Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.  (Lida 2630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ze_Luiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Saudações:
Fiquei em dúvida sobre o local correto para esse post, desculpe se publiquei em tópico errado...
Gostaria de compartilhar esse projeto de um mini ciclone para utilização em cnc de pequeno porte. A peça foi feita em uma impressora 3d e utilizei o projeto disponibilizado no link;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fiz um vídeo para demonstrar o funcionamento;

 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Seguem algumas fotos também.
Obrigado.
« Última modificação: 20/03/16 - 10:26 por Marcao »

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #1 Online: 20/03/16 - 08:38 »
 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9
parabens nobre amigo
pelo  que entendi  ,  a impressora 3d é sua correto
me fale uma coisa,  caso  queiera né ?_26
estou  pensando  em  comprar  uma impressora 3d, para fazer  alguns projetos como  moldes ,  e gostaria  de sabner sua opinião  sobre estas maquinas,  e qual  vc recomendaria,  em  termos de qualidade  e custo,  dentro  de suas possibilidades técnicas sobre elas
fico  impresionado  com  a rede globo,  que coloca matéria no  ar  sobre  3d,  laser,  router,  onde colocam  como  se fosse,  comprar e trabalhar :irrit: :irrit: :irrit:
esquecendo  de dizer  quie junto  a maquina,  temos que ter conhecimento  sobre  programas, temos que ter habilidade sobre desenhos , temsos que gostar  de fazer, pois ficar  horas, dias ,  semanas, ou  até meses em  frente a um  PC desenvolvendo as criações
a não  ser que faça,  o  que hoje esta acontecendo  com  muitos,  isto é,  apenas fazer  coisas que ja esta na net,  e assim  sera mais um  a colocar  no mercado  o  que todo  mundo  ja coloca :irrit: :irrit:
isso  me deixa  com  raiva, pois permite que muita gentye,  coloque seu  dinheiro suado  em  maquinas que no  futuro,  vai  ter que vender novamente
abraço
ricardo
« Última modificação: 20/03/16 - 08:42 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #1 Online: 20/03/16 - 08:38 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ricardo, pesquisei bastante a algum tempo e desisti de comprar para fins comerciais pq cheguei a conclusao (apesar  de alguma variedade nos tipos de filamentos usados) q as pecas feitas sao um pouco frageis e se prestam mais a prototipagem....eu nao teria como captar clientes para este tipo de trabalho e tbm me pareceu q o tempo e knowhow gastos para gerar os arquivos de impressao seria demasiado.  Talvez para moldes a coisa seja mais factivel......abs. Carlos


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #3 Online: 20/03/16 - 09:44 »
ola carlos
sim  eu  ainda acho  isso  tambem,  apesar  de que  as reportagem  que aparecem  na televisão ,  como  a globo  acabou  de passar, tanto  na pequenas empresas grandes negocios,  onde foi  ridicula a reportagem ,
nobre amigo,  realmente para fins de produção  em  pequena ou  media escala, é inviavel,  então para grandes escalas, é pior ainda, mas para fazer  prototicos, moldes ,  acho  bem  enteresante
ainda estou a pesquizar,  pois realmente não  quero  que aconteça o  que me aconteceu,  quando  comprei  minha laser.
Eu  fui no  rio  de janeiro,  a primeira empresa no  ramo de artesanato  a comprar  uma LASER, e quebrei  a cara, pois  na época éra um  mercado  totalmente fechado e quem  tinha não  mostrava para ninguem
comprei  as cegas,  achando  que éra uma coisa é a coisa éra totalmente diferente
fiz tudo  errado,  e hoje tenho  experiência suficiente pára  não  errar  de novo
na realidade,  estou  em  conversa com  uma empresa,  ( um  cliente meu) onde poderemos fazer  uma parceria,  que para ambos sera interessante.
este ano  devo  ir a duas feiras em  são  paulo ,  para me aprofundar  mais neste assunto, pois hoje as maquina evoluiram  bastante,
na realidade  carlos,  mesmo  que hoje elas sejam  inviaveis para  produação  em  escala,  mas temos que estar  sempre atento  as novidades,  e também  ter conhecimento, para que quando  chegar  a hora certa,  darmos um  paso  a frente de outros
 Tudo  é questaão  de achar  o  nicho  certo  para uma atividade  pois é assim  que penso
abraço
ricardo

