Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: TORQUE DO MOTOR  (Lida 1223 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alex Fernando

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
TORQUE DO MOTOR
« Online: 25/07/12 - 10:33 »
Bom dia a todos.
Será que alguem pode informar qual o peso ideal do conjunto portico para um motor 15 kgf de torque para o eixo X.

Clube CNC Brasil

TORQUE DO MOTOR
« Online: 25/07/12 - 10:33 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #1 Online: 25/07/12 - 10:54 »
Me perdoe, mas voce não estaria querendo fazer o caminho mais tortuoso não?

Há dois caminhos para construir alguma coisa - um mais complexo e outro mais simples, que na verdade é baseado apenas em experiencia e bom senso.

O mais complicado:
Faz-se a estrutura, mede-se seus pesos, calcula-se suas inércias, estima-se os esforços a ser enfrentados (esforços de usinagem, inércias, atritos etc), determina-se a forma de acionamento para então encontrar a necessidade real de torque.

O mais simples:
Faz-se a estrutura, determina-se a forma de acionamento para então encontrar algum motor que possa atender a isso.
Nesta forma mais simples é de certa forma importante conhecer o peso da coisa, mas a escolha dos motores tem mais com a forma de acionamento do que com o peso em sí.

Voce me parece está querendo fazer o caminho inverso e o mais tortuoso - tem um motor e quer saber que estrutura fazer.

Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #1 Online: 25/07/12 - 10:54 »

Offline Alex Fernando

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #2 Online: 25/07/12 - 12:06 »
Muito obrigado pela ajuda Fgilii, fiz a pergunta, pois eu tenho uma placa TB6560 e meparece que o maximo q suporta é motor de até 15 kgf, e vou começar a dimensionar e comprar as peças para montagem da minha maquina, no entanto não queria fazer uma maquina robusta que minha placa de motores não suportam e nem uma maquina pequena de mais, vou usar eixo linear com piloow block, estrutura em mdf ou aluminio, pretendo com essa maquina cortar puzzle, se puder me informar um tamanho bom para area de corte com o que tenho, fico muito agradecido. Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #2 Online: 25/07/12 - 12:06 »

Offline Alex Fernando

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #3 Online: 25/07/12 - 12:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito obrigado pela ajuda Fgilii, fiz a pergunta, pois eu tenho uma placa TB6560 e meparece que o maximo q suporta é motor de até 15 kgf, e vou começar a dimensionar e comprar as peças para montagem da minha maquina, no entanto não queria fazer uma maquina robusta que minha placa de motores não suportam e nem uma maquina pequena de mais, vou usar eixo linear com piloow block, estrutura em mdf ou aluminio, pretendo com essa maquina cortar puzzle, se puder me informar um tamanho bom para area de corte com o que tenho, fico muito agradecido. Obrigado.

E qual o valor do mach3?

Clube CNC Brasil

Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #3 Online: 25/07/12 - 12:08 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #4 Online: 25/07/12 - 12:13 »
Veja - o limite para a placa não é o torque do motor, mas sim a corrente que este motor consome...

Então imagine que a corrente desse motor de 15 kgf seja de 2A - se voce tiver um motor de 200 kgf e que consuma 2A/fase e tenha a mesma quantidade de fios que o motor de 15 kgf, pode ligar na placa que vai funcionar...

Mando o valor da licença por mensagem privada.

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:TORQUE DO MOTOR
« Resposta #4 Online: 25/07/12 - 12:13 »

 

SiteLock