Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Interpolação de eixos no Mach3  (Lida 5742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Interpolação de eixos no Mach3
« Online: 17/11/14 - 21:53 »
Pessoal, eu e minhas dúvidas de novo. rssssssss
Bom, problema que eu ainda não consegui exclarecer aqui e então queria uma ajudinha aí do pessoal...
Seguinte: Tou começando a tomar gosto por usinar relevos e tenho uma dúvida aqui. Enquanto a usinagem é em linha reta, apenas num eixo, a velocidade chega a 2.500mm/m..  chegaria se eu não restringisse esta velocidade pois rápido demais tenho medo de forçar o spinde...  então costumo trabalhar em velocidades um pouco mais baixas mas mesmo assim é rapidinho..
O problema mesmo é na hora em que este eixo entra em interpolação com  o eixo Z...
No momento em que o Z tem que passar sobre um relevo ou tenha que subir e descer enquanto usina....
Daí a velocidade cai espantosamente (pelo menos eu fico espantado)..   :o :o :o
Cai para uns 250... 300mm/m e então fica lento pra caramba...  O eixo Z realmente num tá assim tão rápido em Jog não..  mesmo quanto o movimento manualmente sinto que a velocidade deixa um pouco a desejar...    mas não imaginava que ficasse tão lento a máquina, como um todo...
E interessante que o fuso deste Eixo Z tem o dobro do avanço por volta, dos outros..
É um fuso com esfera de 10mm de avanço, enquanto os outros são de 5mm

Será que bastaria aumentar velocidade e aceleração deste eixo?...  ou a coisa tem a ver com o próprio artcam na hora de gerar o codigo G?
Tou pensando em mexer nos ajustes deste eixo, aumentar um pouco pra ver.. mas resolvi consultar o pessoal aí pra ver o que acham disto...  é assim mesmo?...
Outro problema eu julgo não ser possível resolver é o fato de que um relevo, mesmo depois de usinado, o eixo Z não o ignora nos passes seguintes..  faz todo o contorno do relevo, nesta lerdeza toda que falei...
E ele bem que podia ignorar, né?... subir para a altura de segurança, passar feito um raio por cima deste relevo e ir para o próximo local onde fosse necessário usinar...
Isto parece que comentaram aqui que num tem solução... mas pelo menos a velocidade desta interpolação precisava aumentar um tiquinho...
Obrigado....

PS: Resolvi mexer nas regulagens de velocidade deste eixo.. aumentei a velocidade e também a aceleração..
Ficou no mesmo...  ou seja, em JOG continua meio lerdinho.. mas quando o eixo Z interpola com os movimentos do outro eixo, aí a velocidade cai pra valer.

Interessante: estando em qualquer posição, se clico em Go TO Zero, vai que é uma beleza..  zera os dois eixos e depois o Z, numa velocidade espantosa (vigi como ando me espantando).. rsssssssss

O Z zera numa velocidade muito acima da que obtenho com ele no modo manual...
Desce todo serelepe.

Num tá perdendo passo, pelo menos.. só queria ele um pouquinho mais rápido...  de lento aqui basta eu.. rsssssss

Outra coisa que lembrei: vejo sempre aparecer esta informação: "Safe Z Turned off. Ignoring Safe Z move" ....  O que exatamente o programa está querendo informar?...  Parece-me (não tenho certeza) que esta informação aparece até quando estou usinando alguma coisa..  num posso garantir mas parece-me que já vi sim isto lá..  é normal?...
Obrigadão de novo.....

« Última modificação: 18/11/14 - 00:08 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Interpolação de eixos no Mach3
« Online: 17/11/14 - 21:53 »

Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #1 Online: 18/11/14 - 07:57 »
caro amigo Edu a tradução ficou assim: Z de segurança desligado. Ignorando Z movimento Seguro

agora alguém vai ter que dar uma orientação melhor ,pois sou limitado nesta coisas rsrsrsrs

mas parece que o z de segurança não esta habilitado ou você não colocou nenhum valor no z de segurança. :ok:
« Última modificação: 18/11/14 - 07:59 por mac2 »
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #1 Online: 18/11/14 - 07:57 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #2 Online: 18/11/14 - 14:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro amigo Edu a tradução ficou assim: Z de segurança desligado. Ignorando Z movimento Seguro

agora alguém vai ter que dar uma orientação melhor ,pois sou limitado nesta coisas rsrsrsrs

mas parece que o z de segurança não esta habilitado ou você não colocou nenhum valor no z de segurança. :ok:

