Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Halftones - pontilhismo  (Lida 13454 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline marecel

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 291
  • Total Likes: +15/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #45 Online: 29/06/13 - 17:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valeu Zé Ricardo , rebatizado está!  :ok: Quanto melhor a imagem (tamanho em Kb,Mb proporcioanal ) melhor , explicação abaixo.


Marecel parabéns pelo primeiro trabalho ,é isso aí !

Quanto ao efeito opaco ,  :

Até agora fiz 05 trabalhos em halftone, incluindo um que foi me passado uma foto de celular.
O que aprendi com a experiëncia até aqui é que o efeito depende diretamente da qualidade da foto e do refinamento de contraste e definição que voce faz antes de passar a foto pelo software que vai gerar o halftones.
No site do Bubolz ele explica muito bem isso, o que foi muito útil pra mim.
 
Hoje antes de fazer o halftone procuro:
- Uma execelente foto de close-up ( rosto de uma ou duas pessoas no máximo) com qualidade alta . Fiz um para minhas tres sobrinhas na medida 900 x 300mm ,porem trabalhei e usinei as fotos individualmente.  
- Remover todo o fundo e detalhes deixando só o rosto ou figura principal( isso é importante para não poluir o trabalho auxiliando no contraste) .  
- Se a foto nao for em preto e branco ainda, transformar e trabalhar o contraste , luminosidade e o que mais o software de edição permitir de melhorias ( tenho utilizado o site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login que é um editor online satisfatoriamente)  
- Experimentalmente , salvar varias etapas de alteração das características de contraste da foto , convertendo-as no software halftones. Com um pouco de prática já no ´´preview´´ do software se tem uma noção do efeito final.

Tenho trabalhado com 6000 furos de 0.5mm até 3mm orientados a 45 graus para um retrato de 280 x 280mm em média.



Beto. ?_26

muito obrigado pela dica.

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #45 Online: 29/06/13 - 17:07 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:pontilhismo
« Resposta #46 Online: 29/06/13 - 18:26 »
Olá meninos

Bom saber que não ficou tão ruim,   :anjo:


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A única diferença entre meus trabalhos e os seus é que uso o próprio programa para gerar o GCode.
Se alguém usar o programa para gerar o GCode, na hora de fresar, o programa começa a fresar na metade para cima. Aí dá um susto danado, pensando que deu "pau". Mas fiquem tranquilo que a máquina continua a fresa a parte de baixo quando terminar a parte de cima.
Certa vez discuti com um usuário que disse que este programa não prestava porque ele fresava as peças metade de cada vez. Eu respondi que não tinha importância nenhuma a máquina fresar assim se o trabalho final era perfeito. Afinal, as máquinas quando fresam texto não fresam na ordem que ela quer? Qual o problema?

Velho hippie, eu nunca usei fresar com arquivo salvo em DXF. você acha melhor que o próprio programa?
Abs.
Edson

Menino Edson, eu nunca (ao menos até então) gerei o código diretamente no programa, pois como só fiz com pontos preferi utilizar o ArtCam, pois assim refino ainda mais (eliminando alguns pontos desnecessários,redimensionando e posicionando melhor na peça e etc).
Quanto à ordem de execução, realmente se a máquina estiver bem ajustada não dá problema. Eu me acostumei a utilizar a estratégia Top to Bottom (cima para baixo), mas apenas por uma questão de gosto e por ficar mais fácil acompanhar o andamento. O ruim é que o maledeto Artcão faz um lado (esquerdo) e depois pula para o direito a cada linha o que torna o tempo um pouco maior.
Costumo utilizar o Z safe em apenas 0,5mm (como pode ser visto no video que postei no início deste tópico, lá também dá pra ver esta alternancia que o Artcão gera). Também utilizo velocidades altas (+-3500mm/min) tanto em deslocamentos laterais (x e Y) quanto em Z. Já vi uns videos em que o Z parece estar com 5 ou 10mm e a velocidade em <1000, daí é pra dormir,  :Garg:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
oi pessoal hoje fiz este trabalho utilizando as informações do video do velho hippie.

Marecel, ficou legal. Agora é brincar com as configurações e estar, como indicou o menino Zé. Vale notar que o tamanho dos pontos não influencia no número total de pontos do halftone. O que influência neste caso é o espaçamento configurado, ou seja: Quanto menor o espaçamento, maior o número de pontos (tanto de pontos por linha, quanto de linhas geradas).

