Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Linux 8.04 emc2 problemas na instalação  (Lida 24965 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #60 Online: 19/06/13 - 17:49 »
Edson

Antes de mais nada então... NÂO deixe o ubuntu se Actualizar !!!!    Depois lá iremos a essa questão . pois o que precisará é apenas actualizar o EMC2 que passará a se chamar Linuxcnc , mas vamos por partes.

Fiz aqui uma pesquisa rápida no google e deu os links que vou passar com as dicas que voçe precisa para ganhar previlégios de Administrador , é em português do brasil , concerteza voçe entenderá tudo a 100%



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

força
« Última modificação: 19/06/13 - 18:07 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #60 Online: 19/06/13 - 17:49 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #61 Online: 19/06/13 - 18:12 »
Edson e demais amigos;

já revirei toda minha papelada e agenda onde anoto os endereços de maior interesse e não achei onde anotei o endereço no qual eu simplesmente fiz o dowload e gravei em DVD, repito DVD; e foi mamão com açúcar instalar o ubuntu tanto o 8.04 como também o 10.04, este último ficou instalado direto na máquina.
Encontrei os 2 dvds que gravei. Será que tem como fazer cópias simplesmente ( será que funciona?) e enviar aos amigos? Se alguém souber me de a dica que faremos isto.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #61 Online: 19/06/13 - 18:12 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #62 Online: 19/06/13 - 18:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson e demais amigos;

já revirei toda minha papelada e agenda onde anoto os endereços de maior interesse e não achei onde anotei o endereço no qual eu simplesmente fiz o dowload e gravei em DVD, repito DVD; e foi mamão com açúcar instalar o ubuntu tanto o 8.04 como também o 10.04, este último ficou instalado direto na máquina.
Encontrei os 2 dvds que gravei. Será que tem como fazer cópias simplesmente ( será que funciona?) e enviar aos amigos? Se alguém souber me de a dica que faremos isto.

Creocad


Boas Creocad

Então , o site oficial como voçe saberá é :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


A página dos Downloads aqui :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login                10.04


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login    8.04

Quanto a ser em DVD como voçe deu enfase , o linux cabe num CD logo pode gravar num CD, se quiser usar um DVD pode muito bem fazer a gravação nele pois mesmo ficando a sobrar muito espaço , pode  fazê-lo , talvez deva colocar a questao na velocidade de gravação e na qualidade do gravador de CD/DVD , mas se tem um DVD bom , sim pode fazer cópias que vai resultar.

Devo dar destaque a uma questão : tem gente que baixa o ubuntu e depois fica querendo instalar o EMC2 (linuxcnc) em cima ...NADA disso , não vai resultar !!!!!  

Este tal de LINUXCNC é um linux que já vem preparado  especificamente com um KERNEL especial (rtai) que  almas caridosas depois de muito trabalharem, nos disponibilizam a CUSTO zero um sistema operativo e um programa para controlar nossas máquinas , tudo isso sem pagar 1 $$$$$$ !!!

Quanto à versao 10.04 , tem varios relatos de alguma incompatibilidade com uns tantos tipos de PC, o melhor é usar o 8.04 e APENAS actualizar o EMC2 (fica cá bem embaixo no final da lista das actualizacoes ) , lembrando ainda que um bom uso deste sistema seria sem acesso permanente à internet , apenas pontualmente se  ligar o pc à net , de resto estamos a controlar uma máquina que não gosta de partilhar recursos , e recursos é o que gastamos ao ter aberto janelas com navegadores e várias coisas , para lá do EMC2 / Linuxcnc!!!!

Correndo o risco de me repetir , mas vamos lá , PODE-SE e deve-se testar este sistema a partir do CD/DVD/pen  Sem Instalar !!!  Por isso ele se chama de Live , se gostarmos e o pc for compativel , beleza , basta partir para a instalação . se der erro , se emperrar , se trancar , ai não se gastou nada senão e apenas um tempinho que serviu tb como aprendizagem.
« Última modificação: 19/06/13 - 18:50 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #62 Online: 19/06/13 - 18:30 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #63 Online: 19/06/13 - 21:16 »
Edson,

Creio que para fazer o que você quer você precisa se logar como admin.

Numa janela de comando você escreve "sudo" e aperta enter.

Sudo é o comando para super usuário - depois você poderá fazer qualquer comando...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #63 Online: 19/06/13 - 21:16 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #64 Online: 19/06/13 - 21:41 »
Portuga e Gilii,

Grato palas informações, agora estou na casa dos netos, amanhã faço isso que me indicsaram.

"sudo" > Enter

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #64 Online: 19/06/13 - 21:41 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #65 Online: 20/06/13 - 14:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson,

Creio que para fazer o que você quer você precisa se logar como admin.

Numa janela de comando você escreve "sudo" e aperta enter.

Sudo é o comando para super usuário - depois você poderá fazer qualquer comando...
Gilii,

Fiz esse procedimento e ainda não consigo copiar o arquivo do CD/DVD para a pasta necessária como informei no meu poste anterior.

