Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: instalação de spindlle e inversor  (Lida 1352 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ferro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +34/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
instalação de spindlle e inversor
« Online: 01/10/15 - 21:00 »
boa noite galera,acabei de comprar um spindlle de 2 cv + o inversor refrigerado a água  porem nao tenho a minima ideia de como instalar queria deixar funcionando pelo mach 3,comprei da Azanelli.

Clube CNC Brasil

instalação de spindlle e inversor
« Online: 01/10/15 - 21:00 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #1 Online: 01/10/15 - 21:55 »
Oi Marcos.. rssssssssssssssssssss
Refrigerado à água é o spindle e não o inversor.. rssssssssss
Eu não conheço os spindles da Azanelli mas de certa forma é bem fácil pois todos trabalham de forma parecida..
Tem possivelmente no inversor tres entradas, para energia trifásica.
Pode, caso não tenha o trifásico, alimentá-lo com o 220v monofásico mesmo...  só catar os dois fios 220v e ligar em qualquer uma das tres entradas.  A restante pode deixar sem nenhuma ligação.
A saída, entretanto, precisa necessariamente ter no mínimo 3 fios que sairão do inversor e ligarão na entrada do spindle.
Pode em alguns casos, ter um quarto fio de aterramento. Este, se tiver, é necessário ser ligado no "terra" da rede ou na carcaça da máquina.  É apenas por questão de segurança. Mas é bom ligar, caso o borne do spindle tenha esta opção. Caso não tenha, desconsidere.

E tá pronto... (em partes, pois é necessário ainda fazer os ajustes do inversor, (parametrização), caso ele não tenha já vindo parametrizado da fábrica. Nã maioria das vezes, se comprou os dois juntos, já está pré-configurado).
Caso tenha recebido um "manual" junto com a compra que fez, possivelmente lá tem informações a respeito e isto é muito específico, pois varia de marca para marca, e até de modelo para modelo, mesmo sendo da mesma marca...
Mas é só conferir isto, caso não tenha nada informando é bom entrar em contato com a empresa que te vendeu e pedir estas informações, sobre as parametrizações necessárias...
Não são muitos parâmetros que tem que ajustar não...  basicamente é só a frequência, a corrente e mais alguns poucos ítens..  o vendedor saberá te informar..
Quanto à ligação não passa disto que descrivi acima...  bem facinho de fazer..
Outra coisa que julgo conveniente te alertar: use fios com malha para evitar interferências ou mantenha-os longe dos fios por onde trafegam dados...   costuma acontecer umas doideiras quando há estas interferências e depois fica bem complicado de resolver.. melhor prevenir....
Use cabo com malha e aterre apenas um dos lados da malha, do contrário pode criar "laços" indutivos que irão deixar passar as interferências do mesmo jeito...
E é só..   ligar e ver o bichinho rodar...   mas se não tiver certeza do que tá fazendo, peça ajuda para um profissional...  melhor prevenir que remediar...

Eu pessoalmente prefiro ligá-lo e desligá-lo manualmente... existe, claro, a possibilidade de controlar o inversor pelo Mach3 mas eu nunca vi vantagens nisto...
É algo que eu considero (preferência minha, claro. Muitas pessoas acham isto muito bacana.. eu não vejo assim.. rssssss), mas eu considero desnecessário este controle. Me acostumei a sempre, antes de iniciar uma usinagem, ir lá e apertar o butãozinho.. rssssssssssss
E quando termina também vou lá e desligo manualmente...
Mas pode ser que vc ache realmente importante isto e se for o caso, só conferir se tua placa interface aceita este tipo de controle...  se aceitar também tá facinho..   só ver qual é a saída da interface e qual os pinos de entrada do inversor são responsáveis por isto, fazer os devidos ajustes e tá pronto...  bem fácil mesmo.. mas daí precisa saber com certeza quais são esta saída e entrada... sem conhecer a placa que vc usa e sem saber o modelo e marca do inversor, fica difícil te dizer quais são os pinos que precisam ser ligados.. mas isto também é uma informação que o vendedor pode te fornecer...
Só pergunta pra ele em qual pino do inversor precisa ser ligados os fios que saem da placa interface...
E precisa, claro, saber qual placa vc usa para saber quais são os pinos de saída de sinal...
Mas por enquanto vc pode ir brincando com ele da forma que está...  ligando manualmente.. rsssssssss
Quem sabe não acaba se acostumando e dispensando o controle digital?...   Eu me acostumei e não vejo necessidade disto..    experimente pra ver... 

Forte abraços e parabéns pela nova aquisição...
« Última modificação: 01/10/15 - 22:06 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #1 Online: 01/10/15 - 21:55 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #2 Online: 02/10/15 - 05:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
boa noite galera,acabei de comprar um spindlle de 2 cv + o inversor refrigerado a água  porem nao tenho a minima ideia de como instalar queria deixar funcionando pelo mach 3,comprei da Azanelli.
O spindle da azaneli ja vem parametrizado
eles dão suporte , se eu não me engano a pessoa que
da suporte se chama lucimar, da uma ligada pra eles e conversa
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #2 Online: 02/10/15 - 05:38 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #3 Online: 02/10/15 - 07:58 »
tambem  concordo  , pois ja que acabaste de comprar ,
o  mais correto  é vc entrar  em contato  para vc ter informações do  ´próprio fabricante e não  se esqueça de pedir o  sistema de ligação  via e-mail, pois se der alguma coisa errada vc tem  condições de  fazer  uma reclamação  e obter a garantia
A vantagem  de comprar aqui  no  brasil  e com  fabricantes daqui  mesmo  é  a garantia  do  sistema
não  que a ajuda do  mestre Edu  esteja errado, mas é melhor obter informações do  fabricante para evityar  dor de cabeça futura
não  se esqueça;  peça o  diagrama via e-mail
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #3 Online: 02/10/15 - 07:58 »

Offline Solov

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 121
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #4 Online: 02/10/15 - 10:53 »
Marcos

O nome do cara da Azanelli é Josemar,
Acrescento nas orientações do Edu que caso o spindle rode em sentido contrário, basta inverter os 3 fios que saem do inversor para o spindle
Eles ja mandam parametrizados, mas de qualquer forma abaixo segue a parametrização.

Parametrização

ACC  10
DEC  10
F21  400 (FREQUENCIA QUE DEVE SER ALTERADA)
F20 400 (FREQUENCIA QUE DEVE SER ALTERADA)
F22 400 (FREQUENCIA QUE DEVE SER ALTERADA)
H30 potencia do motor
H31  2
H32  0
H33   corrente do motor
I5  400 (FREQUENCIA QUE DEVE SER ALTERADA)
I10  400 (FREQUENCIA QUE DEVE SER ALTERADA)
DRV 0
FRQ 2

PARA FAZER O RUN/STOP FORA DO PAINEL:
P1 + CM

PARA UTILIZAR POTENCIOMETRO:
V1 + VR + CM

No potenciometro o máximo é 400 que equivale  a 24.000 rotações, para velocidades menores fazer regra de 3. Ou seja 200 igual a 12.000 rotações
Solov

Clube CNC Brasil

Re:instalação de spindlle e inversor
« Resposta #4 Online: 02/10/15 - 10:53 »

 

SiteLock