Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: duvida botao emergencia  (Lida 4147 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ismaelsc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
duvida botao emergencia
« Online: 03/05/12 - 16:41 »
terminei minha cnc,agora comecei a fazer a instalação da parte eletronica,fonte 24v 5A para os motores, 12V 1A para alimentar a placa,queria colocar um botão de emergência conforme foto,aperta desliga,para ligar tem que rodar,pensei em desligar o 220v da fonte dos motores caso desce algum problema,ja que não é bom ligar a alimentação dos motores junto com a da placa,primeiro da placa depois motores,ou tem que ser via mach3 o botão de emergência para desligar.

Clube CNC Brasil

duvida botao emergencia
« Online: 03/05/12 - 16:41 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #1 Online: 03/05/12 - 17:02 »
Há algumas maneiras de fazer a coisa.

Normas americanas sugerem que quando este botão é premido, que se desligue a alimentação dos motores;

Já normas europeias sugerem que quando premido, que sinalize ao cnc que é emergencia e ele (cnc) faz para os motores.

Eu particularmente prefiro fazer a máquina parar com o cnc, mas isso vai de cada um.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #1 Online: 03/05/12 - 17:02 »

Offline ismaelsc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #2 Online: 03/05/12 - 17:27 »
Obrigado gilli,

Se eu desligar a alimentação dos motores o g-code no mach3 fica rodando,se desligar via cnc, o g-code para ou não,ai posso resolver o problema e colocar para continuar onde parou,ou é impossível.

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #2 Online: 03/05/12 - 17:27 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #3 Online: 03/05/12 - 18:00 »
Se parar pelo cnc dá para retomar de onde parou - é o que eu faço nas máquinas de plasma por exemplo.

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #3 Online: 03/05/12 - 18:00 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #4 Online: 04/05/12 - 00:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Normas americanas sugerem que quando este botão é premido, que se desligue a alimentação dos motores;

Já normas europeias sugerem que quando premido, que sinalize ao cnc que é emergencia e ele (cnc) faz para os motores.

Fábio,

Então no primeiro caso o botão é normalmente fechado e no segundo caso o botão é normalmente aberto???

Esta certo ou errado?...


Abs.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #4 Online: 04/05/12 - 00:04 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #5 Online: 04/05/12 - 08:15 »
Eu prefiro usar chaves com contato NF porque em caso um dos cabos se rompa, o cnc é sinalizado que há algo errado.

Isso vale também e principalmente para sensores de final de curso e de origem.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #5 Online: 04/05/12 - 08:15 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #6 Online: 04/05/12 - 10:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu prefiro usar chaves com contato NF porque em caso um dos cabos se rompa, o cnc é sinalizado que há algo errado.

Isso vale também e principalmente para sensores de final de curso e de origem.

Bem pensado, se usarmos o NA E um cabo se romper a máquina funcionará normalmente e no momento que precisar o botão não vai funcionar.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #6 Online: 04/05/12 - 10:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #7 Online: 07/05/12 - 10:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Há algumas maneiras de fazer a coisa.

Normas americanas sugerem que quando este botão é premido, que se desligue a alimentação dos motores;

Já normas europeias sugerem que quando premido, que sinalize ao cnc que é emergencia e ele (cnc) faz para os motores.

Eu particularmente prefiro fazer a máquina parar com o cnc, mas isso vai de cada um.

Fabio,

Na realidade vc precisa ter os dois, o primeiro é o botão de emergência e o segundo é o Botão de parada ...

Explico: Imagine que seu PC saiu do ar e começou a mandar tudo que é porcaria p/ a porta paralela, o que vai adiantar vc sinalizar p/ o PC que está em emergência ? Precisa de uma medida radical, puxar da tomada ou um botão que corte a alimentação do sistema ... Portanto como o nome já diz "Emergência", OK ?!

O botão de parada é p/ vc ir almoçar, dar uma xixizada, ajustar o trabalho ou etc ... Quando retornar vc reinicia de onde parou pois o software te dá esta possibilidade.

Abs
Reinaldo



Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #7 Online: 07/05/12 - 10:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #8 Online: 07/05/12 - 10:50 »
Outra coisa ... O botão de parada fica no painel de controle e o de emergência ao lado da maquina ...

Botão de parada = Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Botão de Emergência = Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Obs: Botões de parada ou de emergência sempre devem ser vermelhos e com contatos NF.
« Última modificação: 07/05/12 - 10:51 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #8 Online: 07/05/12 - 10:50 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #9 Online: 07/05/12 - 14:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Imagine que seu PC saiu do ar e começou a mandar tudo que é porcaria p/ a porta paralela, o que vai adiantar vc sinalizar p/ o PC que está em emergência ? Precisa de uma medida radical, puxar da tomada ou um botão que corte a alimentação do sistema ... Portanto como o nome já diz "Emergência", OK ?!
Neste caso se usa um circuito chamado de "charge pump" onde tal circuito só habilita os motores quando este receber do PC (leia-se Mach3) um sinal em frequencia constante (no caso do Mach3 é algo em torno de 12 KHz se não me engano).

