Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Começando meu 1º projeto.  (Lida 8628 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Começando meu 1º projeto.
« Online: 24/03/09 - 13:33 »
Boa tarde a todos do CLUBE CNC.

Gostaria que os colegas descem uma olhada neste projeto, e um simples esborço que fiz para que todos tenhão uma ideia, e se essa ideia pode vingar, e o que eu espero, pq e meu primeiro.

Obs: se der para vcs opinarem ficarei agradecido.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Começando meu 1º projeto.
« Online: 24/03/09 - 13:33 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #1 Online: 24/03/09 - 13:38 »
Amigos boa tarde.

Estou com uma duvidas danada a respeito de motores, aqui em bh eu achei ums motores de impresoras da marca MINEBEA, só que eu nao estou conseguindo identificar qual e a força desce motor, e se da para colocalo na minha maquina, ja que ela e para corta acrilico e madeira de espesura fina, vou posta aqui as descrições dos motores e foto do mesmo, a outro detalhe e que o motor ele vem com cabo flat e não com cabos normais, se que tem como saber como eu faço para ligar esse motor?

Muito obrigado a todos.
« Última modificação: 24/03/09 - 13:42 por radar »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #1 Online: 24/03/09 - 13:38 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #2 Online: 24/03/09 - 21:13 »
Radar,

Seu projeto tem tudo p/ dar certo, não vi nada de anormal !

Sobre o motor : Passa os detalhes que tem na etiqueta pra ver se achamos algo na net... p/ saber como ligar vc vai precisar fazer alguns testes, mas depois eu te explico, ou alguem explica ... não é dificil !

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #2 Online: 24/03/09 - 21:13 »

F2S

  • Visitante
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #3 Online: 24/03/09 - 21:26 »
Radar,

Esses motores você retirou de que impressoras?

Caso você tenha facilidade de encontrar impressoras ( sucata), para retirar os motores de passo, procure por impressoras matriciais, de preferência Elebra, Rima, etc. Isto é claro se você não quiser adquirir motores novos. Não estou dizendo que esses motores não poderão ser utilizados, mas penso que devem ter torque de  + ou - de 1 a 2kgf. Veja um parecido da Akiyama, leia o datasheet e compare com o seu motor, com as informações que vem nele.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #3 Online: 24/03/09 - 21:26 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #4 Online: 25/03/09 - 07:13 »
Amigos, bom dia.

Agradeço a colaboração de vcs nessa minha empreitada, meu projeto que estou desenvolvendo e para corta aqueles bichos feito de madeira, como dinossauros, motos, peixes enfim e para isso que quero a fresadora, entao, vcs acham que esse tipo de motor serve, pois nao acho que vai fazer grandes força não, pois o material sera muito fino de 2 a 3 mm de espessura.

As especificaçoes do motor sao essas: P/N   EM -248
                                                     TYPE 17PM - K303 - P1L
                                                     NO.    T6518 - 0

O motor e da minebea.
Estou postando as especificaçoes que tenho dessa marca, se vcs puderem me ajudar com ( força KGF/CM, Voltagem, passo),com  isso ficarei nuito agradecido.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #4 Online: 25/03/09 - 07:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #5 Online: 25/03/09 - 17:19 »
Radar,

Não achei nada sobre este motor, mas acredito que seja fraco ... deve ser de uns 2 a 3 kgf ... veja, estou sendo um pouco mais generoso que o amigo Serrão, mas não sei se estou certo ... ?!

Os motores e drivers são peças importantes em uma maquina deste tipo, se voce não caprichar nestes itens podera se decepcionar com os resultados ... meu conselho é investir um pouco mais de grana e adquirir motores de 15 kgf ...

A Akiyama tem motores nesta faixa que são muito bons e o preço deles é bem atrativo, acho que vale a pena gastar alguns dinheiros nestes itens ...

Se fosse uma ploter, eu acho que seus motores dariam, mas p/ cortar dinos voce não vai conseguir produção que te anime a continuar ...