Obrigado Keite Mafra... parece que é isto mesmo... só que fui lá no arquivo que tinha gerado o código e tava lá o Z de Segurança setado em 10mm...  sei lá o que é... mas falta de definir este item num foi não... 
E fiquei estes últimos dias tanto tempo vendo a maquina se divertir que tive tempo suficiente para pensar a respeito... e resolvi ontem à noite que já estava na hora de começar a investigar o motivo desta lerdeza..
Enquanto usinava aqui uma peça, comecei a fazer pesquisas pela net afora...
E vi alguns comentários de pessoas que resolveram isto trocando o pós processador.. 
Depois de muito pesquisar, achei um pós processador modificado no Fórun CNC Zone... baixei, instalei e parece que a velocidade aumentou consideravelmente..  além de que este pós foi modificado para troca automática de ferramentas (que eu não uso)...

Uma coisa que notei hoje, quando comecei a usinagem...  os movimentos ficaram mais "fluídos", diminuiram os "tranquinhos" quase imperceptíveis que eu notava antes...  parece que está trabalhando mais "lisinho", sei lá.. rsssssss
Vou continuar os trabalhos aqui e reporto mais algumas mudanças que for percebendo...

Ele foi modificado justamente para o Mach3... em milímetros e com apoio à troca de ferramentas...

Se quiserem experimentar estou anexando o arquivo aqui.....    até agora só vi vantagens... principalmente o fato de parece estar com velocidades bem maiores nas partes curvas, onde a velocidade caía muito...
Até agora não notei também a informação sobre o Z seguro da máquina estar sendo ignorado...

É aguardar pra ver, mas está me parecendo que o problema se resolveu...


Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #2 Online: 18/11/14 - 14:28 »

Offline Ilton

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 205
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #3 Online: 18/11/14 - 20:29 »
Edu, qual o pós que você usava...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #3 Online: 18/11/14 - 20:29 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #4 Online: 19/11/14 - 01:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu, qual o pós que você usava...

Ilton, eu usava o pós Mach2 mm (*.cnc)...  agora que coloquei este outro que enviei em anexo, parece que melhorou algumas coisas... sei lá mas parece que ficou mais "liso"... rsssssss...   e a velocidade também melhorou.. mas só usando mais pra ter certeza.. vou inclusive fazer um teste.. primeiro com o original que usava e depois a mesma usinagem com este modificado.. marcar o tempo de usinagem e ver se noto alguma diferença.. imagino que sim.. que este está bem mais rápido...  outra coisa que comentam lá no fórum onde peguei este pós é que ele está apto à troca automática de ferramentas, coisa que minha máquina não possui...
Mas se alguém aí tiver condições de experimentar isto seria legal...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #4 Online: 19/11/14 - 01:12 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #5 Online: 21/11/14 - 16:55 »
Fiquei de reportar aqui as mudanças que porventura notasse na máquina depois que comecei a usar este pós processador modificado...
Bom...  melhorou as curvas.. ficaram mais suaves e diminuiu um pouco as trepidações...  isto é fato, além de que parece ter ficado um pouquinho mais rápida...
Mas ao executar um outro trabalho, notei que em alguns tipos de curvas, mais abertas, as trepidações continuavam... ou, se foram amenizadas, foi pouca coisa..  ainda havia os tranquinhos..
Continuei as pesquisas e encontrei Fábio Gilli  falando a respeito numa postagem onde um colega tinha dúvidas exatamente a este respeito...  máquina dele usa servo-motores mas o programa é o mesmo... Mach3....
Bom, seguindo as recomendações do Mestre Gilli, mudei algumas coisas nesta tela em anexo...  experimentei algumas mudanças e os tranquinhos praticamente desapareceram.. ainda restam alguns, bem leves, quando a máquina está funcionando em vazio..  usinando praticamente não percebo mais nenhuma trepidação...

Vou colar a tela disponibilizada por Fábio Gilli, assim como suas orientações...
Resolvi transcrever abaixo o teor das perguntas e respostas pois isto pode ajudar algum outro amigo que esteja passando por algo parecido.. no meu caso resolveu o problema.....

O amigo Victor questiona exatamente sobre um problema parecido com este meu:

Resposta de Fábio Gilli:


"Victor,

Creio que você deva aumentar as "linhas de look ahead" - dos originais 20 para 200 ou 300 linhas

Para tolerância de distancia em CV pode baixar dos originais 180 para algo que funcione para voce - o que quero dizer é que precisa experimentar - tente algo bem baixo como 10 unidades e vá aumentando...

