Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ligação do Spindle 2.2 3cv AJUDA  (Lida 11574 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Ligação do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Online: 20/04/15 - 16:48 »
nobres amigos

Como  todos sabem  comprei  o  spindle  e o  inversor do  nobre PORTUGA e  acabou  de chegar
vamos ao   o relato

O meu  spindle antigo é de 2cv, mas o  inversor é de 3cv, pois quando o  spindle   deu problema , o  safado  do  fabricante, ao  invés de me mandar  um  igual, isto é 3cv, me  mandou  um  de 2cv, e eu  nem  percebi ( marinheiro  de primeira viagem né :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:)
mas vamos ao  que interesa agora
estava querendo  usar  o  meu  inversor para este novo  spindle, mas deparei  com uma situação

o MEU  spindle  ANTIGO tem  tres fios
O meu spindle  NOVO é de quatro  fios
sendo  que um  é terra
sera que  ligar  o  meu  inversor que tem  tres fios(  isto é sem o  terra) neste novo  spindle

se não  vou ter que ter dois inversores  na lateral  da maquina, pois quero  fazer  a troca dos spindle, mas deixar  o  de 2cv  como  reserva
caso  de alguma problema é só  trocar  o  motor  e ligar  o  sistema
segue fotos

a primeira foto , é do  meu  inversor antigo
a segunda foto  é da nomenclatura dele
a terceira  foto é do conector  do  spindle antigo
a quarta foto é  o  inversor novo
a quinta foto  é do  conector novo

sera que consegui  me expresar  , ou  enrolei  mais ainda  rsrsrsrs
abraço




« Última modificação: 20/04/15 - 19:26 por Antonione »

Clube CNC Brasil

Ligação do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Online: 20/04/15 - 16:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #1 Online: 20/04/15 - 18:38 »
José Ricardo, meu nobre amigo...
Eu aqui coloquei os quatro fios.. e o "terra" liguei na carcaça da máquina..  num local metálico qualquer...
Deve ter um modo mais correto de se fazer isto, mas eu fiz assim...  liguei os tres fios que saem do inversor aos tres polos do motor.. e o quarto fio liguei ao "terra" da máquina...   acho que vc num vai ter nenhum problema não..
Só ligar e mandar bala...
Acho que vai ter que mudar alguma coisa na parametrização, pois o que vc está tirando é mais "fraco" que o que vai colocar...   mas se não mudou nada na época em que trocou de spindle e este que foi tirado era de 3Cv, então acho que num pega nada não.. deve estar tudo nos conformes...

A frequência e a mesma, então deve funcionar... mas seria bom confirmar isto, sobre a parametrização..

Quanto aos fios, fica na paz..  não vai dar nada não..

Agora tou com a pulga atrás da orelha é quanto ao que vc falou, do fato de seu spindle ser de 2CV...  o meu é de tres.. e comprei aqueles rolamentos que vc colocou o número deles naquele outro post... rsssss
O 6004CE... e o 6002CE.
Como o meu tá bom, só comprei os rolamentos para alguma eventualidade... mas agora tou na dúvida se vão servir...

Já confirmou com outros colegas se os rolamentos destes de 3CV são iguais aos que vc usa aí?..

abraços..
« Última modificação: 20/04/15 - 19:26 por Antonione »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #1 Online: 20/04/15 - 18:38 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #2 Online: 20/04/15 - 21:02 »
Caro amigo José Ricardo

Então esse conjunto que lhe vendi é igual ao que tenho a trabalhar , ele iria servir para montar uma segunda máquina ( sonhei alto demais né).

O que eu tenho aqui liguei as 3 fases ao VFD e como o amigo Edu falou , a "terra" liguei na parte metálica da ficha (se não me falha a memoria) ,
o que eu iria lhe lembrar de fazer era : fazer um segundo cabo todo bonitinho soldado como voce sabe fazer e ligar em Paralelo com o cabo que voce já tem,  este segundo cabo ficaria assim pronto a funcionar enrolado ai num local que nao tivesse interferencia com o seu trabalho , quando quisesse ligar este spindle novo , usava o 2º cabo e enrolaria o que já está ai a funcionar à mais tempo...

