Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Rebaixo  (Lida 9110 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #30 Online: 09/05/13 - 20:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Marcão

Eu li este tópico há algum tempo já e não lembro direito do que tu precisava. Mas acho que neste caso específico tu não precisa se preocupar com as fresas ball nose. Acho que o pulo do gato neste teu caso específico é questão de vetorizar, gerar o relevo e criar corretamente a estratégia. Pelo que me lembro das tuas mensagens iniciais pode ser feito rapidamente...

... estou terminando algumas coisas aqui. Se tu tiver interesse ainda, amanhã a tarde leio o tópico na íntegra e passo alguma coisa, ok?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


Sempre....

Obrigado


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #30 Online: 09/05/13 - 20:47 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #31 Online: 09/05/13 - 21:40 »
PÔ ..... me parece que o Marcão tá só se fazendo......

O cara faz a peça e depois diz que não sabe que fresa usar......

Acho até que ele já sabia fazer o rebaixo e só perguntou pra depois dizer que aprende rápido.....

 :ixi: :ixi: :ixi:



Viu que não é dificil  ;D ;D


abração


"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #31 Online: 09/05/13 - 21:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #32 Online: 09/05/13 - 21:59 »
Meu filho Cientista33, nao é bem assim nao, esses dias nao podendo mexer muito com o pc, e nem poder ir para a oficina, andei pesquisando algumas coisas, e pensando e muito, tanto é que olha a maneira que eu fiz esse arquivo no artcam, e tente descobrir como eu fiz, nao esta com o percurso, pois como ja disse acima, para cada fresa, um arquivo... :bebebe:
Confesso no fundo do meu coraçao, apanhei pra :Censura:

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #32 Online: 09/05/13 - 21:59 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #33 Online: 09/05/13 - 22:42 »
Marcão

Importante é que a peça foi usinada, então o objetivo foi alcançado.

Não fez o relevo, mas vários percursos. isso é e não é relevante depois que o objetivo foi alcançado, só o caminho foi mais longo, não necessariamente mais demorado.

Na verdade a primeira imagem do tópico é que levei como referencia, os rebaixos eram "redondos" eu ia sugerir uma lima ou grosa meia cana   :sarro: depois naquele dxf era um rebaixo mais simples só que tinha uma voltinha mais chatinha, o que não daria para fazer só com uma lima meia cana, precisaria de um pouquinho de paciencia também  ?_1. E por fim a peça pronta com outro desenho no rebaixo. Então se o objetivo era um rebaixo como ficou na peça pronta, eu não faria o relevo, mas sim apenas usinagem mais simples, como perfilagem 2d e desbaste na parte do rebaixo com uma fresa "de canto arredondado"  ;D  que provavelmente foi o que fizeste. Mas se fosse como o rebaixo da primeira imagem, ai ficava dificil escapar de fazer o relevo.

De qualquer maneira é exercitando que se aprende. E quanto mais se aprende, mais macetes vamos pegando

fiz o relevo no teu arquivo. Usei qualquer medida pois não sei o quanto é a altura, mas serve para ver como ficaria a titulo de estudo mesmo. É fácil criar relevos desse tipo, planos, sem modelagem complicada, depois que se aprende, se faz os relevos só pra mostrar para o cliente como ficaria a peça pronta.

Abração

Esqueci :ixi: por isso esteou editando  ?_16

Os vetores ao lado do desenho são os vetores que servem para definir a seção transversal do relevo.
Os vetores no meio da posição do relevo (só uma linha reta) serve de guia para que o relevo seja "arrastado" ou seja a curva da trajetória.
« Última modificação: 09/05/13 - 22:46 por cientista13 »
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #33 Online: 09/05/13 - 22:42 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Rebaixo
« Resposta #34 Online: 10/05/13 - 12:04 »
Opa, já foi resolvido então,  :ok:

Desculpa, pois como comentei não reli o tópico inteiro pra ver a quantas estava.

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #34 Online: 10/05/13 - 12:04 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #35 Online: 10/05/13 - 17:36 »
 :anjo: por enquanto  eu acho que consegui entender esse trem ai, tenho uma duvida, com uma fresa apenas eu posso usinar tudo?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #35 Online: 10/05/13 - 17:36 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #36 Online: 10/05/13 - 21:11 »
Pode. Peças simples assim fica fácil. Só não usa usinar relevo em toda a peça. Vou dar uma de bonzinho e gerar os percursos no teu arquivo para ver como fica usinando com uma fresa só.

Já já posto o arquivo de volta
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #36 Online: 10/05/13 - 21:11 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #37 Online: 10/05/13 - 21:42 »
Veja que gerei varios percursos, dois para perfilar e dois de usinagem do relevo. Se salvar todos juntos vai ter um arquivo só.

Gerei para uma fresa de 6mm (não sei que fresa tens e também é só para fins didáticos pois não configurei velocidades de corte, mergulho, passe lateral, passe vertical)

Repare que para usinar relevo eu criei um retangulo ao redor do relevo para selecionar apenas essa parte do desenho. Isso resulta em menor tempo de usinagem.


O arquivo contem uns erros feitos pelo Marcão  ;D ;D

marcão ao extrudar deve ter usado subtrair relevo, isso ferz com que uma parte do rebaixo ficasse com 21 mm de profundidade, quando queria apenas 9mm, então se liga né.