Na minha máquina uso algo entre 20 e 30, mas é oura motorização e outro comportamento - minha máquina é rígida o suficiente para reagir a certos movimentos...

No caso de velocidades e acelerações, vejo que sua máquina está com ajustes de velocidades extremamente baixos para acelerações brutais - tente ajustar para mais velocidade e menos aceleração.

Costumo iniciar os testes colocando as acelerações dos eixos com algo entre 10 e 20% da velocidade e olho a reação aos movimentos - como são servos, se estes estiverem ajustados para ter uma rigidez alta demais, pode acontecer da máquina ficar muito áspera, então tento balancear as coisas, mas aí depende de que servos estamos falando..."


    Fábio, coloquei 250 linhas no look ahead e e a tolerância de distancia de CV - 30unidades. Também diminui a aceleração e aumentei a velocidade na proporção de 15% e a máquina parou de dar tranco e tremer. O problema de nao fazer bem os relevos e as quinas vivas melhorou 90%! Muito obrigado pelas dicas.



1) Gostaria de saber do que bem se trata esses dois primeiros itens que estou alterando (look ahead e a tolerância)

"Look Ahead" é um valor que diz ao sistema interpretador de movimentos o que ele deve fazer antes de executar os movimentos - eu diria que para sistemas mais lentos em execução, que este valor deve ser mais baixo, e para sistemas que requerem maior taxa de transferencia, que trabalhe com valores maiores, mas atenção porque não é mágico - acima de 700 ou 1000 o sistema fica demasiado instável, então recomendo que deixe nos 250 mesmo - além do que é um valor que pode fixar fixo.

A tolerância de distancia diz ao sistema interpretador de movimentos como deve se comportar quando se aproxima uma mudança de direção.
Imagine então que a máquina está executando uma linha reta - no final dessa linha há uma mudança de direção abrupta de digamos 90 graus - o interpretador de movimentos decide quando começar a frear este movimento e quando começar a mover o outro eixo para fazer a outra direção - a resultante é uma ligeira curva (que pode ser calculada) e o raio dessa curva é um resultado relativo à um fator entre velocidade e aceleração dos eixos e a velocidade de avanço dos movimentos... esta distancia faz variar este arco e este valor é importante para fazer movimentos o mais suaves possíveis mas sempre dentro de certos limites ou tolerancias.

Aproveitando o assunto, atente para outro valor (mais abaixo na mesma janela - o valor de Ignorar o sistema de "Velocidade Constante" - está relacionada a como o interpretador deve reagir com mudanças de direção, mas levando em consideração os angulos entre os setores que descrevem um movimento.

Imaginando um determinado quadro: - um percurso formado por linhas contíguas que descrevem uma curva suave - o movimento deverá ser suave e tendendo a manter uma "velocidade constante" porque o angulo formado por cada par de linhas (e subsequentes) é menor do que o angulo de tolerancia que foi informado - dessa forma o sistema quer manter o ajuste de V. Constante

Para movimentos onde o angulo entre linhas for maior do que a tolerancia, o interpretador desliga o comando de velocidade constante e usa o sistema de "parada exata"




2) Outra dúvida é em relação ao acerto de velocidades e aceleração: O eixo X e Y devo deixar regulado igual certo? E o porque o eixo Z deve ficar mais baixo em relação a X e Y? O quanto seria ideal?


Não tem assim uma relação tão rígida que diga que este ou aquele eixo deva ser mais ou menos rápido - normalmente os eixos Z são de curso curto, então fica dificil lidar com eles principalmente em modo JOG caso o operador não esteja acostumado a lidar com alterações de velocidades de JOG - deixa-se mais lento para minimizar problemas de colisão, e porque devemos lembrar que no eixo Z tem a mãe terra, que sempre ajuda para descer mas atrapalha para subir... ;)



3) O que seria o Steps per MM na regulagem do motor? Que proporção acha ideal em relação a velocidade e aceleração?

Este campo se refere À "Passos por Unidade" - numa máquina ajustada em milimetros, serão passos por milímetro, e se refere à quantidade de passos que o motor deve dar para que o movimento percorra 1 milimetro - não há uma relação direta com velocidade e aceleração - é a resolução por milímetro apenas..."

