Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Importação de vetores  (Lida 7671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Allen-mar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Importação de vetores
« Online: 19/06/11 - 18:51 »
Ola pessoal,
atualmente trabalho com uma cnc laser, faço os vetores no corel X3 e exporto para o soft da laser com extensççao PLT (arquico de plotter), funciona que é uma beleza.
Recentimente adquirimos uma router e com ela veio o Artcam. os vetores do corel que eu tinha exportei com extensão EPS, DWG, DXF ou AI.
Quando importo no artcam, o  ele dis que nos casos do AI e DWG ele informa erro e nos casos do EPS e DXF os vetores vem com laços inexistentes no original  e com linhas rompidas.
Algeum poderia me dizer o que pode estar acontecendo e alguma solução para corrigir isso?

Atenciosamente

Allen

Clube CNC Brasil

Importação de vetores
« Online: 19/06/11 - 18:51 »

Offline Jan

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 192
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Importação de vetores
« Resposta #1 Online: 21/06/11 - 12:32 »
Allen,estranho.
Qual versão do artcam vc está usando?
Quando exportar,não exporte em camadas,una todas as camadas.Exporte em curvas .
Quando eu exporto eu uso dxf e eps,salvo sempre em milimetros e versão 2000.

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #1 Online: 21/06/11 - 12:32 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #2 Online: 21/06/11 - 18:04 »
   abra o arquivo no corel e salve como DXF, quando aparecer a janelinha após clicar em salvar escolha salvar como arquivo do autocad 2000 ou 2002, aí vai abrir certo no ArtCam
« Última modificação: 21/06/11 - 18:05 por gimbabf »
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #2 Online: 21/06/11 - 18:04 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #3 Online: 09/09/11 - 20:34 »
Boa noite. Valeu eu estava lendo e não lembrava mais do auto cad, é nele que da para converter em DXF. ?_21Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #3 Online: 09/09/11 - 20:34 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #4 Online: 09/09/11 - 20:40 »
Olá. Quem poderia me dizer qual é melhor o ArtCam ou Vectric.  ?_12

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #4 Online: 09/09/11 - 20:40 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #5 Online: 09/09/11 - 21:22 »
Boas

Eu uso  Aspire 3 (Vectric) pela simplicidade e facilidade de uso , nenhum problema até ao momento.

(testei um e outro e realmente o ArtCam parece ter mais opçoes , mas a questão é - Sao todas usadas !?!??!?! rsrsrsrs)

Portuga

« Última modificação: 09/09/11 - 21:23 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #5 Online: 09/09/11 - 21:22 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #6 Online: 09/09/11 - 23:19 »
Muito bem Portuga, a gente tem que ir testando todos eles para ver o que é mais compativel com a usinagem final. Tem tambem o Rhinoceros 4.0, o Mastercam, o PowerMill, SolidCam. Eu estou começando ainda só que o objetivo é dominar totalmente a questão CNC, já que tem uma parafernalia de opções na internet. Eu vejo que o pessoal apanha muito com os programas deveria ter um curso,
mesmo que pago do Mach 3 junto exemplo o ArtCam, ai sim o individuo ao final saberia o que esta
fazendo. :)

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #6 Online: 09/09/11 - 23:19 »

Offline Jan

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 192
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Importação de vetores
« Resposta #7 Online: 10/09/11 - 07:34 »
O Vectric é basico,mas facil de usar.O artcam é mais elaborado,algumas funções são automatizadas,mas não tem opção de formatar blanket.
O Visual Cam,entre os básicos é a melhor opção.
Entre os complexos,temos o solidworks com o ad-on do solidCam,excelente,mas meio complicado para iniciantes,outra opção seria o NX 7.5 da Simens,excelente,completo,mas difícil, apesar que em dois meses de uso,já fiz bastante peças,e por último Catia ,muito bem estruturado,mas um pouco confuso.
Para vetores,todos são boas opções,para sólidos,o NX é superior (apesar de não ler a estrutura de OBJ e STL),para 4 eixo o solidcam é boa opção também.
Agora o programa que é meio confuso,mas se dá bem com sólidos é o MAstercam,em equipos de mais de 4 eixos que se movam independente,apenas ele e o NX eu vi trabalharem com perfeição.