Eu não me conformo: uma simples cópia de arquivo dar tanto trabalho.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #65 Online: 20/06/13 - 14:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #66 Online: 20/06/13 - 17:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem. Depois do dissabor da instalação do Linux 10.04, Instalei o velho Linux 8.04 e está tudo fluindo muito bem.

Acontece que minha porta paralela é PCI e tenho o CD de instalação para o Linux, porem, ]estou com dificuldades para instalar a plaquinha.

A m-e-r-d-a é que no Ruindows é só clicar no arquivo "setup" e tudo é instalado automaticamente. Até nos "Tablets" com o Android é só clicar no programa que que instalar e ele já é baixado da internet e instalado. e é só usar. Mas, no línux, ainda não houve evolução e é preciso usar aqueles cópia, cola, add, reinicia, etc. e tal.

no CD de instalação há a seguinte informação para instalação:

(1)-install

<1>-copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin

<2>-Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local.

<3>-reboot

The ttyS2 and ttyS3 are ready for application.

Um fato importante é que eu não posso copiar e colar o arquivo como está nas instruções acima por eu não ser o proprietário???? (legalmente, sou o proprietário e possuidor do PC e do sistema)

Será que há uma alma bondosa que poderá me ajudar?

Abs.

Edson




Voce precisa comprar uma licença, pra tua sorte eu tenho uma aqui que meu cão não usa mais e te vendo pela bagatela de ciscos miss reais ... ai tu vai ser o proprietário, legalizado, autorizado, possuidor não porque eu é que vou possuir o seu dinheiro, mas será mandatário, irrevogável e insubstituível de seu cãoputador...  ?_20 ?_20 ?_20 
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #66 Online: 20/06/13 - 17:46 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #67 Online: 20/06/13 - 17:49 »
Edson,

Desculpa a brincadeira é que hoje estou feliz, perdi todas as definições de programas, e-mails, regras, catalogo de endereços e a pqp inteira e nada melhor do que isto p/ me deixar feliz da vida...  ?_2 ?_2 ?_2
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #67 Online: 20/06/13 - 17:49 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #68 Online: 20/06/13 - 17:50 »
Nessa versão do Ubuntu, não sei se corrigiram o português, mas do que lembro há um comando que permite abrir uma janela de linha de comando de forma simples (e seria nessa para usar o comando sudo), ou tem como abrir a mesma janela como administrador.

Experimente abrir a janela de linha de comando como administrador - tenho certeza que então poderá fazer o que deseja.

Apenas por comentário - no Linux - assim como no Windows, tudo que se deseja fazer deve ser feito como administrador, especialmente nas pastas de sistema.

A diferença é que no Linux é mais fechado, mais protegido, mas dá para fazer tudo...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #68 Online: 20/06/13 - 17:50 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #69 Online: 20/06/13 - 19:49 »
Bem companheiros;
a coisa está crescendo ante esta dificuldade do nosso amigo Edson.
Para situações extrema..medidas extremas.
Não me recordo da instalação do 8.04; mas no 10.04 existe uma fase na qual se define uma senha para ser o administrador; daí pergunto:
Não seria o caso de reinstalar; caso alguém se recorde se no 8.04 tem a mesma fase ou então instalar o 10.04 colocar a senha do administrador ( proprietário); fazer a instalação da tal placa e depois instalar a versão 8.04 em paralelo? É possível isto?
Edson; mas em que meleca vc foi entrar, como dirá p Marcão ( que é o culpado disto tudo) ô meu filho.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #69 Online: 20/06/13 - 19:49 »

Offline caveira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #70 Online: 20/06/13 - 19:56 »
para copiar os aquivos da pasta usa o comando cp

mas pra usar o gerenciador de arquivo como root, no ubuntu se nao me engano tem no menu

se n~ao, abra o terminal e digite

$ sudo nautilus
$ <digita a senha>

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #70 Online: 20/06/13 - 19:56 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #71 Online: 20/06/13 - 21:10 »
Boas companheiros

Edson (mulapreta) , normalmente o Linux reconhece e instala praticamente todo o Hardware que encontra quando fazemos a instalação ou mesmo usando em modo Live.

Essa coisa de andar a instalar drivers para placa já vai um pouco contra o que é a facilidade de uso do EMC2/LINUXCNC .

Se me permite a sugestão , com o objectivo de salvaguardar a sua paciencia e não passar a odiar o linux... Se tiver aí um outro PC mesmo mais antigo , um que voçe use mais esporadicamente , um que o vizinho do lado lhe possa emprestar.... EXPERIMENTE com outro PC que tenha a porta paralela de origem e verá que esse é o caminho certo... Se tiver pentes de memoria coloque , esse sistema gosta de memoria , agiliza as coisas...

