Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida sobre brocas para fresas  (Lida 4625 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Youngster

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Duvida sobre brocas para fresas
« Online: 11/05/13 - 17:52 »
Olá pessoal,

Esse é meu primeiro post e como é de praxe vou começar com várias perguntas, hehehe. Fiz uma pesquisa no fórum e não achei anda especifico de brocas para Celeron.

Eu acabei de comprar uma CNC para poder produzir minhas estruturas para os produtos que fabrico, que são multirotores ( quem quiser mais informações é só acessar o site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login). Eu corto as estruturas em Celeron de 2mm, mas percebi que minha a broca está ficando preta e na hora da fresagem está soltando muita fumaça. O primeiro corte ficou muito bom, mas no segundo ele começou a queimar o material, por isso pergunto para quem tem mais experiencia, qual é a broca certa para se usar com esse tipo de material? Pois me pareceu que ela perdeu o corte, por isso começou a queimar. É normal perder o corte rápido?
A minha fresadora por enquanto está com uma tupia makita, ( até eu conseguir  juntar dinheiro e comprar uma spindle decente). A broca que usei é de aço rápido de "4 pontas" com 3 mm de diâmetro ( não sei o termo certo). A velocidade do passo não está rápida e estou passando o corte em 2 etapas ( 1.25mm por vez).

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

abs

Youngster Lucas

Clube CNC Brasil

Duvida sobre brocas para fresas
« Online: 11/05/13 - 17:52 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #1 Online: 11/05/13 - 18:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal,

Esse é meu primeiro post e como é de praxe vou começar com várias perguntas, hehehe. Fiz uma pesquisa no fórum e não achei anda especifico de brocas para Celeron.

Eu acabei de comprar uma CNC para poder produzir minhas estruturas para os produtos que fabrico, que são multirotores ( quem quiser mais informações é só acessar o site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login). Eu corto as estruturas em Celeron de 2mm, mas percebi que minha a broca está ficando preta e na hora da fresagem está soltando muita fumaça. O primeiro corte ficou muito bom, mas no segundo ele começou a queimar o material, por isso pergunto para quem tem mais experiencia, qual é a broca certa para se usar com esse tipo de material? Pois me pareceu que ela perdeu o corte, por isso começou a queimar. É normal perder o corte rápido?
A minha fresadora por enquanto está com uma tupia makita, ( até eu conseguir  juntar dinheiro e comprar uma spindle decente). A broca que usei é de aço rápido de "4 pontas" com 3 mm de diâmetro ( não sei o termo certo). A velocidade do passo não está rápida e estou passando o corte em 2 etapas ( 1.25mm por vez).

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

abs

Youngster Lucas




Ola amigo.
Primeiro
ja que vc falou que É DE PRAXE,   vou te responder que  de PRAXE mesmo é vc inciar se apresentando ao forum, e no tópico certo.
segundo
Se vc esta usinando( cortando ), o nome não é broca  e sim FRESA. pois broca é para furar
terceiro
colocaste seu tópico em lugar errado, por isso vou direcionar para o lugar certo  ta legal
 
 e como é de praxe,  volto a dizer  SE APRESENTE AOS COLEGAS
segue o link para apresentação
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

de qualquer maneira,  
SEJA BEM VINDO AO FORUM
ABRAÇO
« Última modificação: 11/05/13 - 18:05 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #1 Online: 11/05/13 - 18:01 »

Offline Youngster

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #2 Online: 11/05/13 - 18:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola amigo.
Primeiro
ja que vc falou que É DE PRAXE,   vou te responder que  de PRAXE mesmo é vc inciar se apresentando ao forum, e no tópico certo.
segundo
Se vc esta usinando( cortando ), o nome não é broca  e sim FRESA. pois broca é para furar
terceiro
colocaste seu tópico em lugar errado, por isso vou direcionar para o lugar certo  ta legal
 
 e como é de praxe,  volto a dizer  SE APRESENTE AOS COLEGAS
segue o link para apresentação
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

de qualquer maneira,  
SEJA BEM VINDO AO FORUM
ABRAÇO


José Ricardo,

Desculpe ter colocado na seção errada...

