Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Acabamento em aluminio  (Lida 4773 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Acabamento em aluminio
« Online: 06/11/15 - 13:00 »
Amigos,

sobre acabamentos para peças cortadas em alumino....... alguem com mais experiencia poderia me dar ideias sobre como polir a face de peças ?

o acabamento na borda da face (no topo da borda e junção com a face.....aresta talvez)  nao fica muito legal pq a primeira leva de cavaco meio que solda na peça.

tenho usado fresas de 1 ataque 1/8  - rpm 15k - avanço 2 m /mim e descendo 0.3 mm por passe. a fresa é uma chinesinha barata.. eu acredito que ela tenha um angulo  na ponta bem peculiar (ja comprei outras fresas muito parecidas, mas com angulo diferente e que ficaram com o acabamento pessimo !). tentei tbm fresas de 1/8 15k rpm, avanco de 2 ate 2.5 m /mim e 0.3 mm com DOIS ataques, mas ficou até pior.


qq "mole" e a dita quebra... mas acredito que o problema seja vibração na fixacao das peças (que acredito ter solucionado com um trancalho que fiz).


sobre a questao do acabamento.... apos o corte, fiz uns testes escovando as peças com lixa... para dar uma impressao de "escovado"... ha quem goste; tbm peguei uma peça da dremel que é uma escova de metal e usando a furadeira de bancada fiz um circulos.....tbm existe quem ache legal.

o lance é que eu tenho certeza que a maioria das pessoas irá preferir a peça polida e brilhosa.... entao pergunto aos mais experientes... o que posso fazer ?! (peço a gentileza de se for o caso de varias lixadas me informar o grano das lixas usadas e a sequencia).


ah! comprei um "limpa aluminio"...... passei....mas nao notei muita diferença; coloquei as peças de "molho" no ultrassom e nada tbm.

abaixo algumas fotos para entender o que estou perguntando....

Obrigado a todos !

Carlos

Clube CNC Brasil

Acabamento em aluminio
« Online: 06/11/15 - 13:00 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #1 Online: 06/11/15 - 18:06 »
Se a primeira leva de cavacos estão grudando na peça é sinal de que os dados de corte não estão bem definidos.
Faça experiencias aumentando o avanço e ou a profundidade do corte.
Aqui no fórum temos umas apostilas sobre dados de usinagem e também de afiação de ferramentas; que creio possa ajuda-lo, salvo engano, pesquise a palavra "gume de corte" que deves encontra-las.

Mas ainda que se adeque não pense que seus problemas se acabaram; pois o tal do alumínio é um danado; de um lote de fundição para outro varia a composição e terás que sempre estar atento para modificar os dados de corte para adequar ao material

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #1 Online: 06/11/15 - 18:06 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #2 Online: 06/11/15 - 18:22 »
Creocad... e se ele fizer no percurso sobre metal, talvez melhore o acabamento?



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #2 Online: 06/11/15 - 18:22 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #3 Online: 06/11/15 - 20:09 »
Deixa eu dar o meu pitaco aqui afinal décadas que trabalho em uma indústria onde o forte era ferramentas...


Mas alumínio é ruim para dar acabamento mesmo. Você não conseguirá sem ter ferramentas apropriadas , máquina sem vibração , peça bem fixada e muita RPM....
as ferramentas para dar bom acabamento em alumínio normalmente tem uma geometria trabalhada (em alguns casos, polida) ... Por aí você imagina..
no acabamento lateral das suas peças dá impressão que o corte não está bom e que está vibrando.....


Mas dá para se remediar ? Sim.. Lixa fina, infelizmente, mas se o pré acabamento estiver ruim, esqueça.


Tem empresas que pegam as peças de alumínio e colocam ela em um tanque vibratório com pedras abrasivas. isso ajuda por incrível que possa parecer, mas mesmo assim o resultado final ainda fica a desejar. Lixa....
Claro que dá para melhorar mas com 15.000 rpm que vc disse , se sua máquina não tiver uma boa estrutura e vibrar, acho até que piora.


