Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chaminé solar flutuante  (Lida 4216 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ecarmo

  • Visitante
Chaminé solar flutuante
« Online: 03/01/11 - 21:10 »
A chaminé solar flutuante é uma tecnologia inovadora, eficiente e de baixo custo, desenvolvido pelo Dr Christos Papageorgiou, usando a física e a matemática já existentes e testadas experimentalmente na tecnologia da Chaminé Solar.



A chaminé solar é um método de geração de eletricidade com o ar quente produzido a partir de um grande coletor solar através de uma chaminé de concreto muito alta. As unidades de produção de electricidade são as turbinas colocado no fluxo da corrente de ar quente em movimento.

A fonte de energia é a radiação solar chega na superfície da Terra; a primeira descrição de uma estação de energia solar da chaminé foi escrito em 1931. Um modelo foi construído em 1982 em Manzaranas, Espanha. A chaminé, uma construção de concreto e aço com 10 m de diâmetro e 195 m de altura gerou à potência máxima cerca de 50 kW. A usina piloto operou com sucesso durante cerca de oito anos de forma experimental para testar essa nova tecnologia de produção de energia.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XCGVTYtJEFk[/youtube]

A eficiência desta tecnologia depende principalmente da altura do chaminé. Isso criava o principal obstáculo para estruturas gigantes de concreto armado, uma vez que teria que resolver os problemas relacionados com as fundações da chaminé, montagem e os custos de construção elevados.

Se uma chaminé de altura de 1000m fosse erguida, a eficiência anual poderia ser 1% da energia solar que chega à superfície de seu coletor. Assim para aumentar a eficiência os coletores solares devem ser muito grandes e caros.

Neste contexto, a conclusão foi que uma chaminé solar de concreto, embora funcional, seria inviável devido ao custo da construção.

A inovação proposta pela chaminé flutuante lida com o principal obstáculo da chaminé rígida de concreto, alterando a lógica que rege a planta. Dado que o fluxo de ar movido através do espaço interno da chaminé, ele a eleva e permite chaminés extremamente altas sem os pesados custos de uma chaminé convencional.

Em vez de uma estruturas pesada a e cara, a nova proposta é uma estrutura leve e bem mais barata, composta de um conjunto de anéis de balão preenchido com um gás mais leve que o ar, e assim, equilibrar o peso da estrutura com as forças de flutuabilidade.

essa nova estrutura chamada FSC podem ser muito mais altas e conseguir uma eficiência superior a 5% para 3 km de altura.

Os materiais de construção para essas estruturas são comuns no mercado. A inovação proposta constitui a espinha dorsal da proposta de " Solar Electric Power Plants Aero " (SAEPS); os custos de produção podem ser inferior a 1,5 centavos de dólar por KWh.
« Última modificação: 03/01/11 - 21:23 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Chaminé solar flutuante
« Online: 03/01/11 - 21:10 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Chaminé solar flutuante
« Resposta #1 Online: 03/01/11 - 21:20 »
Dramatização de uma chaminé solar convencional.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TVJ-DyCKPOg[/youtube]

Clube CNC Brasil

Re: Chaminé solar flutuante
« Resposta #1 Online: 03/01/11 - 21:20 »

 

SiteLock