Como comentei anteriormente, o halftone não tem uma receita pronta, vai de cada um definir o nível de detalhamento (levando em conta o custo/tempo) para cada trabalho. Eu faço peças que variam de 9 a (caso deste último) 32 mil pontos, o que manda é o desejo do cliente.

Como exemplo: Um trabalho com +- 9000 pontos leva uns 30 minutos. Já este de 32 mil levou 1:40h só o halftone.

Fico contente em perceber que os amigos estão interessados no assunto, pois é uma técnica que pode ser utilizada das mais variadas formas e tamanhos.  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:pontilhismo
« Resposta #46 Online: 29/06/13 - 18:26 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:pontilhismo
« Resposta #47 Online: 29/06/13 - 20:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá meninos

 Eu faço peças que variam de 9 a (caso deste último) 32 mil pontos, o que manda é o desejo do cliente.

Como exemplo: Um trabalho com +- 9000 pontos leva uns 30 minutos. Já este de 32 mil levou 1:40h só o halftone.

Fico contente em perceber que os amigos estão interessados no assunto, pois é uma técnica que pode ser utilizada das mais variadas formas e tamanhos.  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!



Acho que estrapolei o numero de pontos nesse daqui  :ixi: :ixi: :ixi: :ixi: :ixi:

Foram quase 700.000 pontos  :ixi: algumas horas que duraram dias  ?_3 ?_3

Tamanho total da peça 1000 X 2000

Já postei este trabalho em algum lugar, mas como o Velho Hippie falou, dá pra usar nas mais varias formas e tamanhos.

Existem falhas, pois foi feito para testar qual o melhor jeito para fazer e também para ver como fica a imagem, afinal tem gente que sabe o quanto foi sofrida a foto. Esse trabalho ainda será feito em granito.

Abraço

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:pontilhismo
« Resposta #47 Online: 29/06/13 - 20:06 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #48 Online: 29/06/13 - 20:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tempo de duração?
Ferramentas usadas?
Usou o DXF e ArtCan + Mach3? ou usou só o programa?

Muito bom esse trabalho. Parabéns.

Edson

Tempo e software não sei, mas as ferramentas acho melhor se forem novas, não usadas   :sarro: :Garg: ?_1 :Garg: ?_1
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #48 Online: 29/06/13 - 20:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #49 Online: 29/06/13 - 21:17 »
Olá amigo Inácio

Sobre os teus trabalhos eu nem comento, pois já percebi que tu não só é exagerado como também teimoso... com tanto mdf molinho por aí, tu cismou justamente em gravar em pedra,  :irrit: :irrit: :irrit:   :bebebe: :bebebe:

Sempre os meus sinceros Parabéns pelas tuas criações!!!  :trofeu: :trofeu: :trofeu:

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #49 Online: 29/06/13 - 21:17 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #50 Online: 29/06/13 - 21:28 »
Boa noite meu povo;

Estou extasiado com este tópico; primeiro que aqui vejo sem muita fuga do assunto, com muita gente postando questões e rapidamente postando os resultados obtidos e trabalhos de iniciantes e experts juntos.
É isto aí; e espero que daqui a algumas semanas eu tenha algo a lhes mostrar.
Gosto muito desta técnica, desde anos atrás quando vi um Cristo elaborado com ela só que em computador para passar por xerox, era uma imagem grande só do rosto do Cristo em papel +- 500 mm de largura por +- 700 de altura.

Parabenizo a todos.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #50 Online: 29/06/13 - 21:28 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #51 Online: 29/06/13 - 22:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.... pois já percebi que tu não só é exagerado como também teimoso... com tanto mdf molinho por aí, tu cismou justamente em gravar em pedra,  :irrit: :irrit: :irrit:   :bebebe: :bebebe:

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #51 Online: 29/06/13 - 22:31 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #52 Online: 30/06/13 - 11:41 »
Cientista , já viu isso ?
A ferramenta é de impacto ,creio que tipo um solenóide...
Creio que o software é específico para esse tipo de cabeçote , tipo um DSP de laser.
Fiquei matutando aqui como funciona esse trem ... um halftones no granito bem mais rápido .
Olhem os exemplos de trabalhos nos sites , fiquei babando.... :lingua:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


OBS****A figura abaixo é do site da SAUNO****
« Última modificação: 30/06/13 - 11:44 por Beto_s »
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #52 Online: 30/06/13 - 11:41 »

