Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Circuito Impresso - Como fazer?  (Lida 6082 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline wasid

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #15 Online: 04/12/11 - 05:10 »
Continuando... e um produto importado muito famoso na época chamado KPA. Eu achava que o método serigrafico era muito trabalhoso para se obter apenas uma placa. A placa sensibilizada era um pouco cara. E o KPA então, nem se fala, um litro custava os olhos da cara. Como já estava cansado de fazer minhas placas a mão livre (e fiz muitas), utilizando papel carbono para passar o layout para a placa e depois cobrir com uma caneta de aluminio que eu enchia de esmalte de unha um pouco diluida com acetona. Nessa época eu sabia que era possivel reproduzir o KPA com produtos simples de achar. Muitos amigos, e até os membros do forum onde eu expus a ideia, disseram que não ia dar certo (talvez se eu procurar nos cds antigos, acho as páginas, se eles ainda estiverem bons). Pois bem, depois de testar alguns produtos, cheguei a cola pvc (ou cola branca) por um simples fato: ela é usada como emulsão em serigrafia, e uma vez sensibilizada e exposta aos raios ultravioleta, ficam resistentes a agua (o percloreto não é solvente!). Mas por algum motivo, essa ideia não funcionava perfeitamente em pcis, mesmo fazendo a impressão em papel transparencia da melhor qualidade com uma impressora razoável. E olha que eu comprei muita folha, de varios tipos e marca. Acabei desistindo, mas desistindo de ficar expondo minhas ideias no forum, pois ninguem colaborava, só queriam a coisa pronta.

Bom...fiquei conhecendo este forum ontem e gostei. Por isso estou escrevendo essa mensagem, coisa que raramente faço.

Clube CNC Brasil

Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #15 Online: 04/12/11 - 05:10 »

Offline wasid

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #16 Online: 04/12/11 - 05:34 »
Completando... estou pensando em preparar um tutorial ou algo parecido explicando detalhadamente como eu faço minhas placas. Com certeza, ninguem vai dizer que deu erro ou que não conseguiu. Ninguem vai precisar de papel transparencia, vai usar papel oficio comum A4 (Chamequinho mesmo!). Vai colocar até o Mask na placa. Se alguem quiser preparar esse tutorial para mim, agradeço, mas as informações só serão passadas por email e só para aquele que se dispuser a fazer o tuto. Depois então disponibiliza a todos.

Clube CNC Brasil

Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #16 Online: 04/12/11 - 05:34 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #17 Online: 04/12/11 - 20:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Completando... estou pensando em preparar um tutorial ou algo parecido explicando detalhadamente como eu faço minhas placas. Com certeza, ninguem vai dizer que deu erro ou que não conseguiu. Ninguem vai precisar de papel transparencia, vai usar papel oficio comum A4 (Chamequinho mesmo!). Vai colocar até o Mask na placa. Se alguem quiser preparar esse tutorial para mim, agradeço, mas as informações só serão passadas por email e só para aquele que se dispuser a fazer o tuto. Depois então disponibiliza a todos.

Vou torcer p/ que apareça alguém, ou vc mesmo, p/ fazer este tutorial, fiquei curioso sobre este processo ?!?! ?_12 ??? ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #17 Online: 04/12/11 - 20:31 »

Offline wasid

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #18 Online: 06/12/11 - 00:41 »
Realmente não sou muito bom para fazer tutoriais... sou muito perfeccionista e acaba ficando uma obra interminável. Prefiro contar com alguem que seja claro e objetivo.
Quanto ao processo, posso garantir que funciona, e bem. Basta que siga as etapas corretamente. Durante todos esses anos de eletronica, já testei quase todos os métodos. Mas sempre insisti nesse por ser mais prático. E cada vez que surge uma ideia nova, aplico. Atualmente, pretendo testar uma cola, da mesma fabricante da cascorez extra. É uma com o rotulo verde, vendida em casa de materiais de construção, que é mais resistente. Uma vez fiz uma tela de silk para meu sobrinho com essa cola. Normalmente, depois de usada, removo a cola com agua sanitaria (cloro) e reaproveito a tela. O cloro não removeu essa cola de jeito nenhum. Tive que usar etanol !!!
Outra coisa... pode ser que apareça alguem dizendo que existe um liquidozinho maravilhoso, 100% funcional. Ótimo. Mas se esse liquidozinho custar 100 reais 20 ml e só tiver um fornecedor só Deus sabe de qual estado, pra mim não vale. O meu objetivo desde aquela epoca foi provar que era possivel criar um KPR com materiais de facil aquisição e barato. Ponto.

Clube CNC Brasil

Re:Circuito Impresso - Como fazer?
« Resposta #18 Online: 06/12/11 - 00:41 »

 

SiteLock