Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor de passo travando  (Lida 4426 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Motor de passo travando
« Online: 06/11/13 - 07:01 »
Bom dia amigos do clube, a pouco meses terminei minha maquina e consegui fazer algumas peças mas de uns tempo pra cá ela começou a perder passo no Y, na minha maquina uso o Y como o eixo mais longo, a principio notei que o fuso da uns estalos então desmontei e vi que o mesmo está perdendo o cromo, desmontei e lavei ele e a castanha mas notei que o motor de passo quando esta sem carga ele da uma travada quando rodo ele com a mão, mas não acontece o mesmo com os outros dois do X e do Z, queria saber dos amigos o que é mais provável da perca de passo, o travamento do motor ou a perca de cromo do eixo que pode estar travando a castanha e fazendo ele fazer um esforço maior do que ele ja faz, agradeço qualquer opinião dos amigos.

Clube CNC Brasil

Motor de passo travando
« Online: 06/11/13 - 07:01 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Motor de passo travando
« Resposta #1 Online: 06/11/13 - 07:14 »
Se o motor estiver ligado na placa mesmo com a eletronica desligada, pode dar este efeito de tranco ou uma pequena freada quando se gira com a mão e acima de uma certa velocidade...

Até hoje eu peguei um ou no maximo dois motores com problemas em rolamentos, e foram motores muito judiados, que trabalhavam em ambiente bem agressivo... acho dificil ser problema de motor...

Um outro ponto que pode ser a fonte desses trancos é o proprio PC - há algumas máquinas que tem uma falha na geração de pulsos de tempos em tempos mais ou menos regulares - o "jitter time" é bastante regular, mas há umas pausas no processamento que podem gerar este efeito - a solução é verificar bem o sistema e bustar algumas alternativas para tentar resolver, e não é tarefa simples te garanto.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo travando
« Resposta #1 Online: 06/11/13 - 07:14 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo travando
« Resposta #2 Online: 06/11/13 - 07:39 »
Obrigado Fábio pela resposta bem técnica e esclarecedora, mas o movimento que fiz na mão no motor foi com tudo desligado e fora da energia, por isso que estranhei, mas mesmo assim vou verificar todas as possibilidades.abço kerley.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo travando
« Resposta #2 Online: 06/11/13 - 07:39 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo travando
« Resposta #3 Online: 20/11/13 - 22:37 »
Tambem pode ser desalinhamento, algo deve ter saido do lugar...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo travando
« Resposta #3 Online: 20/11/13 - 22:37 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo travando
« Resposta #4 Online: 21/11/13 - 09:07 »
Kerley; bomdia.
Quando vc diz que o eixo Y perdeu o cromo vc está dizendo é que o fuso do eixo y está descascando? Se for isto a maior possibilidade é que a casca que vai se soltando está emperrando a castanha, se continuar a usar provavelmente perderá também a castanha por desgaste excessivo.

Abarço;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo travando
« Resposta #4 Online: 21/11/13 - 09:07 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo travando
« Resposta #5 Online: 21/11/13 - 17:02 »
Então pessoal, o cromo ta saindo mesmo, desmontei e lavei tudo com querosene montei, mas o problema é mais em baixo, a perda de passo agora ta sendo em todos os eixos, acontece só em desenho com muitas linhas, a torre eiffel por exemplo, vai até metade do percurso correto mas depois começa e perda de passo, um amigo disse que pode ser a fonte porque a temperatura dos motores vai lá em cima e sinto que o tranco e uns chiados em todos os eixos, eu to mudando umas coisas aqui na maquina assim que monta-lá eu faço um video pra vocês verem, mas obrigado assim mesmo pelo interesse em me ajudar.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo travando
« Resposta #5 Online: 21/11/13 - 17:02 »

 

SiteLock