Confirme só na ficha que foi junto com o equipamento se um dos pinos é a terra (sua última foto)

mais qualquer duvida só falar.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #2 Online: 20/04/15 - 21:02 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #3 Online: 20/04/15 - 21:15 »
Fio terra é uma coisa complicada, uns gostam outros não  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Fazer o aterramento do motor ligando o fio na parte metalica da máquina, a máquina também deverá estar aterrada, senão não adianta nada. Aterramento se não é bem feito, é melhor nem ter. Segundo uma norma todo equipamento elétrico deve ser aterrado, mas quem faz as normas aconselha deixar sem se o aterramento não for no mínimo razoável. Já tive casos de ter que desligar o terra por estar dando problema. Normalmente com inversores se usa cabo com malha e se liga a malha apenas no inversor e não no motor.

Se o inversor é maior que o motor, não tem problema, apenas é bom reprogramar os parametros relativos a corrente do motor.

Os conectores são diferentes então deixe um pedaço de cabo e quando precisar trocar o motor, troque os fios diretamente no inversor.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #3 Online: 20/04/15 - 21:15 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #4 Online: 21/04/15 - 07:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro amigo José Ricardo

Então esse conjunto que lhe vendi é igual ao que tenho a trabalhar , ele iria servir para montar uma segunda máquina ( sonhei alto demais né).

O que eu tenho aqui liguei as 3 fases ao VFD e como o amigo Edu falou , a "terra" liguei na parte metálica da ficha (se não me falha a memoria) ,
o que eu iria lhe lembrar de fazer era : fazer um segundo cabo todo bonitinho soldado como voce sabe fazer e ligar em Paralelo com o cabo que voce já tem,  este segundo cabo ficaria assim pronto a funcionar enrolado ai num local que nao tivesse interferencia com o seu trabalho , quando quisesse ligar este spindle novo , usava o 2º cabo e enrolaria o que já está ai a funcionar à mais tempo...

Confirme só na ficha que foi junto com o equipamento se um dos pinos é a terra (sua última foto)

mais qualquer duvida só falar.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

VEJA BEM PORTUGA   e galera

Eu  só  que usar  o spindle novo  mas com  o  inversor antigo, pois este alem  de ter um  potenciómetro  para aumentar  e diminuir a velocidade, o mesmo  ja esta todo configurado POIS COMO  MOSTRA  a etiqueta , ele é para 2.2 ( 3cv)
e quero  deixar  o  meu spindle antigo ( 2cv)  como reserva, pois   é bem  melhor    trabalhar  com  um  spindle de 3cv  e não  um de 2cv  que tenho
mas como  falei  o  spindle novo  tem  entrada para quatro  fios, isto é tem  um  que é o  terra e o meu  inversor não tem   terra, isto  é só  tem  tres fios de saida ( URV)
acredito  eu  então  que posso  ligar  o  inversor antigo  de tres fios ( URV) no spindle novo( 4 fios)  e deixar  o  aterramento  sem  ligar
CORRETO
sera que enrolei  ainda mais
abraço
« Última modificação: 21/04/15 - 07:27 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #4 Online: 21/04/15 - 07:25 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #5 Online: 21/04/15 - 07:43 »
Jose

o seu inversor foi configurado para um motor de 2cv se colocar o de 3cv acredito que o inversor ,como esta configurado, so vai liberar a potencia de 2cv.

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #5 Online: 21/04/15 - 07:43 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #6 Online: 21/04/15 - 07:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jose

o seu inversor foi configurado para um motor de 2cv se colocar o de 3cv acredito que o inversor ,como esta configurado, so vai liberar a potencia de 2cv.

