Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Identificação de problema  (Lida 5630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #15 Online: 04/08/15 - 08:29 »
Eu percebo alguns detalhes que fazem muita diferença. O spindle está preso as guias somente por um patim em cada lado, e o fuso está muito longe do carro do eixo X, onde no meu ver é o maior problema que você têm nesta máquina, causando está ressonância.
Nunca usei os drives 3AX, mas acredito que se você usasse drives de micropasso já eliminaria seu problema.
Abraço.
Juliano

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #15 Online: 04/08/15 - 08:29 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #16 Online: 04/08/15 - 12:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia Savio Souza,

Vendo as Suas telas do mach3 algo me parece estranho, 20 passos por resolução em X e 24 em Y, parece-me ser muito pouco  (nas minhas maquinas e bem mais, mas talvez devido aos drivers).

Aguarde opinião de colegas com mais experiência que eu em mach3, eles certamente vão ajudar.

Boa sorte
Não diria que tenho a experiência necessária para emitir uma opinião abalizada sobre o assunto, mas que tem coisa estranha aí, tem...  com certeza.
Um motor de passo precisa, em passo cheio, de no mínimo 200 passos para completar uma volta. Isto em passo cheio. Em meio passo, precisaria de 400 e por aí vai... 
Como pode estar funcionando com 20 e 24?...   Estranhíssimo... Nunca vi nada assim, apesar de também nunca ter usado CNC3AX, mas mesmo assim, por mais diferente que seja esta controladora, os passos aí estão muito fora da realidade, no meu ponto de vista...
E os tres eixos estão com configurações diferentes...  os fusos tem avanços diferentes?....  pois se forem todos iguais, a configuração aí deveria ser a mesma, para os três eixos...
Precisa conferir isto aí antes de mais nada...   quem configurou os eixos, você mesmo?...  Medidas conferem?... Ou seja, mandando cortar uma peça com uma medida qualquer, as medidas "batem"?.... 
Confere isto aí e retorne para a gente acompanhar o desenrolar da história... 
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #16 Online: 04/08/15 - 12:24 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #17 Online: 04/08/15 - 12:28 »
Também Achei estranho, mas se está cortando na medida e nunca foi mexido nas configurações...
Esperamos mais informações.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #17 Online: 04/08/15 - 12:28 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #18 Online: 04/08/15 - 13:09 »
Estranhei os números aí em Steps Per porque aqui uso fusos muito diferentes destes seus. Os seus, quase certeza, tem um avanço enorme e precisa apenas de 20 pulsos para avançar uma unidade e com certeza são fusos com avanços diferentes em cada eixo. Só pode ser isto...  Se antes funcionava normal e nunca foi mexido, então tá tranquilo...  Tem nada a ver...  desconsidere o meu comentário anterior..  O barulho deve ter a ver mesmo com ressonância...  experimente aumentar ou diminuir a aceleração e velocidade para ver...   de repente resolve apenas com isto.
Esta semana troquei drivers de uma máquina que apresentava um forte ruido ao se deslocar em baixas velocidades, apenas em um sentido no eixo X.
Troquei os drivers e sumiu o defeito, inclusive aceitou aumentar em muito a velocidade e a aceleração sem perdas de passos, o que antes não acontecia. Aumentava a velocidade ou a aceleração ela perdia passos. E ainda aprensentava o ruido ao se deslocar em apenas um sentido do eixo X. Foi trocar os drivers e sumiu o ruido e a aceleração e a velocidade aumentou praticamente o dobro.. .   e são drivers praticamente iguais... mesma fonte, mesma configuração de micro-passos..   mesma corrente.. enfim, tudo igual mas o defeito sumiu...

Já em outra máquina estes mesmos drivers funcionam normalmente...  estranho mas o que importa é que funcionou.. rsssssss
Vai testando aí..  vai resolver com certeza...
« Última modificação: 04/08/15 - 14:33 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #18 Online: 04/08/15 - 13:09 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #19 Online: 04/08/15 - 19:41 »
Pessoal, hoje fiz o seguinte. Soltei o fuso do motor X, dai fiz movimentos em jog com o motor, nao observei barulho, nada diferente dono motor... daí, eu resolvi que vou trocar o rolamento do fuso do eixo..... Amanha vou procurar para comprar, mas provavelmente nao vou achar em minha cidade pequena..... O que esta escrito nele é: NTN AT 30203 JAPAN N2. segue as fotos dele. Alguem tem uma dica de onde acha-lo? Assim que comprar e instalar, posto as novidades...
« Última modificação: 04/08/15 - 20:03 por Savio Souza »

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #19 Online: 04/08/15 - 19:41 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #20 Online: 04/08/15 - 20:25 »
O passo do fuso parece realmente grande... Há redução do motor para o fuso?

Parece-me, também, que a máquina carece de rigidez...

Se fosse minha a máquina, faria o seguinte upgrade: reforçar a estrutura; caso não tenha, fazer uma redução no acionamento do motor em virtude do passo grande do fuso; substituir os drivers; refazer o eixo Z reforçando sua estrutura...

