Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projetos ILUJ - CNC  (Lida 10191 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #15 Online: 20/06/14 - 23:32 »
Qual o passo do fuso?
Citar
na minha maquina eu fiz isso e o eixo desceu,
Posso estar enganado, mas o eixo só descerá se for muito pesado ou passo mais longo, tipo 10 mm, pois estou construindo uma máquina maior para mim (3000 mm x 2000) e no eixo z estou usando guias lineares de 20 mm e fuso de esferas de 16 mm passo 5 e ele está muito bem alinhado, mas não desce sozinho. Se empurrar com um pouco de força ele movimenta, caso contrário não.
Em todas as máquinas que montei até agora foi assim, mas todas foram com passo 5 mm.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #15 Online: 20/06/14 - 23:32 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #16 Online: 21/06/14 - 18:56 »
O meu flho, deixa eu explicar desde o inicio da coisa que ate entao meu mui amigo nunca tinha dito sobre isso, tempo atras uma empresa chamou ele para fazer uma manutenção em um cnc, e ele pediu para eu ajuda-lo, fui com ele na empresa e logo noto que o eixo Z esta apoiado sobre um toco.... ?_12 ai pergunto por meu mui amigo, o fio... o que esse toco ta fazendo ai? Ele responde, é assim mesmo... quando o eixo Z esta totalmente alinhado e como essa maquina nao tem freio, ele desce.... e porque voce nunca disse isso para mim? Ele riu e eu fiquei puto :irrit: fizemos a manutenção, e voltei para a oficina, e fui eu la tentar fazer o Z descer, como ja disse, nao tive muita paciencia... nesse tempo ele estava construindo uma maquina de 3.5m x 2.5 m para um empresa, e quando chegou a hora dele montar o Z, corri la, ele usou fuso 20 passo 5, castanha de 20 mm e patins no eixo Z, ajudei ele a montar e nao é que o Z desceu, tanto é que essa maquina que ele construiu é toda com servo motores e claro, ele precisou por um freio no servo....
Mas como tentei fazer o Z descer afrouxando alguns parafuso e ele desceu, entao,  creio eu que estando totalmente bem alinhado tudo, o Z vai descer....


Marcao
« Última modificação: 21/06/14 - 18:58 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #16 Online: 21/06/14 - 18:56 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #17 Online: 21/06/14 - 19:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu flho, deixa eu explicar desde o inicio da coisa que ate entao meu mui amigo nunca tinha dito sobre isso, tempo atras uma empresa chamou ele para fazer uma manutenção em um cnc, e ele pediu para eu ajuda-lo, fui com ele na empresa e logo noto que o eixo Z esta apoiado sobre um toco.... ?_12 ai pergunto por meu mui amigo, o fio... o que esse toco ta fazendo ai? Ele responde, é assim mesmo... quando o eixo Z esta totalmente alinhado e como essa maquina nao tem freio, ele desce.... e porque voce nunca disse isso para mim? Ele riu e eu fiquei puto :irrit: fizemos a manutenção, e voltei para a oficina, e fui eu la tentar fazer o Z descer, como ja disse, nao tive muita paciencia... nesse tempo ele estava construindo uma maquina de 3.5m x 2.5 m para um empresa, e quando chegou a hora dele montar o Z, corri la, ele usou fuso 20 passo 5, castanha de 20 mm e patins no eixo Z, ajudei ele a montar e nao é que o Z desceu, tanto é que essa maquina que ele construiu é toda com servo motores e claro, ele precisou por um freio no servo....
Mas como tentei fazer o Z descer afrouxando alguns parafuso e ele desceu, entao,  creio eu que estando totalmente bem alinhado tudo, o Z vai descer....


Marcao


Perfeito é a perfeição da máquina. :ok: :ok: :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #17 Online: 21/06/14 - 19:11 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #18 Online: 21/06/14 - 20:12 »
Pai Marcão todos os centros de usinagem que usa servo motores sempre tem freio no eixo Z para não cair, isto é fato pelo peso da estrutura.

Pensando nas reflexões deste post eu acho que tive uma conclusão,

- Sempre que uma máquina usa servo motores o uso do freio no eixo Z é indispensável.

- Nunca vi freio no eixo Z de uma router cnc com motores de passo.

Então quando  usar servos tem que colocar freio no Z, e quando usar motor de passo não precisa, será que é isso?
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #18 Online: 21/06/14 - 20:12 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #19 Online: 21/06/14 - 20:19 »
Felipe, tecnicamente falando, eu creio que sim, nao tenho conhecimento do sistema de servo motores, mas posso verificar isso com o meu amigo...



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #19 Online: 21/06/14 - 20:19 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #20 Online: 21/06/14 - 21:58 »
Citar
O meu flho, deixa eu explicar desde o inicio da coisa que ate entao meu mui amigo nunca tinha dito sobre isso, tempo atras uma empresa chamou ele para fazer uma manutenção em um cnc, e ele pediu para eu ajuda-lo, fui com ele na empresa e logo noto que o eixo Z esta apoiado sobre um toco.... ?_12 ai pergunto por meu mui amigo, o fio... o que esse toco ta fazendo ai? Ele responde, é assim mesmo... quando o eixo Z esta totalmente alinhado e como essa maquina nao tem freio, ele desce.... e porque voce nunca disse isso para mim? Ele riu e eu fiquei puto :irrit: fizemos a manutenção, e voltei para a oficina, e fui eu la tentar fazer o Z descer, como ja disse, nao tive muita paciencia... nesse tempo ele estava construindo uma maquina de 3.5m x 2.5 m para um empresa, e quando chegou a hora dele montar o Z, corri la, ele usou fuso 20 passo 5, castanha de 20 mm e patins no eixo Z, ajudei ele a montar e nao é que o Z desceu, tanto é que essa maquina que ele construiu é toda com servo motores e claro, ele precisou por um freio no servo....
Mas como tentei fazer o Z descer afrouxando alguns parafuso e ele desceu, entao,  creio eu que estando totalmente bem alinhado tudo, o Z vai descer....


