Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ar condicionado x Umidade  (Lida 11844 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #45 Online: 29/06/12 - 11:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se não há renovação e o ar é recirculado e se parte da água condensada vai para o exterior ou para um reservatório, o ar  deveria ir ficando cada vez mais seco, mesmo que exista um reservatório como vc descreveu ... é este o princípio de funcionamento dos desumidificadores ... vale a pena uma espiada:



Acho que é uma mistura de varias coisas ... umidade presente nas caixas de papelão, parede, chão e etc ... somada ao retorno que evapora na ventilação, mais o fato da ventilação acelerar a evaporação interna e estando o ar mais seco a capacidade de absorver umidade é bem maior e etc ...

Ao desligar a ventilação, creio que eu diminua este processo e acaba dando resultado positivo ... porem isto tudo está acontecendo no inverno, com temperatura exterior beirando os 21° e umidade do ar na casa dos 85% (é isto mesmo, teve dia de chegar a 90%) ... com isto a refrigeração permanece pouco tempo ligada pois atinge os 18º rapidamente e abaixo disto não vai.
Conclusão: Pouco tempo retirando umidade e muito tempo evaporando = umidade nas alturas ?! ...  ???

No verão creio que tudo será diferente, pois a refrigeração permanecera mais tempo ligada ?! ...  ???

Com desumidificador a coisa é diferente pois ele não altera a temperatura interna, o ar frio e quente ficam dentro do ambiente ... acho otimo p/ o inverno mas pouco vantajoso no verão.

Pensei em fazer uma monstruosidade com chapas p/ poder desviar o ar quente que sai atrás do aparelho p/ dentro do ambiente, fazendo com que funcionasse igual a um desumidificador ... Assim eu poderia fazer com que no inverno o ar quente e frio circulasse internamente e no verão colocaria p/ que o ar quente circulasse somente fora do ambiente...  mas falar é bem mais facil do que fazer ... ehehee ;D

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #45 Online: 29/06/12 - 11:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #46 Online: 29/06/12 - 11:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Podendo


Pode não ! Não pediu torização ...  >:(
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #46 Online: 29/06/12 - 11:55 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #47 Online: 29/06/12 - 12:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jorge,

Vc vai morar no Rio em definitivo ?
Porque ?
Como pode ?
E nóis aqui de SP ?
Não tem como impedir isto ?

Tou aqui no meu cantinho só acompanhando...  e pensando... rs...  (às vezes faço isto.. rs...)

Tou começando a achar que tem "Tráfico de Influência" acontecendo..
José Ricardo começou vir muito a São Paulo de uns tempos pra cá...
Sempre que vem, fica hospedado aqui em casa, então sei da quantia de vezes que este indivíduo já esteve por aqui, nos últimos tempos... sempre tem uma desculpa.. vem em Feiras...  e realmente.. na última, provocou até colapso no sistema de Trasporte Público da Capital Paulista, com as muambas que estava levando pro Rio...

Ele aqui fica por muito pouco tempo..  sai com destino ao Rio, mas demora muito pra chegar lá..  Diz que foi o trânsito, mas tenho a impressão que ele, antes de viajar, passa (ou passava) lá pelo lado da Casa Verde... inclusive, em uma oportunidade ele me perguntou se era longe onde o Jorge morava...

Na época nem suspeitei de nada..  não imaginei que ele pudesse ser o emissário dos cariocas para levar nosso Jorge pra lá...

Agora que caiu a ficha....

Eles devem ter feito ofertas irrecusáveis ao Jorge que acabou aceitando...

No mínimo ofereceram Maxmoooora nova com isenção de impostos, equipamentos de última geração, inclusive um garçom com o mesmo nome dele num conceituado restaurante, para atendê-lo com exclusividade... apartamento free frente para o mar, vinhos importados da melhor qualidade, cerveja à vontade, Deusas semi-nuas à beira mar pro Jorge num esquecer que um dia já gostou disto...  enfim... seduziram nosso Guru e agora  quem irá ficar "chupando pirulitos" aqui somos nós...

É...  a Guerra Fiscal finalmente chegando...

Golpe baixo...   ?_1 ?_1 ?_1

 

« Última modificação: 29/06/12 - 12:38 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #47 Online: 29/06/12 - 12:33 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #48 Online: 29/06/12 - 18:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tou aqui no meu cantinho só acompanhando...  e pensando... rs...  (às vezes faço isto.. rs...)

