Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira  (Lida 3103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Deives

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Online: 24/04/13 - 11:50 »
Olá amigos, primeiramente gostaria de pedir desculpas caso cometa alguma besteira, sou iniciante neste fórum...

Bom estou com uma bronca aqui, estou tentando montar minha cnc laser caseira, utilizando este projeto americano:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Como podem ver ele é totalmente funcional, apesar de ser feito com materiais alternativos, ele se desempenha com boa precisão.

Seguinte problema apareceu para mim na hora de mandar executar o programa para a cnc gravar.
No programa GCODESENDER ele le o arquivo da imagem e transforma em coordenadas para o Arduíno...
só que ele aparece o comando G90 e fica parado nele... não executa mais nada... lembrando que o G90 é o primeiro comando das linhas.
O que poderia ser? Problema no software ou problema com a maquina em si o Arduíno.?

Desde já muito agradecido...

Clube CNC Brasil

Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Online: 24/04/13 - 11:50 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #1 Online: 24/04/13 - 16:15 »
G90 aparece na frente de todas as linhas de programa?

Por gentileza, poste aqui o arquivo que dá erro para a gente dar uma olhadela...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #1 Online: 24/04/13 - 16:15 »

Offline Deives

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #2 Online: 25/04/13 - 14:08 »
Olá fgilii, Hoje pela manha consegui descobrir o problema, o problema estava na programaçao do arduino, que não respondia ao PC, sendo assim o programa Gcode sender não partia da primeira linha de codigo...
Mas consegui resolver isso...
Mas agora tenho uma outra duvida, como utilizei um sistema de driver de CD para testes, estes motores quando colocados em velocidade eles derrapam a paste da bandeja, por isso preciso saber como posso diminuir a velocidade do motor quando ele passa de uma letra para a outra, quando ele esta em corte eu consigo diminuir a velocidade, mas não sei como diminuir a velocidade dos motores quando estão no intervalo entre as letras, que eles vão ao máximo de velocidade...
 
O que devo fazer? tem algum comando G para isso? Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #2 Online: 25/04/13 - 14:08 »

Offline Deives

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #3 Online: 25/04/13 - 14:12 »
Mais umas fotos

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #3 Online: 25/04/13 - 14:12 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #4 Online: 25/04/13 - 16:23 »
Se o motor "derrapa", me parece ser sinal de que talvez a aceleração seja muito alta para este eixo - coisa que talvez voce deva ter certo controle através do programa que configura isso .

Pode ser uma combinação de coisas - velocidade e aceleração muito altas para cursos em G0 (G zero é o comando que diz para ir rápido - a máxima velocidade que está configurada para este eixo), ou velocidade (e aceleração) muito alta para este motor - motores pequenos demais para a carga ou mau alimentados causam esta impressão de patinar.

Pode ser ainda o tamanho dos pulsos de passo - estariam durando muito pouco tempo e com o aumento da frequencia dos sinais há uma perda de sincronismo se é que posso dizer assim...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #4 Online: 25/04/13 - 16:23 »

Offline Deives

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #5 Online: 10/05/13 - 14:40 »
  Bom agora a maquina esta pronta e rodando...

  Mas fiquei com outro problema, eu utilizo o Inkscape para fazer os desenhos e criar o arquivo gcode e uso o gcodesender para a maquina rodar...   
  Gostaria de saber se tem algum outro software para mim substituir o Inkscape pois ele é meio limitado... 

  Alguém tem alguma sugestão?

  Desde já agradecido...
« Última modificação: 10/05/13 - 15:43 por Deives »

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #5 Online: 10/05/13 - 14:40 »

Offline Deives

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #6 Online: 10/05/13 - 18:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se o motor "derrapa", me parece ser sinal de que talvez a aceleração seja muito alta para este eixo - coisa que talvez voce deva ter certo controle através do programa que configura isso .

Pode ser uma combinação de coisas - velocidade e aceleração muito altas para cursos em G0 (G zero é o comando que diz para ir rápido - a máxima velocidade que está configurada para este eixo), ou velocidade (e aceleração) muito alta para este motor - motores pequenos demais para a carga ou mau alimentados causam esta impressão de patinar.

Pode ser ainda o tamanho dos pulsos de passo - estariam durando muito pouco tempo e com o aumento da frequencia dos sinais há uma perda de sincronismo se é que posso dizer assim...



Vc teria alguma ideia para mim?

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com 'GCODESENDER' CNC LASER caseira
« Resposta #6 Online: 10/05/13 - 18:21 »

 

SiteLock