O que está acontecendo é que a 100% da velocidade ele ainda deixa algumas pequenas marcas, mais quando diminuo a velocidade para 50% ou menos ele corrige os defeitos. Sabe porque isso esta acontecendo?

Provavelmente porque em muitos movimentos o sistema está querendo usar Velocidade Constante - leia minha explicação na resposta anterior e entenderá...

A coisa se agrava mais ainda se a máquina é rígida (mecanicamente) e se usam acionamentos muito vivazes (como servos)

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #5 Online: 21/11/14 - 16:55 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #6 Online: 01/12/14 - 08:06 »
Edu,

Um arquivo com 800.000 linhas aproximadamente demora quanto tempo para realizar em sua máquina?

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #6 Online: 01/12/14 - 08:06 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #7 Online: 01/12/14 - 12:32 »
 Oi Carlos...  isto é uma coisa muito subjetiva pois depende da velocidade com a qual trabalha...  e esta velocidade depende de outros vários fatores... por exemplo.. se estivesse usinando um material macio que pudesse trabalhar em máxima velocidade, isto demoraria um tempo.. já se fosse fazer a mesma usinagem em outro material mais maciço onde seja necessário usar velocidades menores, o tempo aumentaria..
Entendeu?..  pelo número de linhas num dá pra saber... ou pelo menos eu acho que num dá.. rssssssssss
Mas minha experiência é pequena neste assunto..   
Uma coisa que poderíamos tentar seria vc me enviar o arquivo, eu coloco na máquina e peço pra ela fazer uma simulação de percurso, já com todas as ferramentas definidas e o material a ser usinado..
Daí a gente consegue uma ideia aproximada de tempo.. mas só com o número de linhas num sei te responder...
Mas já fiz alguns serviços aqui que demorou 16 horas... 
Mas nem isto é algo definitivo, uma vez que isto também depende das estratégias que vc usar...  eu, como tenho pouca experiência, ainda demoro muito pra fazer certos serviços que amigos nossos aqui fazem num piscar de olhos...  eu demoro horas...  rsssssssss
Entende?...  depende do material, das ferramentas usadas..  além da perfórmance da máquina... e, principalmente, da expertise do operador... 

Abração...

Edu Lopes
« Última modificação: 01/12/14 - 12:33 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #7 Online: 01/12/14 - 12:32 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #8 Online: 01/12/14 - 12:53 »
Edu,

Você fez aquela Sta Ceia que te enviei, por aí podemos verificar o desempenho das máquinas.

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #8 Online: 01/12/14 - 12:53 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #9 Online: 01/12/14 - 13:15 »
Oi Carlos.. usinei sim...
E nem coloquei fotos, uma vez que ficou ruim... num gostei do trabalho não...
A madeira que usei não ajudou em nada..  O desbaste foi bem rápido...  usei ferramenta de 16mm de vídea, topo reto com 8mm de avanço lateral, 5 de profundidade....
Bem rápido.. acho que num demorou 2 horas...
Eu tinha criado uma moldura mas ficou muito ruim..  caí na bobagem de criar uma quina reta, com 32mm de profundidade em alguns lugares.. daí apanhei pra valer, pois num encontrava uma ferramenta longa por aqui para usinar o fundo.. quando chegava nesta parede reta, a ferramenta esquentava legal pois a parte da haste sem corte entrava em contato com o material...  foi bem difícil resolver..
Consegui fazer este acabamento com uma ferramenta de 3,2mm, tipo ball nose...  porém deu tanto trabalho que num sei dizer o tempo que gastei...
Depois de pronto, tive que criar fronteiras e fazer mais um passe, com ferramenta VBit 30º, só nos locais com mais detalhes..
Fiz uma parte.. depois outra...   enfim.. num sei dizer o tempo exato.. pelo menos desta vez...  pois cometi estas barbeiragens aí e atrapalhou tudo...

A moldura ficou péssima.. difícil de usinar e estragou o serviço...  por isto nem vou mostrar fotos.. rsssssss

Mas nesta brincadeira "perdi" 36 horas.. 
E digo "perdi" com aspas pois na realidade fiz foi ganhar...  experiência...

 Aprendi muito fazendo isto..  na próxima num vai mais acontecer...

Vou arrumar uma madeira melhor, voltar a usinar o mesmo trababalho com outras estratégias.. dái marco direitinho o tempo que gastei...

E assim que eu conseguir criar uma nova moldura...   esta num dá pra usinar...

