Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: furo conico  (Lida 5658 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline cassio.franquini

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
furo conico
« Online: 12/08/12 - 22:19 »
Ola, alguem pode me ajudar? quero fazer um furo conico no artcam diametro superior 60mm e o inferior 12mm altura 40mm como posso fazer isso no artcam? help-me

Clube CNC Brasil

furo conico
« Online: 12/08/12 - 22:19 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #1 Online: 13/08/12 - 13:01 »
Olá menino Cassio

Tu quer gerar um relevo para usinar em 3D (2.5D)?

Explica melhor tua necessidade, que assim podemos resolver melhor a situação. Existem diversas maneiras de fazer isto...

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #1 Online: 13/08/12 - 13:01 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:furo conico
« Resposta #2 Online: 13/08/12 - 13:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola, alguem pode me ajudar? quero fazer um furo conico no artcam diametro superior 60mm e o inferior 12mm altura 40mm como posso fazer isso no artcam? help-me

Eu ia postar o seguinte: Usinagem em 3D não é só para fazer estatua...

Mas, o Velho Hippie chegou primeiro e entende muito de 3D, poste o que ele pediu e terá uma solução rápida...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #2 Online: 13/08/12 - 13:15 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #3 Online: 13/08/12 - 13:22 »
Hehehe...

Agora fiquei até encabulado, menino Edson, kkkk

É que realmente pensei em várias formas de fazer o citado, mas dependendo do propósito são funcionais ou não, :P

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #3 Online: 13/08/12 - 13:22 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:furo conico
« Resposta #4 Online: 13/08/12 - 13:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hehehe...

Agora fiquei até encabulado, menino Edson, kkkk

É que realmente pensei em várias formas de fazer o citado, mas dependendo do propósito são funcionais ou não, :P

Elton,

É claro que antes de responder, tentei fazer um furo cônico no Artcan, usando 3D. Mas como você sabe, estou zerado em se tratando de 3D.

O problema que encontrei foi fazer o furo com 60 mm no início e no fim deixar exatamente com 12 mm. e na  espessura de 40 mm.

A forma cônica até que consegui fazer em função daquele seu tutorial, mas o problema são as medidas exatas...

Abraços

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #4 Online: 13/08/12 - 13:47 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #5 Online: 13/08/12 - 13:53 »
Edson

Estou trabalhando em uma modelagem aqui que preciso entregar com urgência, mas daqui há pouco paro pra tomar um café (mentiiiira..... :P) e tento fazer algo pra mostrar pra vocês, ok?

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #5 Online: 13/08/12 - 13:53 »

Offline cassio.franquini

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:furo conico
« Resposta #6 Online: 13/08/12 - 14:07 »
Bom, preciso de um furo para guardar pinças onde vou usinar 12 furos conicos conforme a figura... as medidas são 20mm no topo 15mm no fundo e 20mm de profundidade.
Obrigado a todos...

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #6 Online: 13/08/12 - 14:07 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #7 Online: 13/08/12 - 14:20 »
Olá menino Cassio

Agora mudou tudo,  ?_25

Cabou de fundir o tico & teco aqui.... Então as medidas são de 20mm no topo, 15mm no fundo, com profundidade de 20mm, é isto?
Tu vai fazer um suporte com 4x3 furos? Quais as medidas deste suporte (largura e comprimento???)

Dá pra fazer algo bem simples, simulando uma ferramenta com estas medidas e criando um relief pra gerar o relevo (putz, que redundante, KKKKK)

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #7 Online: 13/08/12 - 14:20 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #8 Online: 13/08/12 - 14:58 »
Meninos...

Não sei se ficou claro o que eu postei... Mas para esta situação eu faria o seguinte (lembrando que é uma gambiarra simples, mas funcional):

Criei um modelo com 130x100mm (X/Y), gerei os circulos com medidas de 20mm (topo) e 15mm (fundo). Estes circulos servirão apenas para referência e posicionei como se fosse fazer o suporte para as pinças. Então copiei os circulos de 15mm e redimensionei para 0.1mm de diametro.
Seleciono estes circulos minusculos e faço uma furação com 20mm de profundidade, usando uma ferramenta hipotética que criei com as seguintes características: Cônica Topo / 20mm diametro / 7.12501 angulo / 7.5 diametro plano / 20 passo vertical. Então gero o percurso de furação e simulo na vista 3D.
Salvo esta simulação como relief e abro um novo modelo, daí é só carregar este relief que salvei e usinar como queira, baseado na melhor ferramenta que tu tiver para fazer este serviço.

Se tiver dúvidas de como gerar o percurso de usinagem 3D é só chamar.

Putz, não sei se ficou claro.... Se quiserem faço um tuto em PDF (como fiz o outro), mas daí vou precisar de um tempo pois estou na correria aqui.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #8 Online: 13/08/12 - 14:58 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:furo conico
« Resposta #9 Online: 13/08/12 - 15:15 »
Elton,

Eu creio que voce não fez uma usinagem em 3D e sim um furo usando uma ferramenta (hipotética) cônica...