Isso serve para evitar aqueles trancos desagradáveis que a gente sente quando sem querer energiza a eletronica primeiro e liga o PC depois - durante o boot o estado dos pinos da paralela estão flutuando, e já sabe o resto.

Pois bem - este circuito serve também para as emergencias - o PC ficou doido, a placa pára de erceber este sinal, fim da estória.

Citar
O botão de parada é p/ vc ir almoçar, dar uma xixizada, ajustar o trabalho ou etc ... Quando retornar vc reinicia de onde parou pois o software te dá esta possibilidade.
Isso já tem - basta apertar a tecla Espaço para pausar a operação e RUN para retomar de onde parou.

Se quiser, dá para fazer botão externo...

« Última modificação: 07/05/12 - 14:15 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #9 Online: 07/05/12 - 14:06 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #10 Online: 07/05/12 - 16:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Neste caso se usa um circuito chamado de "charge pump" onde tal circuito só habilita os motores quando este receber do PC (leia-se Mach3) um sinal em frequencia constante (no caso do Mach3 é algo em torno de 12 KHz se não me engano).

Isso serve para evitar aqueles trancos desagradáveis que a gente sente quando sem querer energiza a eletronica primeiro e liga o PC depois - durante o boot o estado dos pinos da paralela estão flutuando, e já sabe o resto.

Pois bem - este circuito serve também para as emergencias - o PC ficou doido, a placa pára de erceber este sinal, fim da estória.

O que isto tem a ver com botão de emergência ?

Você está misturando tecnicas de proteção com emergência ... emergência não é algo previsível e nem sempre vem da eletronica ...

Isto que vc cita eu utilizo em microcontroladores e chama-se "watch dog", no bom português, Cão de Guarda !
Não vejo onde isto, que também é sujeito a falhas, possa substituir o bom e velho botão soco ?! ...  ???

Citar
Isso já tem - basta apertar a tecla Espaço para pausar a operação e RUN para retomar de onde parou.

Se quiser, dá para fazer botão externo...


Se já tem então só falta o de emergência.

Fico imaginando alguem com a mão debaixo da fresa, procurando a tecla de espaço com a outra e quando precionada o software interpreta e diz, deixa eu terminar este furo que já vou parar a maquina .... kkkkkk ?_1
« Última modificação: 07/05/12 - 16:15 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #10 Online: 07/05/12 - 16:12 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #11 Online: 07/05/12 - 16:26 »
Não disse em lugar nenhum que o cão de guarda substitui, mas entendo que deixei a entender isso porque escreví mal a coisa toda.

Eu creio que o botão de emergencia pode sinalizar ao cnc que é uma parada brusca - a opção de apenas parar ou derrubar o disjuntor geral do bairro é por conta do caboclo.

Eu normalmente coloco alguns botões-soco em torno da máquina, todos ligados no cnc que pára a execução (não é pausa)

Se tiver um sistema de cão de guarda, melhor (mas em muitos casos dispensável na minha forma de ver)
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #11 Online: 07/05/12 - 16:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:duvida botao emergencia
« Resposta #12 Online: 07/05/12 - 16:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu creio que o botão de emergencia pode sinalizar ao cnc que é uma parada brusca -

Discordo !

Citar
a opção de apenas parar ou derrubar o disjuntor geral do bairro é por conta do caboclo.

Dependendo do porte da maquina e de quem estiver preso nela eu não teria duvidas em derrubar a usina de Itaipu, se este for o recurso mais a mão ...
Mas como disse, depende da pessoa, com algumas eu faria o inverso, ligaria no 220 p/ terminar mais rapido .... kkkkk  ?_1 ?_1 ?_1 (BRINCADEIRA !)

Citar
Eu normalmente coloco alguns botões-soco em torno da máquina, todos ligados no cnc que pára a execução (não é pausa)

Por isto que chamamos de maquinas caseiras, aqui eu passo a extensão pelo chão, qualquer problema é só chutar o fio .... kkk  ?_1

Meu problema é que trabalhei muitos anos na industria projetando maquinas e a CIPA mandava mais do que qualquer gambiarrista ... rs ;D

Citar
Se tiver um sistema de cão de guarda, melhor (mas em muitos casos dispensável na minha forma de ver)

Se tiver demanda, estou a disposição p/ projetar e comercializar ! ...   ?_9
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:duvida botao emergencia
« Resposta #12 Online: 07/05/12 - 16:45 »

 

SiteLock