Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Oficina do Velho Hippie - Trabalhos  (Lida 24527 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #15 Online: 03/02/12 - 21:26 »
Olá menina Célia!

Hahaha, o prazo curto é brabo né? Mas ficou lindona! Espero que ele goste sim e manda um abraço meu também, hehe.....

Nos próximos dias vou postar outros trabalhos que fiz para a escola de música, que saíram do forno esta semana.

Tu usa tintas e vernizes a base dágua ou solvente?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
« Última modificação: 03/02/12 - 21:27 por Velho Hippie »

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #15 Online: 03/02/12 - 21:26 »

Offline biothome

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 46
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #16 Online: 03/02/12 - 21:31 »
Velho Hippie

apenas selador e betume....quase em tudo que faço.....adoro toque de envelhecido.....ou melhor adoro coisa velha, antiga, enfim....

grande abraço


celia

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #16 Online: 03/02/12 - 21:31 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #17 Online: 04/02/12 - 13:31 »
Olá menina Célia!

Também costumo utilizar apenas betume e verniz, mas é que estou usando somente a base dágua, aboli os solventes da oficina, KKK.

Aproveitando o tema Guitarras, dá uma olhada na galeira de trabalhos deste artista (um dia eu chego lá, :P): Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acho que teu irmão vai adorar, hehehe....

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #17 Online: 04/02/12 - 13:31 »

Offline fabianodef

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #18 Online: 04/02/12 - 13:41 »

Olá hippie eu sou luthier e acabei de concluir a minha maquina vc sabe se existe alguns arquivos de guitarras para eu poder usinar na minha maquina? no momento eu so fabrico violao e viola caipira, mas agora eu posso iniciar na fabricação de guitarras abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #18 Online: 04/02/12 - 13:41 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #19 Online: 04/02/12 - 13:45 »
Olá menino Fabiano!

Free deve ter algo na net, mas eu desconheço links. Busque por fóruns de guitas que deves encontrar alguma coisa.

Mas para um trabalho sério e bem orientado eu te indico entrar em contato com o Alex Navarro (ele participa aqui do fórum), tenho a certeza de que ele vai te encaminhar melhor, pois eu só faço trabalhos decorativos.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #19 Online: 04/02/12 - 13:45 »

Offline fabianodef

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #20 Online: 04/02/12 - 13:48 »

obrigado, o seu trabalho decorativo ficou muito bom, em relação aos que eu ja vi por ae.

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #20 Online: 04/02/12 - 13:48 »

sinay

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #21 Online: 04/02/12 - 14:43 »
hippie   

muito legal sua maquina bem caprichada e sua oficina muito bem organizada adorei a guitarra e as prateleira ja baixei o dxf vou fazer algumas pra vender para umas clientes minha  ?_2 ai te repasso a comissao das pças hehehe .. 

parabens

grande abraço

sinay

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #21 Online: 04/02/12 - 14:43 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #22 Online: 04/02/12 - 15:51 »
Olá meninos!

Fabiano - Muito Obrigado pelas palavras e pelo acompanhamento!

Sinay - Muito Obrigado pelos elogios. Quanto a organização tua percepção é esta porquê tirei a foto de apenas um cantinho, se eu mostrar o resto fico desmoralizado, KKKK. Mas estou ajeitando aos poucos, :P

Quanto a comissão não precisa não, reverta em participação e ajuda aos amigos do fórum,que está fechado. Boas vendas. Só não deixe de postar os resultados pra gente ver.

Na sequência posto fotos de mais uns trabalhinhos...

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #22 Online: 04/02/12 - 15:51 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #23 Online: 05/02/12 - 17:20 »
Olá meninos!

Mais uns trabalhinhos que realizei.

A ideia surgiu com a proximidade do aniversário de uma afilhada. Conversando com minha gata, ela sugeriu um porta-jóias. Então pesquisei um pouco, para ter uma noção do que está presente no mercado. Os modelos são infinitos e muito bonitos, desde montagens simples até as mais sofisticadas. Resolvi criar algo com retalhos de MDF 3mm com pelicula branca que tenho aos montes aqui na oficina.

Iniciei vetorizando a base, tampa, pés e as paredes com encaixes, para facilitar a montagem. Depois dimensionei as paredes internas e a contra-tampa. As dimensões finais (adequando aos retalhos que eu tenho aqui) ficaram em 230x210x90mm.

Então comecei a vetorizar os detalhes decorativos. Para este modelo escolhi trabalhar com o estilo conhecido como Fretwork (que significa algo como "vazado"). É um estilo muito conhecido entre os artistas que usam tico-tico de bancada. Estes detalhes vetorizei com base em um modelo apresentado no livro Creating Wooden Boxes lançado pela ScrollSaw Magazine.

Fiz dois renders, para verificar se todos os encaixes estavam corretos e para estimar como ficaria a peça. Eis as imagens:





Após passar pela aprovação das minhas três meninas (sogra, gata e neném), mandei pra máquina. Eis o resultado:





O presente foi entregue e minha afilhada adorou, :) Algumas meninas viram e já pintaram algumas encomendas, uma mãe também viu e fez também uma encomenda personalizada.
Com as encomendas e a possibilidade de personalização, resolvi também brincar um pouco com o modelo, fazendo algumas variações.

Então ficou assim:

Este modelo que apresentei e presenteei, chamei de Bella Fretwork (O nome da minha afilhada é Izabella).

Fiz uma variação, trocando o vazado por gravações de 1mm. Este modelo chamei de Bella Lines. E inverti as paredes internas, assim o interior ficou todo branco.



