Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Corte e gravação em couro  (Lida 3973 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline BetoArtelaser

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 209
  • Total Likes: +19/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Corte e gravação em couro
« Online: 06/08/15 - 08:08 »
Olá gente,

Estou com uma terrível dúvida, gostaria que alguém me tirasse essa dúvida se possível.
É que essa semana veio aqui na minha loja um cliente querendo um serviço de corte e gravação em couros, inclusive fiz uns teste nos cortes e gravação no material que ele trouxe, bem, agendei com ele de fazer o serviço  na próxima semana, até aí tudo bem, só que depois que ele foi embora, eu lembrei que o técnico que instalou a minha máquina disse que eu evitasse cortar couro, pois os gases do couro danificaria a máquina, ou melhor diminuiria a vida útil da máquina, ele ainda disse que, a não ser que o serviço valesse muito apena. Eu pesquisei muito mas não encontrei nada que esclarecesse, então resolvi tirar a dúvida com os colegas mais experientes. Agradeço desde já a colaboração de vocês.

Beto Art's

Clube CNC Brasil

Corte e gravação em couro
« Online: 06/08/15 - 08:08 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #1 Online: 06/08/15 - 08:22 »
ola amigo
que eu  saiba,  o  unico  material  que danifica uma laser   é o  PVC
este vc nunca corte em  sua maquina, pois quase  perdi  minha maquina por cortar  20  disco  de vinil
fiquei  uma semana limpando  a maquina com  alcool isoipropilico,  acetona tipo  A( vendiuda somente em  casas especializadas) e oleo  singer
a maquina travou  todos os eixos,  foi  um custo  pata voltar  a trabalhar :irrit: :irrit:
e a até agora , depois de mais de um  ano,  ainda tem  residuos deste #######  pvc

sobre o  couro,  ja vi  videos cortando , mas   acredito  que o  cheiro  não  deva ser  dos mais agradaveis
mas vamos ver se alguem  ja cortou  e posso  nos dar  uam informação  mais detalhada
estou  tambem pensando  em  cortar couro
abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #1 Online: 06/08/15 - 08:22 »

Offline BetoArtelaser

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 209
  • Total Likes: +19/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #2 Online: 06/08/15 - 08:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ola amigo
que eu  saiba,  o  unico  material  que danifica uma laser   é o  PVC
este vc nunca corte em  sua maquina, pois quase  perdi  minha maquina por cortar  20  disco  de vinil
fiquei  uma semana limpando  a maquina com  alcool isoipropilico,  acetona tipo  A( vendiuda somente em  casas especializadas) e oleo  singer
a maquina travou  todos os eixos,  foi  um custo  pata voltar  a trabalhar :irrit: :irrit:
e a até agora , depois de mais de um  ano,  ainda tem  residuos deste #######  pvc

sobre o  couro,  ja vi  videos cortando , mas   acredito  que o  cheiro  não  deva ser  dos mais agradaveis
mas vamos ver se alguem  ja cortou  e posso  nos dar  uam informação  mais detalhada
estou  tambem pensando  em  cortar couro
abraço e boa sorte
ricardo

Olá Zé Ricardo,

 obrigado mesmo pela atenção, realmente o "técnico" :sarro:, disse que eu não cortasse o PVC de jeito nenhum, e evitasse o couro. Mais sobre o cheiro forte do couro, realmente é horrível, o meu sistema de exaustão tá dando conta, e por enquanto nenhum vizinho reclamou,  ;pacienc:.
Abraço Zé. ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #2 Online: 06/08/15 - 08:36 »

Offline Emer2139

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #3 Online: 06/08/15 - 08:51 »
Bom dia, caro amigo... vi que que você está em dúvida em relação ao corte de couro em sua máquina. Bem trabalho com corte de couro há anos tanto em máquina XY como máquina Galvonometrica, e posso lhe afirmar que não tem nenhum problema, até por que como sou do Sul, a maior parte das empresas preferem cortar a laser do que fazer navalhas, até porque dependendo do desenho só mesmo a laser. Em relação à vida útil da máquina, isso depende, se usar 100% da máquina, isso é claro que vai diminuir, o único problema que vejo é o cheiro, e alguns produtos que terá que colocar para não queimar muito, pois terá que lavar as peças para entregar para o cliente, de resto posso garantir, que até irá abrir mercado cortando couro tanto para calçados, bolsas, cintos, etc...

