Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: [DÚVIDA] Saída Mach3  (Lida 3809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
[DÚVIDA] Saída Mach3
« Online: 19/06/11 - 18:33 »
Bom dia!

Sou novo no fórum e estou projetando uma CNC de 3 eixos... Pretendo utilizar o programa Mach3, mas fiquei na dúvida quando às suas saídas...

Ele utiliza uma porta paralela, mas o que ele envia para o circuito elétrico que controla os motores e quais os pinos que ele utiliza pra cada coisa?

Pergunto isso pois planejo projetar um circuito com um PIC que gerencie essa comunicação...


Agradeço a ajuda!

Att.
Cássio Mello

Clube CNC Brasil

[DÚVIDA] Saída Mach3
« Online: 19/06/11 - 18:33 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #1 Online: 20/06/11 - 10:43 »
Cassio,

Basicamente, não só o Match3 mas todos os softwares de controle fornecem os sinais de passo e direção (step/dir) p/ cada motor ... o sinal de passo são pulsos de 0 / 5vcc e o sinal de direção é um nível alto ou baixo, fixo e também de 0 / 5vcc

Da uma estudada em motores de passo p/ poder entender o que é preciso p/ criar seu driver : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #1 Online: 20/06/11 - 10:43 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #2 Online: 21/06/11 - 22:37 »
Hm... Esses pulsos são as fases dos motores já pronto ou possuem um padrão próprio que precisa ser convertido?

É q tipo, estou pensando em controlar o motor de passo usando micro-passos e talvez, se conseguir, um controle de corrente para que estabilize o torque no máximo mesmo quando só 1 bobina fica energizada... Daí pegar diretamente do programa me limita um pouco (além de ser meio sem graça usar um pré-pronto hehehe)...

Sobre os drivers, pensei em criar uma ponte H com MOSFETs e usar optos para isolar o circuito (se a frequencia máxima deles for suficiente)...

Eu to cursando Eng. da computação na ufrgs, então minha idéia mesmo é aprender a fazer usando o menos possível de coisas prontas como os ULN2003 e tudo mais... Pretendo programar num PIC16F628A ou algo semelhante a sequencia de passos, botões de interface e sensores de segurança...


Att.

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #2 Online: 21/06/11 - 22:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #3 Online: 22/06/11 - 00:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hm... Esses pulsos são as fases dos motores já pronto ou possuem um padrão próprio que precisa ser convertido?

É q tipo, estou pensando em controlar o motor de passo usando micro-passos e talvez, se conseguir, um controle de corrente para que estabilize o torque no máximo mesmo quando só 1 bobina fica energizada... Daí pegar diretamente do programa me limita um pouco (além de ser meio sem graça usar um pré-pronto hehehe)...

Sobre os drivers, pensei em criar uma ponte H com MOSFETs e usar optos para isolar o circuito (se a frequencia máxima deles for suficiente)...

Eu to cursando Eng. da computação na ufrgs, então minha idéia mesmo é aprender a fazer usando o menos possível de coisas prontas como os ULN2003 e tudo mais... Pretendo programar num PIC16F628A ou algo semelhante a sequencia de passos, botões de interface e sensores de segurança...


Att.


O que vc pretende não bate com o que vc quer ou vice versa ... fiquei até meio tonto ... ehehehe ?_34

Mas vou te dar uma ideia mais ampla da "coisa" :

O software de controle (Alguns) pode te fornecer a sequencia dos passos e neste caso não bate com o que vc pretende pois não será preciso PIC e nem nada, somente FETs de potencia e acopladores opticos em cada fase do motor.

O que vc pretende fazer precisará receber, do software de controle, apenas os pulsos de passo e direção conforme descrevi no outro post ... estes pulsos serão enviados p/ o seu PIC e este sim  devera providenciar as fases p/ o motor.

Os pulsos são enviados em tempo real e precisam ser tratados imediatamente, a menos que suas ideias estejam alem de simplesmente controlar o motor mas sim controlar o processo total ?!

Cada pulso enviado representa um passo a frente ou atras, e quem determina isto (frente e trás) é o sinal de direçao.

Espero ter ajudado e qualquer coisa grita ai ! ... rsrsr ;D
« Última modificação: 22/06/11 - 00:25 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #3 Online: 22/06/11 - 00:22 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #4 Online: 22/06/11 - 01:14 »
Hmmmm... Entendi! Isso me ajuda um monte! ^^

Então o q tenho q fazer é usar uma interrupção por evento no pic e a partir dele seguir uma sequencia qualquer (q seja funcional xD)...

O controle seria em tempo real sim... No caso é a mesma idéia de sempre pra controlar o motor de passo só que aumentando a resolução (usando micro-passos) e mantendo o torque constante...

A idéia do micro-passo até entendi: entre cada ativação/desativação das bobinas, variar gradualmente a tensão fornecida para criar uma gama maior de diferenças de forças de atração pelas bobinas...

