Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Painel solar  (Lida 10306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #15 Online: 09/03/13 - 19:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
é, com certeza o consumo do chuveiro é elevado mas o item que consome mais em uma residência é a geladeira, é ali que quero chegar... umdia pelo menos ?_23

Se consumir menos cerveja, vai diminuir o consumo de energia eletrica na geladeira,

então ai tem uma duvida cruel: ?_12 ?_12 ?_12
 
cervejinha gelada ou o custo da energia eletrica ?_4 ?_4
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #15 Online: 09/03/13 - 19:40 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #16 Online: 10/03/13 - 18:29 »
ai pegou pesado! sem cerpa gelada não dá! ?_4

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #16 Online: 10/03/13 - 18:29 »

antonitti

  • Visitante
Re:Painel solar
« Resposta #17 Online: 21/01/15 - 06:32 »
Caros amigos, vendo este topico, calro sempre aparece uma ideia, em vista que aqui na italia, varias empresas fornecem tudo gratuito, paineis e tudo necessario, eles utilizam o telhado da residencia ou uma parte do terreno, tu ha uma cota de desconto na conta de energia e o que nao vem utilizado pela residencia, fica para eles, gostaria de saber se alguem utiliza o sistema de energia solar para trabalhar com o maquinario tanto cnc quanto maquina laser?

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #17 Online: 21/01/15 - 06:32 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #18 Online: 21/01/15 - 06:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caros amigos, vendo este topico, calro sempre aparece uma ideia, em vista que aqui na italia, varias empresas fornecem tudo gratuito, paineis e tudo necessario, eles utilizam o telhado da residencia ou uma parte do terreno, tu ha uma cota de desconto na conta de energia e o que nao vem utilizado pela residencia, fica para eles, gostaria de saber se alguem utiliza o sistema de energia solar para trabalhar com o maquinario tanto cnc quanto maquina laser?
NOBRE AMIGO
Tirando  estes países ISLAMICOS,  que matam  em nome de HALA :irrit: :irrit: :irrit: ?_49 ?_49 ?_49 ?_49 ?_49
e os países como  BRASIL,  argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e outros deste lado  daqui ,  que são  o LIXO  DO  MUNDO, os outros mesmo  com  todos os problemas são muito  melhores que esta M   E   R   D  A   de brasil
vc acha que neste paizinho  aqui alguém  vai  dar  painel solar para alguém :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: ?_8 ?_8 ?_8
Colocaram  esta porcaria chamada dilma NOVAMENTE NO PODER, e agora aguentam  o tranco
é muito  fácil  administrar, quando  falta grana , aumenta imposto, cria imposto, aumenta a gasolina , a luz  , mas este povo de  m   e r  d a   merece isso, pois o  que importa é a cesta básica, aUXILIO  GAZ,
O povo  foi  a rua por causa de 0,20  centavos da passagem, mas não  vai  a rua, por causa dos R$ 3.500,00 DE AUXILIO  MORADIA DE UM DEPUTADO,r$, 3,700,00 de auxilio alimentação, R$ 3,500,00  auxilio  terno, e R$ 80.000,00 para manter um gabinete com meia dúzia de otarios  que deixam a metade do salário  no  bolso  deste safados
fora,  gasolina de graça,  passagem de  avião  de graça,  selo  de graça, todo o material  para escritório de graça, FORA A SALA DE GRAÇA, LUZ DE GRAÇA
falo  apenas  dos deputados federais
Vc acha que neste pais, a ONS vai  deixar  a gente AJUDAR A GENTE  produzir nossa própria energia  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
A Petrobrás gasta bilhões para retirar  petróleo  do pré sal, mas não   monta  refinarias para produção de gasolina :irrit: :irrit: :irrit:
o PETRÓLEO  AUMENTA LA FORA, E A GASOLINA AUMENTA AQUI, MAS E AGORA QUE O  BARRIL, DESPENCOU, POR QUE QUE NÃO  ABAIXA A GASOLINA
Dizem , que é para recuperar o  que perderam
Eles não  perderam , e sim  FORAM  ROUBADOS

vc por acaso tem  um cantinho  ai  para mim, pois é só  falar  que me mando  agora mesmo
abraço
ricardo


Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #18 Online: 21/01/15 - 06:55 »

antonitti

  • Visitante
Re:Painel solar
« Resposta #19 Online: 21/01/15 - 09:26 »
Amigo ze ricardo, quando decidimos partir e procurar as nossas origens aqui, nao pensamos duas vezes, mesmo nas dificuldades, falta de trabalho, sobrevivemos e graças ao bom deus muito bem, claro que quem propicia estes serviços sao sempre gestidos da mafia, mas o importante è o frato de agilizar muito a coisa, se tu tem um terreno eles alugam por anos, mesmo que depois de 20 tu deve se virar com a sucata que deixam dos paineis, mas nao è pouco o aluguel que pagam pior um terrno para colocar tanto aeolico quanto o solar, o tal rescaldamento para agua, custa em torno 700 euros, 2100 no brasil, mas tu tem agua quente para casa e rescaldamento, no final para nos nao è nem mesmo caro, tem muitas empresas principalmente italianas querendo entrar no brasil para implantar a tecnologia economica por ai, mas se batem na burocracia, enquanto nao sairmos da ditadura penso que o brasil vai ficar parado no crecimento, que nao depende do governo ( pois nao faz nada para melhorar, vejo nas noticias cada dia a coisa pior e tem quem diz que o brasil saiu de uma crisi no governo lula) se o povo nao levanta as mangas e vai trabalhar quero ver governo ajudar alguem.

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #19 Online: 21/01/15 - 09:26 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #20 Online: 18/03/15 - 10:40 »
Pessoal sou novo aqui no forum, mas quero contribuir com o assunto apesar de antigo o post. Eu tenho e eu mesmo montei uma micro geração 7.5Kw aqui em minas gerais minha concessionaria é a cemig, então boa parte do que eu disser somente serve para esta região.
Compensa??? Eu acho que ainda não. Se pelo menos tivesse um financiamento a longo prazo com parcelas menores que sua conta de energia ai possivelmente.
Da prejuízo???  Não... (mas como assim algo que nao da prejuízo da lucro) se voce achar que 15 ou 20 anos para começar a ter retorno é lucro ai tudo bem.
Mas qualquer duvida sobre o assunto fiquem a vontade de perguntar.

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #20 Online: 18/03/15 - 10:40 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #21 Online: 18/03/15 - 11:34 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Manda umas fotos, documentação dos produtos e esquema de ligação, se possível  ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #21 Online: 18/03/15 - 11:34 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #22 Online: 18/03/15 - 12:36 »
Mando sim Lucas... assim que possivel... vou te mandar um custo estimado tb. porque ja faz mais de um ano que montei.

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #22 Online: 18/03/15 - 12:36 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #23 Online: 18/03/15 - 12:46 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Legal, é muito complicado a montagem?  E quanto aos equipamentos, é muito difícil a aquisição?
Você teve o resultado esperado?
Estou perguntando isso por que como você deve ter visto neste tópico, temos um colega que tem muito interesse de montar sua própria geração, e quem sabe essa não seria a solução para ele, você nos passando as dicas , vai nos mostrar a viabilidade, e quem sabe, guiar os interessados.
É necessário uma área muito grande?
Sei que os custos de montagem são altos, e os custos de manutenção?

Desculpe tantas perguntas .........

Obrigado
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #23 Online: 18/03/15 - 12:46 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #24 Online: 18/03/15 - 13:13 »
Com essa falta de chuvas, e o aumento da energia elétrica, muitos vão investir em painéis solares e aquecedores para economizar na conta de luz.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #24 Online: 18/03/15 - 13:13 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #25 Online: 18/03/15 - 13:56 »
realmente seria interessante  as informações  gerais e fotos do  sistema para analisarmos, pois apesar  de fazer  ou  não  fazer, este tema é bem  enteresante
aprender nunca  é demais

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #25 Online: 18/03/15 - 13:56 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #26 Online: 18/03/15 - 14:05 »
Que legal terem ressuscitado esse tópico!!

Estou pesquisando ainda sobre o possível controlador de carga para 96v que não seja tão caro... pois a
minha proposta é fazer um sistema de geração de energia de baixo custo....
Mas estou dando continuidade aos outros componentes do sistema....

Uma hora esse projeto vai sair ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #26 Online: 18/03/15 - 14:05 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #27 Online: 18/03/15 - 18:48 »
LoluKas?
* A montagem é muito simples,(Segue o esquema de ligação em anexo) Na verdade só tem DPS mas só vale pra cemig pode ser que sua concessionaria tenha um padrão de ligação diferente. (No projeto foi retirado o DSV dispositivo de seccionamento visível. Não é mais obrigatório) Você vai precisar  de um engenheiro para assinar o projeto Se precisar te passo em MP o engenheiro que assinou meu projeto. Caso nao consiga entender o diagrama me avise.

Qual sua concessionaria de energia???