Luciano
NOBRE AMIGO
Veja bem,  quando  minha maquina veio, eu li  no  spindle que ele éra de 2.2, mas é muito  estranho , pois  o  eixo  éra de ER16  e o  sistema de agua éra com  mangueiras finas
ja este aqui, de 2.2, tem  ER 20 e o  sistema de agua tem  mangueiras muito  mais grossas

este meu  aqui  não  tem  nomenclatura nenhuma para ver, mas achei  que éra de 2CV, pois tem  er 16
e ja procurei   em  todos os site e não  achei  motor de 3cv  com  ER 16  e sim  ER 20

mais uma meleca do  fabricante da minha maquina ( lambão)

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #6 Online: 21/04/15 - 07:51 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #7 Online: 21/04/15 - 07:58 »
spindle

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #7 Online: 21/04/15 - 07:58 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #8 Online: 21/04/15 - 14:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
José Ricardo, meu nobre amigo...
Eu aqui coloquei os quatro fios.. e o "terra" liguei na carcaça da máquina..  num local metálico qualquer...
Deve ter um modo mais correto de se fazer isto, mas eu fiz assim...  liguei os tres fios que saem do inversor aos tres polos do motor.. e o quarto fio liguei ao "terra" da máquina...   acho que vc num vai ter nenhum problema não..
Só ligar e mandar bala...
Acho que vai ter que mudar alguma coisa na parametrização, pois o que vc está tirando é mais "fraco" que o que vai colocar...   mas se não mudou nada na época em que trocou de spindle e este que foi tirado era de 3Cv, então acho que num pega nada não.. deve estar tudo nos conformes...

A frequência e a mesma, então deve funcionar... mas seria bom confirmar isto, sobre a parametrização..

Quanto aos fios, fica na paz..  não vai dar nada não..

Agora tou com a pulga atrás da orelha é quanto ao que vc falou, do fato de seu spindle ser de 2CV...  o meu é de tres.. e comprei aqueles rolamentos que vc colocou o número deles naquele outro post... rsssss
O 6004CE... e o 6002CE.
Como o meu tá bom, só comprei os rolamentos para alguma eventualidade... mas agora tou na dúvida se vão servir...

Já confirmou com outros colegas se os rolamentos destes de 3CV são iguais aos que vc usa aí?..

abraços..

grande Edu

Sobre  os rolamentos,  acho  que vc fez CACA rsarsrsrsrs
mas não  se preocupe, pois qualquer coisa eu  fico  com  eles, logicamente pago  a vc o  que vc gastou
sempre falo  para as pessoas e nos tópicos vc vai  ver que sempre  escrevo  que antes de compra os rolamentos, mesmo  sendo  de 2cv, abra primeiro  o  spindle e veja o  numero, pois  ja vi  varios de 2cv  mas com  outros rolamentos

fica triste não, pois como  ja falei, eu  fico  com  eles , e vc não  vai ter prejuizo, e quem  sabe eles não são melçhores que estes que estou  colocando


sobre o  spindle .
sinceramente, estou  com  um pouco  de medo( cagaço   rsrsrsr) de ligar  ele no  meu  inversor antigo  e dar  alguma meleca e eu  ficar   todo  enrolado, pois este inversor, ja veio  configurado  do  jumento   que fez minha maquina
  , e neste quesito  naão  entendo  nada de nada

vou  tentar  ver se acho  como  se configura este meu  antigo  para não  ter problema, pois não  sei  nem  pra que serve as setas
o  jumento  que fez a minha maquina,  disse  para nunca mexer  na configuração, pois acho  que  nem  ele sabia  rsrsrsrs
mas vamos indo, pois estou  doido para ver esta belezura de 3cv  funcionando  redondinho
abraço
« Última modificação: 21/04/15 - 14:35 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #8 Online: 21/04/15 - 14:34 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #9 Online: 21/04/15 - 17:19 »
Precisa se preocupar não, meu querido amigo José Ricardo, pois os rolamentos que comprei foram bem baratinhos...  e são rolamentos cerâmicos.. .pelo menos o de cima hoje eu abri pra ver.. pelo menos em cima é facinho de abrir... e é do mesmo que vc usa aí... e este 6002CE que comprei vai servir.. os dois de baixo num sei, mas possivelmente também sejam iguais... sei lá, mas se não forem, não tem problema não..
Quando ao seu inversor antigo aí, manda o modelo e a marca dele que dá pra se ver o que tem que mexer aí nas configurações..
Claro que eu não vou poder ajudar, mas nosso amigo Cientista taí pra isto mesmo.. rssssssss

E se ele veio configurado para 3CV inicialmente então não vai ter nada que mudar pois pelo que vc disse, só tirou o spindle e colocou o outro, sem alterar nada...

