Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Velocidade de deslocamento em retas vs. Velocidade de deslocamento em curvas  (Lida 1843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tayron

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Olá
Estou desenvolvendo o projeto de uma máquina de costura cnc e estou com um problema no mach3...
O primeiro ponto é que a velocidade de G0 da máquina nunca chega a velocidade ajustada nas configurações, parece que sempre fica um pouco a baixo.
Outra coisa, e o principal problema, é que há uma drastica redução na velocidade da máquina quando ela está fazendo curvas (G02 e G03).
Eu realmente preciso que a velocidade nas curvas seja exatamente a velocidade nas retas.
Alguém poderia me ajudar a resolver isso?
A velocidade do cabeçote de costura é regulado através de um inversor de frequencia à parte do comando cnc, logo, se há uma variação na velocidade de deslocamento da máquina a distancia entre os pontos da costura nas curvas vida diferente da distancia dos pontos de costura das retas...

Clube CNC Brasil


Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
A grosso modo, G0 é deslocamento rápido, no máximo que for configurado os eixos. Porém se mover mais do que um eixo a velocidade será a máxima do eixo mais lento.

Normalmente nas curvas a velocidade é mais baixa pois o eixo praticamente para a cada linha do programa.
Para amenizar se usa acelerações maiores. Quanto maior a aceleração, menor será a diferença de velocidade nas curvas. Porém para tudo existe um limite. Se está usando motor de passo e a aceleração for muito alta, o motor vai perder passo. Se está usando servo motor e elte não tiver torque suficiente para acelerar rapidamente, vai dar erro.....

Vai configurando a aceleração para o melhor desempenho.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil


Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Boa tarde pessoal =D
Resolvi o problema aqui...
Como eu preciso executar rotinas em G1, G2 e G3 em altas velocidades, estava dando esta variação de velocidade por causa do mau processamento do computador para envio dos dados pela porta paralela. Resumindo, o pc não dá conta...
Fiz um teste com uma placa usb (nvum), executando a 100khz, e não tive perdas!!
Consegui executar G1, G2 e G3 a 18000 mm/min.

Valeuuuu

Clube CNC Brasil


 

SiteLock