Só q a idéia do torque constante que não me liguei direito como implementar...
No caso, o problema é que, se tenho uma sequencia half-step, tem horas q tenho duas bobinas energizadas e horas que tenho só uma... Qdo tiver 2, o torque resultante será maior que qdo tiver soh 1... Daí pra manter o torque constante, tenho q aumentar a energização qdo só uma bobina estiver ativa (em 2x para se equiparar a 2 bobinas ativas)... Só que não sei como fazer isso...

Sabe se tem algum dispositivo que aumentasse a corrente fornecida na malha para que eu possa fazer esse tipo de controle?


Vlw a ajuda cara! ^^

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #4 Online: 22/06/11 - 01:14 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #5 Online: 22/06/11 - 01:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hmmmm... Entendi! Isso me ajuda um monte! ^^

Então o q tenho q fazer é usar uma interrupção por evento no pic e a partir dele seguir uma sequencia qualquer (q seja funcional xD)...

Perfeito !

Citar
O controle seria em tempo real sim... No caso é a mesma idéia de sempre pra controlar o motor de passo só que aumentando a resolução (usando micro-passos) e mantendo o torque constante...

A idéia do micro-passo até entendi: entre cada ativação/desativação das bobinas, variar gradualmente a tensão fornecida para criar uma gama maior de diferenças de forças de atração pelas bobinas...

Em motores de passo vc controla a corrente e não a tensão.

Citar
Só q a idéia do torque constante que não me liguei direito como implementar...
No caso, o problema é que, se tenho uma sequencia half-step, tem horas q tenho duas bobinas energizadas e horas que tenho só uma... Qdo tiver 2, o torque resultante será maior que qdo tiver soh 1... Daí pra manter o torque constante, tenho q aumentar a energização qdo só uma bobina estiver ativa (em 2x para se equiparar a 2 bobinas ativas)... Só que não sei como fazer isso...

Me desculpe, mas isto é utópico ! Se vc aumentar a corrente p/ compensar o torque ira forçar a bobina do motor que provavelmente abrira o bico.
O unico meio seguro de fazer isto seria diminuir a corrente quando ha duas bobinas energizadas o que não ajudaria em nada ... concorda ? ... rsrsrs

Citar
Sabe se tem algum dispositivo que aumentasse a corrente fornecida na malha para que eu possa fazer esse tipo de controle?


Vlw a ajuda cara! ^^

Isto seria o de menos, se não fosse o problema que citei acima ... rsrsrs   ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #5 Online: 22/06/11 - 01:46 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #6 Online: 22/06/11 - 02:17 »
Hmmmm.... O negócio do torque eu li nesse site (na parte sobre motor bipolar): Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Tb achei estranho colocar a corrente acima da fornecida pelo datasheet como limite... Na real acho q nao vale a pena arriscar mesmo, no mínimo baixará a durabilidade do motor... Segundo o site dá pra aumentar uns 40% da corrente...

No negócio do micro-passo, no caso eu vario a corrente nas bobinas, mas quando o motor tiver mais carga de trabalho, ele não vai puxar mais corrente e eu não perderei essa variação gradual bem definida? E como eu poderia controlar essa corrente? Existe algum dispositivo que varie a corrente de acordo com uma tensão? pra eu poder usar um PWM...


Vlw! ^^

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #6 Online: 22/06/11 - 02:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #7 Online: 22/06/11 - 06:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hmmmm.... O negócio do torque eu li nesse site (na parte sobre motor bipolar): Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Tb achei estranho colocar a corrente acima da fornecida pelo datasheet como limite... Na real acho q nao vale a pena arriscar mesmo, no mínimo baixará a durabilidade do motor... Segundo o site dá pra aumentar uns 40% da corrente...


Isto da na mesma, se vc pode aumentar 40% em uma bobina porque não poderia aumentar em todas ? E aumentar em todas qualquer driver faz  ... rsrsrs ;D

Outra coisa, em driver's bipolares o meio passo é feito com jogo de corrente e vc esta confundindo com driver Unipolar onde hora ha duas bobinas acionadas e hora ha uma só bobina acionada.

Citar
No negócio do micro-passo, no caso eu vario a corrente nas bobinas, mas quando o motor tiver mais carga de trabalho, ele não vai puxar mais corrente e eu não perderei essa variação gradual bem definida?


Não porque a corrente é controlada e constante, vc é quem vai definir os patamares de corrente e não a carga ... em outras palavras, o motor vai ter que engolir, queira ou não queira ... ahahaaa  ;D

Citar
E como eu poderia controlar essa corrente? Existe algum dispositivo que varie a corrente de acordo com uma tensão? pra eu poder usar um PWM...


Uma dica básica, um sensor de corrente em serie com cada grupo de bobinas (2 resistores) ... Lê estes sensores, interpreta e dispara, ou corta, o FETico correspondente. Qualquer AOP faz isto numa boa.

Da uma estudada no CI L297 que vc vai aprender bastante.