Vou me apresentar lá, pode deixar.

Sobre fresa e broca, dá para ver meu nível de conhecimento, hehehehe....

abs

Youngster Lucas

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #2 Online: 11/05/13 - 18:25 »

Offline jozivaldo

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 262
  • Total Likes: +7/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #3 Online: 11/05/13 - 18:40 »
 ?_39

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #3 Online: 11/05/13 - 18:40 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #4 Online: 11/05/13 - 18:57 »
Tranquilo amigo, mas como vc falou que é de PRAXE, então achei por bem ,lhe mostrar  o que realmente é de PRAXE no forum, e que imfelismente muitos não o seguem,
mas tudo bem,

vamos dar andamento as suas duvidas e esperamos que alguem aqui que corte este tipo de material  lhe de uma ajuda.
mas acredito que vc teria que dar mais detalhes do que vc esta fazendo, como por exemplo
 velocidade de corte??
Velocidade da tupia??
e se possivel  fotos do material ja cortado

pelo visto, vc esta usando uma fresa de metal duro de 4 cortes

vamos esperar para ver  como fica, pois por ser final de semana , a galera esta descansando
eu é que sou escravo do trabalho :Garg: :Garg: :Garg:
abração
ricardo


Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #4 Online: 11/05/13 - 18:57 »

Offline Youngster

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #5 Online: 11/05/13 - 19:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tranquilo amigo, mas como vc falou que é de PRAXE, então achei por bem ,lhe mostrar  o que realmente é de PRAXE no forum, e que imfelismente muitos não o seguem,
mas tudo bem,

vamos dar andamento as suas duvidas e esperamos que alguem aqui que corte este tipo de material  lhe de uma ajuda.
mas acredito que vc teria que dar mais detalhes do que vc esta fazendo, como por exemplo
 velocidade de corte??
Velocidade da tupia??
e se possivel  fotos do material ja cortado

pelo visto, vc esta usando uma fresa de metal duro de 4 cortes

vamos esperar para ver  como fica, pois por ser final de semana , a galera esta descansando
eu é que sou escravo do trabalho :Garg: :Garg: :Garg:
abração
ricardo




José Ricardo,

A tupia tem 30.000 rotação, e como é de velocidade unica, não tem como mexer.

A velocidade da fresa é que ainda estou apanhando para entender. No artcam coloquei o avanço da fresa em 10mm/seg, só que tive que colocar 50% no feed rate, pois estava muito rápido .
Nâo vou conseguir postar fotos agora pois estou sem bateria na máquina, mas amanha faço isso.

abs

Youngster Lucas

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #5 Online: 11/05/13 - 19:10 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #6 Online: 11/05/13 - 19:18 »
este é um problema muito sério, onde não se consegue diminuir ou aumentar a velocidade do spindle ou tupia, pois  os diversos materias que são cortados pelas CNCs, tem que ter um paralelo entre a velocidade de avanço com a velocidade do motor
tudo é um casamento perfeito.
velocidade do motor X velocidade  de avanço X fresa = exelente corte ou  péssimo corte

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #6 Online: 11/05/13 - 19:18 »

Offline Youngster

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #7 Online: 11/05/13 - 19:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
este é um problema muito sério, onde não se consegue diminuir ou aumentar a velocidade do spindle ou tupia, pois  os diversos materias que são cortados pelas CNCs, tem que ter um paralelo entre a velocidade de avanço com a velocidade do motor
tudo é um casamento perfeito.
velocidade do motor X velocidade  de avanço X fresa = exelente corte ou  péssimo corte