Tou começando a achar que tem "Tráfico de Influência" acontecendo..
José Ricardo começou vir muito a São Paulo de uns tempos pra cá...
Sempre que vem, fica hospedado aqui em casa, então sei da quantia de vezes que este indivíduo já esteve por aqui, nos últimos tempos... sempre tem uma desculpa.. vem em Feiras...  e realmente.. na última, provocou até colapso no sistema de Trasporte Público da Capital Paulista, com as muambas que estava levando pro Rio...

Ele aqui fica por muito pouco tempo..  sai com destino ao Rio, mas demora muito pra chegar lá..  Diz que foi o trânsito, mas tenho a impressão que ele, antes de viajar, passa (ou passava) lá pelo lado da Casa Verde... inclusive, em uma oportunidade ele me perguntou se era longe onde o Jorge morava...

Na época nem suspeitei de nada..  não imaginei que ele pudesse ser o emissário dos cariocas para levar nosso Jorge pra lá...

Agora que caiu a ficha....

Eles devem ter feito ofertas irrecusáveis ao Jorge que acabou aceitando...

No mínimo ofereceram Maxmoooora nova com isenção de impostos, equipamentos de última geração, inclusive um garçom com o mesmo nome dele num conceituado restaurante, para atendê-lo com exclusividade... apartamento free frente para o mar, vinhos importados da melhor qualidade, cerveja à vontade, Deusas semi-nuas à beira mar pro Jorge num esquecer que um dia já gostou disto...  enfim... seduziram nosso Guru e agora  quem irá ficar "chupando pirulitos" aqui somos nós...

É...  a Guerra Fiscal finalmente chegando...

Golpe baixo...   ?_1 ?_1 ?_1


Depois dizem que não existe conspiração, ta na cara que o Jose Ricardo está conspirando contra nos paulistas ...  ?_36

Liguei pro Alkimim hoje e tive um longo papo com o robo que atende o telefone, ele me disse que assim que possivel vai falar pro governador e que com CERTEZA providencias serão tomadas ...  ?_47
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #48 Online: 29/06/12 - 18:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #49 Online: 29/06/12 - 18:35 »
Edu,

Acho que o Fabio também está nesta constipação, vc viu como ele defendeu o bigodudo ? ...  ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #49 Online: 29/06/12 - 18:35 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #50 Online: 29/06/12 - 19:07 »
Seu Jorge, não trabalhe muito!!. divirta-se um pouco para não ficar mal visto pelo pessoal de lá. se puder evite o máximo de contacto com o Zé Ricardo, para evitar as cervejadas  ?_4 ?_4, procure orientação com a Taci77, isso se ela estiver no ar. Não sou o Collor mas não nos deixe sós. Um abraço e boa sorte!!

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #50 Online: 29/06/12 - 19:07 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #51 Online: 01/07/12 - 09:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vc vai morar no Rio em definitivo ?

Nada na vida é definitivo, mas digamos que sim.  ;D

Citar
Porque ?

Pelos mesmo velhos e bons motivos que faço ou deixo de fazer qualquer coisa: dinheiro e mulher  ;D

A empresa onde minha ama e senhora trabalha mudou a sede para o Rio ...

Citar
Como pode ?

Basta ser pobre e submisso ... ;D

Citar
E nóis aqui de SP ?

Continuam aí até que eu enriqueça o suficiente pra trazer todos  ;D

Citar
Não tem como impedir isto ?

Tem e até fácil, basta depositar uma mesada de seis dígitos e volto hj mesmo  ?_1

Citar
No Rio só tem carioca, é sim, só tem carioca !

Nada, tá cheio de paulista, mineiro, gaúcho, argentino, italiano, alemão, francês ... ;D

Citar
La ninguém dá informação correta, se vc se perder eles te mandam p/ o lado oposto que tu quer ir.
Vc vai sofrer com a maresia e umidade !
Vc não está acostumado a ficar de papo pro ar na praia, vai ficar descascando que nem cobra.
Vc vai ter que aprender a gostar de aguá de coco, samba e futebol.
Em todo lugar tem areia e sal.
Vc é feio pra cacilda, não vai fazer sucesso nos desfiles.
etc .. etc ... etc ...[/quote]

Tudo verdade, mas eu gosto de desafios  ;D

Citar
Aqui em SP é muito melhor ! ... ?::)

Tb acho !  ;D

Citar
Oh véio bigodudo, fica aqui em SP !? ...  ?_23

Óia, tenho ficado a maior parte do tempo aí e continuarei a ir frequentemente ...

