Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Calda do Aerogerador  (Lida 2908 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Welson

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Calda do Aerogerador
« Online: 14/03/12 - 18:12 »
Pessoal, tenho visto que quase todos os geradores com eixo horizontal, tem a calda móvel. Alguém pode me informar qual o motivo ?

Abraços

Welson

Clube CNC Brasil

Calda do Aerogerador
« Online: 14/03/12 - 18:12 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #1 Online: 14/03/12 - 19:42 »
Desculpe, mas eu não sei se entendí direito.

O que voce entende por aerogerador? - seria um gerador eólico?

Também não entendí a "Calda" - não seria a "CAUDA"?

Supondo que acertei as duas (gerador eólico e cauda), eu diria que a cauda móvel é um dispositivo de segurança para tirar a potencia do gerador - um método para evitar que dispare e que se destrua por completo.

Grandes geradores usam outros métodos de frenagem - passo variável (caríssimo), dispositivos de frenagem postiços (flapes ou partes das hélices móveis para frear as pás oferecendo arrasto) ou então pás de rotores desenhadas para controle de velocidade por stall dinamico isto é, o perfil aerodinamico das pás é feito de forma a gerar arrasto muito alto acima de uma certa velocidade aerodinamica.

Agora, se o assunto era calda de aerogerador (nem sei se isso se come), não entendo nada de doces - só sei comer e só conheço calda de caramelo, de chocolate e de açucar...
« Última modificação: 14/03/12 - 19:45 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #1 Online: 14/03/12 - 19:42 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #2 Online: 15/03/12 - 07:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....Agora, se o assunto era calda de aerogerador (nem sei se isso se come), não entendo nada de doces - só sei comer e só conheço calda de caramelo, de chocolate e de açucar...
E seria um assunto para o CyberCook   ?_1 brincadeira welson.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #2 Online: 15/03/12 - 07:02 »

Offline Welson

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #3 Online: 15/03/12 - 18:41 »
Bem, realmente cometi um erro de português... "calda", agora com relação a palavra "aerogerador",  tenho lido muito a respeito e é como a grande maioria se refere ao gerador eólico.

Mas valeu a dica, apesar de eu não ter entendido como a "CAUDA" móvel freia a hélice do gerador, pelo menos não consegui ver em nenhum projeto, como é feito a frenagem. Eu imaginei que se a "CAUDA" fosse fixa e a hélice do gerador estivesse rodando com uma velocidade muito alta e o vento mudasse de sentido, o gerador viraria muito rápido, gerando um esforço muito grande nas hélices podendo ocasionar uma quebra do aparelho, sendo assim, com a "CAUDA" móvel o aerogerador viraria mais lentamente. Foi isso que imaginei, mas como imaginar não faz as coisas funcionarem direito, resolvi perguntar.

Abraço

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Desculpe, mas eu não sei se entendí direito.

O que voce entende por aerogerador? - seria um gerador eólico?

Também não entendí a "Calda" - não seria a "CAUDA"?

Supondo que acertei as duas (gerador eólico e cauda), eu diria que a cauda móvel é um dispositivo de segurança para tirar a potencia do gerador - um método para evitar que dispare e que se destrua por completo.

Grandes geradores usam outros métodos de frenagem - passo variável (caríssimo), dispositivos de frenagem postiços (flapes ou partes das hélices móveis para frear as pás oferecendo arrasto) ou então pás de rotores desenhadas para controle de velocidade por stall dinamico isto é, o perfil aerodinamico das pás é feito de forma a gerar arrasto muito alto acima de uma certa velocidade aerodinamica.

Agora, se o assunto era calda de aerogerador (nem sei se isso se come), não entendo nada de doces - só sei comer e só conheço calda de caramelo, de chocolate e de açucar...

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #3 Online: 15/03/12 - 18:41 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #4 Online: 15/03/12 - 19:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem, realmente cometi um erro de português... "calda", agora com relação a palavra "aerogerador",  tenho lido muito a respeito e é como a grande maioria se refere ao gerador eólico.

Existia um sistema desses na casa de meu tio, em 1960 e alguma coisa - (e que despertava inveja da vizinhança, pois recarregava as baterias do Jeeps e Rurais Willians, alem de manter umas luzinhas acesas por toda a noite) lá no interior do RS, e tinha um sistema em que a cauda, em caso de ventos muitos fortes, se articulava e quebrava a força do vento, impedindo a super-rotação.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #4 Online: 15/03/12 - 19:03 »

Offline Welson

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #5 Online: 15/03/12 - 19:30 »
Legal John, muito interessante, vou procurar saber mais sobre a mecânica deste sistema.

Abraço


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Existia um sistema desses na casa de meu tio, em 1960 e alguma coisa - (e que despertava inveja da vizinhança, pois recarregava as baterias do Jeeps e Rurais Willians, alem de manter umas luzinhas acesas por toda a noite) lá no interior do RS, e tinha um sistema em que a cauda, em caso de ventos muitos fortes, se articulava e quebrava a força do vento, impedindo a super-rotação.
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #5 Online: 15/03/12 - 19:30 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #6 Online: 16/03/12 - 07:07 »
Então - no final eu falei e não disse como um gerador eolico pode frear com a cauda.

A cauda faz com que as pás do rotor fiquem de lado para o vento, impedindo que este gire - é um mecanismo normalmente baseado em engrenagens ou um redutor que faz com que a cauda vire 90º quando o vento atinja uma certa velocidade.

Geradores antigos este sistema era humano ou seja, um operador precisava comandar este sistema para impedir a destruição do rotor -= os mais modernos são remotos.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #6 Online: 16/03/12 - 07:07 »

Offline Welson

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #7 Online: 16/03/12 - 09:07 »
Legal fgilii, agora deu para ter uma base do porque a cauda é móvel, mesmo não vendo o mecanismo funcionar por completo, já me respondeu a dúvida que tinha, (a cauda móvel é realmente para proteção contra alta rotação)

se interessa para alguém, me registrei também em um fórum mais específico sobre geradores eólicos:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

muito bom, tira muitas dúvidas com relação a bobinamentos, alinhamentos de bobinas, ligações entre pólos de bobinas, posicionamento de imãs, enfim...   uma grande fonte de material para quem quer se aventurar.

Obrigado a todos que me ajudaram com esta dúvida.




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então - no final eu falei e não disse como um gerador eolico pode frear com a cauda.

A cauda faz com que as pás do rotor fiquem de lado para o vento, impedindo que este gire - é um mecanismo normalmente baseado em engrenagens ou um redutor que faz com que a cauda vire 90º quando o vento atinja uma certa velocidade.

Geradores antigos este sistema era humano ou seja, um operador precisava comandar este sistema para impedir a destruição do rotor -= os mais modernos são remotos.

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #7 Online: 16/03/12 - 09:07 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #8 Online: 16/03/12 - 12:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
Geradores antigos este sistema era humano ou seja, um operador precisava comandar este sistema para impedir a destruição do rotor -= os mais modernos são remotos.
Agora fiquei na duvida se era automatico ou manual, provavelte manual pela época....
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Calda do Aerogerador
« Resposta #8 Online: 16/03/12 - 12:42 »

 

SiteLock