Você mantém a lubrificação em dia???

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #20 Online: 04/08/15 - 20:25 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #21 Online: 04/08/15 - 21:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O passo do fuso parece realmente grande... Há redução do motor para o fuso?

Parece-me, também, que a máquina carece de rigidez...

Se fosse minha a máquina, faria o seguinte upgrade: reforçar a estrutura; caso não tenha, fazer uma redução no acionamento do motor em virtude do passo grande do fuso; substituir os drivers; refazer o eixo Z reforçando sua estrutura...

Você mantém a lubrificação em dia???
Tudo bem Vagner? sou de Rio das Ostras e tenho um irmao que mora ai em sao gonçalo... quando eu for para essas bandas, se vc me permitir, lhe farei uma visita.rsrssr. Seguinte: essa maquina nao trabalha constantemente, eu so produzo peças para minha esposa, que trabalha com festa infantil. As vezes passo 2 semanas sem nem ligar a maquina. Por esta razao, eu nao investi na maquina...Nao tenho retorno nenhum com ela....( e olha que foi cara, ein) o Motor nao tem redução, penso ate em melhorar a estrutura sim, mas sera um serviço mais pra frente um pouco. Mesmo assim eu agradeço suas dicas e se puder me receber um dia, ficarei muito grato..rssrrs. obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #21 Online: 04/08/15 - 21:56 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #22 Online: 06/08/15 - 08:22 »
Boas pessoal, só atualizando as informações. Eu ontem fui trocar o rolamento e dai percebi que existe uma folga entre o rolamento e o fuso, de 0.18...... Ou seja, o rolamento entra e sai do fuso sem pressao alguma. Apesar do Fuso ser temperado, eu o levei para um torneiro mecênico bom, para tentar enche-lo novamente. Hoje a tarde, ele vai me informar como estao as coisas..

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #22 Online: 06/08/15 - 08:22 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #23 Online: 08/08/15 - 07:03 »
Olá amigo Sávio tudo bom, pergunte para o torneiro se não seria mais facil reduzir o diametro do fuso e embuchar o prórpio, e voltando ao assunto da vibração, vejo na demostração do video que em jog ela ja apresenta vibração logo quando ela se movimenta, tomara que seja só o rolamento mesmo, abços.

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #23 Online: 08/08/15 - 07:03 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #24 Online: 08/08/15 - 10:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigo Sávio tudo bom, pergunte para o torneiro se não seria mais facil reduzir o diametro do fuso e embuchar o prórpio, e voltando ao assunto da vibração, vejo na demostração do video que em jog ela ja apresenta vibração logo quando ela se movimenta, tomara que seja só o rolamento mesmo, abços.
E ai, amigao, td bem? seguinte, foi isso mesmo que o torneiro fez....embuchou.... ainda nao coloquei o fuso no lugar pq vou ressoldar essa maquina cara, torna-la mais rígida........ agora, vai ou racha..rsrsrs..

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #24 Online: 08/08/15 - 10:45 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #25 Online: 12/08/15 - 21:51 »
Olá Sávio tente fazer cortes com velocidades diferentes para ver. Se resolver, é ressonância mesmo. Nunca utilizei este drive também, mas qualquer coisa compra um xing ling que ele divide o passo em até 16  :D ;D.
Abraço,
Josemar
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #25 Online: 12/08/15 - 21:51 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #26 Online: 12/08/15 - 22:40 »
 é o que vou fazer mesmo, partir para outro driver.......ta brabo..rssrss. obrigado pelas dicas...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #26 Online: 12/08/15 - 22:40 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #27 Online: 13/08/15 - 07:40 »
´ta com cara de folga nos rolamentos de encosto do fuso,  faça um movimento com f 10 f 20 e aperte a porca de tencioname to dom fuso

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #27 Online: 13/08/15 - 07:40 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #28 Online: 13/08/15 - 08:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
´ta com cara de folga nos rolamentos de encosto do fuso,  faça um movimento com f 10 f 20 e aperte a porca de tencioname to dom fuso

Luciano
Entao Luciano, de um lado, o fuso é preso diretamente ao motor, do outro lado tem rolamento sim, dentro do mancal. quando fui tirar o fuso para ver, simplesmente o rolamento caiu do fuso. estava realmente solto, Daí, o torneiro mecanico, para nao dar calor no fuso, fez um anel para compensar a folga. Eu troquei o rolamento, e para minha surpresa, o eixo continua com o barulho.  Quando vc fala em "faça um movimento com f 10 f 20", eu nao entendi muito bem, rsrsrsrs, pode me dar uma dica? obrigado, amigo!

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #28 Online: 13/08/15 - 08:11 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #29 Online: 17/08/15 - 06:15 »
coloque 4 arruelas entre o motor e a base dele, monte o conjunto,o rolamento conico e solto mesmo e ele deve ter duas porcas aperte e veja se o barulho sumiu
o rolamento do motor nao serve para a carga empregada o certo é ter dois rolamentos conicos para nao ter problemas

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #29 Online: 17/08/15 - 06:15 »

 

SiteLock