Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: eixo z descendo sozinho  (Lida 2540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline arlen

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
eixo z descendo sozinho
« Online: 20/06/13 - 08:26 »
Olá pessoal. Comprei um cnc router usada recentemente e estou apanhando para aprender a usar.
bom estou com um problema no eixo Z. Quando estou movimento os eixos x ou y as vezes da uns estalos (típico de queda de energia) aí então o eixo z desce sozinho. Esses estalos são similares aos que dao na máquina quando ligo o Artcam. O meu estabilizador da uns estalos e a máquina também. Quando estou usinando as vezes também acontece o mesmo.

Clube CNC Brasil

eixo z descendo sozinho
« Online: 20/06/13 - 08:26 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #1 Online: 20/06/13 - 08:59 »
Amigo Arlen, porque usa esse estabilizador ?
Sua rede eletrica tem problemas de variações de tensão por ai ?
Esse aparelho que chamas de estabilizador é mesmo um estabilizador ?
Tem mais algum equipamento ligado nesse estabilizador ?
A voltagem nominal de entrada é a mesma da saída ? (Entrada =115V - Saída = 115V Estabilizada ou Entrada = 220V - Saída = 220V Estabilizada.
Se for, pode ser que esse estabilizador esteja subdimensionado, faça um teste, tira este estabilizador e liga direto.
Antes de fazer isso tenha certeza que saibas o que esta fazendo, se não volta aqui com mais informações sobre sua máquina, por exemplo quantos Wats tem esse estabilizador.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #1 Online: 20/06/13 - 08:59 »

Offline brunotss

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #2 Online: 20/06/13 - 09:33 »
arle: já aconteceu isso no meio do processo de usinagem?

Comigo acontece o mesmo, só que não tenho estabilizador, já aconteceu 2 vezes de cair a energia e perder a peça pelo fato do eixo Z descer e a rotação não da tempo de parar.

Elio Cesar: Estava pensando em usar um No-break para quando cair a energia dar tempo de parar ,mas é muito caro, teria alguma solução para isso mais barata?

Abraços

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #2 Online: 20/06/13 - 09:33 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #3 Online: 20/06/13 - 11:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
arle: já aconteceu isso no meio do processo de usinagem?

Comigo acontece o mesmo, só que não tenho estabilizador, já aconteceu 2 vezes de cair a energia e perder a peça pelo fato do eixo Z descer e a rotação não da tempo de parar.

Elio Cesar: Estava pensando em usar um No-break para quando cair a energia dar tempo de parar ,mas é muito caro, teria alguma solução para isso mais barata?

Abraços


Não vejo outra solução não. Mesmo usando um no-break ele teria que ser muito bem dimensionado. O que pode ser feito para minimizar o problema seria usar um no-break apenas no Pc e um rele com o contato em série com o botão de emergência. A CNC vai parar todos os motores e o micro não. Ai vc tem uma chance de recuperar o serviço.
« Última modificação: 20/06/13 - 11:19 por Elio Cesar »
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #3 Online: 20/06/13 - 11:16 »

Offline brunotss

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #4 Online: 20/06/13 - 12:55 »
No caso eu uso minha CNC com DSP então se ela desliga a DSP desliga e não perde o serviço (perde só o ponto de parada)
Meu problema mesmo é a descida, pois até se eu desligo normal ela descee isso me atrapalha e mto.

No caso do nobreak é inviavel pois a cnc é trifasica e colocaria antes do transformador, mas não sei se geraria perdas ou sobrecarga alem de ser caro.

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #4 Online: 20/06/13 - 12:55 »

Offline Doug

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 158
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mi povas paroli Esperanton kiel denaska
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #5 Online: 21/06/13 - 15:22 »
Um dos motivos de o z estar descendo é q o unico eixo que esta continuamente fazendo força é o eixo z, pois tem q suportar a carga, se o seu "z" estiver muito pesado é bom fazer um contra peso ou algo similar. Esses estalos pode ser por isso tb pois como o motor esta perto do limite de segurar o z com qqer queda ele pode mecher um pouco.
Isso é somente uma hipotese.
Desenvolvedor de projetos
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(puzzle 3d, relevos e recotes)
揠苗助长

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #5 Online: 21/06/13 - 15:22 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #6 Online: 21/06/13 - 16:13 »
Meus amigos;
façam uma busca pelo fórum que alguém já postou sobre isto. Salvo engano a situação é que a rosca está com passo muito grande, portanto pouca área de contato, ou com folga que propicia o fenômeno da simples gravidade puxa-lo e fazer a porca girar.
Se possível coloquem mais uma porca ou troquem por uma rosca fina que duvido que vá descer.

Também pode ser configuração de um tal de decay ou algo do tipo; ou seja; com qual amperagem o motor será suprido quando estiver em posição de parado.

Creocad
« Última modificação: 21/06/13 - 16:15 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:eixo z descendo sozinho
« Resposta #6 Online: 21/06/13 - 16:13 »

 

SiteLock