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #51 Online: 01/07/12 - 09:27 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #52 Online: 01/07/12 - 14:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Seu Jorge, não trabalhe muito!!.

Tô tentando, mas vir para o Rio dá trabalho, viu ? Ufa !  ?_11

Citar
divirta-se um pouco para não ficar mal visto pelo pessoal de lá.

Quanto a isto não tô me dando mal, acho que ainda não queimei o filme ...  ;D


Citar
se puder evite o máximo de contacto com o Zé Ricardo, para evitar as cervejadas  ?_4 ?_4,

Seu aviso chegou tarde, me encontrei ontem com o Zé e, claro, entornei bem mais que ele  :P

Citar
procure orientação com a Taci77, isso se ela estiver no ar.

Sempre sigo a orientação DELAS  ;D ;D ;D

Citar
Não sou o Collor mas não nos deixe sós.

Não deixo não, estarei sempre em Sampa.

Citar
Um abraço e boa sorte!!

Brigadu !

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #52 Online: 01/07/12 - 14:08 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #53 Online: 01/07/12 - 14:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... Deusas semi-nuas à beira mar ...

Foi no "semi" que a conspiração tropeçou e desandou ... he, he, he ....

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #53 Online: 01/07/12 - 14:11 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #54 Online: 02/07/12 - 15:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nada na vida é definitivo, mas digamos que sim.  ;D

Pelos mesmo velhos e bons motivos que faço ou deixo de fazer qualquer coisa: dinheiro e mulher  ;D

Tem e até fácil, basta depositar uma mesada de seis dígitos e volto hj mesmo  ?_1


Diante de tais, e tão bons, argumentos não tenho o que contestar ... só posso te dizer que pelos 6 digitos eu ainda teria como lhe manter em SP, bastariam serem em Binario ... mas a palavra mulher inviabiliza qualquer quantia que não seja em decimal ou hexadecimal, sendo que a segunda opção é bem mais atraente ... p/ elas, claro ! ... rsrsrs ;D

Só um conselho, não substime as mulheres ... Com a sua aparência vai ser muito dificil achar outra só com estes seis digitos, vai precisar melhorar bastante isto e pense em hexa ou acima ... kkkk ?_1 ?_1 ?_1

Brincadeiras a parte, te desejo uma excelente transição e acho que ficaremos até mais próximos ?!?!  ???  ... bastara uma canoa e algumas remadas que já estarei em seu quintal ...  ?_12 :P

Mas ao invés de ser eu a remar, reme vc e venha aqui em peruba me visitar ! ...  ?_26

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #54 Online: 02/07/12 - 15:43 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #55 Online: 02/07/12 - 19:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Com a sua aparência vai ser muito dificil achar outra só com estes seis digitos, vai precisar melhorar bastante isto e pense em hexa ou acima ... kkkk ?_1 ?_1 ?_1

Eu sempre soube disto, mas até que tenho me dado bem ... talvez eu tenha algum predicado que só elas Vêem  ?_1

Citar
Brincadeiras a parte, te desejo uma excelente transição

Brigadu !

Citar
e acho que ficaremos até mais próximos ?!?!  ???  ... bastara uma canoa e algumas remadas que já estarei em seu quintal ...  ?_12 :P

Construir um veleiro é sonho de criança, quem sabe agora sai ?  ;D

Citar
Mas ao invés de ser eu a remar, reme vc e venha aqui em peruba me visitar ! ...  ?_26

Não me provoque, vc pode se arrepender ...  ?_1

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #55 Online: 02/07/12 - 19:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #56 Online: 03/07/12 - 09:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu sempre soube disto, mas até que tenho me dado bem ... talvez eu tenha algum predicado que só elas Vêem  ?_1

Comigo já foi ao contrario, demorei p/ aprender e ainda bem que consegui casar se não estaria sozinho ... Baixinho, feio, barrigudo, careca, duro onde deveria estar mole e mole onde deveria estar duro... Quem vai querer uma peste desta ?!  ...  :P

Citar
Não me provoque, vc pode se arrepender ...  ?_1

Uai ... as portas estão abertas, na hora que quiser é só ancorar a caravela aqui no portinho que vou te buscar de limuscorteveio... rs ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #56 Online: 03/07/12 - 09:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #57 Online: 13/09/12 - 11:09 »
Bom ... depois de dois meses com a modificação cheguei ao veredicto final ...