Mas de qualquer forma, manda os dados aí pra gente ver...

(gente ver, quero dizer, nosso amigo Cientista...  ?_1)
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #9 Online: 21/04/15 - 17:19 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #10 Online: 21/04/15 - 17:48 »
Amigo José Ricardo

Por favor , centre as suas energias em colocar a funcionar o VFD e o Spindle que voce comprou em conjunto.

Depois de ter a certeza que tudo está correcto com o novo equipamento , então sim faça os testes que entender que deve fazer ( espero que voce entenda a lógica destas minhas palavras) .

Já enviei o manual pelo hotmail ....

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #10 Online: 21/04/15 - 17:48 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #11 Online: 21/04/15 - 18:50 »
Boa noite José Ricardo,

Não sei se vai te ajudar, mas o meu é de 3cv, a ligação é para 4 fios. Porém só uso três. No conector fêmea do Spindle, onde liga os fios, estão numerados os pinos de 1 a 4, no meu caso liguei nos pinos 1,2 e 3. O pino 4 é para terra mas não liguei.

Se ajudar em alguma coisa.


Abraços,
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #11 Online: 21/04/15 - 18:50 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #12 Online: 21/04/15 - 20:24 »
José Ricardo, vamos fazer que nem que o Jack Stripador, vamos por partes....

Tu tem dois inversores e dois motores certo?

Tu vai querer usar um inversor e um motor e deixar o outro no banco de reserva certo?

Então vai ter que usar o inversor suporte o motor maior, devidamente configurado para o motor que estiver usando, ou seja se usar o motor de 3CV o inversor tem que estar configurado para 3Cv se usar o de 2 Cv vai ter que alterar no minimo os parametros relativos a corrente do motor para não ter problema com o motor . Estou considerando que ambos os motores tenham a mesma tensão e a mesma frequencia base, acredito que sejam os dois 220V e 24.000 Rpm.

Quanto aos 3 ou 4 fios, esqueça de ligar o fio terra que tá tudo certo. Alguns inversores tem um terminal PE ou PG que serve para ligar a malha do cabo, outros tem terminal de aterramento, que não é a mesma coisa. Na dúvida, não ligue nenhum que funciona. Na minha máquina nem aterramento tem, então fio terra é uma coisa que nem cogito, mas se gosta que te façam fio terra  :Censura: :Censura: :Censura: :Censura:

O terra do motor se está com dúvida para saber qual que é, meça a continuidade entre os fios e a carcaça do motor. O que estiver dando continuidade é o terra. Os outros 3 dão continuidade entre eles.

No inversor o normal é usar as letras
U V W para ligar os fios do motor.
PE ou PG para ligar a malha do cabo (o recomendado é usar cabo com malha para a saida do inversor)
L1, L2, L3 ou T1, T2, T3 para ligar as fase da rede trifásica ou
N, L1, L2 no caso de rede monofásica.

Ainda existem os terminais para ligar resistor de frenagem que cada fabricante usa a nomenclatura que quer.

Para acabar com as dúvidas posta o manual do inversor, a corrente e velocidade de cada motor que para te falar com certeza quais parametros tem que conferir e alterar para cada motor.

Ah e o fio terra.... ah já falei e foi censurado.... ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
 
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #12 Online: 21/04/15 - 20:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #13 Online: 21/04/15 - 20:49 »
Zé Ricardo já passou da idade para fazer fio terra... isto é coisa pros garotões..  Já tá véinho, com dor nas colunas...    ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Passou da idade pra estas coisas....
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #13 Online: 21/04/15 - 20:49 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #14 Online: 21/04/15 - 21:33 »
se ajudar em algo...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Ligção do Spindle 2.2 3cv AJUDA
« Resposta #14 Online: 21/04/15 - 21:33 »

 

SiteLock