Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Referenciamentoda máquina  (Lida 3290 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Referenciamentoda máquina
« Online: 16/08/13 - 17:51 »
Prezados amigos,ainda não recebi minha placa cnc3ax que comprei, e não sei se ela tem entrada para chaves fins-de-curso para funcionarem como limitadoras nos finais dos 3 eixos. Sei que numa máquina cnc normal devemos ao liga-la fazer o referenciamento (ZERO MÁQUINA) para que ela reconheça as coordenadas  "X0,Y0, e Z0 da área de trabalho. Portanto há quem trabalhe com esta máquina caseira sem os fins-de-curso sem problemas, e eu pergunto: Como fazer com que ela reconheça um ponto de partida para fazer os corretos deslocamentos? Tem como eu deslocar a máquina até certo ponto e ai zerar tudo ensinando a máquina que é dali que ela deve começar tudo? E nos finais dos eixos, ele não poderá trombar?
Amigos, é minha primeira experiência em cnc caseira, e agradeço antecipadamente este esclarecimento. ???
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Referenciamentoda máquina
« Online: 16/08/13 - 17:51 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #1 Online: 16/08/13 - 19:56 »
Colega,

Os finais de curso são opcionais, dá sim p/ trabalhar sem eles!

A placa CNC3AX tem entrada p/ 4 finais de curso, porem são diretas na porta paralela do PC sem isolação óptica.

Para zerar a maquina tu desloca os eixos p/ a posição desejada e no software de controle tu zera todos os eixos neste ponto, dai pra frente sua maquina vai entender este ponto como sendo o zero, mas isto tem que ser refeito toda vez que religar a maquina ou tiver peças onde o zero seja em outro local ...

Sobre "trombar", sim a maquina poderá "trombar" caso não estiver bem configurada ou se a peça a ser usinada for maior do que a área útil da maquina.

Mas tudo isto é facilmente resolvido via software.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #1 Online: 16/08/13 - 19:56 »

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #2 Online: 16/08/13 - 21:14 »
Prezado amigo Mac_RC, muito obrigado pela pronta e precisa resposta. Eu estou pensando em fazer um furo numa determinada posição de coordenada conhecida na mesa da máquina (que é fixa), e com uma broca com a mesma medida do furo no Spindle, então, toda vez que eu  ligar a máquina, manualmente posiciono a broca neste furo e e zero os eixos X e Y, definindo com isso o Zero Máquina e Zero peça ao mesmo tempo. No eixo Z, faço o mesmo procedimento porém com um furo e um pino manual, ou mesmo um Bloco padrão entre a superfície da mesa e uma referência da mesa do Spindle, mas... sempre no limite superior do curso útil, e zerando Y  nesta posição.
Vc acha que isto dá certo  caro amigo Mac-RC ??? Ou será que estou complicando muito e tem uma forma mais simples e confiável de estabelecer estes pontos de referência para início de usinagem?
Abraço e obrigado novamente.
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #2 Online: 16/08/13 - 21:14 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #3 Online: 16/08/13 - 23:07 »
 Minha placa é uma cnca3x também, eu só estou achando estranho foi o que o nosso amigo Reinaldo (Mac_RC) falou sobre ter que zerar toda vez que religar a maquina, talvez eu tenha entendido errado, mas quando eu desligo minha maquina e ligo novamente eu não preciso zera-la novamente, eu apenas faço esse processo quando eu mudo de fresa ou a espessura do material a ser usinado, e quanto ao limite é o que ele falou, é só fazer o percurso dentro dos limites da maquina.

Abçs

Wender Henrique

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #3 Online: 16/08/13 - 23:07 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #4 Online: 17/08/13 - 08:07 »
Wender,

Acho que vc esta certo, não sei ?!?! ... ???

