Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS  (Lida 9196 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Online: 28/10/11 - 20:42 »
Caros senhores, sou novo aqui no forum e não entendo nada nem estudo CNC, mas gostaria de tirar umas duvidas.

Tenho umas plantas (projetos) de microturbinas para aeromodelos, os arquivos estão em pdf, cad (dwg e dxf) e tem ate no formato SLD_PRT E AD_PTR, esses ultimos não consegui abrir mas pelo q vi abrem com o programa chamado 3D SHOP MODELSCAN (C4W)... enfim nesses projetos tem todas as medidas.

Mas tenho duvidas quanto a essa peça:



Com esses arquivos do AutoCAD é possivel fazer essa peça em CNC ?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Outra coisa (lembrando que não entendo nada de CNC)...  mesmo com esses arquivos, preciso pagar alguem pra programar o CNC para que a maquina faça as peças ?

Se SIM, apos alguem programar o CNC pra essas peças, é possivel usar em qualquer CNC ?

Pergunto isso porque pretendo fazer um prototipo, e dando certo, gostaria de fazer pelo menos mais umas 20 peças, então se for assim que funciona, a dificuldade será somente na primeira peça.









Aproveitando, tenho a lista de tipos de ligas (materiais) usados pra fazer cada peça, os senhores teem uma ideia de quanto ficaria pra fazer uma turbina dessas com esse material listado aqui + mão de obra ?




Só pra constar, a turbina (pelo projeto original) deve atigir RMP de uns 115000 ou + e na saida deve ser capaz de suportar uma temperatura acima de 600 graus.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Clube CNC Brasil

MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Online: 28/10/11 - 20:42 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #1 Online: 28/10/11 - 21:20 »
Desculpe... corrigindo ...

RPM (rotações por minuto) e não RMP

Outras imagens aqui   

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #1 Online: 28/10/11 - 21:20 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #2 Online: 28/10/11 - 21:54 »
Videos da confecção:

Compressor:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Difusor:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Outros:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #2 Online: 28/10/11 - 21:54 »

Offline admin

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 559
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Clube CNC
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #3 Online: 29/10/11 - 17:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Pergunto isso porque pretendo fazer um prototipo, e dando certo, gostaria de fazer pelo menos mais umas 20 peças, então se for assim que funciona, a dificuldade será somente na primeira peça.



Colega,

Se é só 20 peças que vc pretende fazer acho que esta escolhendo o caminho mais complicado ?! Ao meu ver sai infinitamente mais barato comprar as 20 peças prontas ....

Para fazer vc vai precisar sim, do projeto e de alguém que possua uma CNC com  5 eixos e que esteja  com horas vagas ... o projeto terá que ser adaptado a cd tipo de CNC, não vai servir p/ todas.
O custo disto tudo vai parar na estratosfera, acho ?!

Vamos aguardar outras opiniões, temos usuários aqui que podem ver o desafio com outros olhos ?! Esta é apenas a minha opinião.

Abs




Por favor, não me enviem MPs, pois não responderei !

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #3 Online: 29/10/11 - 17:45 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #4 Online: 29/10/11 - 18:40 »
Essa turbina é a mesma usada em veiculos,tipo caminhões e autos,de uma fuçada nos distribuidores da Garrett,quem sabe algum modelo deles te sirva.É que não conheço ninguem por aqui que tenha uma 5axis assim de pronto,teriamos que procurar.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #4 Online: 29/10/11 - 18:40 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #5 Online: 29/10/11 - 20:35 »
Bom, mas por outro lado, uma turbina dessas + acessorios custa em media uns R$ 5000,00 no exterior, aqui no Brasil então, esse é o valor de uma usada, sem contar que a cada 25 hrs de voo exige manutenção que custa + uns 500 reais.

Importar então nem pensar, porque se a receita federal pegar tem + uns 40% ou 60% de imposto (nao sei ao certo).

A minha ideia seria experimentar..  e caso eu tenha sucesso, poderia vender sim para aeromodelistas... e dando mais certo ainda.. venderia por um valor JUSTO, (acredito que por uns R$ 1500,00 ), conheço um monte de dariam 1500 numa dessas rindo.

E claro, que correndo tudo bem, não seriam apenas 20.

Mas muito obrigado pelas informações amigo.

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #5 Online: 29/10/11 - 20:35 »

Offline luizuag

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #6 Online: 30/10/11 - 00:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom, mas por outro lado, uma turbina dessas + acessorios custa em media uns R$ 5000,00 no exterior, aqui no Brasil então, esse é o valor de uma usada, sem contar que a cada 25 hrs de voo exige manutenção que custa + uns 500 reais.

Importar então nem pensar, porque se a receita federal pegar tem + uns 40% ou 60% de imposto (nao sei ao certo).

A minha ideia seria experimentar..  e caso eu tenha sucesso, poderia vender sim para aeromodelistas... e dando mais certo ainda.. venderia por um valor JUSTO, (acredito que por uns R$ 1500,00 ), conheço um monte de dariam 1500 numa dessas rindo.