Abs
Reinaldo

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #7 Online: 22/06/11 - 06:50 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #8 Online: 13/07/11 - 20:44 »
Opa! Voltei  ;D

Andei lendo melhor como funciona o motor de passo bipolar, e certamente era bem diferente do q eu pensava... xD

Fiz uma simulação no proteus agora com a ponte H, optos e um pic, e tá rodando blz...

Só q tipo, no início da simulação, quando ele coloca a 1ª sequência, o motor anda um passo anti-horário e depois começa a se mover em sentido horário infinitamente... Isso me gerou uma dúvida:

No caso, as bobinas são acionadas em uma sequencia para que o movimento se mantenha, mas... No início, o motor estará parado em uma posição aleatória... Como saberei com qual valor começar? Se eu começar com um valor errado, o motor não pode ir para um lugar errado e só depois se ajeitar?


Grato pela ajuda! ^^

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #8 Online: 13/07/11 - 20:44 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #9 Online: 14/07/11 - 00:39 »
Não Cassio !

O motor não dá um passo p/ traz e depois p/ frente, e sim se posiciona quando recebe alimentação ... depois é só entrar com a sequência.

Nota: Um motor de passo em operação nunca fica desenergizado até que a usinagem (peça) seja concluída.

O motor de passo nunca parte "abestado" p/ qualquer lado, ele sempre ira seguir uma sequência p/ direita ou p/ esquerda. Dá uma olhada neste site p/ vc ter uma ideia melhor da sequência do motor bipolar :
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 14/07/11 - 17:17 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #9 Online: 14/07/11 - 00:39 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #10 Online: 15/07/11 - 19:51 »
Hmmmm... Entendo... Então na montagem da CNC é importante manter o eixo dos motores em sincronia com o 0,0,0 sob pena de ocorrer uma defasagem constante nas marcações?

Outra coisa... O q ocorre no proteus para ele girar para trás e depois começar a ir para a frente é que ele tá começando no 2º valor da sequência e não no 1º... Analisei o código e nada indica q deveria ocorrer isso.. Poderia dar uma olhada nele? Tá em linguagem C (usando o Hi-Tech C Compiler)...

Código: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
#include <pic.h>

#define   MAX_COMBINATIONS_FULL_STEP   4
#define   PERIOD_SEQUENCE_FULL_STEP    1000

void Configure();
void UpdateData();

char motor_sequence_full_step[MAX_COMBINATIONS_FULL_STEP] = {0b0001, 0b0010, 0b0100, 0b1000};      //1a/2b/1b/2a//
int sequence = 0;
int timer_count = 0;
char motor_out = 0;

void main()
{
Configure();

while(1){
UpdateData();
}
}

void Configure(){

TRISC = 0;
PORTC = 0;

INTCON = 0b10100000;
OPTION_REG = 0b00000000;
}

void UpdateData(){

PORTC = motor_out;
}

void interrupt isr(){

if(TMR0IF){

timer_count++;

if(timer_count >= PERIOD_SEQUENCE_FULL_STEP){
timer_count = 0;

motor_out = motor_sequence_full_step[sequence];

if(sequence >= MAX_COMBINATIONS_FULL_STEP-1) sequence = 0;
              else sequence++;
}

TMR0IF = 0;
}
}

Estou usando como pinos de saída, os LSB do TRISC, na forma: RC0 = 1a / RC1 = 2b / RC2 = 1b / RC3 = 2a...

O esquemático no Proteus é o seguinte: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Os MOSFET fico meio bagunçado, pois soh depois me liguei que tava ligando um lado invertido e por isso não estava funcionando... O que achei estranho, pois teoricamente os MOSFET deveriam ser simétricos não?


Vlw! ^^

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #10 Online: 15/07/11 - 19:51 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #11 Online: 15/07/11 - 20:17 »
Gaudério,me passa esse esquema por MP pra eu ver de perto,no link não deu certo pra mim não,ta muito miudo...Vi umas coisinhas na sua ponte que me pareceu estranha.Do programa,não me pergunte,pois não atiro nada,só tijolo.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #11 Online: 15/07/11 - 20:17 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #12 Online: 15/07/11 - 20:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Esquemático em JPG e no Proteus... ^^


Vlw!

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #12 Online: 15/07/11 - 20:43 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #13 Online: 15/07/11 - 20:55 »
Ja ta na mão,mas como te disse na MP tem erros no PIC.
Voce ta só no simulador???
« Última modificação: 15/07/11 - 20:56 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #13 Online: 15/07/11 - 20:55 »

Offline Cássio Mello

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #14 Online: 15/07/11 - 21:42 »
Ah sim, malz... Esses erros aconteceram quando eu movi para o desktop o arquivo do proteus, dai ele não pegou o .hex... Erro meu ^^

Coloca esse .hex no PIC e não dará mais esse erro: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


PS.: To só no simulador sim...

Vlw!
« Última modificação: 15/07/11 - 21:43 por Cássio Mello »

Clube CNC Brasil

Re:[DÚVIDA] Saída Mach3
« Resposta #14 Online: 15/07/11 - 21:42 »

 

SiteLock