Nota : estas minhas dicas são baseadas na experiencia pessoal ao longo destes 3 anos que começei a mexer com CNC´s e com EMC2 , tenho aqui 3 computadores velhos que amigos iam deitar fora , tentei usar para a maquina e apenas um deles tinha as condiçoes de trabalho , mas não tive problemas em gastar um bom tempo testando para chegar a conclusões de quais PC me serviriam . Eu tento ter uma máquina Operacional e depois faço copia do HDD para outro PC e esse outro fica de reserva , se o PC principal avariar , simplesmente troco de PC e tenho de novo tudo direitinho .

Abraço e paciencia

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 20/06/13 - 21:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #71 Online: 20/06/13 - 21:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #72 Online: 21/06/13 - 13:17 »
Zé Vilhena,

Com todo respeito que tenho por você, se fores colocar desculpar do não funcionamento de uma simples cópia de arquivo de uma pasta do CDRom para uma pasta do HD à má configuração do próprio PC, eu lamentarei desistir realmente do Linux.

Meu PC tem 1500 Ghz. e 2 GB. de memória, e em um outro HD que está desligado, já tinha o Windows XP instalado (inclusive com a plaquinha PCI paralela), o Mach3 funcionando e os motores também.

Se já comentei que a Placa PCI da porta paralela tem o CD de instalação para o LINUX, não vejo o porque de não conseguir fazer esses comandos tão simples que estou tentando fazer. Se o problema fosse na instalação propriamente dita da placa, até poderia compreender minha ignorância no assunto, mas daí ter todo esse problema para uma sumples transferência de arquivo convenhamos... :irrit: :irrit: :irrit:


Estou copiando, abaixo, os comendos que utilizei no terminal do linux:

Quote

edson@linux:~$ sudo
usage: sudo -h | -K | -k | -L | -l | -V | -v
usage: sudo [-bEHPS] [-p prompt] [-u username|#uid] [VAR=value]
            {-i | -s | <command>}
usage: sudo -e [-S] [-p prompt] [-u username|#uid] file ...
edson@linux:~$ su
Senha:
root@linux:/home/edson# copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson# Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local
bash: Add: comando não encontrado
root@linux:/home/edson# Add /usr/sbin/install_ss_80x86 at the end of the /etc/rc.d/rc.local
bash: Add: comando não encontrado
root@linux:/home/edson# copy install_ss_80x86.o to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson# copy /drive/DRV_1P/Linux/install_ss_88x86.o to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson# copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_ss_88x86.o to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson#  copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_p_80x86 to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson#  copy /cdrom/DRV_1P/Linux/install_p_80x86.o to /usr/sbin
bash: copy: comando não encontrado
root@linux:/home/edson#

On quote


Onde foi que eu errei? ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:


DESISTI, POR ENQUANTO.


Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #72 Online: 21/06/13 - 13:17 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #73 Online: 21/06/13 - 14:39 »
Zé Vilhena,

Só para você ver que minha ignorância não é total, estou até usando o linux para postar essa imagem para você saber algo do meu PC. e dizer se há sub-dimensionamento da máquina.

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #73 Online: 21/06/13 - 14:39 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #74 Online: 21/06/13 - 15:43 »
Edson

Com todo o respeito que tenho por você , acho que entendeu mal a minha colocação acerca de usar outro PC ou.... EU usei mal as palavras , mas decididamente não o considerei ignorante...

Mas não é isso que está em causa não , sou eu que queria ganhar mais um companheiro adepto do Linux e erro meu tambem em pensar que outras mentes usam a mesma lógica que eu uso.

Sou adepto daquele Provérbio chinês : Sigo o caminho da àgua que descobre caminhos que contornam a Rocha que se agiganta na sua frente ... tento não teimar quando as dificuldades são muitas , pois as energias usadas podem servir para outros propositos.

Sei tambem identificar as virtudes dos que teimam em achar solução perante as dificuldades , mas como muitas historias aqui ja contadas prefiro seguir o caminho mais fácil mesmo ( a historia da Nasa gastar milhoes pra que os astronautas deles pudessem escreverem no espaço com caneta especial e os Russos darem um lápis pros astronautas deles).

Quanto a ainda não o ter ajudado na sua duvida concreta ... não o fiz por não saber como se faz ,  apenas lhe dei lá atrás os links , já me aconteceu algo parecido em linux , mas com placa de wireless , a minha solução foi...  mudar de linux , sou assim é o meu defeito  ;)

Na pergunta do seu post anterior : parece que o sistema não está a reconhecer o Comando Copy e o Add , veja a data desse ficheiro no CD de instalação , pode ser que seja demasiado antigo...

Quanto à sua pergunta acerca do dimensionamento : parece que a maquina satisfaz sim.

Uma duvida : como voce sabe que o Linux nao reconheceu a sua placa PCI paralela ?

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 21/06/13 - 15:56 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Linux 8.04 emc2 problemas na instalação
« Resposta #74 Online: 21/06/13 - 15:43 »

 

SiteLock