Será que ele pode me ajudar?

Obrigado a todos e um bom ano novo.

Sergio

Clube CNC Brasil

Qual motor comprar?
« Online: 27/12/09 - 21:08 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Qual motor comprar?
« Resposta #1 Online: 28/12/09 - 08:11 »
Nobre Sérgio.

Seja muito bem vindo ao "clube".

Suas perguntas infelizmente não podem ser respondidas de pronto, ou pelo menos não de maneira tão simplista como deve querer.

Os motores que irão equipar a sua máquina, estão diretamente ligados a essa estrutura física da sua cnc.

Ou seja, tipo de guias, materiais empregados, enfim, váriantes das mais diversas grandezas.

Por isso sugiro que especifique um pouco mais o seu projeto, em especial a estrutura.

Daí, com certeza ficarão um pouco mais simples as orientações.

Em regra, os motores são os últimos componentes a serem adquiridos (evidente que se deve desde o íncio já se ter algo em mente no momento da elaboração do projeto).

Pois depois de toda a estrutura pronta, realiza-se testes para determinar a carga que cada motor deverá suportar.

Espero poder ter ajudado.

Um grande abraço.

Rubens  
« Última modificação: 23/07/11 - 08:12 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Qual motor comprar?
« Resposta #1 Online: 28/12/09 - 08:11 »

Offline sergiolinux

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Qual motor comprar?
« Resposta #2 Online: 28/12/09 - 09:43 »
Rubens, muito obrigado. Ajudou sim.
Vou começar a pensar no projeto, dimenções e tudo mais.

Quando tiver algo em mãos como desenho, fotos e medidas, posso te pedir ajuda com os motores?

Obrigado

Sérgio

Clube CNC Brasil

Re: Qual motor comprar?
« Resposta #2 Online: 28/12/09 - 09:43 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Qual motor comprar?
« Resposta #3 Online: 28/12/09 - 12:23 »
Com certeza, não só a mim, como para todos os nossos colegas.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Qual motor comprar?
« Resposta #3 Online: 28/12/09 - 12:23 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor comprar?
« Resposta #4 Online: 22/07/11 - 16:28 »
Lá vou eu ressucitando mais um tópico ...  ?_39 . Pessoal ... Estou com muita dúvida em relação aos motores de passo e os drivers que devo usar na minha CNC qdo ela estiver pronta (já começou a fabricação). Como estou usando Solidworks para modelar a CNC posso ter uma idéia do peso de cada um dos componentes, pois é possível colocar de que material é feito cada um deles. Muito bem, O peso do meu "gantry" ,todo o eixo Y, somando o peso da estrutura em alumínio, suporte para os eixos, pillowblocks, eixos,fusos, metalon, etc... tenho um valor de aprox. 35kg (fui arredondando para mais pra ter uma folguinha), porém ainda não adicionei o peso de 2 motores de passo, do eixo X e Z. OK ... dei uma boa pesquisada na internet e no próprio fórum buscando informações. Meu fuso como alguns daqui do fórum já sabem será de 16mm trapezoidal passo 4  padrão ACME e acoplado direto ao motor. A extensão de todo eixo Y (área útil de corte) é de 2.200mm e o comrimento toal é de 2.500mm. Tenho mto medo sobre a escolha dos motores e do driver pois li que qto maior a indutância do motor menor será sua velocidade porém seu torque será maior em baixa velocidade e eu NÃO quero ter uma velocidade mto baixa. Li tbm que motores com alta indutância devem ser usados em fusos com baixo TPI ... tentei saber qual o TPI do meu fuso e não consegui, na realidade não entendi o monte de informações que ainda não digeri, se alguém souber e puder adicionar aos dados para escolha do motor seria ótimo. Bom enfim pensei que o peso total do eixo Y já com os motores poderia chegar aos 45kg, mas não sei com certeza procurei em vários sites e nenhum  informa o peso de cada motor. Alguém pode me ajudar nisso aqui ? Estou muito confuso, é muita informação nova de uma vez só  ?_11. Obrigado !

Editado: coloquei uma imagem  em anexo de como ela seria ou será se der tudo certo.

Editado: Os materiais que serão usinados a princípio serão madeira ( não MDF ) madeira mesmo como mogno por exemplo, e alumínio.

Editado: eu havia anteriormente antes de postar aqui pela primeira  vez em usar esses motores e esse driver Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (de 425oz = 30kgf.cm) pela sua praticidade e preço. Já vi os de 296oz funcionando ao vivo e me pareceu de confiança, mas depois de ler mais sobre o assunto fiquei totalmente confuso depois de ficar sabendo sobre  outros drivers como o SMILE que o pessoal está adorando por aí.
« Última modificação: 22/07/11 - 17:00 por Lauro »

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor comprar?
« Resposta #4 Online: 22/07/11 - 16:28 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor comprar?
« Resposta #5 Online: 23/07/11 - 08:21 »
Boas nobre Lauro.

Suas dúvidas são comuns a todos nós que "brincamos" nesta maravilhosa área.

Entretanto, em primeiro momento, sugiro que crie um tópico para ti e para a sua criatura, assim não precisará "reviver" nenhum tópico, em particular de um outro colega.

Além é claro, da facilidade em encontrarmos você e as suas dúvidas.

Em segundo, apenas para iniciar a resolução de suas dúvidas, posso garantir que em principio (pois não conhecemos em detalhes o seu projeto e a forma de movimentação da sua máquina) NÃO FICARÁ SATISFEITO usando fusos de apenas 16 mm de diâmetro, visto que pela dimensão da sua máquina, com certeza terá um flambagem muito grande e visível.

E em altas velocidades o resultado não será muito agradável.

Quanto aos Drives, esse que postou, imagino que não serão uma boa aquisição, mais parece uma 3AX, e por esse valor, pode comprar por aqui com certeza de funfar e ainda estar em território nacional.

Visto que deve levar em conta que ainda pagará o frete, e os 78% (60% importação + 18 ICMS) de impostos para a tia Dilma.

Sem contar o fato de que o Mac (fundador e Adm deste fórum) também comercializa uma ótima solução a um preço bastante justo.
 
Opções não faltam.

Mas acho que primeiro deve se preocupar com a sua mecância e depois com a sua eletronica.

Acho que é isso, crie o seu tópico e assim continuaremos a conversa.

Abraços.

Rubens
 

« Última modificação: 23/07/11 - 08:28 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor comprar?
« Resposta #5 Online: 23/07/11 - 08:21 »

 

SiteLock