Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida sobre 5 eixos  (Lida 893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline felipedelio

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Duvida sobre 5 eixos
« Online: 15/10/11 - 09:36 »
Bom dia a todos, o que me leva a incomodar os "mestres" do forum é a seguinte dúvida:
Na empresa onde estou trabalhando o pessoal da operação da router de 5 eixos (não vou fazer marketing dando marcas) esta com um problema referente a posição de furos realizados em uma peça tal....explico >>>
Foi usinado um corpo em formato retangular que em um dos seus lados leva um furo
O mencionado corpo tem as seguintes dimensões: 20x20x500 e um furo em um dos lados de 20mm no centro (furo de 3mm de diâmetro).
O problema é que este furo não esta ficando exatamente no centro dos 20mm.
Quando fiz o seguinte comentário para o programador e para o operador : "Acredito que o problema seja porque a altura da ferramenta não esteja "zerada" antes do inicio da usinagem". O operador e o programador me disseram que não tem nada a ver dado que o furo esta sendo feito com o eixo "A" e não com o "Z", por isso que a altura da ferramenta não é considerada, e sim a altura do material.
É por isso que estou solicitando aos "mestres" uma luz sobre este dilema.
Muchas Gracias
Felipe De Lio (Nova Petrópolis, RS)   

Clube CNC Brasil

Duvida sobre 5 eixos
« Online: 15/10/11 - 09:36 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #1 Online: 15/10/11 - 11:19 »
Felipe,

Normalmente é erro de offset de ferramenta ou de descrição de posição angular.

É necessário saber a geometria da máquina e como ela lida com o posicionamento da ferramenta.

É a peça quem gira ou é o cabeçote que se posiciona para fazer o furo angular?
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #1 Online: 15/10/11 - 11:19 »

Offline felipedelio

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #2 Online: 16/10/11 - 18:02 »
Obrigado, pelo interesse grande mestre, pelo que pude observar é o eixo que se movimenta, não a peça.Porem amanhã vou ver o resto da sua incógnita, de repente o nobre colega descasca esse abacaxi. Pelo que me consta o pessoal esta a tempo lidando com esse problema, e sempre tem o mesmo problema. Quando eles percebem a diferença que existe entre o que foi mandado a cortar e o que resulta na peça (mais ou menos 2mm) ficam arrumando parâmetros na maquina, porem é muito demorado, e acabam com um setup por demais extenso.
Obrigado.
Felipe De Lio

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #2 Online: 16/10/11 - 18:02 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #3 Online: 17/10/11 - 08:06 »
Pois é - normalmente o pessoal compra este tipo de máquina pensando que irá resolver o problema, mas por falta de preparo descobrem que o buraco é mais fundo...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #3 Online: 17/10/11 - 08:06 »

Offline felipedelio

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #4 Online: 17/10/11 - 18:03 »
Boa tarde Fabio e amigos do forum, mais uma vez obrigado pelas suas considerações referentes ao meu tópico. Porem é como o amigo comentou, muitas vezes os "compradores" vão no oba-oba da galera e pensam que estão fazendo um grande investimento. Hoje, infelizmente não pude passar pelo setor onde esta esse centro de usinagem (queimou o motor que puxa um dos coletores de serragem "silo") e foi uma correria para não acabar a tempo, ficou para amanhã!
Mais só por mero comentário, esse procedimento que esta dando errado, poderia ser feito de outra forma sem necessidade de acionar o 4° eixo.
Abraço Fabio.
Obrigado
Felipe De Lio

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #4 Online: 17/10/11 - 18:03 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #5 Online: 17/10/11 - 19:48 »
Se puder postar fotos da máquina e fazer algum comentário mais detalhado sobre este procedimento, agradecemos

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre 5 eixos
« Resposta #5 Online: 17/10/11 - 19:48 »

 

SiteLock