Apesar do resultado talvez se aproximar do que se precisa e ser uma possibilidade de feitura da coisa, obriga o caboclo a fabricar uma ferramenta que execute o serviço e no formato que ele quer ou precisa (coisa que complica um pouco dependendo do que for).

Uma outra forma de fazer a coisa - eu eu entendí que era esta segunda maneira de fazer que os colegas estariam esperando é a de gerar um relevo "real" através do ArtCam...

Não tenho mais ele instalado por aqui, mas me lembro que se pode fazer a coisa à partir de um círculo (ou dois concentricos) usando-se a ferramenta "relevo" - botão direito do mouse - editar relevo.

Alí naquela janela se pode informar o relevo e a forma desejada - se não me engano ele pode fazer um cone truncado - que é o que os colegas querem, e depois de feito isso se criaria uma tática de usinagem com uma ferramenta comum (ou para se ter um melhor resultado, com ponta esférica) que usinaria por dentro de cada furo.

Não me lembro se o ArtCam faz estiral pura - creio que ele trabalhe em patamares de alturas em Z, mas de qualquer forma é possível fazer sim.
« Última modificação: 13/08/12 - 15:16 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #9 Online: 13/08/12 - 15:15 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #10 Online: 13/08/12 - 15:58 »
Olá menino Gilli

Eu realmente achei que tinha ficado confuso, e pelo jeito ficou mesmo, hehehe...

Veja, a idéia de usar a ferramenta cônica hipotética é apenas para gerar facilmente (e de formar rápida o relevo em 3D). Não fabricar dita cuja.

Vou tentar explicar melhor com alguns printscreen:

Na primeira imagem, criei e posicionei os circulos como eu imaginei o porta pinças. Notem que criei um circulo minúsculo no centro, com apnas 0,1mm de diâmetro.
Com estes circulos minúsculos selecionados crio o percurso de furação com a ferramenta hipotética que serve apenas ao processo de simulação. Depois de simulado (imagem 2) tenho o relevo que preciso, então salvo a simulação como .rlf (ainda imagem 2).
Daí basta apagar a simulação e carregar o relevo criado (figura 3), a partir daí o menino pode usinar da forma que melhor lhe servir e com a ferramenta que tiver. Eu faria um desbaste em Z primeiro, com uma topo reta de 6mm e depois daria acabamento com uma ball nose de 2.4mm gerando o percurso de "Usinagem 3D".

Espero que tenha clareado a intenção... Lembrando que é apenas uma das muitas formas de se fazer...

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #10 Online: 13/08/12 - 15:58 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:furo conico
« Resposta #11 Online: 13/08/12 - 17:31 »
Muito bem Elton...

Essas músicas que estão tocando é para dar inspiração ou elas são para abafar o ruido da tupia...

Bom trabalho, vou tentar fazer esses furos no Artcan.

E já que perguntou sobre o PDF, gostaria sim desse tutorial. Fico aguardando.

Abraços

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #11 Online: 13/08/12 - 17:31 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:furo conico
« Resposta #12 Online: 13/08/12 - 17:47 »
Ahhh bom - pensei que a idéia era fazer o trabalho de verdade e não apenas simular na tela uma peça com furos cônicos...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #12 Online: 13/08/12 - 17:47 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #13 Online: 13/08/12 - 17:50 »
KKKK

Edson, confesso que nem reparei que ao tirar os print-screen, aparecia também a bandeja do Winamp,  ?_5

O que eu estou ouvindo hoje a tarde (que aparece alí) é o box recentemente lançado: Chimes of Freedom - The Songs of Bob Dylan. Um tributo com 73 canções do menino Dylan. Gosto muito das letras dele...  ?_23

Quanto ao PDF demonstrando o passo-a-passo tenho o maior prazer em fazer, mas como comentei estou na correria pra finalizar e entregar diversas encomendas. Mas me comprometo em fazê-lo... Só peço um pouquinho de paciência. Nesta (ou na próxima) semana chega meu novo computador, com uma configuração própria à modelagem e talvez assim eu consiga gerar os tutoriais em video (o que facilitará muito o entendimento dos processos).

Em tempo fica o chamado aos outros meninos que também mostrem suas soluções ao caso, pois o que imaginei e fiz não é solução única ou final. O gostoso mesmo é ver as cabeças funcionando e buscando...

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #13 Online: 13/08/12 - 17:50 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:furo conico
« Resposta #14 Online: 13/08/12 - 18:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ahhh bom - pensei que a idéia era fazer o trabalho de verdade e não apenas simular na tela uma peça com furos cônicos...

Gilli

Espero que eu tenha conseguido explicar melhor, pois já estava entrando no site da companhia aérea pra comprar a passagem, só fiquei na dúvida quanto ao dia e local do empalamento, KKKKKKKK

Aguardo sua resposta (e espero que tenha saído o gosto de sangue da boca), pois se for positiva investirei o valor da passagem "naquela" cachaça de banana... Daí a próxima já fica marcada...

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:furo conico
« Resposta #14 Online: 13/08/12 - 18:08 »

 

SiteLock