Offline clodoaldo_ferreira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #53 Online: 30/06/13 - 11:59 »
já vi esses videos e ainda nao entendi como funciona essa maquina... mas o trabalho fica espetacular...
Clodoaldo Ferreira
INDMAF MAQUINAS CNC

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #53 Online: 30/06/13 - 11:59 »

Offline Doug

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 158
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mi povas paroli Esperanton kiel denaska
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #54 Online: 30/06/13 - 13:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cientista , já viu isso ?
A ferramenta é de impacto ,creio que tipo um solenóide...
Creio que o software é específico para esse tipo de cabeçote , tipo um DSP de laser.
Fiquei matutando aqui como funciona esse trem ... um halftones no granito bem mais rápido .
Olhem os exemplos de trabalhos nos sites , fiquei babando.... :lingua:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu tenho esse programa no pc, eh pra puncionadeira ou similar, vo buscar e coloco o link


OBS****A figura abaixo é do site da SAUNO****


Eu tenho esse programa no pc, eh pra puncionadeira ou similar, vo buscar e coloco o link
Desenvolvedor de projetos
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(puzzle 3d, relevos e recotes)
揠苗助长

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #54 Online: 30/06/13 - 13:11 »

Offline Doug

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 158
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mi povas paroli Esperanton kiel denaska
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #55 Online: 30/06/13 - 13:18 »
Nao eh o mesmo mas eh similar
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Desenvolvedor de projetos
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(puzzle 3d, relevos e recotes)
揠苗助长

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #55 Online: 30/06/13 - 13:18 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #56 Online: 14/08/13 - 21:35 »
Amigos,
Estou tentando fazer uma foto através deste processo mas não estou conseguindo de forma alguma.
Eu segui o passo a passo que o amigo velho hippie fez no video mas não vai.
Perguntas:
Existe algum tamanho mais adequado de foto?Tippo 1mega?
Eu abro uma foto no photoscape coloco ela em tons de cinza, aumento o contraste, deixo com fundo branco.
Mas qdo gero os potos a imagem fica irreconhecivel.

Alguém teria mais algumas dicas?

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #56 Online: 14/08/13 - 21:35 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #57 Online: 14/08/13 - 22:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigos,
Estou tentando fazer uma foto através deste processo mas não estou conseguindo de forma alguma.
Eu segui o passo a passo que o amigo velho hippie fez no video mas não vai.
Perguntas:
Existe algum tamanho mais adequado de foto?Tippo 1mega?
Eu abro uma foto no photoscape coloco ela em tons de cinza, aumento o contraste, deixo com fundo branco.
Mas qdo gero os potos a imagem fica irreconhecivel.

Alguém teria mais algumas dicas?

Márcio

Se seguiu as dicas do Velho Hippie, não seguiu direito, ou está tentando fazer uma foto tua e ai nem o software aceita  :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

Sobre o "tamanho" da foto ou qualidade, ou resolução, quanto maior melhor, mas já fiz com foto meia boca e ficou bom. Até porque a resolução que vai ter no halftone não é lá essas coisas. Pense que cada ponto será como um pixel, então quanto maior o ponto menor será a resolução do halftone.

Tenta fazer com mais pontos (pontos de menor diametro) que vai melhorar 

ah!!!! ... e lembre-se de escolher uma foto em que você não apareça :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #57 Online: 14/08/13 - 22:20 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #58 Online: 02/09/13 - 23:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cientista , já viu isso ?
A ferramenta é de impacto ,creio que tipo um solenóide...
Creio que o software é específico para esse tipo de cabeçote , tipo um DSP de laser.
Fiquei matutando aqui como funciona esse trem ... um halftones no granito bem mais rápido .
Olhem os exemplos de trabalhos nos sites , fiquei babando.... :lingua:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


OBS****A figura abaixo é do site da SAUNO****



eu ainda chego lá  :irrit:

por enquanto só testes

Teste numero 6  ...  se for que nem o Santos Dumont falta ainda 8 e depois o bis pra decolar :Garg: :Garg: :Garg:
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #58 Online: 02/09/13 - 23:31 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #59 Online: 03/09/13 - 19:58 »
Muito legal Cientista13, sem dúvida seu trabalho é sinônimo de perseverança e paciência...
Tá usando a técnica do Halftone , correto ?
Um abraço.  ?_7
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:Halftones - pontilhismo
« Resposta #59 Online: 03/09/13 - 19:58 »

 

SiteLock