Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS  (Lida 13074 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #30 Online: 05/04/13 - 06:40 »
Gerber, já tentaste rodar a sua maquina usando o Kcam? eu estou com uma tb6560 aqui e só estou conseguindo rodar com o Kcam, com o Mach sequer consegui fazer os motores funcionar. É verdade que falta tempo prá destrinchar esse problema do Mach/PC/Tb6560, mas a outra verdade é que o Kcam tá salvando minha pátria enquanto isso.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #30 Online: 05/04/13 - 06:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #31 Online: 05/04/13 - 18:10 »
Talvez vou escrever uma besteira e tanto, entre testar com multimetro e coisa e tal, laaaa na pasta do Mach 3 tem um arquivo que chama Drive test. Outra coisa, la na velocidade do Kernel, tem os tais de 25000hz/35000Hz etc etc, mudando as frequencia dependendo do processador do computador, nao altera em nada nao?



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #31 Online: 05/04/13 - 18:10 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #32 Online: 05/04/13 - 22:37 »
Mac e Pravato,

Sobre a medição com o voltímetro, vocês tem toda a razão. Nem me passou pela cabeça isso. Só fui testar de novo agora, porque acabei desinstalando a porta paralela e passei trabalho para instalar de novo. O PC só travava, mas no fim das contas tá operando bem.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Talvez vou escrever uma besteira e tanto, entre testar com multimetro e coisa e tal, laaaa na pasta do Mach 3 tem um arquivo que chama Drive test. Outra coisa, la na velocidade do Kernel, tem os tais de 25000hz/35000Hz etc etc, mudando as frequencia dependendo do processador do computador, nao altera em nada nao?

Marcao

Sim Marcão... já tinha feito o teste da porta. Dá certo. Mas o tester que eu tenho aqui com minha versão do mach3 não da para escolher a velocidade Kernel (acho que é do mach2). Fica em torno dos 25000, e conforme o manual, tá ok.

O que o Mac disse sobre a voltagem do sinal faz todo o sentido. Neste exato momento, estou fazendo as ligações com o driver (2M542) e integradora, para rodar todos os motores. Amanhã posto aqui o resultado.

Valeu!!!

Ps.: John, se der tudo errado, vou tentar com o Kcam.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #32 Online: 05/04/13 - 22:37 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #33 Online: 06/04/13 - 14:51 »
Pessoal!!!

Tudo certo com a paralela! O motor gira que é uma beleza!!! Obrigado à todos pelas dicas!!!

Só que esquenta tanto que eu venho pensando em deixar uma xícara e café ou deixar uma chapa pra fritar um bife....

Ainda dá pra encostar a mão no motor, mas acredito que trabalhando várias horas a temperatura vai subir muito. É melhor alterar a tensão do motor? Li aqui no fórum que o pessoal altera a voltagem no trafo...

Abraços!!!

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #33 Online: 06/04/13 - 14:51 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #34 Online: 06/04/13 - 17:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal!!!

Tudo certo com a paralela! O motor gira que é uma beleza!!! Obrigado à todos pelas dicas!!!

Só que esquenta tanto que eu venho pensando em deixar uma xícara e café ou deixar uma chapa pra fritar um bife....

Ainda dá pra encostar a mão no motor, mas acredito que trabalhando várias horas a temperatura vai subir muito. É melhor alterar a tensão do motor? Li aqui no fórum que o pessoal altera a voltagem no trafo...

Abraços!!!


Não Gerber, esquentar é normal e se ainda dá p/ por a mão, então está ótimo! A temperatura do motor pode chegar a 80º que ainda assim estará dentro do limite, ... no máximo, mas no limite.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #34 Online: 06/04/13 - 17:58 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #35 Online: 08/04/13 - 07:44 »
Como disse o Mac dando pra segurar no motor a temperatura esta dentro do limite.
Para eles esquentarem menos voce precisa abaixar a corrente do motor, eu nunca coloco o maximo que ele suporta, por ex. motor de 3A  eu coloco 2,5a.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #35 Online: 08/04/13 - 07:44 »

Offline sebastiaosousa

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #36 Online: 24/06/13 - 09:35 »
Tenho uma máquina que apresentou esse mesmo problema.
Eu havia percebido um aumento na temperatura no motor de passo do eixo X. Minha máquina usa 4 motores de passo CeNeCe (2 deles para o y). Apenas um deles estava esquentando, no caso o do eixo X. Chequei a corrente e estava configurada corretamente para todos os motores Numa pesquisa, descobri que era normal esquentar um pouco. Mas como minha máquina usava totos os motores iguais, eu não entendia porque apenas 1 estava esquentando. Há uns 4 dias ele ficou tremendo ao tentar fazer sua movimentação. Como descrito pelo autor desse tópico. Para ter certeza que o problema não era drive, troquei o cabeamento do x pelo do z e o motor de passo contunuou tremendo e falhando. Resolvi trocar o motor de passo. Consegui um VESTA (estou anexando uma foto) Instalei corretamente. e funcionou. Entretanto, percebo que há também um aumento na temperatura dele. Só para constar, configurei a corrente corretamente para 1A e o passo para 1/8. Uso uma fonte de 24V. Sei que motores de passo trabalham com voltagens até maiores. Mas notei que na etiqueta desse motor consta 7.4V 1A.
Alguns motores de passo trabalham com temperaturas de até 80 graus C, segundo uma pesquisa que eu fiz.
As minhas dúvidas são:
1. Posso usar esse motor com a voltagem de 24V?
2. Qual a temperatura de trabalho desse motor? Alguém sabe?

Só completanto: Testei o funcionamento da máquina e está ok. Sem perca de passo em nenhum eixo. Mas continua esquentando apenas o motor que foi substituído. Cheguei até a trocar o cabeamento do x e do z, pois poderia ser um problema no drive que poderia estar mandando uma corrente maior para o motor. Claro, alterando as configurações da controladora com a devida corrente e quantidade de passos do motor. O resultado foi o mesmo. O único motor de passo que esquenta é o que foi trocado.

Uso uma TB6560-4v5
PC - Core2-quad
HD 320
Sistema VISTA
Mach3 original licenciado.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #36 Online: 24/06/13 - 09:35 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #37 Online: 24/06/13 - 18:23 »
Sebastião; desculpe-me a impertinencia, mas informe o seguinte;
Antes da troca todos os motores eram da mesma marca e modelo? Todos estavam acionando um mesmo sistema de movimentação?

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #37 Online: 24/06/13 - 18:23 »

Offline sebastiaosousa

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #38 Online: 24/06/13 - 18:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sebastião; desculpe-me a impertinencia, mas informe o seguinte;
Antes da troca todos os motores eram da mesma marca e modelo? Todos estavam acionando um mesmo sistema de movimentação?

Creocad
Correto. Mesma marca Todos CeNeCe de 1.5A. 2 deles para o eixo Y, 1 para o x e 1 para o Z. O motor do X Já estava apresentando aquecimento há algum tempo. (apenas ele) Os outros, mesmo após 1h de usinagem ficam com temperatura ambiente, ou um pouco acima disso. Praticamente não se percebe aquecimento dos demais motores.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #38 Online: 24/06/13 - 18:34 »

 

SiteLock