E claro, que correndo tudo bem, não seriam apenas 20.

Mas muito obrigado pelas informações amigo.




Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #6 Online: 30/10/11 - 00:52 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #7 Online: 30/10/11 - 08:08 »
Este projeto em especial prevê que se use certas partes da turbina de mercado - os rotores e rolamentos são os comerciais prontos para uso, ou necessitando de poucas alterações...

O maior problema é encontrar rolamentos de qualidade e fazer o balanceamento dinamico do conjunto montado.

Tenho um cliente que está começando a fabricar pás de turbinas usinadas numa cnc de 5 eixos, e está a mais ou menso um ano fazento testes e experiencias... a tarefa não é fácil não só pela dificuldade com as usinagens mas com os materiais, de dificil acesso no nosso país.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #7 Online: 30/10/11 - 08:08 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #8 Online: 30/10/11 - 15:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz

E vc pode me dizer qual é o modelo desse compressor amigo, pra qual carro, marca ..?
 

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #8 Online: 30/10/11 - 15:07 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #9 Online: 30/10/11 - 16:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #9 Online: 30/10/11 - 16:21 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #10 Online: 30/10/11 - 16:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz

Vc é do DF amigo ? sou de Goiânia, vc e aeromodelista né ? Já viu os projetos de FADEC que tem na net ?

Sei que facil não é, mas gostaria de tentar. Fico indignado com com tantas coisas la fora (exterior) e aqui no Brasil essa dificuldade toda.
Nem mesmo a PULSE JET é difundida aqui, e olha que dá pra faze-la em qualquer fundo de quintal.

Entende um pouco de eletronica e trabalho com computação, entao posso tentar fazer o FADEC, quanto a partes da turbina, o que acha mais facil, pegar uma e clonar, ou tentar fazer com base nesses projetos. ???

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #10 Online: 30/10/11 - 16:59 »

Offline victoriosp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #11 Online: 03/11/11 - 08:57 »
Lyo,

esta peça é muito parecida com as usadas em carros turbinados, tenho um amigo que trabalha com  venda e reforma de turbinas de vários tipos, de uma olhada neste site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login, la tem o telefone, procure pelo Erick, Ronie ou Luiz, diga que foi o geleia que te indicou, com certeza eles vão resolver o seu problema

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #11 Online: 03/11/11 - 08:57 »

Offline luizuag

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #12 Online: 03/11/11 - 13:17 »
Vc é do DF amigo ?
 Sim moro aqui em Brasilia.

 Sou de Goiânia, vc e aeromodelista né ?
 Sou aeromodelista a 20 anos

 Já viu os projetos de FADEC que tem na net ?
 Achei alguns incompletos, um FADEC tem que no minimo controlar a temperatura e rotação da turbina para que ela nao pegue fogo, pois estando um aeromodelo em voo não tem como saber a exata rotação e a temperatura maxima que ela pode atingir.

Sei que facil não é, mas gostaria de tentar. Fico indignado com com tantas coisas la fora (exterior) e aqui no Brasil essa dificuldade toda.
Nem mesmo a PULSE JET é difundida aqui, e olha que dá pra faze-la em qualquer fundo de quintal.
Realmente você tem razão

Entende um pouco de eletronica e trabalho com computação, entao posso tentar fazer o FADEC, quanto a partes da turbina, o que acha mais facil, pegar uma e clonar, ou tentar fazer com base nesses projetos. ???
Esse projeto da KJ66 e sem duvidas a mais divulgada e a que tem mais informações, projetos, fotos e tudo mais, então esse projeto e o que eu acho mais viavel, o compressor como falei anteriormente pode ser um de turbo de carro mesmo, o modelo tem que obedecer a medida do projeto da KJ66.

Tenho todos os projetos da KJ66, varias informações, bastante foto, e uma grande vontade de montar uma também, mais tem muitas barreiras pelo caminho, comprar o compressor balanceada, usinar o eixo de inconel ou outro material bem resistente, comprar rolamentos de ceramica para aguentar altas temperatura e rotações, usinar as outras peças, estator a turbina de inconel e etc.
Mais ainda não desisti.
Luiz

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #12 Online: 03/11/11 - 13:17 »

Offline h3lyo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #13 Online: 08/11/11 - 13:37 »
Obrigado a todos pelos esclarecimentos...

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #13 Online: 08/11/11 - 13:37 »

Offline darkin

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #14 Online: 15/05/13 - 19:39 »
ola amigos do cnc brasil, sou novo aqui achei o topico interressante e decidi da uma passada aqui, eu tenho uma turbina jj1400 ou jet joe 1400, e gostaria de saber se alguem aqui conhece algum profissional com cnc 5 eixos para construir copias da minha turbina em escala maior e menor tambem, as peças que achei dificeis de confeccionar sao difusor, compressor,  turbina, e o gnv estator, alguem poderia me indicar tal pessoa??

Clube CNC Brasil

Re:MICRO TURBINA PARA AEROMODELOS
« Resposta #14 Online: 15/05/13 - 19:39 »

 

SiteLock