Sim, eu imaginava isso, mas vi no fórum que não é aconselhável colocar dimer na makita. Assim que sobrar uma grana vou pegar uma Tecmaf, enquanto isso vou ter que me virar com a makita mesmo.
O que achei estranho é que no primeiro corte saiu tudo perfeito. Fiz testes de corte e de gravações no material e ficou certinho. Depois parti para a segunda peça, e como minha peça tem muitos furos, comecei logicamente por eles....mas como eram só furos não deu para perceber muito se já estava queimando, foi na hora do corte que a fresa começou a ficar preta. Minha pergunta é: Essa fresa que usei só serve para fresar e na hora dos furos devo usar brocas normais. Será que foi nisso que errei?

abs

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #7 Online: 11/05/13 - 19:34 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #8 Online: 12/05/13 - 07:53 »
depende do diametro do furo e a fresa que vc esta usando.
eu aqui faço furo  como se fosse corte normal, mas  seria um furo de 5mm com uma fresa de 2mm.
caso vc queira  fazer os furos com broca mesmo, vc tem a opção no artcam de furação, sendo assim vc escolhe a broca do diametro certo e escolhe no artcam  o modo furação, pois ela vai  fazer como se fosse uma furadeira mesmo
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #8 Online: 12/05/13 - 07:53 »

Offline Youngster

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #9 Online: 12/05/13 - 10:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
depende do diametro do furo e a fresa que vc esta usando.
eu aqui faço furo  como se fosse corte normal, mas  seria um furo de 5mm com uma fresa de 2mm.
caso vc queira  fazer os furos com broca mesmo, vc tem a opção no artcam de furação, sendo assim vc escolhe a broca do diametro certo e escolhe no artcam  o modo furação, pois ela vai  fazer como se fosse uma furadeira mesmo
abraço


José Ricardo,

É isso que estou fazendo, usando fresa de 3mm para fazer furos de 3mm. Tem alguns furos de 5mm, dai uso a opção perfilagem 2D e corto com a mesma fresa de 3mm. É que achei que o furos não ficaram muito legais, parece que a maquina entrou meio inclinada. Vou ver se reduzo a velocidade vertical para ver se melhora a qualidade.

obrigado pela ajuda e a atenção dada para meu problema.

abs

Youngster Lucas

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #9 Online: 12/05/13 - 10:00 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #10 Online: 12/05/13 - 10:14 »
Fresas de HSS (aço rápido) não são adequadas ao corte de celeron em altas velocidades de rotação.

Ou use fresas de metal duro ou abaixe a rotação do motor.

Outro detalhe que pode ter influencia durantre o corte mesmo usando fresas de metal duro - a velocidade de avanço talvez tenha que ser maior, pois se estiver muito devagar corre o risco de continuar a queimar o material.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #10 Online: 12/05/13 - 10:14 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #11 Online: 12/05/13 - 11:14 »
Fla Gilli
tudo bem com vc.

estive vendo que o amigo Youngster, tem uma tupia com velocidade  unica, e pelo que vi, ele esta cortando  com 1000mm/min. o que acho muito pouco, e acredito se este o motivo de estar queimando.
isto é alta velocidade da tupia com baixa velocidade de avanço.
e tambem a fresa por  não ser de metal duro e de 4 cortes.
acho que realmente é um conjunto de erros.
amigo, infelismmnete as vezes temos que fazer varios teste e perder um pouco de material, para  achar o ponto certo do corte.
mas o Fgilli, ja te deu uma boa dica para iniciar seus testes
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #11 Online: 12/05/13 - 11:14 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #12 Online: 12/05/13 - 17:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...mas vi no fórum que não é aconselhável colocar dimer na makita. Assim que sobrar uma grana vou pegar uma Tecmaf, enquanto isso vou ter que me virar com a makita mesmo.


Olá menino Youngster

Fiquei curioso sobre a citação acima, se puder me passar o link deste tópico fico agradecido.

Quanto à nomeclaturas usuais, te aconselho a ler uma postagem que fiz ontem neste link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acho que poderá te ajudar a chegar mais rápido no resultado pretendido (partindo até do título deste tópico  :bebebe:)

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Duvida sobre brocas para fresas
« Resposta #12 Online: 12/05/13 - 17:32 »

 

SiteLock