Mas só para finalizar, sua ferramenta me parece ser o principal problema , como disse dê preferência por metal duro e com bom acabamento inclusive na hélice.... isso mesmo na hélice(s) da ferramenta.
« Última modificação: 06/11/15 - 20:13 por antoniomsbr »
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #3 Online: 06/11/15 - 20:09 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #4 Online: 06/11/15 - 21:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad... e se ele fizer no percurso sobre metal, talvez melhore o acabamento?
Marcao
Creio que não e explico: Se os cavacos estão ficando grudados na peça é porque estão próximo ao ponto de fusão; então apenas dar o passe de acabamento não irá consertar os estragos nos locais onde eles grudaram.
Terá que estudar sobre geometria de corte da ferramenta, dados de usinagem e não se descuidar da refrigeração, que no aluminio tem um papel importante quando se usa altas rotações; e por falar em alta rotação talvez minore o problema reduzindo a rotação da ferramenta.
Como bem disse o Antonio; aluminio é um dos materiais mais chatos para se conseguir um acabamento, exatamente por ser muito susceptível de ficar marcado até mesmo por uma variação brusca de temperatura localizada, como ocorre no local do corte; daí a importancia de se manter uma refrigeração abundante e eficiente.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #4 Online: 06/11/15 - 21:14 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #5 Online: 06/11/15 - 22:54 »
Creocad,  poderia me explicar o que eh o "passe de acabamento" ? Uso o artcam para gerar o g code. A fresa chinesinha que eu usei...de um corte e canal "largo" usei justamente pq imaginava que tiraria mais cavacos do percurso. Usei o tapmatic para aluminio, mas diretamente da lata, pelo bico, a qtd que sai era pessima....li e pesquisei e comprei o oleo hidrosoluvel que estou usando com uma bisnaga (o controle ficou melhor). Tenho afastado os cavacos molhados com uma trincha macia. Achei curioso suas colocacoes sobre o rpm....achei ate que estava baixo (pelo q li nos sites gringos). Hoje usinei barras de 1/4'e fiMpela primeira vez desbaste......achei uma fresa de 3 cortes que nunca havia usado antes e q tbm nem sabia que tinha. O acabamento ficou um pouco melhor.....mas com medo descia 0.25 mm por vez. A fresa tem tbm 3mm e me parece ser de metal duro. Vou postar uma foto.   Muito obrigado pelas respostas...tbm aos demais. Peco que continuem, se possivel, escrevendo sobre o assunto.

Carlos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #5 Online: 06/11/15 - 22:54 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #6 Online: 06/11/15 - 23:10 »
Esta abaixo é a fresa de 1 ataque 1/8 " que estava usando com 15k rpm e descendo 0.3mm e 0.25 mm avanço de 2 m/min e 2.5 m/min. Lendo e conversando com pessoal do UK eu acho que fiquei impressionado com a ideia do "chipload" e retirar o cavaco que so me lembrava disto. Para complicar, como so tenho barras chatas eu so podia usar fresas pequenas.

a maioria das minhas fresas pequenas (de pequeno diametro) ou sao raiadas, ou 1 ataque ou 2 ataques de topo.... como o acabamento com a de 2 ataques ficou muito pior (alem do barulho horrivel durante o corte) eu meio que fiquei cego para apenas o uso desta de 1 ataque.

assumi (bem provavelmente errado) que ela era a solução e que eu deveria "achar" a configuracao para ela de qq forma.

hoje já tarde, achei numa gaveta uma fresa de 3 atques, de 3 mm que usei e deu um acabamento bem melhor.... talvez, ela seja mais apropriada (essa eu nao bati foto.....).

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #6 Online: 06/11/15 - 23:10 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #7 Online: 06/11/15 - 23:43 »
estas foram feitas com a fresa de 3 ataques que achei... na barra chata 1/4 espessura e 3 ".
o acabamento melhorou. e o cavaco nao "grudou" ou fundiu com a peça. A usinagem foi feita como Climb e nao convencional.

ah!! a liga das barras é 6063-T5. ou pelo menos me foi dito que seria.. material comprado ao longo dos anos na Belmetal.

Creocad.. por favor me explique o que é o passo de acabamento eu acho que estou fazendo isso errado e da forma mais burra que existe.
como esta peça é praticamente apenas desbaste eu fiz o desbaste com o "padrao" sugerido pelo artcam para passo lateral, que é 40% do diametro da fresa.... acreditei que o "passo de acabamento" seria, por exemplo passar mais uma vez a fresa diminuindo este passo lateral já na profundidade final do desbaste e ou mudando o   "caminho" da fresa de raster para raster com algum angulo ou alterando para offset... ou coisa que o valha.

mais somando o que o marcao e vc escreveram......acho que nao é isso. De tao elementar que isso deve ser...nao achei nada falando detalhadamente o que seria este acabamento. ;-)