* São equipamentos fáceis de encontrar no mercado nacional (Não são baratos) Os equipamentos tem que ser homologado pela concessionaria esta empresa vende os inversores Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login. Você tem que calcular qual a seu consumo para dimensionar os inversores e os painéis. Caso tenha interesse em comprar mando em MP o contado de um bom vendedor.

* Os painéis comprei de uma empresa aqui da região. Minha geração é de 2.5Kw pico hora ou seja dez painéis. Mas posso expandir até 7.5Kw pico hora. O painel que coloquei foi este  " YL245P-29b" Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  a dimensão de cada painel é de 1650 x 990 MM Então no meu caso é isso vezes 10, Coube em minha varanda que por sorte é direcionada para o norte.  Não pode ter sombreamento nenhum, uma pequena parte do sistema sombreado inutiliza o sistema inteiro as placas tem uma resistência interna muito alta

* O espaço ocupado é de mais ou menos  10 metros por 1,60. mas estas placas tem que estar em um ângulo de +- 23 graus direcionado para o norte.

* Custo de manutenção?  Não poso te dizer já que o sistema é novo. mas pra você ter uma ideia os equipamentos foram dimensionados para trabalhar por 30 anos. Os painéis tem garantia de fabrica de 10 a 20 anos alguns modelos. Eles não são inutilizados depois de 30 anos e sim começam a perder desempenho se não em engano de 10% em 30 anos.

* Resultado esperado?  Eu pagava em media 150,00 reais por mes, hoje pago 30,00 reais por mês e uma particularidade do sistema de compensação é que o excedente gerado posso repassar para uma outra conta do mesmo titular. posso consumir estes excedentes em até 36 meses depois disso você perde os créditos.

* Pode perguntar a vontade o que eu nao souber a gente aprende juntos.

ALEC 

 Sinto lhe informar mas as concessionarias não aceitam equipamentos sem homologação. E se você colocar um sistema clandestino e o seu relógio for o digital você vai pagar pela geração e pelo consumo. Ele mede sua geração como se fosse consumo, isso foi comprovado por mim. Mas se o seu relógio for aquele antigo de ponteiros vi falar que ele gira ao contrario se for maior o consumo que a geração.


           Mas não é tudo mil maravilha não, voce tem que pagar um minimo em dinheiro, este minimo cobrado depende de sua rede  se for trifasico voce paga 50Kw, bifasico 25Kw. monofasico 13 Kw. Tem tambem a iluminação publica que é regida por lei municipal no meu caso é  0 a 30kw  2%, 31 a 50Kw 4% , 51 a 100Kw 6%, 191 a 200 10%, 201 a 300 Kw 15%, Acima de 300 Kw 17%.

No caso da cemig estes são as regras

Estas são as normas que norteam a micro geração redigido pela annel.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estas são as exigencias da comcessionaria cemig. cada concessionaria tem seu proprio regulamento
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

José Ricardo. Assim que possível mando fotos da micro geração.

Este site pode ajudar a esclarecer duvidas tb Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fique a vontade para perguntas


 
« Última modificação: 18/03/15 - 19:17 por marinilson »

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #27 Online: 18/03/15 - 18:48 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #28 Online: 18/03/15 - 20:40 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Pergunto:

Então não posso me desconectar durante o dia da concessionaria e reconectar a noite onde meu consumo é menor, eu estaria utilizando 100% da minha geração, sem me preocupar com os excedentes., pois digamos que minha intenção fosse alimentar minha casa e fabrica, e o excedente deixa pra la, e a noite conecto a concessionaria e acendo umas lampadas e pronto. Pago sempre o minimo.
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #28 Online: 18/03/15 - 20:40 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #29 Online: 18/03/15 - 23:25 »
Voce não levou em consideração que o sol não é constante. se seu sistema é coberto por uma nuvem sua geração vai lá pra baixo naõ chega a zerar mas pra ter uma ideia de 2500w ele chega a 300w, por isso os sistema é dimensionado bem acima de seu consumo. Por exemplo meu sistema gera 2.5Kw pico hora. mas meu consumo é de 10Kw dia. Não vejo vantagem no que você propôs. O interessante do sistema é esta troca de credito.
             E eles fazem esta troca com você porque economiza agua na represa geradora. Concorda comigo que se 10% da geração nacional fosse de painel solar eles economizariam 10% de agua nas represas. Na Europa e principalmente na Alemanha isso é comum há muito tempo. Aqui só foi liberado há dois anos porque nosso sistema esta no gargalo concorda que se eles tivessem agua saindo pelo ladrão não teriam liberado

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #29 Online: 18/03/15 - 23:25 »

 

SiteLock