Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvidas no dimensionamento do projeto  (Lida 3021 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Online: 16/06/13 - 23:51 »
Saudações amigos.

Como disse anteriormente, tenho interesse em montar uma fresadora para estudos, e estou com algumas dúvidas referentes ao dimensionamento da máquina.
Fiz um projeto da estrutura e movimentação (fotos anexas). minha principal dúvida até o momento é a seguinte:
Quando esta máquina começar a trabalhar, ela vai se deformar? as guias estão bem dimensionadas? os fusos estão bem dimensionados?

Vamos a alguns dados técnicos:

Esta máquina, será usada para usinar MDF e acrílico, nada mais duro que isso, pois é para fins de estudo.
Medida total da máquina: 1300mm por 1000mm
Medida útil de corte: 1100mm por 800mm por 100mm
Fuso eixo X: trapezoidal 20mm por aproximadamente 1050mm entre mancais.
Fuso eixo Y: trapezoidal 20mm por aproximadamente 950mm entre mancais.
Fuso eixo Z: trapezoidal 16mm por aproximadamente 325mm entre mancais.
Distância ente pontas dos rolamentos lineares: 150mm
Eixos lineares X e Y: 20mm
Eixo linear Z: 16mm
Estrutura em MDF 25mm
Pórtico em MDF 20mm

Caso eu tenha esquecido de alguma informação, é só avisar.
Agradeço desde já.

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Online: 16/06/13 - 23:51 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #1 Online: 17/06/13 - 12:43 »
Boa tarde amigo;
creio que para poder avaliar se irá ou não deformar, se as guias estão bem dimensionadas e se os fusos estão bem dimensionados, faltou dizer passo de quantos milimetros no fusos e motores que se pretende usar; no mais aparentemente está bom; apesar de eu crer que nestas dimensões a estrutura deveria ser de aço ou aluminio; mas isto é preferencia pessoal.
Aguardemos o parecer dos nossos experts.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #1 Online: 17/06/13 - 12:43 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #2 Online: 17/06/13 - 13:27 »
Amigo Creocad
Não é muito uma questão de preferência construir em MDF e sim financeira  :pux:
Quanto ao passo dos fusos, pretendo usar nos eixos X e Y passo 4 e no Z passo 3
Quanto aos motores a serem utilizados, é uma outra questão, pois neste início de projeto me preocupei com a parte mecânica, pois eu não sei dimensionar os motores de passo, simplesmente observando alguns projetos do pessoal do forum, acredito que motores de 32Kg/f nos eixos Xe Y dão conta (acredito) e no eixo Z um de 19Kg/f. não sei se está correto ou sub/super dimensionado.
Espero receber ajuda de vocês oráculos na questão da eletrônica também, sei que o assunto dimensionamento é um tanto complicado por agrupar N fatores.
Agradeço a atenção.

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #2 Online: 17/06/13 - 13:27 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #3 Online: 17/06/13 - 19:28 »
Boa noite Leonardo,

Não querendo jogar agua na sua fogueira mas como ja construi uma maquina de MDF posso lhe afirmar que ela vai funcionar no começo, depois de um tempinho ( pequeno por sinal ) tera folgas, principalmente no portico, é o ponto mais sensivel da maquina, se não der pra fugir do MDF reforce o portico com cantoneiras de ferro, não deixe apenas o mdf.
A minha eu acabei perdendo a paciencia e deci a marreta nela.
Boa sorte.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #3 Online: 17/06/13 - 19:28 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #4 Online: 17/06/13 - 20:26 »
 ?_41 ?_41 ?_41 ?_41 ?_28
 :irrit:
 ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #4 Online: 17/06/13 - 20:26 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #5 Online: 17/06/13 - 21:38 »
Guilherme
Eu imaginei exatamente esse reforço, apesar de ver bastante máquinas em MDF no youtube, ficam com cara de máquina do MacGyver, mesmo reforçada, acredito que ela vai acabar afrouxando literalmente.
Vou voltar a velha prancheta e repensar o projeto.
Eu cheguei a começar a desenhar uma máquina em alumínio mas o custo com o material ficou bem além do esperado.
Obrigado pelas dicas , assim que tiver outro projeto, posto.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #5 Online: 17/06/13 - 21:38 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #6 Online: 17/06/13 - 22:27 »
Boa noite Leonardo

vamos la, nem tudo esta perdido, ainda não terminei de montar minha maquina, e usinei nada pra saber se esta tudo certinho, mas pelos comentários que andei lendo da forma que eu esta montando minha máquina, acredito que não estava ficando tão ruim , senão acho que alguém tinha me alertado, olha este link abaixo que fui descrevendo a montagem da minha maquina, tem alguns videos e um explicando como furar o eixo retificado tb de 20mm, dai vc pergunta furar o eixo pra que ? pra fixar suportes de alumínio que apoiara seu eixo no comprimento para não flambar, pela sua ideia de dimensões sua maquina é bem semelhante a minha, no meu caso 1500 x 1000, segue o link

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

outro ponto, montei a minha toda no tubo 60x40, ficou bem firme, tive o cuidado de monta-la toda alinhadinha (vejo que ficou boa a montagem quando puxo com a mão o pórtico, e o eixo Y no meu caso, tudo corre muito bem , ta muito livre os carros , esquadrejado e nivelado ) tubo não se gasta muito , tb não sei o que seria pra vc um valor alto ou baixo, mas pelo menos a parte estrutural não gastei uma fortuna e me parece que ficou muito bem montada.

