Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como configurar o EMC2  (Lida 45323 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline fabiufrrj

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #135 Online: 08/06/11 - 19:55 »

  Grande Portuga,

 Realmente consegui executar o programa, valeu pela ajuda.

  Agora o problema é que os motores não rodaram.  Você teria uma sugestão quanto ao Driver Type e a configuração dos pinos: X step, X direction e etc?

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #135 Online: 08/06/11 - 19:55 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #136 Online: 08/06/11 - 20:20 »
olá fabiufrrj

Bom , seguindo o mesmo conceito que uso quando alguem pede ajuda , eu pediria ajuda pra poder ajudar...

Se colocares aqui:  foto , printscreen  , captura de tela etc ...  das configuracoes que tens , então aí pelo menos dá pra tentar ajudar , assim so por escrita e texto , juro que não tenho essa capacidade de imaginar oque poderá estar a acontecer aí.

nota : no linux tem um excelente programa para captura de tela , o seu nome é Shutter , pode ser adicionado se ainda não o tiveres instalado.  Para adicionar basta ir em : Ubuntu Software Center  e escrever o nome do programa ( shutter )  que ai aparece a possibilidade de instalar.

Vamos lá companheiro força aí

Portuga

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #136 Online: 08/06/11 - 20:20 »

Offline fabiufrrj

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #137 Online: 08/06/11 - 23:49 »

 Mais tarde enviarei, sem falta, as imagens que você citou.

  valeu!!

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #137 Online: 08/06/11 - 23:49 »

Offline miza

  • Pimenta Bueno-Rondonia
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 122
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • www.youtube.com/mizaias1
    • https://mizaias.blogspot.com.br/
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #138 Online: 31/07/11 - 18:48 »
Boa noite galera!!!!

A dias que venho lutando com o Emc2, para minha alegria, hoje consegui configurar a minha
Cnc e fazer o teste Demo.
A gradeço todos os colegas  que não medirão esforços, e  postarão   tópicos em sinando
como configurar o Emc2.
 Sei que  tenho muita coisa para aprender com os amigos do Clube.
Eu ainda não a prendi  em vi ar videos e fotos  a qui no Clube, se auguei poder me orientar, ficarei grato.  

A braços a todos!!!  
 
Miza
« Última modificação: 31/07/11 - 18:50 por miza »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #138 Online: 31/07/11 - 18:48 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #139 Online: 31/07/11 - 20:34 »
Ola Miza,embaixo da janela de respostas existe um campo com opções adicionais,é só clicar e adicionar o arquivo,videos tambem,pode salvar o link ou clicar na janela do youtube que tem logo acima.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #139 Online: 31/07/11 - 20:34 »

Offline HermesOliv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #140 Online: 07/08/12 - 19:50 »
Estou com problema nesta placa 3tb6560 e a configuracao do EMC.No EMC nao achei o enable X,Y,Z, portanto nao sei o que coloco ali,acertando os outros pontos nada funciona usando a configuracao inicial abaixo tenho sinal no eixo z,mas nao tenho movimento somente barulho e vibracao,girando levemente o eixo, o motor da sinal de rodar para a direita ou para a esquerda no teste axis z do EMC.
Alguem sabe,alguma coisa desta placa,pois me arrependi de te-la comprado pois o vendedor nao responde nenhum email que eu envio.

Conf Placa                      EMC
Pin1 X Step                     Stop Out
Pin2 Y Enable                 X Step
Pin3 Y Dir                       X Direction
Pin4 Z Dir                       Y Step
Pin5 Z Step                     Y Direction
Pin6 Z Enable                  Z Step
Pin7 X Dir                        Z Direction
Pin8 Y Step                       A Step   
Pin9 Spindle motor          A Direction
Pin10 Unused                   Unused
Pin11 Unused                   Unused
Pin12 Unused                   Unused 
Pin13 Unused                   Unused
Pin14 X Enable                 Spindle CW   
Pin15 Unused                   Unused
Pin16 Expand Output 1    Spindle PWM
Pin17 Expand Output 2    Amplifier Enable

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #140 Online: 07/08/12 - 19:50 »