« Última modificação: 20/03/16 - 09:46 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #3 Online: 20/03/16 - 09:44 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #4 Online: 20/03/16 - 12:06 »
Senhores, eu mexo justamente com prototipagem, e realmente a impressora 3D de filamento é perfeita pra isso, pois nem todo mundo "enxerga" um desenho em 3D no CAD.
Para fazer moldes ela pode ser útil com limitações, dada a resolução que prejudica detalhes muito pequenos, e também o fato de que a peça é meio "áspera", e não sei se a areia pode grudar (não manjo nada de moldagem) e estragar o molde ao retirar. mas a peça pode com certeza ser lixada e pintada para ficar lisa.
Quanto à resistência, depende do plástico utilizado e da forma de criar o objeto, mas usando filamento de ABS e configurações corretas pode-se conseguir peças praticamente indestrutíveis em uso normal. Eu já fiz diversas peças de uso mecânico ou estrutural em problemas.
Quanto à máquina em si não tenho nenhum interesse pessoal, mas recomendo a empresa Sethi (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), pela qual optei depois de quase 6 meses pesquisando a respeito.
A máquina deles é em acrílico e não em MDF, e o pós-venda e o suporte técnico são excepcionais em qualidade, atenção ao cliente e rapidez de resposta.
Se o pessoal quiser eu ponho algumas fotos de trecos diversos...  ?_4

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #4 Online: 20/03/16 - 12:06 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #5 Online: 20/03/16 - 12:12 »
Meu filho Claudio, voce disse que faz e ja fez peças mecanicas, como é que voce faz para ter uma "certa" precisão, sabendo que creio eu  o material deva retrair ou expandir?



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #5 Online: 20/03/16 - 12:12 »

Offline Ze_Luiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #6 Online: 20/03/16 - 12:49 »
Caro José Ricardo, como vai!

Demorei um pouco para responder, mas os colegas já apresentaram os principais aspectos e entendimentos sobre a máquina, realmente a produção em serie não é o diferencial.

Também pesquisei bastante antes de comprar, principalmente com o receio que você mencionou, ou seja, tomar cuidado para não se iludir com algo que não atenderá nossas necessidades.

Já passei por vários hobbies e tanto a pequena cnc, como a Impressora são minhas distrações atuais, diante da diversidade de aplicações acabo sim vendendo alguma bem específica e relacionada com esses hobbies, drones,  Aquarismo etc, e para isso a máquina atende muito bem.

Quanto a dureza dos materiais, como o ClaudioFernandes mencionou você consegue sim excelentes resultados utilizando o filamento de ABS, principalmente.

Fiquei até surpreso com a qualidade das peças produzidas, tanto em relação a dureza quanto ao acabamento que para minha necessidade atende muito bem.

Com relação às ofertas de máquinas atualmente, você pesquisando perceberá que existe uma lacuna muito grande entre a grande maioria das máquinas de menor preço e com hardware semelhante e as de melhor qualidade.

Uma grande parte das pessoas que adquirem essas máquinas compram os kit(s) e efetuam as montagens, dentre os kits  você escolhe entre material de acabamento estrutural e pouca coisa difere na eletrônica. Quase todas possuem o mesmo tamanho de área de trabalho.

Saindo disso os valores literalmente decolam, não existe ainda como no segmento das CNCs uma faixa imensa de possibilidades entre a máquina mais simples e uma mais profissional.

Quanto a recomendação sobre um fabricante específico, também não tenho nenhum interesse, mas comprei a minha da Voolt3d (Santo André – SP). Os principais aspectos que nortearam a minha decisão foram;
1º A máquina é vendida já montada e calibrada, isso ajuda muito no início para o aprendizado.
2º Garantia de 1 ano.
3º O acabamento excelente e  material é MDF ultra, a prova d’água e com um coeficiente de dilatação ínfimo. Acho o acrílico bonito, mas fraco para alguns tipos de projetos.
4º A máquina tem sensor de falta de filamento, permite que você efetue a troca sem impactar na impressão.
5º Nivelamento automático. Na verdade o termo deveria ser correção de nivelamento. Achei esse recurso muito interessante, a máquina recolhe uma amostragem das medidas em 9 pontos diferentes da mesa de impressão e ao longo do trabalho corrige por software a altura no eixo Z.

Quanto a valores, você encontrará essas máquinas, sejam kit ou prontas entre  2 a 3 mil reais aproximadamente.

Espero ter ajudado em algo.
Um abraço a todos.
J.Luiz.

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #6 Online: 20/03/16 - 12:49 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #7 Online: 20/03/16 - 15:01 »
obrigado  Xara José.
se possivel,  coloque depois um  video  de sua maquina fazendo  alguma peça, bem  como  os detalhes de acabamento.
vou  fazer  uma pesquiza este ano para ver a possibilidade
acho  o  mercado 3d com  menas  concorrencia do  que os 2d
veja que hoje muita gente que ja tem  laser  e houter ,  não  sabem  nem  fazer  uma simples caixinha,  e nem  se enteresa em  aprender,  então  imagina em  3d
veja bem  que vc pedir um  arquivo  de uma simples caixinha  não é o problema quando  estamos iniciando , mas sim para aqueles que estão  a muito  tempo,  até mesmo  anos  neste ramo  e ainda continua a pedir simples desenhos,
mas como  diz uma grande amigo  meu
SE VC ACHA CARO  CONTRATAR  UM  PROFISSIONAL,  ESPERE ATÉ CONTRATAR  UM AMADOR
Amadores são  aqueles , não  que estão  iniciando  e sim  aqueles que não  querem  aprender
mas por outro lado,  enquanto  isso  existir,  podemos ter o  mercado  em  nossos pés
VIVA A TÉCNOLOGIA ?_9 ?_9 ?_9
abraço
ricardo
« Última modificação: 20/03/16 - 15:04 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #7 Online: 20/03/16 - 15:01 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #8 Online: 20/03/16 - 17:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu filho Claudio, voce disse que faz e ja fez peças mecanicas, como é que voce faz para ter uma "certa" precisão, sabendo que creio eu  o material deva retrair ou expandir?
Marcao