Marcao
Agora eu entendi!
Até onde sei, os servos motores quando não energizados ficam "livres" pelas características do motor.
Nos motores de passo existe um certo freio mesmo não energizados, justamente por esta diferença de construção dos dois.

Marcão, eu acredito que você dificilmente conseguirá fazer com que o eixo Z desça utilizando fuso de esferas passo 5 e motor de passo em uma router de porte pequeno/médio. Tomara que esteja errado, mas pela minha pequena experiência no assunto acho difícil.
Vamos acompanhar.
Abraço.
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #20 Online: 21/06/14 - 21:58 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #21 Online: 22/06/14 - 09:48 »
Entao meu filho Juliano, as informações que tenho, sao baseadas em fatos, mas sinceramente eu ainda preciso ter algo mais concreto, quem sabe nessa que estou fazendo posso ter certeza daquilo que estou dizendo...
No caso do servo motor da maquina do meu amigo, o Z  desceu sem estar acoplado o freio... mas admito isso que voce disse, o Z é bem pesado... vamos fazendo testes... uma hora a gente acerta...  :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #21 Online: 22/06/14 - 09:48 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #22 Online: 22/06/14 - 10:44 »
Pai Marcão quando você gira um eixo de um servo motor na mão, ele é bem leve parece até mesmo um eixo de motor elétrico, o motor de passo quando gira na mão sentimos um atrito considerável, certo?

Agora pensa, geralmente máquina que usa servo motores usa fuso de esferas retificados, o atrito é quase zero, e sempre esta bem lubrificado, pois a mesma sempre é automática, o passo geralmente é acima de 10mm, e o spindle sempre muito pesado com motores acima de 8 CV's, estrutura em ferro fundido, ai não tem motor que segura tem que ter freio mesmo.

Em uma router um Spindle nervoso vai ter 3CV e não é muito pesado, na verdade o motor de passo também esta solto mas devido ao seu atrito já de fabricação mais alto, e um passo pequeno não nescessita de freio, mas faz um teste nem precisa estar 100% alinhado seu Z, senta em cima para tu ver o eixo vai descer rsrsrsrs tranquilhamente com a máquina desligada.

Eu fiz um desenho para melhorarmos nossa discussão, da uma olhada ai;

Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #22 Online: 22/06/14 - 10:44 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #23 Online: 22/06/14 - 11:24 »
Felipe meu filho, ate ai tudo bem... mas a pulga maior que ficou na minha orelha é daquela maquina que fui fazer manutenção, e la era motor de passo no eixo Z... é ai que to encafifado...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #23 Online: 22/06/14 - 11:24 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #24 Online: 22/06/14 - 13:49 »
Tudo bém, não quer dizer que o motor de passo possui um freio, ele não possui mas como as aplicações para o motor de passo geralmente são mais leves ele acaba segurando o peso da plataforma Z apenas com o atrito, de qualquer forma garanto que o suporte do eixo Z da máquina que você fez a manutenção era pesado OU era com fuso de esferas retificado com minimo atrito OU
tinha um passo tipo 25mm.

E tem uma coisa se no eixo Z for usado cremalheira, ai não tem jeito o uso do freio tem é praticamente indispensável, porque ai o motor não vai ficar na posição vertical, vai ficar na horizontal e o peso pelo minimo que seja vai descer a plataforma Z quando desenergizado.

Acho que é isso..


Abraço Pai Marcão...
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #24 Online: 22/06/14 - 13:49 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #25 Online: 22/06/14 - 19:12 »
boa noite Felipe, modifiquei meu Z para correia dentada, esta funcionando bem mas exatamente como vc citou quando desliga a eletronica da maquina ele desce uns 5mm, mas enquanto ligado ele manten a posicao exata cortei 10 pecas iguais seguidas para testar sem precisar zerar

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #25 Online: 22/06/14 - 19:12 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #26 Online: 22/06/14 - 19:16 »
Sim ela desce porque provavelmente o motor esta na horizontal certo?

Posta uma foto por gentileza, valeuuuuu!
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #26 Online: 22/06/14 - 19:16 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #27 Online: 22/06/14 - 19:20 »
exatamente, esta tudo na horizontal motor reducao etc, amanha posto foto a maquina esta na empresa

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #27 Online: 22/06/14 - 19:20 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #28 Online: 23/06/14 - 09:02 »
Bom dia iluj , ótimo trabalho parabéns, me deixa eu perguntar uma coisa vc furou os eixos lineares para a fixação? e na região dos furos não coincide com as esferas do pilow block?


Abraços..


Tonico MOrato
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #28 Online: 23/06/14 - 09:02 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #29 Online: 23/06/14 - 21:56 »
Olá moratot, obrigado pelo elogio.
Citar
me deixa eu perguntar uma coisa vc furou os eixos lineares para a fixação? e na região dos furos não coincide com as esferas do pilow block?
Sim, foi furado e feito encaixe para parafuso allen. Quanto as esferas, elas não saem do seu encaixe como acontece nos patins de guias lineares.
Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Projetos ILUJ - CNC
« Resposta #29 Online: 23/06/14 - 21:56 »

 

SiteLock