Mas é só a minha opinião !


Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #5 Online: 25/03/09 - 17:19 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #6 Online: 26/03/09 - 09:46 »
Muito Obrigado Mac, fico feliz pq, gasta e nao ter nenhum retorno e ####, mas vou olhar sim, vou reavaliar meu projeto, mas sem desistir.
 ?_18 ?_18 ?_18
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #6 Online: 26/03/09 - 09:46 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #7 Online: 31/03/09 - 10:09 »
Caros amigo, resolvi modificar meu projeto para esse que estou postando agora, pois aqui em BH ta #### achar certas coisa, entao resolvi mudar minha maquina para uma maior, sendo que vou adiquir parte dos componentes em São Paulo, Curitiba e por ai vai, ja que vou gasta mesmo então que eu gaste com uma coisa que presta, fazer gambiara não da.

Peço aos colegas mais experientes ( não fiquem chateados os novatos, não desmeresendo nimguem ) que olhem esse projeto e me digão qual a distancia que devo deixar no eixo Z.

Muito obrigado a todos.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #7 Online: 31/03/09 - 10:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #8 Online: 31/03/09 - 10:41 »
Radar,

O Camargo pode dizer melhor, mas pelo que vejo por ai, 10 centímetros de curso é o suficiente ... digamos, descontando a maquita e o tamanho da broca, deixe 10 cm da mesa ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #8 Online: 31/03/09 - 10:41 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #9 Online: 31/03/09 - 11:43 »
Muito obrigado Mac.

Mais uma coisa, de uma olhada nesse desenho e ve se devo colocar guias de diamentro maior, elas estão com 20 mm de diametro, ou se devo reforça as laterais de eixo X.

A espessura das chapas que eu vou usar e 3/8, sera que vai aguentar ?
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #9 Online: 31/03/09 - 11:43 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #10 Online: 31/03/09 - 12:36 »
a distância efetiva desse suporte até a tampa de sacrifício nÃo é necessáriamente o curso efetivo do Z, pois se o motor estiverdeslocado abaixo do ponto final do suporte vc perde em cusro pra cima.. dá pra entender?
'
já posto um desenho...


mas veja.. pela pouca experiência que eu tenho um curso ütil da ferramenta de uns 8 CM pra cortar MDF (artesanato) dá e sobra muito...

'já posto um exemplo..

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #10 Online: 31/03/09 - 12:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #11 Online: 31/03/09 - 12:55 »
Eu acho que um reforço nas laterais é bem vindo, o diametro das guias me parece bom ...

Mas vamos ver o que acham os amigos mais experientes ? ...  ?_21
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #11 Online: 31/03/09 - 12:55 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #12 Online: 31/03/09 - 13:13 »
tá ai..
 a medida mais Otimista tem de ser X (que é a medida Máxima sobre o carro do Z sobre a tampa de usinagem da Máquina.

VEja quanto maior for essa medida mais espaço terá para usinagem, em contra partida terá mais problemas com Flexões do Carro e possibilidade de trocões no conjunto devido ao uso de guias como as que escolheu.

possivel é... ( eu uso assim), mas limite bem baixo o Z pra ter menos dores de cabeça com flambagem.

segue imagem do curso do Z. no meuponto de vista Ideal.

abraços e boa Sorte.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #12 Online: 31/03/09 - 13:13 »

Offline radar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #13 Online: 31/03/09 - 15:10 »
Muito obrigado Fcamargo, sua ideia me alertou para outras coisas, vou fazer as coreçoes e depois volto a posta novamente. Muito obrigado.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Minha filosofia sobre CNC. Isso é compreender e ser capaz de fazer algo funcional, sem ter que usar materiais e componentes caros e difíceis de encontrar.

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #13 Online: 31/03/09 - 15:10 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #14 Online: 01/04/09 - 12:51 »
disponha

Clube CNC Brasil

Re: Começando meu 1º projeto.
« Resposta #14 Online: 01/04/09 - 12:51 »

 

SiteLock