Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Referenciamentoda máquina  (Lida 3282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #15 Online: 03/11/13 - 15:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezado amigo Mac_RC, muito obrigado pela pronta e precisa resposta. Eu estou pensando em fazer um furo numa determinada posição de coordenada conhecida na mesa da máquina (que é fixa), e com uma broca com a mesma medida do furo no Spindle, então, toda vez que eu  ligar a máquina, manualmente posiciono a broca neste furo e e zero os eixos X e Y, definindo com isso o Zero Máquina e Zero peça ao mesmo tempo. No eixo Z, faço o mesmo procedimento porém com um furo e um pino manual, ou mesmo um Bloco padrão entre a superfície da mesa e uma referência da mesa do Spindle, mas... sempre no limite superior do curso útil, e zerando Y  nesta posição.
Vc acha que isto dá certo  caro amigo Mac-RC ??? Ou será que estou complicando muito e tem uma forma mais simples e confiável de estabelecer estes pontos de referência para início de usinagem?
Abraço e obrigado novamente.
jrmerlo63

Tem outras formas de fazer isso utilizando os sistema de Probe, eu não pesquisei aqui no forum sobre este assunto mas acho que já foi abordado, se não poderemos abrir um novo tópico para falarmos sobre "Probe". Eu utilizo o sistema Probe. Do jeito que vc esta mencionando até dá certo mas não tem uma precisão adequada (é logico que depende qual é o objetivo da usinagem)

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamento da máquina
« Resposta #15 Online: 03/11/13 - 15:37 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #16 Online: 03/11/13 - 17:32 »
Na verdade o Mach3 sempre inicia com o sistema de coordenadas em G54...

Para chamar as coordenadas de máquina basta apertar o botão "Machine Coord." e o sistema vai para G53.

Este também pode ser chamado por linha MDI ou pelo sistema de coordenadas.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #16 Online: 03/11/13 - 17:32 »

Offline leotriton

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #17 Online: 04/11/13 - 08:31 »
Olá gente.
Estou com esse problema na minha TB6560. :irrit:
Coloquei todos os fins de curso e como manda o manual (Anexo) adicionei os mesmos para Limite +, Limite - e Home
Mas quando ela chegou ao limite no eixo Z parou e não funciona mais.
Como o mach 3 vai saber quem é home e quem é limite se as chaves e a entrada são as mesmas?
Devo eliminar as chaves de limite (no mach3) para usar os fins de curso como home? Ou é melhor usar sem home e usar as chaves de limite?
me ajudem ai.


Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #17 Online: 04/11/13 - 08:31 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #18 Online: 04/11/13 - 08:46 »
Caro Leonardo;
pelo que vi vc se cadastrou em 16 de outubro e agora entrou neste tópico como se diz em minas...rasgando tudo pra lá........tipo zaqueirão de futebol de várzea.....Vamos tentar dominar e colocar a bola no chão, rolando-a macio para que o passe fique bem dado:
1- Dê uma lida nas postagens deste link abaixo e depois faça uma breve apresentação de quem é vc etc etc....

      Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

2- Ganhe bastante conhecimento ( inclusive como se processam as relações inter pessoais aqui no fórum ) e se necessário abra um tópico mostrando seu equipamento e colocando suas dúvidas de forma sequenciada evitando perguntas redundantes ( às vezes na resposta de pergunta bem posta temos respostas para outras dúvidas que possam surgir.

3- caso não receba a ajuda necessária por aqui, abra um tópico seu e vamos devagar para ver se o passe fica bem dado.
Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #18 Online: 04/11/13 - 08:46 »

Offline leotriton

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #19 Online: 04/11/13 - 09:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Leonardo;
pelo que vi vc se cadastrou em 16 de outubro e agora entrou neste tópico como se diz em minas...rasgando tudo pra lá........tipo zaqueirão de futebol de várzea.....Vamos tentar dominar e colocar a bola no chão, rolando-a macio para que o passe fique bem dado:
1- Dê uma lida nas postagens deste link abaixo e depois faça uma breve apresentação de quem é vc etc etc....

      Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

2- Ganhe bastante conhecimento ( inclusive como se processam as relações inter pessoais aqui no fórum ) e se necessário abra um tópico mostrando seu equipamento e colocando suas dúvidas de forma sequenciada evitando perguntas redundantes ( às vezes na resposta de pergunta bem posta temos respostas para outras dúvidas que possam surgir.

3- caso não receba a ajuda necessária por aqui, abra um tópico seu e vamos devagar para ver se o passe fica bem dado.
Abraços;
Creocad


E ai rapaz! Desculpa o carrinho :D
Fiz lá minha apresentação.
Espero contar com a ajuda de todos. Entrei neste tópico pois acho que minha duvida tem a ver com ele. Consegui montar minha máquina praticamente olhando tópicos em fóruns sem perguntar nada, apenas procurando perguntas parecidas com as que iria fazer, mas essa parte realmente me quebrou a cabeça e sai perguntando pois já estava a tempos olhando este e outros fóruns, ai meio que achei que já estava dentro. Desculpe.

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #19 Online: 04/11/13 - 09:28 »

Offline leotriton

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #20 Online: 04/11/13 - 14:00 »
E ai gente? Podem me ajudar também?

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #20 Online: 04/11/13 - 14:00 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #21 Online: 04/11/13 - 14:29 »
Não sei se isto vai te ajudar;
mas dê uma lida na resposta do Mac neste tópico:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

caso não ajude; vá até a aba superior "forum" e pesquise o termo limites, depois d~e uma estudada nos resultados pra ver.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #21 Online: 04/11/13 - 14:29 »

Offline leotriton

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #22 Online: 04/11/13 - 15:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não sei se isto vai te ajudar;
mas dê uma lida na resposta do Mac neste tópico:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

caso não ajude; vá até a aba superior "forum" e pesquise o termo limites, depois d~e uma estudada nos resultados pra ver.
Creocad


olá, então. não é isso não. Minha maquina já está funcionando e tudo configurado. Acontece que o fim de curso X++ e X-- e o HOME usam o mesmo pino então como eu faço pro programa entender que HOME é home e fim de curso é Fim de curso?
Eu pretendo deixar 3 chaves para HOME XYZ para fazer "Zero Maquina" e deixar as fim de curso para Limites.
Pensei se seria interessante deixar as Imputs da maquina para HOME XYZ e As chaves de fim de curso ligadas no E-stop.
pensei certo?
Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #22 Online: 04/11/13 - 15:50 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #23 Online: 04/11/13 - 15:55 »
Me desculpe amigo; mas vc não fez a pesquisa que eu lhe indiquei, pois existe tópico demonstrando inclusive como é que o software faz esta distinção.
faça a pesquisa e LEIA OS TÓPICOS.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #23 Online: 04/11/13 - 15:55 »

Offline leotriton

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #24 Online: 04/11/13 - 20:18 »
falou., obrigado. Desculpe ter feito perguntas aqui, achei que fórum era pra isso. De qualquer jeito achei um tutorial em espanhol que me elucidou.
O Mach3 entende a chave de fim de curso como HOME quando se é dado o comando para ele ir para HOME e ela é tocada, e entende a mesma chave como Emergência em qualquer outro caso que ela seja tocada, seja cortando ou movendo o eixo via Jog.
Era simples a pergunta e você gastou muito tempo me ensinando como usar o fórum ao invés de responder.
Até.

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #24 Online: 04/11/13 - 20:18 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #25 Online: 04/11/13 - 20:25 »
Eu não gastei muito tempo; voce que deve te-lo gasto.
Com o devido respeito que todos merecemos; veja num tópico que foi reativado hoje que explica tudo o que vc diz ter visto no tutorial em espanhol; então o que faltava era apenas e unicamente vc se dedicar a procurar, mas sempre é mais fácil receber pronto.........cada um pensa de um jeito....
Quanto a ser simples tudo se torna simples depois de explicado; o dificil então é fazer o que vc não queria: sair em busca, com humildade e serenidade para encontrar a explicação.
Fico feliz que tenhas encontrado.

Abraços

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Referenciamentoda máquina
« Resposta #25 Online: 04/11/13 - 20:25 »

 

SiteLock