Assim que tiver uma nova moldura te envio o arquivo modificado.. e ja uma idéia do tempo que se gasta.. mas eu acho que no total, usando as 3 ferramentas, o tempo gasta vai dijminuir mas não significativamente...
Creio que vai ser pelo menos umas 30 horas...   ou algo por aí...

Abraços...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #9 Online: 01/12/14 - 13:15 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #10 Online: 01/12/14 - 21:06 »
Edu,

36 horas é muita coisa, qual o tamanho em milímetros de sua arte.

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #10 Online: 01/12/14 - 21:06 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #11 Online: 01/12/14 - 21:17 »
rssssssssss.. verdade.. muito tempo...
Mas foi por causa daquelas bobiças que cometi.. rssssssssss
Se tivesse criado uma estratégia bacana logo de início, num teria dado tanto trabalho e com certeza sairia um serviço legal.. num saiu e a culpa foi minha...  material que usei num ajudou e as estratégias de usinagens que usei, menos ainda.. rsssssssssss
Mas valeu.. aprendi muito.. rssssssssssssss
Tamanho do trabalho: 600 x 300 x 50
Madeira?... num sei o que é esta encrenca mas num vale nada.. até rachou no meio... kkkkkkkkk
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #11 Online: 01/12/14 - 21:17 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #12 Online: 02/12/14 - 08:37 »
dependendo do nível de detalhes desejado eu faria em 1 passe com ball nose de 4mm nesse tamanho ai, deve levar algo entre 1 e 2 horas no máximo

obs. o relevo sem moldura
« Última modificação: 02/12/14 - 08:43 por ghutoz »

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #12 Online: 02/12/14 - 08:37 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #13 Online: 02/12/14 - 08:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
dependendo do nível de detalhes desejado eu faria em 1 passe com ball nose de 4mm nesse tamanho ai, deve levar algo entre 1 e 2 horas no máximo

Um passe só?...  Minha máquina não consegue cortar tudo isto de uma vez não... rsssssss
Máximo que consigo aprofundar na madeira é uns 6 milímetros.. isto no desbaste...   no acabamento, num passa de 3mm...

Isto quer dizer que iria ter que dar 7 passes no desbaste mais um de acabamento com a ball nose..  e mais um para usinagens dos detalhes nas fronteiras dos rostos com a VBit....
8 Passes, portanto... 

Como é que vc faz para usinar um trabalho onde tem que tirar 40mm de material?..  ranca tudo de uma vez só?..
Eu, mesmo que fosse possível, não teria ferramenta para isto.. as minhas aqui, o máximo que atingem de profundidade é 20mm



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #13 Online: 02/12/14 - 08:53 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #14 Online: 02/12/14 - 09:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Um passe só?...  Minha máquina não consegue cortar tudo isto de uma vez não... rsssssss
Máximo que consigo aprofundar na madeira é uns 6 milímetros.. isto no desbaste...   no acabamento, num passa de 3mm...

Isto quer dizer que iria ter que dar 7 passes no desbaste mais um de acabamento com a ball nose..  e mais um para usinagens dos detalhes nas fronteiras dos rostos com a VBit....
8 Passes, portanto... 

Como é que vc faz para usinar um trabalho onde tem que tirar 40mm de material?..  ranca tudo de uma vez só?..
Eu, mesmo que fosse possível, não teria ferramenta para isto.. as minhas aqui, o máximo que atingem de profundidade é 20mm

passo uma fresa de topo no perímetro do material até a altura do desbaste e faço um desbaste em Z em 1cm do início da peça, isso é rapidinho, depois usino a fresa ball em 5000mm/min ou mais se permitir, como ao redor e no inicio vai ter pouca resistência devido aos desbastes a ball faz 1 passe tranquilo tirando 1mm de passo lateral em alta velocidade. obviamente depende da madeira e das fresas tem que usar uma fresa com altura de corte suficiente.

600mm x 300 passes(300mm/1mm por passe)= 180000mm de caminho / 5000mm/min = 36min +tempo de Z + tempo de movimento no ar +interpolação e outros deve dar menos de 2 horas


mas acho que vc está exagerando no relevo, quando comecei tb achava que quanto mais profundo o relevo mais bonito, mas nem sempre esse é o caminho

« Última modificação: 02/12/14 - 10:06 por ghutoz »

Clube CNC Brasil

Re:Interpolação de eixos no Mach3
« Resposta #14 Online: 02/12/14 - 09:55 »

 

SiteLock