Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto: Deslocamento Programado  (Lida 1292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velho Hippie

  • Visitante
Projeto: Deslocamento Programado
« Online: 07/04/11 - 13:59 »
Olá Meninos!

Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre o seguinte:

Imaginem que tenho um objeto em uma determinada posição (que vou chamar de ponto A). Então eu desloco este objeto para outra posição (que chamarei de ponto B). Notem que este ponto B é uma posição variável.
Para descolar o objeto de A até B posso utilizar uma velocidade padrão, sem problemas. A necessidade é que, em certo momento, o objeto retorne ao ponto A em um tempo determinado (que chamarei de T). Notem que T também é variável.

Pois bem, o que imaginei é utilizar um fuso como eixo de deslocamento, e a castanha neste fuso seria o objeto. Um motor de passo acoplado ao fuso.
Um driver conectado ao motor controlaria os passos necessários aos deslocamentos.
Como interface imaginei apenas um lcd e alguns botões de operação.

Algo parecido com este desenho....

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

Para melhor esclarecer, vou comentar sobre as funções necessárias:

1 - INICIO - Posiciona a castanha no ponto zero.
2 - MOVER - Movimenta a castanha para ambos os lados.
3 - TEMPO - O operador determina em quantos segundos se dará o deslocamento.
4 - EXECUTA - A castanha se movimenta da posição atual até o ponto zero no tempo determinado.

Então meninos, acredito que seja possível desenvolver este driver utilizando microcontrolador. Mas como sou um zero à esquerda nesta questão, gostaria de comentários a respeito.

Qualquer dica ou idéia é bem vinda, pois este foi apenas um esboço básico que imaginei. Pode ser com outro tipo de mecanismo (ao invés do conjunto fuso e motor de passo), etc...

Conto com a colaboração dos amigos :)

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

  
« Última modificação: 07/04/11 - 14:11 por Mac_RC »

Clube CNC Brasil

Projeto: Deslocamento Programado
« Online: 07/04/11 - 13:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #1 Online: 07/04/11 - 14:31 »
Velho Hippie,

Vou expor o que entendi :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Imaginem que tenho um objeto em uma determinada posição (que vou chamar de ponto A). Então eu desloco este objeto para outra posição (que chamarei de ponto B). Notem que este ponto B é uma posição variável.

Vai precisar de um parâmetro no programa p/ determinar esta posição, certo ?
Seria algo assim:  posicione o objeto a "X mm" de distancia de A  ... ?

Citar
Para descolar o objeto de A até B posso utilizar uma velocidade padrão, sem problemas.

O avanço sera fixo ... ou seja, sempre vai depender da distancia e nunca do tempo, pois a velocidade é fixa, certo?

Citar
A necessidade é que, em certo momento, o objeto retorne ao ponto A em um tempo determinado (que chamarei de T). Notem que T também é variável.

Aqui é que a vaca torce o rabo, o calculo p/ determinar a velocidade, aceleração e desaceleração, necessária p/ um retorno em função do tempo vai ser complicado ...

Qual a tolerância de tempo ?

Citar
Pois bem, o que imaginei é utilizar um fuso como eixo de deslocamento, e a castanha neste fuso seria o objeto. Um motor de passo acoplado ao fuso.
Um driver conectado ao motor controlaria os passos necessários aos deslocamentos.
Como interface imaginei apenas um lcd e alguns botões de operação.

Algo parecido com este desenho....

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)


Eu também acho que isto será suficiente !

Citar
Para melhor esclarecer, vou comentar sobre as funções necessárias:

1 - INICIO - Posiciona a castanha no ponto zero.
2 - MOVER - Movimenta a castanha para ambos os lados.
3 - TEMPO - O operador determina em quantos segundos se dará o deslocamento.
4 - EXECUTA - A castanha se movimenta da posição atual até o ponto zero no tempo determinado.

Esta faltando a função distancia p/ se posicionar a partir de "A" ?!

O circuito que vc precisa esta fácil, o problema é resolver esta questão do tempo, mas não é nada que seja bicho de sete cabeças, talvez de seis ... eheheee

Abs
Reinaldo
« Última modificação: 07/04/11 - 14:32 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #1 Online: 07/04/11 - 14:31 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #2 Online: 07/04/11 - 15:29 »
Olá menino Reinaldo!

Vamos lá...

Citar
Vai precisar de um parâmetro no programa p/ determinar esta posição, certo ?
Seria algo assim:  posicione o objeto a "X mm" de distancia de A  ... ?

Na verdade o operador não tem a exata medida, por isto imaginei a função MOVER. Para ficar mais claro, o que o operador vai fazer é mover a castanha até determinado ponto manualmente, pressionando um botão (como se fosse uma das setas do nosso teclado). Como se fosse o Jog das nossas máquinas.

Quando ele acionar EXECUTA, a posição atual da castanha é que determinaria a distância que está de A.

Citar
O avanço sera fixo ... ou seja, sempre vai depender da distancia e nunca do tempo, pois a velocidade é fixa, certo?

Exatamente, novamente como o jog lento das nossas máquinas. Enquanto o operador pressiona o botão de movimentação, a castanha de desloca (para a esquerda ou direita, dependendo do botão pressionado) em uma velocidade constânte (digamos 300mm/m).

Citar
Aqui é que a vaca torce o rabo, o calculo p/ determinar a velocidade, aceleração e desaceleração, necessária p/ um retorno em função do tempo vai ser complicado ... Qual a tolerância de tempo ?

Quanto aos cálculos, eu acho que consigo formular na boa. Tio Einstein me ajuda lá de cima, hehehe....
Quanto a tolerância é um fator importânte, mas com certa margem. Por exemplo, os tempos que serão necessários vão variar de 5 a 20 segundos. A distãncia máxima de deslocamento é de 150mm. Mas nunca vai acontecer o extremo, como ter de deslocar 150mm em 5 segundos. Uma média é de 100mm em 15 segundos.
Mas este tempo não é nada absolutamente rígido e preciso. Por exemplo a movimentação de 15 segundos pode variar de 14 a 16 segundos, isto dá uma margem de mais de 10%.

Citar
Esta faltando a função distancia p/ se posicionar a partir de "A" ?!

Não, como citei acima o posicionamento a partir de A será feito por jog. :)

Citar
O circuito que vc precisa esta fácil, o problema é resolver esta questão do tempo,

Pois é, como comentei eu me encarrego na boa das formulações. Minha limitação é justamente no projeto eletrônico, o que usar, programar e quanto custaria.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #2 Online: 07/04/11 - 15:29 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #3 Online: 07/04/11 - 18:37 »
Velho Hippie,

Entendi e acho que não é dificil fazer não !?

Se eu não estivesse até o pescoço de "encrencas" (trabalhos chatos ... eheheee) eu me divertiria fazendo isto p/ ti ,,, mas me disponho a ajudar no que eu puder !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #3 Online: 07/04/11 - 18:37 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #4 Online: 07/04/11 - 18:59 »
Velho Sumido Hippie,se entendi,o deslocamento de A para B está sendo feito certo?Quando terminar o curso de "A" ele para e o operador aciona ou tem que fazer a reversão automatica,se for manual veja isso,com regulagem de velocidade
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
eu montei ele,com um gerador de pulsos com o 555,mas da e sobra pro que voce quer
de uma olhada nele,se servir da um grito

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Projeto: Deslocamento Programado
« Resposta #4 Online: 07/04/11 - 18:59 »

 

SiteLock