Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fuso de Portão Automatico  (Lida 32186 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #45 Online: 18/04/12 - 21:15 »
Óia.. rs...
Pensei que voce só tinha aquela!!!!...   tem um ninho delas.. hehehehehe
Bunitinhas...  legal pra caramba....
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #45 Online: 18/04/12 - 21:15 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #46 Online: 18/04/12 - 21:27 »
Se interessar eu tiro umas fotos das reduções e de outros detalhes, agora descobri como se reduz as fotos aqui no linux.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #46 Online: 18/04/12 - 21:27 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #47 Online: 18/04/12 - 21:58 »
Se a gente quer? craro!!!.. rs...

Não só quero, como agradeço imensamente por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento...  Justamente disto que vive este fórum...  da troca de conhecimentos e ajuda mútua... 
Agradeço  em nome de toda família ClubeCNC por sua generosidade...

Valeu...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #47 Online: 18/04/12 - 21:58 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #48 Online: 19/04/12 - 00:01 »
Fernando e Edu,

Li todos os post's seus e parabenizo vocês dois, pelas perguntas e respostas.

Essa polia de tanquinho é aquela de plástico preta com 60 dentes? Se for elas, os dentes são XL e as correias são fáceis de encontrar. Eu as uso em minha fresadora, mas sem redução, isto é, no motor e no fuso são do mesmo tamanho.

Aguardando fotos de sua redução e dos fusos.

Abraços

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #48 Online: 19/04/12 - 00:01 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #49 Online: 19/04/12 - 07:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Que beleza.. gostei da qualidade do acabamento..   do projeto todo, uma vez que voce, além de caprichoso, também inovou, utilizando estes fusos de portão... num tinha visto ninguém, até agora usando eles, para esta maquininhas convencionais que montamos...  pra equipamentos de alta velocidade, utilizados em indústria de embalagem até já vi fusos com avanços como estes, principalmente pelo fato das altas velocidades envolvidas e do baixo torque requeridos.. mas assim, como você usou é a primeira vez que vi... valeu...



Então amigo edu, já li alguns tópicos  em foruns,onde sempre dizem que estes fusos de pórtão não dão certo pelo fato  do PASSO, mas  parece que a teoria de muitos agora caiu ladeira a baixo rsrsrsrs.
Realmente isso enteresa e muito, pois os fusos  com castanhas recirculantes , acredito que seja assim que  é dito  rsrsrs, são muito caros.
parabens FERNANDO, por compartilhar com a galera  mais esta idéia  que ajuda a muitos.
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #49 Online: 19/04/12 - 07:41 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #50 Online: 19/04/12 - 11:07 »
espero que realmente isso seja útil para alguem, e como diz o nosso amigo José Ricardo tem certas teorias ou paradigmas que temos que derrubar ladeira abaixo para continuarmos o caminho.Tenho pequenas máquinas para prototipagem que utilizam barras rosqueadas e fazem um trabalho profissional.Segue as fotos das reduções, vcs podem ver a simplicidade franciscana.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #50 Online: 19/04/12 - 11:07 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #51 Online: 19/04/12 - 14:54 »
Olá meninos!

Estou nua correria danada, então vou escrever rapidinho....  ?_23

Na minha Velhinha (que a maioria dos meninos já conhece) usei no eixo X um fuso de portão com passo 15mm e 4 fios de rosca. Paguei 20 e poucos pilas em um shopping daqui.
O único torneiro que encontrei disposto a "tentar" fazer uma castanha pra este, me pediu quase 900 pilas,  ?_31

Então fiz eu mesmo minhas castanhas com resina poliéster e pó de quartzo... Segue uma foto da caixinha que montei para verter a resina.
Funciona há 2 anos e meio sem folga alguma. Gastei 27 pilas pra fazer as 3 castanhas e os mancais que uso na minha máquina.

Ah, não usei qualquer redução. Na época muitos disseram que eu não teria resolução.... Bem.... Acho que os trabalhos que tenho mostrado na galeria de artes encerra a discussão, hehehe....

Quando eu estiver mais tranquilo, posto mais fotos do processo e das montagens.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #51 Online: 19/04/12 - 14:54 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #52 Online: 19/04/12 - 15:47 »
Bem, apesar de ter-se falado em quebrar paradigmas, em derrubar ladeira abaixo certos comentários feitos, gostaria de fazer algumas ponderações para que não se crie também uma vertente que vai para o outro lado, pois esta também não é a panacéia para todos os males dos acionamentos nem o paradigma da movimentação.

Fato apenas:
- fusos desse tipo podem ser aplicados sim, desde que se lembrem que já que o passo é longo, a chamada "vantagem mecanica" é baixa e portanto o uso de redução é praticamente mandatório, isso para se ter uma velocidade de deslocamento e resolução por passo razoáveis (considerando acionamento em meio passo).
- o rendimento deste tipo de rosca é relativamente baixo - deve ser algo em torno de 20 ou 30% aproximadamente, e isso com uma porca em bronze fosforoso (devidamente lubrificada) ou em poliacetal (PTFE por exemplo)
- em casos onde o diametro do fuso e o comprimento for grande, há problemas de inércia e acelerações - notem que este tipo de problema acontece com outros fusos (de porca de esferas recirculantes também é claro), então deve-se tomar cuidado com as acelerações, mas tem um lado positivo - já que é necessário o uso de uma redução, a inércia que tem uma relação quadrática em relação à redução passa a ser menor, o que é positivo em muitos aspectos (mas não é mérito do fuso e sim da redução)
- desconheço se estes fusos são construidos conforme alguma norma - creio que não o que torna complicado a manutenção na hora de trocar as porcas devido a desgastes por exemplo (claro, se for fabricar as porcas como o Hippie fez, não tem problemas, a não ser que é meio pedalativo, mas divertido)
- há outras características como erro de passo, regularidade, folgas e vida útil que são sérias e complicadas de se abordar, mas em muitos aspectos podem ser desconsideradas ou pelo menos levadas em conta na hora de fazer a opção de compra, isso dependendo da aplicação é claro.

