Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Conexão RS232  (Lida 1883 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tiago.Pacheco

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Conexão RS232
« Online: 07/02/12 - 14:07 »
Olá, não entendo nada de CNC, realmente é algo que me atraí, porém nunca havia chego perto de um.
A pouco fui contratado para a área de suporte de informática por uma nova empresa, essa empresa tem dois CNCs, foi solicitado a mim providenciar a conexão desses equipamentos com um PC.

Primeira dúvida: as máquinas vão ficar a uma distância de 10m do PC, posso usar um cabo comum ou precisa ser blindado?
Segunda dúvida: vai ser necessário instalar uma multiserial neste PC, existe alguma que pode ser incompatível? Poderiam me indicar alguma marca ou modelo?
Terceira Dúvida: a conexão com os CNCs é DB25, o cabo deve ser DB25 para DB9 ou DB25 para DB25?

Acho que é importante informar os comandos dos tornos, um fanuk OITD e um Simens 802D. Na verdade não sei se devo informar mais algum dado para ser ajudado.

Bom, essas são as primeiras dúvidas, me desculpem por não abrir um tópico no local específico, mas realmente não soube onde qual forum usar, tentei pesquisar na ferramenta de busca pelo nome dos comandos dos equipamentos mas não tive êxito.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção


Tiago Pacheco

Clube CNC Brasil

Conexão RS232
« Online: 07/02/12 - 14:07 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Conexão RS232
« Resposta #1 Online: 07/02/12 - 15:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Primeira dúvida: as máquinas vão ficar a uma distância de 10m do PC, posso usar um cabo comum ou precisa ser blindado?

Cabo blindado ou ainda melhor, usar um conversor RS422 / 485 e pares trançados.

Citar
Segunda dúvida: vai ser necessário instalar uma multiserial neste PC, existe alguma que pode ser incompatível? Poderiam me indicar alguma marca ou modelo?

Se quiser conectar múltiplos equipamentos e o PC só dispuser de uma porta serial, terá de instalar outras ou verificar a possibilidade de configurar uma rede RS485 multidrop ...

Citar
Terceira Dúvida: a conexão com os CNCs é DB25, o cabo deve ser DB25 para DB9 ou DB25 para DB25?

O conector não é importante, use o que estiver disponível. Evidentemente deve atentar para o sexo e pinagem.

Citar
Na verdade não sei se devo informar mais algum dado para ser ajudado.

O ideal seria conhecer os detalhes das interfaces ... quais são as especificações ...

Clube CNC Brasil

Re:Conexão RS232
« Resposta #1 Online: 07/02/12 - 15:15 »

Offline Tiago.Pacheco

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Conexão RS232
« Resposta #2 Online: 07/02/12 - 15:29 »
Muito origado pela resposta, vou pesquisar sobre essas possibilidades, é claro que vou ter dúvidas e vou voltar a incomodar. Valeu!

Clube CNC Brasil

Re:Conexão RS232
« Resposta #2 Online: 07/02/12 - 15:29 »

Offline Flavio_Restaurador

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Conexão RS232
« Resposta #3 Online: 24/07/13 - 22:53 »
Olá amigo, não sei se pode me ajudar, estava procurando sobre conversão do cabo db9 para db25, minha CNC ja funcionava normalmente com o db25 plugado direto no db25 do micro tambem, mas troquei o micro e agora tenho um USB e um db9, será que utilizando aqueles cabos vendidos nas lojas ele vai passar os dados normalmente ou será preciso refazer a comunicação dos pinos para ficar ok, vi este esquema em um site> Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login seria esta a 'pinagem' correta.
Desde ja agradeço, abraços

Clube CNC Brasil

Re:Conexão RS232
« Resposta #3 Online: 24/07/13 - 22:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Conexão RS232
« Resposta #4 Online: 25/07/13 - 10:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigo, não sei se pode me ajudar, estava procurando sobre conversão do cabo db9 para db25, minha CNC ja funcionava normalmente com o db25 plugado direto no db25 do micro tambem, mas troquei o micro e agora tenho um USB e um db9, será que utilizando aqueles cabos vendidos nas lojas ele vai passar os dados normalmente ou será preciso refazer a comunicação dos pinos para ficar ok, vi este esquema em um site> Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login seria esta a 'pinagem' correta.
Desde ja agradeço, abraços


Flavio,

Este tópico é de 2012 e refere-se a porta serial, que ao meu ver está totalmente equivocado e acho que por isto foi abandonado.

Primeiro: Me diga qual software comanda sua maquina?
Segundo: Ela é tracionada por motores de passo ou servos?

Veja, se sua maquina trabalhava conectado a um DB25 do PC, significa, salvo exceções, que ela utilizava-se da porta paralela do PC e não da serial. Vc comprou um PC novo e atualmente os PCs não possuem mais a porta paralela e alguns nem a serial. Portanto o que vc quer fazer é completamente "impossível", não vai funcionar, pois porta paralela envia dados em paralelo e serial em serie (Meio obvio)... Portas seriais existem em DB25 e DB9 mas portas paralelas apenas em DB25.

O que vc precisa é de uma placa de expansão, que conectada ao PC te forneça uma porta paralela.

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Conexão RS232
« Resposta #4 Online: 25/07/13 - 10:34 »

 

SiteLock