Percebi o obvio, quanto mais tempo o aparelho fica refrigerando mais seco fica o ar, portanto se o objetivo e secar, utilize um aparelho mais fraco tipo 7500 BTUs ...

Depois que deixei a ventilação desligando junto com a refrigeração, mesmo nos dias mais frios onde a refrigeração fica pouco tempo ligada, eu consegui manter a umidade em 60% ... nos dias mais quentes (25° ambiente) chegou a 47% ... o consumo de energia ficou satisfatório, não gasta muito mas também não é de grátis ...

A unica coisa desagradável é a temperatura que chega a 17°, muito frio p/ ficar la dentro, mas estou contornando da seguinte forma: Entro na oficina e desligo o aparelho e volto a ligar quando saiu p/ almoço e no final de expediente. Com isto consigo suportar a temperatura e a umidade sobe um pouco quando está desligado mas volta a baixar depois que ligo.

Minha conclusão é que seria melhor colocar um aparelho mais fraco (tipo 7500 Btus), ele ficaria mais tempo refrigerando mantendo a umidade mais baixa e acredito que a temperatura não baixaria tanto, o que não sei é como vai ficar o consumo de energia?!

Bom a saga continua pois a maresia não dá trégua ... kkkk ?_1

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #57 Online: 13/09/12 - 11:09 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #58 Online: 13/09/12 - 12:52 »

Reinaldo, a diferença para os desumidificadores é que o ar é reaquecido depois de desumidificado, via de regra recirculando pelo condensador ...

De tratos a bola aí, veja se seria mecanicamente viável recircular e controlar o volume recirculado, se isto for possível vc terá a combinação perfeita  ;D

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #58 Online: 13/09/12 - 12:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #59 Online: 13/09/12 - 19:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Reinaldo, a diferença para os desumidificadores é que o ar é reaquecido depois de desumidificado, via de regra recirculando pelo condensador ...

De tratos a bola aí, veja se seria mecanicamente viável recircular e controlar o volume recirculado, se isto for possível vc terá a combinação perfeita  ;D

Jorge,

Dá uma lida na MSG 45 desta pagina, ultimo paragrafo ... ehehee :D

Lembra que comecei com um desumidificador caseiro baseado em um bebedor ? Pois então, com ele eu retirava dois litros de aguá por dia e mantinha a umidade entre 65 e 70%, mas consumia muita energia, era muito ineficiente e acrescentava 1,5° na temperatura interna ... no inverno, ótimo, mas no verão era uma sauna...

Quando resolvi avançar na tecnologia sai em busca de um desumidificador, pesquisei, li e reli tudo a respeito do dito cujo ...
Primeiro ponto negativo que vi foi o preço ... um aparelho que se adequava ao espaço que possuo retirava 12 litros de aguá por dia e custava R$1.100,00. Ele é eficiente, não altera a temperatura interna (Duvido) e o consumo de energia é equivalente a um aparelho de ar condicionado ... Como já disse, no inverno seria ótimo, mas no verão fiquei na mesma ...

Com um ar condicionado eu gastei R$599,00 num aparelho de 10.000 Btus, ele chega a retirar 20 litros de aguá em um dia (dependendo da temperatura ambiente) ... é super eficiente e no verão vai ser a gloria pois não preciso manter a temperatura em 17°, posso subir isto p/ 25°, dependendo da temperatura ambiente, e a umidade ficará por volta de 50% ... Só me enrolo no inverno, mas aqui é um pais tropical faz poucos dias de inverno .... kkkk ;D

O que conclui de verdade e que resolveria todos os problemas, seria um aparelho de ar condicionado Quente e Frio de 7500 Btus ... Segundo meu querido irmão que tem um destes no quarto (rico é soda... ehehee) mesmo aquecendo ele mantem a umidade baixa ... mas meus cascalhos não permitem que eu faça esta extravagancia, pelo menos por enquanto ... rsrsr

Então o que me resta é torcer p/ o verão chegar logo ... kkkk ?_1
« Última modificação: 13/09/12 - 19:31 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #59 Online: 13/09/12 - 19:28 »

 

SiteLock