Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS  (Lida 13115 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline pauloviaro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +47/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Online: 21/02/13 - 23:21 »
Boa noite a todos.
Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre um problema em minha "fresadora cnc".
Comprei alguns motores de 30kgf.cm (8 fios) para melhorar o desempenho da maquininha e tudo estava muito bem até que resolvi trocar meu micro velho, usadinho, fraco de memória (acho que deu para entender), por um não tão velho... a configuração do Mach3 está igual ao outro micro, a configuração da porta paralela também deixei igual e tudo o mais que pude me lembrar está de acordo com o equipamento anterior... POR QUE, abençoado mundo da CNC... os motores funcionam muito bem com o micro velhinho e ficam tremendo, aparentemente perdendo passos, com o micro mais novo?
Cheguei a deixar os dois micros ligados e só trocar o cabo da serial de um micro para o outro... sempre vendo o mesmo resultado.

Parece que o motor anda um, dois passos para o lado certo e depois tende a voltar um passo atrás, mas essa sequência não se repete e ele fica vibrando enquanto capenga (para o lado certo), devagar e indeciso... rsrs

Minha placa atual é uma à base de TB6560 (daquelas vermelhinhas chinesas).
Estou com ela já faz uns bons meses e nunca tive problemas até inventar de trocar o micro computador!! rsrs

Agradeço qualquer ajuda, opinião, chute...

Um grande abraço e sucesso a todos.

Paulo

Clube CNC Brasil

MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Online: 21/02/13 - 23:21 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #1 Online: 22/02/13 - 02:56 »
Cara! você descreve todo seu problema com a troca de Micro e não dá as configurações do Micro novo... ?_40 ?_40 ?_40 ?_39 ?_39 ?_39 ?_25 ?_25 ?_25 ?_11 ?_11 ?_11 ?_14 ?_14 ?_14

Que tipo de ajuda você está pretendendo? Desse jeito será melhor consultar um "Pai de Santo"


Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #1 Online: 22/02/13 - 02:56 »

Offline pauloviaro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +47/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #2 Online: 22/02/13 - 05:53 »
Bom dia Edson, como vai?
Agradeço a resposta... conhece algum bom "pai de santo"? rsrs

A configuração dos micros é muito parecida, desde a marca do chip (Intel), até outros itens, sendo que memórias, processador, etc, o micro novo leva vantagem.

O micro antigo usava o bom e velho XP, sendo esse o único sistema operacional instalado nele.
Não tenho grandes conhecimentos de software (nem hardware) mas o micro novo está (já veio com ele) com 3 sistemas instalados. XP, Seven e Linux. A escolha é feita no momento da ligação do micro, por uma tela inicial onde os 3 sistemas são citados. A minha primeira ação (como leigo) seria formatar o micro e instalar somente o XP, mas achei melhor perguntar aos mais experientes se passaram por problema parecido.

Que outras informações (configurações) do micro novo seriam interessantes eu informar? Lembrando que o micro "novo" não é novo!! rsrs  -  só não é tão velho quanto o outro...

Novamente obrigado pela resposta.
Um abraço,

Paulo

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #2 Online: 22/02/13 - 05:53 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #3 Online: 22/02/13 - 06:29 »
Esta parecendo que sua porta não esta em SPP ou Normal, mas vc já verificou isso.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #3 Online: 22/02/13 - 06:29 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #4 Online: 22/02/13 - 12:15 »
Paulo,

"Pai de Santo" aí em Pedreira deve ser o "Caboclo 7 Pedra"! ?_1 ?_1 ?_1

A "brincadeira" valeu! Já recebeu uma ajuda do John, que realmente poderá resolver.

Aconteceu o mesmo comigo, troquei meu PC Dual Core que estava com uma plaquinha TB6560 por outro com placa para i5. Conclusão: a TB6560 não acionou mais os Motores. Configurei todos tipos de porta, mesmo assim não funcionou. O interessante é que em outro PC antigo funciona normalmente.