Offline HermesOliv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #141 Online: 07/08/12 - 22:34 »
Pesquisando pelo forum sobre esta placa passei tudo para unused,e configurei só os Dir e Enable dos axis x,y,z pinos 2,3,4,6,7,14 e dá sinal em todos os motores,mas na placa tem o enable e o dir configurando este dir não funciona nada(Posso estar cometendo algum erro aqui),a placa acho que é bipolar e os motores são unipolares de 6 e 8 fios 23LM de 6 e 7 V,já configurei sem uso dos center tapes e usando os center tapes,só dá sinal mas não movimento.Não estou com vontade de aumentar nada na fonte pois a mesma é de 24V.
Estou quase procurando um motor para testar esta placa.

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #141 Online: 07/08/12 - 22:34 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #142 Online: 07/08/12 - 23:16 »
Olá Hermes,
Bem Vindo Ao Clube...
Enquanto espera algum colega aparecer para orientá-lo (aguarde que logo aparecerão), devem estar em um boteco por aí enchendo o rabo de cachaça..  ?_1 ?_1 ?_1, mas logo aparecem...

Enquanto espera, entra aqui Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login e cria lá um novo post com sua apresentação para que a galera conheça um pouco mais sobre voce...
Diz sobre tuas experiências, idade, profissão, enfim..  o que achar interessante escrever sobre sua pessoa..

O pessoal aqui gosta de conhecer os novos companheiros do clube, saber um pouco mais sobre todos os que aqui se cadastram...

Faz isto e voce verá que logo estarão todos aqui te orientando, ou te sacaneando, dependendo do time que voce torce ou encontrará aqui vários companheiros para te aplaudirem ou te zoarem... rs...

Abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #142 Online: 07/08/12 - 23:16 »

Offline HermesOliv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #143 Online: 10/08/12 - 21:37 »
Consegui fazer a placa dar sinal de vida nos locais referentes a dir e step configurei de acordo com os axis x,y,z e no enable coloquei unused e inverti desta forma habilitando a saída de sinal que pode ser visualizada na placa.
Agora o problema é que os motores só funcionam em teste no wizard,quando coloco o programa para funcionar realmente os leds da placa referemtes aos axis X,Y.Z dão sinal bem fraco e nenhum sinal vai pros motores???

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #143 Online: 10/08/12 - 21:37 »

Offline HermesOliv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #144 Online: 12/08/12 - 22:54 »
Agora é só comunicação com o EMC fiz um teste habilitando as portas referentes por terminal no linux e tudo funcionou normalmente leds com potencia normal.
Tem uns textos standard_pinout.hal internos que achei alterei mas nada mudou e os comandos de habilitar Xen,Yen e Zen que servem realmente para habilitar no lugar do Unused invertido que usei mas para trabalhar tem que ser por gedit,nautilus ou por terminal.
Vou instalar no hd porque até agora estava usando no pen drive,mas pelo terminal funciona a porta paralela é só para poder trabalhar melhor como super-usuário,talvez use uma versão anterior pois esta por ser a mais atual pode ter algum bug.
De qualquer modo se alguém conseguiu habilitar a placa no EMC explica ai como foi.

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #144 Online: 12/08/12 - 22:54 »

Offline HermesOliv

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #145 Online: 13/08/12 - 20:07 »
Instalei no hd e ficou igual o pen drive mas configurei os campos unused por stopout e funcionou.Para trabalhar em teste coloquei negado e para salvar coloquei normal assim quando entro na tela do programa ao habilitar o início habilito o stopout.
Agora é só partir para a parte mecânica ???.
Esta placa até que tem muitos recursos mas sem apoio do fabricante é barra.Mesmo sem auxilio direto encontrei muita coisa que procurava aqui no forum como a configuração dos motores de passo  e as palavras de apoio,por enquanto obrigado  ?_49.

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #145 Online: 13/08/12 - 20:07 »

Offline Geraldocnc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #146 Online: 13/04/13 - 18:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Instalei no hd e ficou igual o pen drive mas configurei os campos unused por stopout e funcionou.Para trabalhar em teste coloquei negado e para salvar coloquei normal assim quando entro na tela do programa ao habilitar o início habilito o stopout.
Agora é só partir para a parte mecânica ???.
Esta placa até que tem muitos recursos mas sem apoio do fabricante é barra.Mesmo sem auxilio direto encontrei muita coisa que procurava aqui no forum como a configuração dos motores de passo  e as palavras de apoio,por enquanto obrigado  ?_49.