Obrigado,

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #7 Online: 06/11/15 - 23:43 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #8 Online: 07/11/15 - 06:41 »
Passo de acabamento é realmente a técnica de deixar um pouco de sobre metal para ser retirado no último passe da usinagem; geralmente é de alguns décimos de milimetro e com avanço maior ou menor, e aqui é que a porca torce o rabo, pois depende muito da geometria da ferramenta, da ductibilidade e resistência do material, refrigeração etc etc para se obter um bom acabamento; mas como vc quer é que fique polido aí a coisa fica ainda mais complicada.
A sugestão é estudar bem tudo que se tem sobre dados de usinagem e depois fazer testes com as ferramentas disponíveis.
Sugiro que vc adapte um sistema de refrigeração continua; usando bomba de aquário ou de esguicho de parabrisas automotivos; pode-se tentar também usar querosene como refrigerante, neste caso recomendo diluir com óleo diesel.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #8 Online: 07/11/15 - 06:41 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #9 Online: 07/11/15 - 08:06 »
Creocad,

recebi um nebulizador chines por esses dias... testei com um compressor e o negocio é bom....bem legal, mas nao me animei de instalar pq minha mesa de sacrificio é em MDF desbastado e ela tem alergia a qq tipo de liquido. Assim que eu resolver o que fazer com a mesa, vou instalar o nebulizador; vou tentar pesquisar mais sobre o passo de acabamento, pq pelo que vi isso deve ser tao "normal" que ninguem explicitou muito como o faz.

muito obrigado por suas colocações !   vou tentar manter o topico com informacoes, pq tenho certeza que tem muita gente que simplesmente desiste do aluminio ou aceita um acabamento meia bomba pela falta de informacao.

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #9 Online: 07/11/15 - 08:06 »

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #10 Online: 07/11/15 - 09:41 »
Oi Carlos,

Caso seja possível postar o link do fornecedor do nebulizador.

Grato,

 

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #10 Online: 07/11/15 - 09:41 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #11 Online: 07/11/15 - 13:47 »
Claudio....foi no ali express 8 obamas.... Coloco o link assim que estiver num pc


Carlos

Enviado de meu LG-D390 usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #11 Online: 07/11/15 - 13:47 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #12 Online: 07/11/15 - 14:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad,
recebi um nebulizador chines por esses dias... testei com um compressor e o negocio é bom....bem legal, mas nao me animei de instalar pq minha mesa de sacrificio é em MDF desbastado e ela tem alergia a qq tipo de liquido. Assim que eu resolver o que fazer com a mesa, vou instalar o nebulizador; vou tentar pesquisar mais sobre o passo de acabamento, pq pelo que vi isso deve ser tao "normal" que ninguem explicitou muito como o faz.
muito obrigado por suas colocações !   vou tentar manter o topico com informacoes, pq tenho certeza que tem muita gente que simplesmente desiste do aluminio ou aceita um acabamento meia bomba pela falta de informacao.
Carlos
Meu caro não há como expplicitar mais o que seja o passo de acabamento; talvez ninguém colocou foram os dados de usinagem para vc usar; e isto porque cada caso é um caso e em cada máquina teremos "N" variantes.
O melhor mesmo é ir buscando e aplicando informações sobre dados de usinagem e um dia terá o acabamento que procuras, se sua máquina for capaz; pois não existe dados de usinagem se a maquina não tiver rigidez suficiente, por exemplo.........ou o material não estiver suficientemente preso à mesa.
Estarei acompanhando suas pesquisas e postagens futuras; pois sempre temos o que aprender.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #12 Online: 07/11/15 - 14:30 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #13 Online: 07/11/15 - 20:19 »
o nebulizador.....


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #13 Online: 07/11/15 - 20:19 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #14 Online: 07/11/15 - 20:28 »
Creocad,

eu imaginei (pelo visto erradamente) que existia um metodo para esse passo final de acabamento quando li as respostas anteriores; digamos que alguma "tecnica" meio padronizada.

hoje fiz mais uma peça em barra chata de 1/4 com desbaste de areas... fui descendo de 0.25 mm (desbastei 3mm). o segundo percurso, usando a mesma fresa, eu mandei começar em 3mm e terminar em 3mm e mudei a opcao raster do desbaste para raster 90 graus. Ja consegui um acabamento mais espelhado e polido...em resumo....vou ficar testando e brincando com isso. Mantenho o post atualizado qdo aparecer alguma coisa interessante. O que posso adiantar é que o sisteminha de fixacao que fiz com o acrilico como base (esta em outro topico tbm) melhorou muito a rigidez da fixacao das peças e a velocidade para iniciar o trabalho, retirar as peças prontas e até acrescentar "novos" pontos de fixacao durante a usinagem (pausando naturalmente) quando achei necessario.


mais uma vez, Obrigado !

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Acabamento em aluminio
« Resposta #14 Online: 07/11/15 - 20:28 »

 

SiteLock