Vantagens como preço de aquisição e de encontrar no mercado são apelos muito fortes e claro que são um outro ponto positivo - vai do emprego e necessidade de cada um.

Eu não usaria um fuso desses numa máquina dita "profissional", mas é uma boa alternativa a quem está curto de capital.

E lembrem-se - as necessidades de usinagens corretas nas extremidades, uso de mancais adequados, uso de reduções (mandatório), uso de sistemas de recuperação de folgas, alinhamentos etc continuam valendo assim como valem para uma barra roscada comum ou um fuso de esferas recirculantes - não muda nada...

Fabio Gilii
« Última modificação: 19/04/12 - 15:59 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #52 Online: 19/04/12 - 15:47 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #53 Online: 19/04/12 - 20:19 »
Concordo com O Gilli em numero é gênero, a redução é essencial ou no mínimo melhora com relação a inércia do conjunto, fazendo com que este transfira o mínimo para o motor
.Mas falando em quebrar paradigmas gostaria de colocar alguns exemplos de trabalhos feitos com
fusos de barra roscada,  assim como estes tem seus problemas também possuem suas vantagens, alem do custo é claro, tem um passo invejável ex.  1,4mm de passo, isso é ótimo quando se  lida com pequenas peças e  velocidades baixas. é para protótipos mesmo não é para produção em série, então se consegue resultados mui buenos com eles. vejam alguns exemplos simples.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #53 Online: 19/04/12 - 20:19 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #54 Online: 19/04/12 - 21:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Então fiz eu mesmo minhas castanhas com resina poliéster e pó de quartzo... Segue uma foto da caixinha que montei para verter a resina.
Funciona há 2 anos e meio sem folga alguma. Gastei 27 pilas pra fazer as 3 castanhas e os mancais que uso na minha máquina.

Hippie
Muito boa idéia , genial,  é disso que precisamos nestes foruns, são idéias funcionais e criativas, abaixo os dogmas e os ranços dos pragmáticos de plantão.
grande abrç

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #54 Online: 19/04/12 - 21:07 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #55 Online: 19/04/12 - 21:58 »
Não sei se é devido ao fato de eu ser um peladinho (desprovido de moeda corrente), mas gosto muito destas idéias onde se envolve um mínimo de grana pra se fazer alguma coisa...   
A idéia de se fazer estas castanhas do tipo desta que o Velho Hippie fez.. é ótimo..  fica bom, barato e bunito.. rs..  e o melhor de tudo..  funciona.. rs..
Só fico encafifado aqui com este negócio que ele usou..  o tal do pó de quartzo misturado na resina...   

Este pó, por ser pedra moída, não teria um efeito abrasivo? Mesmo misturado na resina, creio que teria este efeito..  que provocaria um desgaste prematuro do fuso, mesmo estando lubrificado.

Ele relata já estar usando a castanha há um bom tempo e ainda estar sem nenhuma folga..   

A vantagem que vejo em misturar uma carga mineral qualquer na resina é legal, pois acho que diminui a contração durante a cura...  foi isto que travou minha primeira castanha....  daí que resolvi usar o nucleo de metal torneado e fazer o preenchimento externo com resina..   agora, pó de pedra..  se não..   num me sai da cabeça que isto é abrasivo...

Mas o que importa é que funciona... rs..   tudo que Herr Gilli falou é verdade...  numa máquina daquelas que custam $100,000 num daria mesmo pra por um fuso destes.. mas nas nossas, principalmente se estivermos peladinhos como estamos sempre, num pega nada não.. rs...  principalmente se funcionar..    e parece que funciona...  os exemplos aqui comprovam isto...

Valeu...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #55 Online: 19/04/12 - 21:58 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #56 Online: 20/04/12 - 11:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
..   

Só fico encafifado aqui com este negócio que ele usou..  o tal do pó de quartzo misturado na resina...   

Este pó, por ser pedra moída, não teria um efeito abrasivo? Mesmo misturado na resina, creio que teria este efeito..  que provocaria um desgaste prematuro do fuso, mesmo estando lubrificado.
resina..   agora, pó de pedra..  se não..   num me sai da cabeça que isto é abrasivo...r
Edu
Tambem fiquei pensando nisso, mas vai ver que é outra carga que ele usou, talvez o talco que é pedra porem não tem efeito abrasivo, muito pelo contrario , ajuda a deslisar. vai saber

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #56 Online: 20/04/12 - 11:14 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #57 Online: 20/04/12 - 11:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... abaixo os dogmas e os ranços dos pragmáticos de plantão.

Fernando, vc poderia expressar a sua apreciação pela solução apresentada sem desrespeitar a opinião de outros colegas, não ?

É difícil não considerar seu comentário como uma agressão gratuita e injustificada, inadmissível em qualquer caso, pior ainda quando dirigida a alguém que é reconhecidamente um dos expoentes da nossa comunidade.

Acho que vc deveria desculpar-se.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #57 Online: 20/04/12 - 11:49 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #58 Online: 20/04/12 - 18:17 »
Opa, o chapéu serviu?

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #58 Online: 20/04/12 - 18:17 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #59 Online: 20/04/12 - 18:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acho que vc deveria desculpar-se.
Ta bem , vou retirar o pragmático, vou usar o " ortodoxo"

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #59 Online: 20/04/12 - 18:27 »

 

SiteLock