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos ai,,,, Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #3 Online: 06/08/15 - 08:51 »

Offline BetoArtelaser

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 209
  • Total Likes: +19/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #4 Online: 06/08/15 - 10:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia, caro amigo... vi que que você está em dúvida em relação ao corte de couro em sua máquina. Bem trabalho com corte de couro há anos tanto em máquina XY como máquina Galvonometrica, e posso lhe afirmar que não tem nenhum problema, até por que como sou do Sul, a maior parte das empresas preferem cortar a laser do que fazer navalhas, até porque dependendo do desenho só mesmo a laser. Em relação à vida útil da máquina, isso depende, se usar 100% da máquina, isso é claro que vai diminuir, o único problema que vejo é o cheiro, e alguns produtos que terá que colocar para não queimar muito, pois terá que lavar as peças para entregar para o cliente, de resto posso garantir, que até irá abrir mercado cortando couro tanto para calçados, bolsas, cintos, etc...

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos ai,,,, Abraço

Bom dia Emerson,
sem dúvida sua dica me ajudou muito, só tenho a máquina a um ano e costumo cortar MDF e acrílico, porém me apareceu esse cliente com tal serviço, e fiquei com uma  dúvida danada, mas, com esse seu comentário diante de sua experiência fico mais tranquilo.
Te agradeço de coração, abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #4 Online: 06/08/15 - 10:25 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #5 Online: 06/08/15 - 13:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia, caro amigo... vi que que você está em dúvida em relação ao corte de couro em sua máquina. Bem trabalho com corte de couro há anos tanto em máquina XY como máquina Galvonometrica, e posso lhe afirmar que não tem nenhum problema, até por que como sou do Sul, a maior parte das empresas preferem cortar a laser do que fazer navalhas, até porque dependendo do desenho só mesmo a laser. Em relação à vida útil da máquina, isso depende, se usar 100% da máquina, isso é claro que vai diminuir, o único problema que vejo é o cheiro, e alguns produtos que terá que colocar para não queimar muito, pois terá que lavar as peças para entregar para o cliente, de resto posso garantir, que até irá abrir mercado cortando couro tanto para calçados, bolsas, cintos, etc...

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos ai,,,, Abraço

Boa tarde Emerson....

Vc citou sobre produtos para não queimar muito... O que seria esses produtos?

Grato pela dica....

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #5 Online: 06/08/15 - 13:33 »

Offline Emer2139

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #6 Online: 06/08/15 - 13:54 »
Boa tarde, os produtos ma que me referi, são para aplicação na hora do corte e para lavagem das peças. Para couros e sintéticos antes de cortar uso um produto chamado MASCARA, ela cria uma película que protege a flor do couro contra o calor do laser, pode ser usado também DETERGENTE NEUTRO, isso mesmo detergente que se encontra em qualquer lugar, faz o mesmo trabalho e custa bem menos, para lavagem uso LASERFIX,(se mistura uma proporção com água), ele serve para lavar e quando seca ele sela a fuligem e não deixa sujar o material nem as mãos. Já para camurça, nubuck, tem cores escuras que se pode usar o detergente tb, mas tem materiais que tem que se  ter um produto específico para esse tipo de material.

Espero ter ajudado, abraço...

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #6 Online: 06/08/15 - 13:54 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #7 Online: 06/08/15 - 14:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde, os produtos ma que me referi, são para aplicação na hora do corte e para lavagem das peças. Para couros e sintéticos antes de cortar uso um produto chamado MASCARA, ela cria uma película que protege a flor do couro contra o calor do laser, pode ser usado também DETERGENTE NEUTRO, isso mesmo detergente que se encontra em qualquer lugar, faz o mesmo trabalho e custa bem menos, para lavagem uso LASERFIX,(se mistura uma proporção com água), ele serve para lavar e quando seca ele sela a fuligem e não deixa sujar o material nem as mãos. Já para camurça, nubuck, tem cores escuras que se pode usar o detergente tb, mas tem materiais que tem que se  ter um produto específico para esse tipo de material.