No meu caso eu nunca desliguei a maquina na posição zero e como nada aqui está bem ajustado, sempre zerei os eixos a cada peça que coloco e as vezes zero no meio da peça, na ponta esquerda, direita e até no gol ... kkk ;D

Mas é uma operação relativamente fácil de fazer.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #4 Online: 17/08/13 - 08:07 »

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #5 Online: 17/08/13 - 11:09 »
Prezados Reinaldo Mac-RC e wender.hg, o que pretendo é criar um endereço (referência) de maneira que ao concluir a usinagem ou etapa dela, o Pórtico com os eixos X e Z se desloque pelo eixo Y  para trás e parando numa posição definida, deixando a área de trabalho livre para eu limpar e  colocar outro material, e quando eu dar um  novo Start, a ferramenta se desloque imediatamente ao ponto de início da usinagem e comece a trabalhar. Eu tenho dúvidas ainda, como vou indicar para a máquina que é daquele ponto que começa os deslocamentos, assim  que carregar o programa G code , gerado pelo software apropriado (???) a partir de um arquivo dxf salvo do AutoCad. Imagino que deverei introduzir manualmente alguma linha de comando no início do programa, para informar a máquina o que ela deve fazer. Por favor, vcs que já tem muita experiência, poderiam me dizer se o que eu estou dizendo ou imaginando está correto? Ou existe maneira mais simples  e confiável de trabalhar com esta máquina caseira? Estou no caminho certo? MUITO OBRIGADO PELA FORÇA DE VCS.
Grande abraço,
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #5 Online: 17/08/13 - 11:09 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #6 Online: 17/08/13 - 12:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezados Reinaldo Mac-RC e wender.hg, o que pretendo é criar um endereço (referência) de maneira que ao concluir a usinagem ou etapa dela, o Pórtico com os eixos X e Z se desloque pelo eixo Y  para trás e parando numa posição definida, deixando a área de trabalho livre para eu limpar e  colocar outro material, e quando eu dar um  novo Start, a ferramenta se desloque imediatamente ao ponto de início da usinagem e comece a trabalhar. Eu tenho dúvidas ainda, como vou indicar para a máquina que é daquele ponto que começa os deslocamentos, assim  que carregar o programa G code , gerado pelo software apropriado (???) a partir de um arquivo dxf salvo do AutoCad. Imagino que deverei introduzir manualmente alguma linha de comando no início do programa, para informar a máquina o que ela deve fazer. Por favor, vcs que já tem muita experiência, poderiam me dizer se o que eu estou dizendo ou imaginando está correto? Ou existe maneira mais simples  e confiável de trabalhar com esta máquina caseira? Estou no caminho certo? MUITO OBRIGADO PELA FORÇA DE VCS.
Grande abraço,
jrmerlo63

 Não precisa introduzir código nenhum, basta zerar a maquina uma vez só, e toda vez que ela terminar a usinagem ela vai automaticamente para o ponto inicial. Quando vc gerar o gcode ele mesmo faz esse comando. Pode ficar bem tranquilo, a minha é caseira tb placa cnca3x estrutura de MDF e tracionada por corrente de bicicleta, mais caseira que isso impossível rsrs...

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #6 Online: 17/08/13 - 12:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #7 Online: 17/08/13 - 13:48 »
Colega,

O que o Wender disse eu assino embaixo, é isto mesmo, a maquina termina o trabalho e volta p/ o zero "suzinha" ... kkk ;D ;D ;D

Parece um cachorrinho ... brincadeira mas é isto mesmo!

Parte p/ a próxima etapa pois esta já foi de letra ...  ?_26 ?_26 ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #7 Online: 17/08/13 - 13:48 »