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #7 Online: 10/09/11 - 07:34 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Importação de vetores
« Resposta #8 Online: 10/09/11 - 11:32 »
minha opinião

Se piratão ou ganhar muito bem para justificar a compra: Artcam 2010/2011
Se tem preferencia ou precisa comprar um programa: Aspire
Se for usar recursos especificos: montagem de um pacote com Artcam Express 2011

Dos outros programas eu só fiz algumas usinagens testes com Rhinocam. Legal, mas é mais técnico e os outros são mais intuitivos. Valor? Não faço idéia
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #8 Online: 10/09/11 - 11:32 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #9 Online: 15/09/11 - 11:01 »
Olá. Jan, Voce diz que o Vectric é facil de usar, eu estou testando ele, e tou aprendendo atraves da apostila ArtCam em portugues, a trabalhar com o ArtCam. Poderia me dizer entre o Vectric e o ArtCam
o que voce achou de mais facil e mais dificil. Quanto ao Solidworks, eu já vou bem, estou usando o
modulo solidcam, que tambem é muito bom, ainda tem a vantagem dos modulos Cosmos CosmosWorks, CosmosPress, CosmosDesignStar, para validação da peça, tipo fator de segurança,
acima de 1. Esse Visual Cam eu não conheço, me fale mais dele. Voce diz que o NX é superior, em que sentido, eu começei a usa-lo, mas vi que sem o Femap não ia,voce usa o Femap, ouvi dizer que o NX é compativel, com o Catia, então tem que ser bom mesmo. O Catia na verdade é o melhor programa
já feito, o problema dele é que a interface nada amigavel.O Mastercan comecei a usar e parei, voce diz que ele é meio confuso, voce quer dizer que tem coisa que incrementa e outras desincrementam,  mas se voce tá fazendo varias peças com o Mastercam. Exemplo Desses programas citados que são Cam, voce cria a peça, converte em codigo "G", e depois como voce procede a liberação do codigo de maquina para execução da usinagem, não vi voce mencionar o Mach3. :)

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #9 Online: 15/09/11 - 11:01 »

Offline Jan

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 192
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Importação de vetores
« Resposta #10 Online: 15/09/11 - 17:44 »
O mach 3 não é um Cam,Orbiter.
Ele é um programa de execução e controle.Ele recebe o g-code  e envia os sinais via saída db-25 (impressora) para a controladora e drivers.
Aliás é o melhorzinho,e dá mais recursos.
O NX é considerado quase tao bom,ou em alguns casos mais do que o CATIA,é usado ,por exemplo,pelas equipes de formula 1.
Nãos ei a versão que vc tem,a minha é a 7.0,mas já vi ,inclusive a 8.
O visual cam é um dos mais simples na interface, e a apostila dele é bem  simples e fácil de interpretar.
O vectric é mais simples,tem menos recursos que o Artcam.

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #10 Online: 15/09/11 - 17:44 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #11 Online: 16/09/11 - 00:09 »
Boa noite Jan. obrigado por responder, eu tenho a versão NX 7.5 e tambem o Femap, atualmente o que voce esta usando para usinar, ja usou o Ansys V11.0 é uma maravilha as opções são infinitas, a
interface não é muito amigavel, mas a precisão dele é algo assombrozo, agora que tenho o  Femap vou começar a fuçar o NX eu tenho os dois o 7.0 e 7.5. Voce poderia me dizer +- como faz a transição
para o Mach3 na hora de  enviar o g code  sinais via saída db-25. É que eu acabei de baixar em portugues o Mach3, e não tenho tido tempo de mexer nele. :)

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #11 Online: 16/09/11 - 00:09 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Importação de vetores
« Resposta #12 Online: 11/11/11 - 09:15 »
Allen-mar, bom dia!

Não sei se conseguiu resolver o seu problema, mas segue uma solução simples que encontrei.

1) Abra o Corel com o arquivo desejado;
2) Abra o ArtCam já com possibilidade de executar um novo projeto, com área definida, etc.
3) Deixe as duas telas abertas em seu computador
4) Selecione o arquivo desejado no Corel
5) Agora arraste da tela do Corel para a tela do ArtCam.
6) Pronto! O arquivo vai sem erros como os descritos e sem serrilhados ou outros problemas.

Obs.: Para ter o arquivo novamente no Corel, clique em voltar ou Ctrl + Z


Veja se resolve!!!

Este e outros problemas "sumiram" por aqui depois que formatei a minha maquina e instalei tudo novamente.


Abração!
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Importação de vetores
« Resposta #12 Online: 11/11/11 - 09:15 »

 

SiteLock