Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: THC p/ corte a plasma.  (Lida 30495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #15 Online: 01/02/11 - 20:33 »
Um detalhe que acho importante.
O thc assume o controle do "Z" e depois de posicionar a altura de furação tem um tempo definido para furar conforme a espessura do material, antes de enviar o sinal para o controlador correr o Gcode.

Aqui um teste tupinambá fresquinho (DSTheremin, quem será o artista?)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=guISu40DGqI[/youtube]

Descritivo:Teste usando micro chave para fazer a detecção da chapa, em seguida sobe 5mm e desce para 2mm com velocidade menor, espera 0,5 segundo e inicia o corte.Este sistema sera usado numa corte plasma...
« Última modificação: 01/02/11 - 20:34 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #15 Online: 01/02/11 - 20:33 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #16 Online: 01/02/11 - 20:37 »
Aqui um com sensor capacitivo para posicionar a altura inicial:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2rslIWcyfOo[/youtube]

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #16 Online: 01/02/11 - 20:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #17 Online: 01/02/11 - 23:21 »
Enoch,

O Match3 não controla estes movimentos ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #17 Online: 01/02/11 - 23:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #18 Online: 01/02/11 - 23:24 »
Enoch,

Pelo que eu entendi o Match3 (ou outro software de controle qualquer) leva a tocha até a posição de corte (ou furo) ai passa o controle p/ o THC que por sua vez posiciona a tocha na altura correta e da o start na "labareda" depois sinaliza p/ o Match3 que ja pode mover os eixos X e Y ...

Estou certo no que escrevi ? ... ???
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #18 Online: 01/02/11 - 23:24 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #19 Online: 01/02/11 - 23:40 »
O maior problema não é controlar o motor, a maior dificuldade é a interferência do plasma, e de conseguir um um sinal confiável.
Acho que se o circuito do THC retornar um sinal legal, o Mach3 poderia controlar a altura do Z, só não sei como ficaria a leitura e a interpolação com os outros eixos. Preciso verificar isso com mais profundidade.

Abraços.
« Última modificação: 02/02/11 - 00:33 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #19 Online: 01/02/11 - 23:40 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #20 Online: 01/02/11 - 23:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Enoch,

Pelo que eu entendi o Match3 (ou outro software de controle qualquer) leva a tocha até a posição de corte (ou furo) ai passa o controle p/ o THC que por sua vez posiciona a tocha na altura correta e da o start na "labareda" depois sinaliza p/ o Match3 que ja pode mover os eixos X e Y ...

Estou certo no que escrevi ? ... ???
Isso mesmo.

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #20 Online: 01/02/11 - 23:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #21 Online: 01/02/11 - 23:57 »
Estou começando a ficar esperto ... ! ... rsrsrs ;D

Eu vi um THC no ML por R$ 2500,00 ... custa isto mesmo um THC ? ...  ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #21 Online: 01/02/11 - 23:57 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #22 Online: 02/02/11 - 00:20 »
Esse tá até barato, vem completo com circuitos, motor, carro e tocha; precisa ver se é bom.

Os da hypertherm custam mais caro.


No corte á plasma, a qualidade do corte e a duração dos consumiveis depende da altura exata da tocha durante o corte. E durante o corte, principalmente de chapas mais finas empenam.

Abs...
« Última modificação: 02/02/11 - 00:57 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #22 Online: 02/02/11 - 00:20 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #23 Online: 02/02/11 - 07:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ja corrigi o arquivo do esquema na msg anterior...
Obrigado - vou dar uma olhadinha e ver se entendo :)

Citar
Sobre o THC, esta plaquinha é todo o equipamento ou a maquina ao lado tem algo mais que deva ser observado, alem do fato de ser uma maquina muito interessante ? ... rs
Sim - a plaquinha é o THC apenas - seo a placa divisora de tensão ou o sistema de contato ohmico.

Os botões que aparecem em baixo dos displays servem para calibração da tensão de referencia para ajuste da altura do serviço.

A maquininha não tem nada com isso! - é só uma Proxxon que eu estou colocando para cnc... :D

Citar
Este processo de manter a tocha na distancia correta pode ser executado pelo software de controle, tipo mach3 ?
Sim - pelo Mach3 ou qualquer outro programa de controle

Citar
Se sim, então fiquei na duvida, pra que colocar THC ?
Veja o o controle de altura não é fixo - é um processo dinamico, já que o corte a plasma, por ser um processo térmico, pode gerar distorções nosmateriais durante os cortes, então variar a altura da tocha durante o corte é vital para a qualidade do corte s]em sí e para durabilidade dos consumíveis (bicos, ponteiras, etc)

Há dois aspectos que voce precisa entender - para começar um corte digamos no meio de uma chapa, há um tempo e uma determinada altura de tocha.
O tempo pré determinado para furar a chapa é função de corrente e espessura de chapa - este tempo foi determinado por experiencia do fabricante e há tabelas normalmente fornecidas por eles.

A altura da tocha para furação - que normalmente é maior que a altura de corte e é mantida fixa pelo tempo de durar a furação - é controlada nãopelo THC, mas pelo programa de controle - normalmente é uma macro que faz isso.

Depois disso, vem as alturas de corte, onde o operador apenas informa no programa de controle quais são estas alturas iniciais - quando o corte propriamente dito se inicia, daí para frente é o THC quem toma conta do processo de manter a altura.