Marcão, a "certa" precisão é surpreendente, e na faixa da fração de mm a menos de erros grosseiros de operação ou configuração.
Difícil falar em números, mas apesar da relativamente grande retração térmica do ABS, por exemplo, que pode em alguns casos fazer a peça descolar da mesa durante o processo ou mesmo descolar camadas intermediárias o sofrer torções em peças grandes, a precisão dimensional geral é muito boa.
É óbvio que quanto menores os detalhes, mais estarão sujeitos a erros, uma vez que a extrusão é feita com um bico de 0.4 mm de diâmetro e em camadas geralmente com 0.3 mm de altura, e não tem como fugir disso (mesmo com resolução menor, que nessas máquinas tem como mínimo absoluto camadas de 0.1 mm, mas que eu nunca usei).
Esses dias eu produzi umas peças para fazer um suporte para o negatoscópio da minha dentista, e que seriam encaixadas em uma barra redonda de 8.0 mm. Coloquei furos de 8.4 mm na peça, e depois de pronto precisei repassar levemente com a broca somente a parte da base, onde o material "escorreu" mais para os lados, mas isso foi por preguiça de instalaro ventilador de resfriamento da peça recomendável quando se usa PLA.
O PLA em particular, quando fundido, escorre muito mais que o ABS, e às vezes (como no meu caso aqui no verão do MS) é necessário por exemplo retocar parâmetros como temperatura de mesa e de extrusora, mas isso é coisa que se aprende.
No geral eu acho a maquininha muito útil e bastante barata pelo retorno que pode dar.

Zé Luiz, o acrílico no meu caso é de 8mm, forte pacas! As máquinas de MDF existentes na época em que eu pesquisei eram feitas em material comum, e eu me preocupei justamente com a questão dimensional. Se o MDF é resistente à umidade, a coisa muda de figura.
 Eu comprei a minha me kit porque o preço era interessante, e também porque eu ADORO montar coisas... hehehe... (ah, os meus tempos de kit de aviãozinho da Revell  :D)

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #8 Online: 20/03/16 - 17:50 »

Offline Ze_Luiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #9 Online: 20/03/16 - 23:07 »
Olá José Ricardo, farei sim um vídeo do funcionamento da máquina para você ver a qualidade de acabamento possível. Quanto ao mercado e as possibilidades obviamente com o passar tempo veremos o rumo e os nichos que aparecerão, mas com toda certeza o que melhor levamos disso tudo é o conhecimento adquirido com a experiência prática, nossos estudos e essa troca de informações.
 ?_4.
Abs.


ClaudioFernandes, como vai!  estrutura de 8mm ! muito bom,  fica bem mais resistente o normal é encontrarmos o acrílico de 6mm. Também gosto de montar uns kits, o problema é que a gente nunca se contenta em apenas montar sempre acha uma forma de usar a cnc para uma melhoria rsrs.

Já a impressora da uma sensação muito legal de ver “do nada” a mesa de impressão limpa e depois de algum tempo sua criação materializa-se e pronto, você tem em mãos a peça pronta.
Vamos seguindo....trocando informações.
Abc.
J.Luiz
« Última modificação: 20/03/16 - 23:12 por Ze_Luiz »

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #9 Online: 20/03/16 - 23:07 »

Offline Ze_Luiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #10 Online: 21/03/16 - 10:50 »
Bom dia.
José, seguem dois links de vídeos da máquina trabalhando, um deles aparece uma visão geral da máquina e o outro mostra o trabalho em uma das partes do mini ciclone.

Também coloquei uma foto com uma resolução um pouco melhor para tentar mostrar o acabamento.

J.Luiz


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




« Última modificação: 21/03/16 - 10:54 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #10 Online: 21/03/16 - 10:50 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #11 Online: 21/03/16 - 14:25 »
Eu fiz um botão de emergência móvel e com base magnética para o torno:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 :D :D

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #11 Online: 21/03/16 - 14:25 »

Offline Ze_Luiz

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #12 Online: 21/03/16 - 14:33 »
Bem bolado e versátil, dá prá colocar bem próximo para qualquer emergência. Parabéns pela ideia.

Aqui no forum tem um local específico para postagens dos arquivos STL para Impressora? Ou seguimos a rotina dos demais arquivos?

Clube CNC Brasil

Re:Mini Ciclone para cnc de pequeno porte feito em "impressora" 3d.
« Resposta #12 Online: 21/03/16 - 14:33 »

 

SiteLock