Olá pessoal;
Tive os mesmos problemas que o Hermes, segui o passo a passo que ele postou e tive as mesmas conclusões.
Gostaria de agradecer a ele pelas publicações, o fgili pela dica e a todos que participam e tornam o foro uma ferramenta muito valorosa.

Até logo e muito obrigado a todos!

Abraço;
Geraldo

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #146 Online: 13/04/13 - 18:09 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #147 Online: 13/04/13 - 20:12 »
que bom que pesquisou, leu os tópicos e solucionou um problema, muito bom!!! o fórum é pra isso mesmo, fonte de pesquisa e soluções para o dia a dia do cnc ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #147 Online: 13/04/13 - 20:12 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re: Como configurar o EMC2
« Resposta #148 Online: 26/09/20 - 10:55 »
Olá .. Boa tarde...
Penso que se definir o ZERO maquina (sensor Home) e curso dos 3 eixos, claro que com as folgas de 20 mm de cada lado para não dar trombada, já estaria definido esse parametro.
Poderia explicar o texto abaixo, porque numero negativo?  como abaixo
   
Nessa referencia: -Table travel: Tamanho da mesa. Coloque pelo menos 10mm negativo para o programa não travar por limite excedido.

Outra duvida. Uma caracteristica da controladora so 1 NA (desernegizado ou NF. 
Quando ligo a controladora TB6600 na alimentação, o rele já liga os contatos e automaticamente o spindle (aqueles de 500w com fonte, já ficaria ligado direto.   Vi em uma maquina,  um programa Mach3 que o spindle é ligado após alguns segundos que são determinados para que ele atinja a velocidade nominal.   
Há como configurar isso no EMC2? Ou pelo menos ligar antes de começara  cortar e desligar sozinho após terminar o trajeto?   
Agradeço e muito a resposta 


Clube CNC Brasil

Re: Como configurar o EMC2
« Resposta #148 Online: 26/09/20 - 10:55 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #149 Online: 26/09/20 - 20:50 »
O tamanho da mesa tem que ter um limite negativo, nem que seja -0,000000001 mas tem que ter, isso é do software, foi o que o programador pensou na hora e todo mundo põe algum numero negativo que dá menos trabalho que alterar o código do software... :anjo:

O relé pode configurar ligando com pulso positivo ou negativo. É só na configuração marcar para inverter ou não...

Em qualquer software de controle dá para ligar o spindle só na hora do corte. Isso se define no Gcode... com os comandos M3 e M5.
M3 liga spindle
M5 desliga spindle
e ainda tem o M4 para ligar no sentido inverso....

Se quiser dar uma pausa para esperar o spindle atingir a velocidade máxima é só usar o G04 Px.xx onde x.xx é o tempo em segundos
exemplo

G0 X0 Y0 Z50               (Posiciona os eixos em X0 Y0 Z50 com velocidade máxima)
M3 S18000                   (liga spindle e seta a velocidade em 18.000 RPM)
G04 P2.00                    (pausa de 2 segundos)
G1 Z-10 F500               (baixa o eixo Z até -10 com a velocidade de 500 mm / minuto
G1 X100 Y0 F1000       (corta uma linha de 100mm com velocidade de 1000 mm / minuto)
G0 z50                         (sobe o eixo Z até z50 com velocidade máxima)
M5                               (desliga spindle)
M30                             (fim do programa)


Sempre bom lembra a ordem de ligar a máquina

1 => ligar PC e abrir o software
2 => ligar parte de controle eletronico
3 => ligar a etapa de potencia

para desligar é o inverso

1 => desligar a etapa de potencia
2 => desligar o controle eletronico
3 => fechar o software e desligar o PC

não esquecer de apagar as luzes e fechar a porta ao sair  :D :D :D :D :D :anjo: :anjo: :anjo:
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como configurar o EMC2
« Resposta #149 Online: 26/09/20 - 20:50 »

 

SiteLock