Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida com precisão no corte  (Lida 1359 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Daniels Fall

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Duvida com precisão no corte
« Online: 22/07/18 - 14:58 »
 Olá pessoal, boa tarde. Montei uma router cnc a pouco tempo, estou ainda na fase de testes. A maquina tem as seguintes configurações...
 Cremalheira mod1.5 com motores nema23 24kgf.cm e redução 2:1 por correia sincronizada no eixo X e Y (2 motores no y)
 Usei 3 perfis estrutural de aluminio 60x30 + 1 de 30x30 fixo em 2 chapas de 1/4 para sustentar o eixo Z ou seja, a maquina tem uma torção minima no eixo Z, porem.. como estou fazendo os testes movimentando ela apenas no eixo X, está torção nem existe.
 Tenho uma tupia aclopada ao eixo Z.
 Uso o Mach3, calibrei os eixos usando a própria ferramenta do software (axis calibration - set steps per unit) com uma régua metálica de 1 metro (fiz um percurso de 700mm). A maquina percorre com exatidão as distâncias sugeridas no software.

 Estou fazendo alguns desenhos no SketchUp, salvo com extensão .dwg e abro no ArtCam para fazer o percurso.
 Comprei uma fresa de 1/4 (6.35mm) para mdf (estou testando em mdf) com haste de 6mm. Pois bem.. Faço todas as configurações no ArtCam, coloco o diametro da fresa e quando chega ao fim da usinagem, as medidas ficam erradas.
 Configurei no ArtCam fresas com outros diametros, porem.. sempre usinando com esta mesma fresa de 6.35mm e consegui um resultado quando setado o diametro desta fresa em 5.9mm. Fiz alguns prints para q talvez fique mais claro..

 
 Aqui o desenho no SketchUp
 

 Precurso usando desbaste no ArtCam
 

 Cortes
 

 Oque poderia estar configurado errado na maquina pra tanta diferença nas medidas?
 Detalhe: eu fiz varias medições do sulco que esta fresa de 1/4 faz no mdf e a medida foi de 6.20mm e não 6.35mm, porem tenho que configurar como se fosse uma fresa de 5.0mm no ArtCam e mesmo assim, o rasgo de 10mm ficou menor.

 Obrigado.

Clube CNC Brasil

Duvida com precisão no corte
« Online: 22/07/18 - 14:58 »

Offline Daniels Fall

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida com precisão no corte
« Resposta #1 Online: 23/07/18 - 07:32 »
 Na verdade o erro é simples (não sei se simples de resolver). Fiz um retangulo bem simples no ArtCam com 30mm/10mm para usinar por dentro (desbaste) com uma fresa de 6mm e ficou com 29.6mm/9.6mm em alta e baixa vel. Tambem fiz um percurso por codigos na tela MIDI (claro que descontando o dir da fresa) pra fazer este mesmo retangulo, e as medidas ficaram exatas 30mm/10mm.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida com precisão no corte
« Resposta #1 Online: 23/07/18 - 07:32 »

Offline Daniels Fall

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida com precisão no corte
« Resposta #2 Online: 23/07/18 - 09:13 »
edit:
 Acho que descobri qual é o problema, parece que a direção do corte influencia no diametro final usinado. Estou usando corte no sentido horario de fora para dentro e agora as medidas estão ficando boas.

 OBS: A opção edit dos topicos não esta funcionado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida com precisão no corte
« Resposta #2 Online: 23/07/18 - 09:13 »

 

SiteLock