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #8 Online: 17/08/13 - 17:19 »
Pois é Reinaldo Mac_RC, vamos agora para a próxima etapa, pois até aqui, as dúvidas que eu tinha estão perfeitamente elucidadas. Bati na porta certa, e encontrei as pessoas certas, e tenho muito a agradecer a vc, ao colega Wender.hg, e tbm a este fantástico Fórum.
Bem, na próxima semana o correio deve me entregar a Placa cnc3ax montada, as partes em MDF já estão sendo cortadas num Marceneiro amigo, as guias em X e Y já as fiz com tubo Øext=1" e as em Z com tubo Øext.=3/4", portanto daqui a uns 20 dias devo estar com tudo montado para as primeiras experiências. Vou agora pesquisar de onde posso baixar o software ArtCan  preferencialmente gratuito, instalar e iniciar os primeiros passos de um peça experimental, quanto a desenhar no AutoCad, sem problema, pois trabalho diariamente em projetos mecânicos.
Prezados amigos, muitíssimo obrigado até agora.
Grande abraço :abraço:,
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #8 Online: 17/08/13 - 17:19 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #9 Online: 17/08/13 - 18:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois é Reinaldo Mac_RC, vamos agora para a próxima etapa, pois até aqui, as dúvidas que eu tinha estão perfeitamente elucidadas. Bati na porta certa, e encontrei as pessoas certas, e tenho muito a agradecer a vc, ao colega Wender.hg, e tbm a este fantástico Fórum.
Bem, na próxima semana o correio deve me entregar a Placa cnc3ax montada, as partes em MDF já estão sendo cortadas num Marceneiro amigo, as guias em X e Y já as fiz com tubo Øext=1" e as em Z com tubo Øext.=3/4", portanto daqui a uns 20 dias devo estar com tudo montado para as primeiras experiências. Vou agora pesquisar de onde posso baixar o software ArtCan  preferencialmente gratuito, instalar e iniciar os primeiros passos de um peça experimental, quanto a desenhar no AutoCad, sem problema, pois trabalho diariamente em projetos mecânicos.
Prezados amigos, muitíssimo obrigado até agora.
Grande abraço :abraço:,
jrmerlo63

Artcam gratuito...isso nom existe....esquece e nem inventa de crackear. Somente pago e o clube apoia.

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #9 Online: 17/08/13 - 18:44 »

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #10 Online: 17/08/13 - 19:02 »
Acho que é o correto. Onde encontro e quanto custa?
Abraço,
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #10 Online: 17/08/13 - 19:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #11 Online: 17/08/13 - 20:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que é o correto. Onde encontro e quanto custa?
Abraço,
jrmerlo63

Digita no São Google: ArtCam ... vai aparecer algumas opções, dai é só escolher o caminho e seguir.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #11 Online: 17/08/13 - 20:25 »

Offline jrmerlo63

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #12 Online: 18/08/13 - 05:14 »
Prezados amigos, vcs sabem se existe aqui no Fórum alguma versão DEMO do ArtCam para eu conhecer melhor  para depois comprar uma licença?
Abraço,
jrmerlo63

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #12 Online: 18/08/13 - 05:14 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #13 Online: 18/08/13 - 05:38 »
Acho q no Site Da Artsoft Tem

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #13 Online: 18/08/13 - 05:38 »

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #14 Online: 03/11/13 - 15:31 »
Somente para complementar o que os colegas já disseram, realmente não é necessário zerar toda vez que for ligar, considerando que temos dois tipos de zero chamados de "zero máquina" (ou zero home) e "zero peça", portanto para o zero máquina que é a posição inicial da máquina (ou posição Home) é feito uma vez só, mas quando vamos posicionar a peça na mesa da máquina, temos que informar uma nova posição conhecido como zero peça, que é a partir deste ponto que o programa tomar como referência. No Mach3 é feito esta configuração na tela "OffSets Alt5" em Active Work Offset, eu normalmente deixo o G54 para as coordenadas Home e utilizo os comando G55 em diante para outras posições, inclusive quando temos uma magazine de troca de ferramenta automática "ATC" temos que criar uma posição especifica com estes comandos para que possa ser chamada na linha de programa e dizer para onde a máquina deve ir.
Agora se a máquina perder passo, ai não tem jeito tem que zerar tudo de novo inclusive o zero máquina (Home)

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #14 Online: 03/11/13 - 15:31 »

 

SiteLock