Qualquer duvida tamo na área
Ricardo
« Última modificação: 17/06/13 - 22:29 por Rick_fernandes »

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #6 Online: 17/06/13 - 22:27 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #7 Online: 17/06/13 - 23:40 »
Ricardo, obrigado pela força, gostei muito destes suportes de alumínio eu só conhecia os suportes de alumínio inteiriços (que são bem caros); estava eu nesse momento bolando um modo de fixar o eixo furado de modo que fique suportado, estava usando duas cantoneiras e uma barra chata, ta parecendo um frankstain  :sarro: essa dica é valiosíssima pois acredito que esta solução é bem mais econômica para máquinas nas dimensões das nossas.

Gostei das fotos da sua máquina, está sendo feita no capricho. :ok:

Vou desenhar uma estrutura tubular baseado nesse recurso de suportação do eixo e posto o desenho.

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #7 Online: 17/06/13 - 23:40 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #8 Online: 17/06/13 - 23:48 »
Esse suporte de alumínio é o mesmo caríssimo q você citou , a diferença é q eu comprei uma barra com 500mm de comprimento e cortei em pedaços , consegui fazer 24 pcs no total , porém so utilizei 22 , e ficou muito firme e bem apoiado

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #8 Online: 17/06/13 - 23:48 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #9 Online: 18/06/13 - 00:28 »
Muito boa mesmo sua ideia, tanto da fixação quanto do gabarito para furar o eixo, gostei

Você utilizou os tubos da estrutura com quantos milímetros de parede? qual o material?

Leonardo

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #9 Online: 18/06/13 - 00:28 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #10 Online: 18/06/13 - 07:37 »
Citar
Não querendo jogar agua na sua fogueira mas como ja construi uma maquina de MDF posso lhe afirmar que ela vai funcionar no começo, depois de um tempinho ( pequeno por sinal ) tera folgas, principalmente no portico...

Também já construi máquina de MDF e também posso fazer afirmações... não tive qualquer problema estrutural e a minha funcionou satisfatóriamente bem. Até mesmo uma montagem em alumínio ou ferro poderá apresentar problemas estruturais se o projeto não for bem feito. Se vc levar em conta as limitações do materia que usar, e projetar a máquina de forma a minimizar os problemas, certamente terá uma boa máquina.

Muita gente constrói máquinas de MDF se baseando em projetos originalmente criados para construção em outros materiais e obviamente a  coisa toda não funciona. É preciso antes de mais nada conhecer bem o material que vai ser usado na construção... pouca gente sabe mas o MDF apesar de ser considerado "madeira" possui características físicas mais próximas do papelão do que da madeira, e que as "faces" são as zonas mais densas do material, e não devem, ser "escariadas" de forma alguma para acomodar parafusos... e estes só devem ser usados com porcas e de preferência travantes.

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #10 Online: 18/06/13 - 07:37 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #11 Online: 18/06/13 - 10:24 »
Obrigado pela dica Bubolz.

Eu postei algumas fotos do meu projeto, se puder, comente o dimensionamento, vou modificar o projeto para fazer os eixos suportados, mas como citou o amigo Guilherme, minha principal dúvida é quanto a estrutura do pórtico que é a parte mais vulnerável as folgas.

Mas obrigado pela atenção e comentário.

Leonardo.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #11 Online: 18/06/13 - 10:24 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #12 Online: 18/06/13 - 10:40 »
é como falei... o desenho segue conceitos empregados em construção de máquinas metálicas, se quer que fique bom é preciso retornar a prancheta de desenhos... Se quer construir uma boa máquina usando MDF esqueça os desenhos tradicionais e gaste um bom tempo estudando projetos de MDF que realmente funcionam...

Começe por aqui:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

e aqui:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Observe como os pórticos são estruturas sólidas e a construção em geral é robusta.

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #12 Online: 18/06/13 - 10:40 »

Leonardo Lacerda

  • Visitante
Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #13 Online: 18/06/13 - 12:00 »
Obrigado pela dica :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas no dimensionamento do projeto
« Resposta #13 Online: 18/06/13 - 12:00 »

 

SiteLock