Espero ter ajudado, abraço...
Muito obrigado, amigo! Tenho umas idéias aqui para couro, projetos pessoais como capa de agenda, etc e andei fazendo uns testes. Me ajudou bastante mesmo. Grande abraço!
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #7 Online: 06/08/15 - 14:04 »

Offline Emer2139

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #8 Online: 06/08/15 - 14:16 »
qualquer dúvida,  estamos ai.....Abraço..

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #8 Online: 06/08/15 - 14:16 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #9 Online: 06/08/15 - 14:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde, os produtos ma que me referi, são para aplicação na hora do corte e para lavagem das peças. Para couros e sintéticos antes de cortar uso um produto chamado MASCARA, ela cria uma película que protege a flor do couro contra o calor do laser, pode ser usado também DETERGENTE NEUTRO, isso mesmo detergente que se encontra em qualquer lugar, faz o mesmo trabalho e custa bem menos, para lavagem uso LASERFIX,(se mistura uma proporção com água), ele serve para lavar e quando seca ele sela a fuligem e não deixa sujar o material nem as mãos. Já para camurça, nubuck, tem cores escuras que se pode usar o detergente tb, mas tem materiais que tem que se  ter um produto específico para esse tipo de material.

Espero ter ajudado, abraço...

Legal....

MASCARA que vc fala é aquela igual fita crepe que se aplica em cima do material para não queimar dos lados?

LASERFIX não conheço.... Onde se compra isso? Pois não achei referencia no google sobre LASERFIX...

Obrigado..

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #9 Online: 06/08/15 - 14:48 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #10 Online: 06/08/15 - 15:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal....

MASCARA que vc fala é aquela igual fita crepe que se aplica em cima do material para não queimar dos lados?

LASERFIX não conheço.... Onde se compra isso? Pois não achei referencia no google sobre LASERFIX...

Obrigado..
Rodrigo, pelo que entendi Máscara deve ser um produto que é passado no couro e pode ser usado o detergente no lugar, mas vamos aguardar o esclarecimento do Emerson que o mestre é ele. Também procurei Laserfix mas sem resultado para um produto.
Vamos aguardando que o tópico ta interessante.
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #10 Online: 06/08/15 - 15:37 »

Offline Emer2139

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #11 Online: 06/08/15 - 16:14 »
isso mesmo amigo Bardo, Máscara é um produto que se passa no material. Vou anexar os produtos, para um melhor entendimento.

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #11 Online: 06/08/15 - 16:14 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #12 Online: 06/08/15 - 16:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
isso mesmo amigo Bardo, Máscara é um produto que se passa no material. Vou anexar os produtos, para um melhor entendimento.

Show d+ amigão.....

Valeu pela grande dica e disponibilidade de compartilhar com a gente o material usado por vc....

Fica com Deus...

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #12 Online: 06/08/15 - 16:59 »

Offline artístico

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 585
  • Total Likes: +63/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #13 Online: 06/08/15 - 17:02 »
Uma dúvida: você usa detergente neutro puro e deixa secar naturalmente? =)

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #13 Online: 06/08/15 - 17:02 »

Offline artístico

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 585
  • Total Likes: +63/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #14 Online: 06/08/15 - 17:04 »
Com relação ao couro eu já sabia que dava para cortar, mas dos procedimentos não. Obrigado! E PVC ou conhecido como PVC expandido eu sei que na laser não se corta nem que a vaca tussa e o boi diga saúde. Já me solicitaram também... mas é algo que não combina com laser.

Clube CNC Brasil

Re:Corte e gravação em couro
« Resposta #14 Online: 06/08/15 - 17:04 »

 

SiteLock