Veja como ficou

PS.: gerei op arquivo para o EMC, mas não dá para postar o arquivo .ngc, então tive que renomear..... Seque sugestão ao MAC para liberar a extensão .NGC
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #37 Online: 10/05/13 - 21:42 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #38 Online: 14/05/13 - 16:55 »
Meus filhos, eu nao esqueci esse topico nao, desde ontem tava eu estudando esse arquivo do Cientista e resolvi fazer um teste, nao ser porque a minha cnc, alias, o mach, quando ele termina de usinar, nao volta para o ponto zero, sempre vai para X300 Y500 Z50 :irrit: ja desinstalei, instalei, verifquei uma  :Censura: de coisa e nada, agora vou dar uma procurada aqui e ver se tem alguma solução, mas, fiquem tranquilo que volto em breve...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #38 Online: 14/05/13 - 16:55 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #39 Online: 14/05/13 - 22:16 »
A máquina não volta pro zero porque ela é desobediente  :sarro: :sarro: :Garg: :Garg: ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Ou porque não mandou ela pra lá  :bebebe:

Isso não é problema da máquina ou do mach. Ao gerar o percurso no Artcam, no mesmo lugar que se configura o Z de segurança, se configura a posição inicial.

Por exemplo como o zero da minha máquina é na frente(não vão pensar bobagem  ?_8) , eu sempre ponho posição inicial com Y para ficar fora da peça que estou usinando, para que quando termine a máquina não fique me encomodando.

Abraço
« Última modificação: 14/05/13 - 22:17 por cientista13 »
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #39 Online: 14/05/13 - 22:16 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #40 Online: 15/05/13 - 16:24 »
Meu filhao Cientista33(ate hoje nao sei o seu nome kk) hoje estive conversando com o Ricardo por telefone, eu nao sei se eu que falo muito ou ele, ficamos umas 3 horas falando no telefone  :sarro: :sarro: ele alertou sobre uma coisa que acontece no artcam, eu nao sei se consigo explicar, vou tentar... depois ele entra aqui e explica melhor.... voce carrega um arquivo, faça o que tem que fazer para gerar o percurso, no artcan fica gravado algumas informaçoes, se tu nao prestar atenção quando for gerar outro arquivo, gera de acordo como estava o anterior, em partes digo... e tudo leva a crer que foi esse o meu problema....


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #40 Online: 15/05/13 - 16:24 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #41 Online: 15/05/13 - 17:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
hoje estive conversando com o Ricardo por telefone, eu nao sei se eu que falo muito ou ele, ficamos umas 3 horas falando no telefone

Marcao

Eh beleza, meio do mês contas todas pagas, só namora digo prozear. kkkkkk ?_29 ?_29 ?_29 ?_29 ?_29
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #41 Online: 15/05/13 - 17:27 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #42 Online: 15/05/13 - 17:52 »
Grande MARCIO.
Olha o ciumes hemmmmmmmmmmmmmm ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
o maior problema é quando chegar a conta do telefone para ele :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Sobre o problema do marcão.
isso ja aconteceu comigo, pois  recebi um arquivo ja  gerado no artcam, mas eu não cheguei a cortar e sim fiz um simulado no MACH 2.
bem, depois disso, todos os novos arquivos que eu faziua, o mesmo  estava  com o retorno da fresa errado.
fui verificar que na primeira  tela, quando abrimos  em MODELO NOVO,  a nomenclatura estava conforme o ultimo trabalho, isto é o arquivo que me foi enviado.
então quer dizer que nada batia com minha maquina.

levo a crer que como o artcam  mantem a ultima configuração da area de trabalho,  os novos modelos  estavam errados em relação a minha maquina., mas  os modelos existente  ficava tudo legal.
apenas refiz as configuraçõses e tudo voltou ao normal
acredito que me fiz entender
mas não  posso afirmar que isso seja o propblema do marcão   ,MAS .................
ABRAÇO
RICARDO
« Última modificação: 15/05/13 - 17:57 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #42 Online: 15/05/13 - 17:52 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #43 Online: 15/05/13 - 18:38 »
Acho que o problema do Marcão é "zóiosnovus".  :nhenhe: :bmetal: :nhenhe: :bmetal:

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #43 Online: 15/05/13 - 18:38 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Rebaixo
« Resposta #44 Online: 15/05/13 - 20:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
hoje estive conversando com o Ricardo por telefone, eu nao sei se eu que falo muito ou ele, ficamos umas 3 horas falando no telefone  :sarro: :sarro:
Marcao

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eh beleza, meio do mês contas todas pagas, só namora digo prozear. kkkkkk ?_29 ?_29 ?_29 ?_29 ?_29

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Olha o ciumes hemmmmmmmmmmmmmm ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
o maior problema é quando chegar a conta do telefone para ele :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
....
mas não  posso afirmar que isso seja o propblema do marcão   ,MAS .................
ABRAÇO
RICARDO

Sem comentários   

 ?_12 ?_13 ?_14 ?_15 :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi:
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Rebaixo
« Resposta #44 Online: 15/05/13 - 20:36 »

 

SiteLock