Como essa plaquinha é só para "brincar" estou montando outro PC relativamente Antigo para ver como vai se portar.

Não fique chateado com a brincadeira, ela serve para atenuar o Stress . Alem de que temos um ótimo relacionamento na compra que fiz de suas fresas esta semana. comprei na segunda feira e na quarta recebi as pecinhas. Você é 10 (Dez).

Recomento pra "galera" que precise de fresas aproveitar as ofertas do Paulo. o atendimento é melhor que o do Valter,. com certeza.

Abraços

Edson

« Última modificação: 22/02/13 - 12:19 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #4 Online: 22/02/13 - 12:15 »

Online gilberto_glp

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 414
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • calaboca e me beija!
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #5 Online: 22/02/13 - 16:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite a todos.
Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre um problema em minha "fresadora cnc".
Comprei alguns motores de 30kgf.cm (8 fios) para melhorar o desempenho da maquininha e tudo estava muito bem até que resolvi trocar meu micro velho, usadinho, fraco de memória (acho que deu para entender), por um não tão velho... a configuração do Mach3 está igual ao outro micro, a configuração da porta paralela também deixei igual e tudo o mais que pude me lembrar está de acordo com o equipamento anterior... POR QUE, abençoado mundo da CNC... os motores funcionam muito bem com o micro velhinho e ficam tremendo, aparentemente perdendo passos, com o micro mais novo?
Cheguei a deixar os dois micros ligados e só trocar o cabo da serial de um micro para o outro... sempre vendo o mesmo resultado.

Parece que o motor anda um, dois passos para o lado certo e depois tende a voltar um passo atrás, mas essa sequência não se repete e ele fica vibrando enquanto capenga (para o lado certo), devagar e indeciso... rsrs

Minha placa atual é uma à base de TB6560 (daquelas vermelhinhas chinesas).
Estou com ela já faz uns bons meses e nunca tive problemas até inventar de trocar o micro computador!! rsrs

Agradeço qualquer ajuda, opinião, chute...

Um grande abraço e sucesso a todos.

Paulo

a minha tbm ficou assim, mas so q nao tinha trocado o pc.. verifica os apertos dos parafusos, e tbm as correias se tiverem, nao custa nada tentar.
 Depois que  troquei o pc , e troquei o motor tive q  fazer algumas mudanças no mach3.
tenta verificar quantos MHZ é seu motor novo  e depois  veja o antigo...e e muda  no sistema  do mach3.
espero te ajudado.

 

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #5 Online: 22/02/13 - 16:56 »

Offline pauloviaro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +47/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #6 Online: 14/03/13 - 05:38 »
Bom dia meus amigos.

Infelizmente ainda não consegui resolver o problema dos motores... já verifiquei a configuração da porta paralela (testei em todas as opções), já zerei a configuração do Mach3 inseri tudo novamente... nada deu certo.

A próxima opção é formatar o micro e instalar somente o XP nele (o antigo dono fez uma instalação multipla com o XP + Linux + Seven). Caso não funcione vou comprar outra placa paralela e instalar.

Qualquer sugestão continua muito bem-vinda.

Um abraço e muito obrigado a todos.

Paulo.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #6 Online: 14/03/13 - 05:38 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #7 Online: 14/03/13 - 06:21 »
Se vc não quiser ter problemas com o Mach, deixe o windows puro. Só instala ele e o Mach mais nada.
Eu tenho uma maquina assim e não tenho problemas, nem internet tem nesse pc.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #7 Online: 14/03/13 - 06:21 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #8 Online: 14/03/13 - 06:53 »
Bom dia Paulo.
Eu tinha um micrinho velho P4 funcionando blz.
Troquei por um dualcor, não funcionou mais, acredito que por causa d config. da porta paralela, no velhoe estva stander, no dual não tinha essa opção para ela, resultado voltei o micro velho.