Na peça personalizada resolvi testar o estilo halftone (foi minha primeira experiência com este). Utilizei o software free DXF Halftone 2.1 (já, já vou adquirir o software desenvolvido pelo menino JP). A gravação tem 9726 pontos com espaçamento de 1,5mm e profundidade máxima de 1mm. Como a gravação em halftone é suave, resolvi fazer as outras gravações com apenas 0,5mm de profundidade para deixá-las mais finas. Chamei este modelo de Bella Sweet.



Aqui as peças finais:



Para o Bella Fretwork utilizei fresa de 1,6mm 2 cortes. Velocidades de avanço e entrada em 2000mm/m e 900mm/m. O tempo de usinagem foi de 34 minutos.
Para o Bella Lines utilizei fresa de 1,6mm 2 cortes, tanto para a gravação, quanto para corte. Mesmas velocidades acima e o tempo ficou em 31 minutos.
Para o Bella Sweet utilizei fresa V-Bit de 1/8" com angulo de 30 graus. O halftone levou 76 minutos e as gravações mais 18 minutos. O corte fiz com a fresa de 1,6mm e levou 6 minutos.

Aguardo as criticas, comentários e sugestões dos meninos.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #23 Online: 05/02/12 - 17:20 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #24 Online: 05/02/12 - 19:20 »
critica nenhuma mas a criatividade está acima de 1000! parabéns! belos trabalhos! ?_9

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #24 Online: 05/02/12 - 19:20 »

sinay

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #25 Online: 05/02/12 - 20:36 »
muito lindo seu trabalho

parabens

sinay

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #25 Online: 05/02/12 - 20:36 »

Offline Jean Paulo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 125
  • Total Likes: +0/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #26 Online: 10/02/12 - 07:44 »
Quando eu crescer ,quero ter um filho igual a voçe, parabens vc é muito caprichoso ?_26
Sem saber que era impossível de fazer. Ele foi e fez!

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #26 Online: 10/02/12 - 07:44 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #27 Online: 23/02/12 - 19:48 »
Olá meninos!

Muito Obrigado pelo acompanhamento e pelas palavras de incentivo!  ?_23

Hoje vou mostrar um trabalhinho realizado a quatro mãos.

Dias atrás a menina Célia comentou comigo que estava tendo algumas dificuldades em ajustar os cortes para a montagem de uma intársia. E também para efetuar o correto acabamento das bordas.

Ela me passou uma foto para exemplificar:




Durante estes anos tenho estudado a intársia e tinha algumas idéias, ainda não colocadas em prática, para utilizar com esta técnica. Esta foi a oportunidade. :)

Utilizando o Blender, modelei peça a peça imaginando suas devidas formas finais. Na intársia cada peça tem suas particularidades, com algumas bordas mais retas, outras arredondadas e algumas tem relevos ou rebaixamentos em certas áreas. O modelo resultou em 51 peças.
O resultado da modelagem ficou assim:



Aqui uma visão da malha modelada:



Então conversei com a Célia, para definirmos quantas espécies de madeira seriam utilizadas, bem como as dimensões do modelo final.
Resolvemos por utilizar 5 espécies e a dimensão seria de 425x661x15mm. Com base nestas definições, fiz um teste com 5 tons de textura, para avaliarmos se ficaria legal.

Eis o render texturizado:



Outra particularidade da intársia é que cada peça tem uma devida direção de corte, conforme os veios da madeira. Este render texturizado serviu também para definir estas direções.
Aprovado o modelo, partimos então para o desmembramento dos tons. Criei cinco arquivos STL com os relevos e cinco arquivos DXF com os vetores externos de cada grupo, devidamente posicionados para a usinagem.

Eis um exemplo, das peças do grupo 1:




Hora de fazer serragem, :) :) :)

Passamos (Célia e eu) boas horas estudando e testando as melhores estratégias para as usinagens. Utilizamos então uma fresa topo de 5mm para o desbaste grosso, deixando uma sobre camada de 1mm. Passe vertical de 3mm em cada passada e passe lateral de 1.5mm.
Para o desbaste final foi utilizada uma fresa ball-nose de 3mm, com passe lateral de 0.3mm. E para o corte final das peças a fresa topo de 5mm.

Aqui algumas das primeiras peças usinadas, do grupo 1:



As madeiras utilizadas foram (na sequência da mais clara para a mais escura): Pinus, Cerejeira, Muiracatiara, Imbúia e Canela. Com medidas diversas, correspondentes ao STL de cada grupo.

Bem... Eis o resultado final desta criação a quatro mãos:



As peças foram coladas sobre uma base de MDF de 3mm e o peso final ficou em 1496 gramas, o que nos agradou muito. Pois uma das preocupações era quanto ao peso final.
Após a colagem, o acabamento foi feito com selador e verniz.

Registro aqui meus sinceros agradecimentos à menina Célia. Pela confiança, tranquilidade e companheirismo durante o desenvolvimento deste modelo. :)

Como sempre, aguardo comentários e críticas dos meninos que acompanham este tópico. Muito em breve posto mais alguns trabalhos realizados.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
« Última modificação: 23/02/12 - 19:54 por Velho Hippie »

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #27 Online: 23/02/12 - 19:48 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #28 Online: 23/02/12 - 20:15 »

Belo trabalho !  ?_9

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #28 Online: 23/02/12 - 20:15 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #29 Online: 23/02/12 - 21:56 »
Como já disse para vc    S E M    P A L AV R A S
ABRAÇO
Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
« Resposta #29 Online: 23/02/12 - 21:56 »

 

SiteLock