Citar
Outra pergunta, o que é programado nestes displays ?
Num deles se lê a tensão proveniente do plasma - no outro se ajusta a altura do processo em forma de tensão.

Por exemplo, para corte de uma chapa de 3mm, a tensão do plasma será de digamos 145 Volts, o que equivale a uns 3mm de altura entre bico e chapa (isso é apenas um exemplo - não é dado real) - o operador então coloca a tensão que ele tem do manual (145 V) e durante o corte vai ajustando conforme sua necessidade - ele "vê" o corte e julga se precisa fazer subir mais ou menos a tocha para completar o trabalho bem - isso é baseadoem prática apenas...

Citar
Mas quando o projeto estiver pronto vc vai precisar abandonar esta representação e passar a representar o meu, ou melhor, o nosso ... rsrsrs ;D
Se for bom, claro... não vejo porque não.
« Última modificação: 02/02/11 - 08:47 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #23 Online: 02/02/11 - 07:50 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #24 Online: 02/02/11 - 07:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pelo que eu entendi o Match3 (ou outro software de controle qualquer) leva a tocha até a posição de corte (ou furo) ai passa o controle p/ o THC que por sua vez posiciona a tocha na altura correta e da o start na "labareda" depois sinaliza p/ o Match3 que ja pode mover os eixos X e Y ...
Não - o Mach3 leva a tocha até a posição de corte, abaixa a tocha para localizar a altura, sobe para altura de furação, dispara o plasma, espera furar, baixa para altura de corte e aí nesse momento o THC toma conta do processo de controle de altura...

Quando o plasma dispara, normalmente o gerador oferece um sinal (contato seco) que é lido pelo programa de controle para soltar a execução do programa de corte.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #24 Online: 02/02/11 - 07:55 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #25 Online: 02/02/11 - 07:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O maior problema não é controlar o motor, a maior dificuldade é a interferência do plasma, e de conseguir um um sinal confiável.
Acho que se o circuito do THC retornar um sinal legal, o Mach3 poderia controlar a altura do Z, só não sei como ficaria a leitura e a interpolação com os outros eixos. Preciso verificar isso com mais profundidade.
Enoch, não tem segredo... o THC gera dois sinais não simultâneos para fazer a tocha subir ou descer, e o programa de controle lê estes sinais e reage - a vantagem de usar o Mach3 é que ele já está preparado para isso, então montar um sistema com THC e ele é muito fácil - mais pedalativo em outros programas, que não tem esta lógica já pronta.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #25 Online: 02/02/11 - 07:58 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #26 Online: 02/02/11 - 09:57 »
Obrigado Fábio pelos esclarecimentos, muito bons. Acho que agora o Reinaldo já tem muitos subsídios para começar a engendrar a coisa.
Eu já brinquei um pouco com a tela de plasma do Mach3, mas tinha algumas resalvas sobre o uso porque ainda não montei o sistema físico, o pouco que li sobre o seu controle foi em literatura estrangeira e alguns dados acabam sendo contraditórios ou mal traduzidos.
Esse tópico esta sendo muito proveitoso pra mim, é um incentivo para retomar a construção da minha mesa.

Abraços.

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #26 Online: 02/02/11 - 09:57 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #27 Online: 02/02/11 - 10:03 »
Enoch,

A coisa não é complicada - para ter mais controle do processo, faço pequenas alterações na tela do plasma para incorporar comandos que me interessam como tempo de furação, altura de furação e altura inicial de corte.

Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #27 Online: 02/02/11 - 10:03 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #28 Online: 02/02/11 - 10:19 »
Fábio;
As minhas dúvidas, nem são sobre a tela do MACH (ainda  ;D) .
Mas sobre o sistema como um todo, dia desses tava lendo que em altas velocidades devido ao processamento o Mach e windows pode soluçar (vou procurar de novo se achar eu posto).
As consultas que fiz a algum tempo com vc sobre o fornecimento de thc e servo, tem tudo a ver sobre esse assunto, as coisas aqui demoram pra acontecer mas sempre acontecem  ?_18.

Minha proposta é cortar chapas de inox finas (de 28 a 18) e nesse acaso acho que a velocidade é fundamental.

Abs...

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #28 Online: 02/02/11 - 10:19 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #29 Online: 02/02/11 - 10:51 »
Enoch,

Sobre velocidades, a experiencia que eu tenho me diz que ma esmagadora maioria dos casos é coisa de Windows e de hardware....

Tenho algumas máquinas que usam servos ajustados com resoluções bastante altas, o que implica em trens de pulsos muito rápidos e não tenho tido problemas com isso, mas nem tudo é mágico...

Estava agora mesmo ao telefone com um cliente do sul que fabrica mesas de corte a plasma, e ele estava comentando que está com problemas de paradas inesperadas do sistema - acabei de sugerir que provavelmente tem algum problema de windows instável, como por exemplo um HD já cansado, que apresenta dificuldades de gravar dados - o windows tenta gravar, o HD não responde direito, então o sistema começa a exigir mais e mais capacidade do processador - o windows que não é multitafera e nem trabalha com processamento paralelo começa a se perder no controle de tempo das tarefas que estão rodando simultaneamente...

Já tenho outros clientes que estão a anos trabalhando e não tem problemas... dificil dizer algo.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #29 Online: 02/02/11 - 10:51 »

 

SiteLock