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #8 Online: 14/03/13 - 06:53 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #9 Online: 14/03/13 - 07:07 »
Paulo e demais amigos;
Ao que tudo indica o problema e de velocidade de processamento nas placas que parecem estar em confllito.
Se puderem verifiquem , por exemplo se a placa do micro mais novo aceita o windows 64 bits.
o que mais está pegando hoje em dia é esta bendita velocidade de processamento das placas novas, que estão acelerando e as demais placas de muitos acessórios não conseguem acompanhar.
Paulo; tente usar o windows seven para ver se roda legal.
Creocad
« Última modificação: 14/03/13 - 07:08 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #9 Online: 14/03/13 - 07:07 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #10 Online: 14/03/13 - 07:10 »
Bom dia Paulo.

Uma sugestão. Segue anexo uma lista com dicas para otimização do WinXP.
Esta lista é publicada no site do Mach. 

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Quem sabe te ajuda??.

Mario
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #10 Online: 14/03/13 - 07:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #11 Online: 14/03/13 - 11:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia Paulo.

Uma sugestão. Segue anexo uma lista com dicas para otimização do WinXP.
Esta lista é publicada no site do Mach.  

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Quem sabe te ajuda??.

Mario



Grande Mario !!! ...  ?_26

Neste texto tem tudo que alguém precisa saber p/ rodar o Mach3 sem problemas é só seguir e talvez nem precise fazer tudo?! Mas algumas coisas são básicas, como por exemplo: tirar todos os programas de inicialização automática.

E isto pode ser o causador das dores de cabeça do amigo Paulo, pois me parece que tem algum prog. trabalhando nas escuras e exigindo desvio do Match3 ?!?!

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #11 Online: 14/03/13 - 11:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #12 Online: 14/03/13 - 11:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se vc não quiser ter problemas com o Mach, deixe o windows puro. Só instala ele e o Mach mais nada.
Eu tenho uma maquina assim e não tenho problemas, nem internet tem nesse pc.

Isto seria a coisa mais radical a se fazer e se mesmo assim não der, então troca de PC pois eu tenho ArtCam, internet, protetor de tela (que inclusive atua durante a usinagem) e muitas outras tranqueiras instaladas no meu PC e rodo o Mach3 sem problemas.

Já fiquei usando o ArtCam enquanto o Mach3 rodava em segundo plano e nada de problemas. Só dá um piripaque nos drivers quando inicia o ArtCam depois não tem mais problens.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #12 Online: 14/03/13 - 11:09 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #13 Online: 14/03/13 - 12:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isto seria a coisa mais radical a se fazer e se mesmo assim não der, então troca de PC pois eu tenho ArtCam, internet, protetor de tela (que inclusive atua durante a usinagem) e muitas outras tranqueiras instaladas no meu PC e rodo o Mach3 sem problemas.

Já fiquei usando o ArtCam enquanto o Mach3 rodava em segundo plano e nada de problemas. Só dá um piripaque nos drivers quando inicia o ArtCam depois não tem mais problens.

Eu tenho um kit de motores e Drive TB6560 que uso para brincar no meu computador fora da oficina. Acontece que eu troquei a placa mãe desse PC por uma i5. Quando voltei a usar o Kit, o motor não funcionou de forma nenhuma.

peguei um outro PC mais velho sem LPT1, instalei uma LPT1 PCI e agora está funcionando normalmente.

Como você informou anteriormente, seu "novo" micro não é realmente novo, então pode ser que haja algum defeito na LPT1. Coloque uma impressora nele e veja se funciona.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #13 Online: 14/03/13 - 12:48 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #14 Online: 14/03/13 - 15:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.................Mas algumas coisas são básicas, como por exemplo: tirar todos os programas de inicialização automática.
Aí Mac , creio que outra coisa a fazer de básico é a primeira recomendação da lista , configurar o PC como "PC Padrão", principalmente para aqueles que têm PCs mais novos. (cócóre , cócócóre , e cócócócóre dois duo????...eheheh)
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:MOTOR VIBRANDO OU PERDENDO PASSOS
« Resposta #14 Online: 14/03/13 - 15:35 »

 

SiteLock