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Softwares => Softwares diversos => Tópico iniciado por: Bubolz em 15/06/12 - 09:41

Título: JDPaint
Enviado por: Bubolz em 15/06/12 - 09:41
Neste tópico vamos reunir informações sobre o incrível software chinês JDPaint.

Em anexo help do módulo de escultura virtual e documentação sobre operações básicas (em Inglês).

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 15/06/12 - 17:15
Aí Paulão... valeu mesmo...
Consegui ontem mais uns vídeos do programa com interface em inglês
JD paint - Hướng dẫn vẽ jdpaint (http://www.youtube.com/watch?v=iO3QBekdPrE#)

Este foi postado no outro tópico do Paulo, mas resolvi colar aqui novamente, pois fica tudo num lugar só...

jd paint .avi (http://www.youtube.com/watch?v=lA9GhmquhPE#)

Este também tá com interface em ingles...

giai phap jdpaint 5.21 - mr.truong0186 (http://www.youtube.com/watch?v=qAyZYcGi9dU#)

Este aqui começa com interface em chines, porém o cara se arrepende e troca pro ingles....  

bitmap to rlf on JDpaint - mr.truong0186 (http://www.youtube.com/watch?v=juUxuNuV1eg#)


Aqui parece que o china tentou crackear a versão 5.5...  Mas ou ele se deu mal ou o vídeo num tá completo.. mas num funcionou não...   ?_1 ?_1 ?_1
aaa (http://www.youtube.com/watch?v=odwNdDTbVRE#)

Criando uma estratégia de furação simples mas bastante didática... em ingles...
jdpaint 5.5 (http://www.youtube.com/watch?v=FuBsspglQqU#)

Ferramenta Toolpath...  em ingles
jdpaint 5.5 (http://www.youtube.com/watch?v=L_RmCoqBEMU#)

Criando Toolpaths - english
jdpaint 5.5 (http://www.youtube.com/watch?v=f8XBfO_2ejY#)


Infelizmente o autor destes vídeos tem alguns com mais de uma hora de duração, mas tá em chinês e impossível de entender...   mas com isto já dá pra começar a brincar.. rs..


A curva de aprendizado deste programa com certeza é muito maior que de outros, mas vale a pena mesmo investir tempo pra aprender...

E vamos em frente que uma hora a gente consegue dominá-lo...  

Assisti um vídeo onde tem a foto de um chinês toda recoberta por vetores abertos e o escultor se aproveita destes vetores para trabalhar sobre o relevo criado a partir desta foto...  fica um trabalho muito bom, porém já tou há vários dias tentando reprozir algo semelhante com o que ele faz e num tou conseguindo avanços nenhum...  a interface do programa que ele usa num ajuda e eu tou meio perdido aqui...  Seria muito abuso da minha parte pedir pra voce ver se consegue criar um vídeo similar a este, pelo menos pra gente ter uma idéia de como usar aqueles vetores?

O trabalho na foto do chinês tá no final deste vídeo...      

JDPaint 3 start Знакомство с русской версией (http://www.youtube.com/watch?v=9UGMioH8ilo#ws)

Eu queria muito entender como o cara faz aquilo.. um trabalho excepcional, porém tá muito complicado pra entender os passos que ele segue pra conseguir aqueles efeitos...

Se puder ajudar, fico imensamente grato..  

Abraços,

Eduardo




Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 15/06/12 - 20:02
Salve!

O princípio de modelagem no video é basicamente o mesmo que usei para fazer o modelo "Prayer hands".

O autor usa a própria imagem de referência como textura sobre o modelo. Para que se consiga aplicar a imagem sobre a malha os dois objetos precisam estar exatamente do mesmo tamanho, do contrário não será possível importar a imagem. O procedimento é o seguinte:

File\Import\Image

Depois em:

Transform\Move to ucs-origin e "Ok"

Esse procedimento serve para posicionar a imagem no centro exato da cena.

Para criar a malha base a partir da imagem:

Menu Art Surface\Image Texture\Bitmap to Mesh

Em seguida clique na imagem. Na janela "Bitmap to Mesh" coloque "0" em Height e clique em "Ok".

Surgirá sobre a imagem uma grade marrom, clique sobre uma das linhas da grade e em seguida entraremos

no modo de escultura virtual (sexto ícone de cima para baixo na barra de ferramentas esquerda com aspecto de uma faca)

A Partir desse ponto já podemos brincar com as ferramentas de escultura localizadas no menu "Sculpt"

Shift+Q - para fazer relevos
Shift+W - para fazer depressões
H - para exibir a curva de atuação da ferramenta
A - para diminuir o diâmetro
S - para aumentar
Q - para reduzir a pressão
W - para aumentar a pressão
D - para estreitar a curva de atuação da ferramenta
F - para aumentar a curva de atuação da ferramenta
E - exibe\oculta vetores (caso existam)
G - exibe\oculta máscaras de cor ou texturas caso existam.


Agora que criamos a malha base podemos importar a imagem de referência:
Ainda estando no modo de escultura:

Menu Model\Load Model Color em seguida importe a mesma imagem de referência que usamos anteriormente.

Precione "G" para exibir a textura.

Obs. O tamanho da imagem está diretamente relacionado ao tamanho da malha.

Na próxima vou falar sobre os vetores.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 15/06/12 - 20:47
Obrigado Paulão...
Cê nem imagina a sofreção aqui pra conseguir fazer isto e por mais que tentasse num conseguia.. rrs....
Rapaz... isto sim que é um tutorial...  valeu mesmo...

E esta sequência tem mesmo que ser seguido à risca, pois já tentei de tudo e num conseguia... errava em algum momento e num ia nem a pau... rs...

valeu, cara...  valeu demais...

Obrigadão mesmo...

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 16/06/12 - 12:35
Mais um vídeo que vale a pena ver...
Tá num idioma alienígena mas vale a pena pela ferramenta "maluca" que este cara usa...
Полнообъёмный 3D Скульптор JDPaint 5.55 (http://www.youtube.com/watch?v=iMKPSY-wHSA#)
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 16/06/12 - 13:08
Este aqui tá em russo e portanto num vão entender nada também.... ?_1 ?_1 ?_1

Mas vale a pena ver...

Урок Скульптор JDPaint 5.55 RUS (http://www.youtube.com/watch?v=iY7-zs_WQ08#ws)
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Mac_RC em 16/06/12 - 14:28
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este aqui tá em russo e portanto num vão entender nada também.... ?_1 ?_1 ?_1

Mas vale a pena ver...


Foi o único que consegui entender ... ahahahaaa ?_45


Brincadeira, é o comichão de por o dedo em tudo que é "proibido" ... na realidade não entendi nenhum deles e já fui ! ...  ?_23
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 17/06/12 - 20:52
Salve!

No tópico anterior demonstrei o procedimento básico para importar uma imagem e a partir dela criar uma malha base pronta para esculpir, vimos ainda como importar sobre essa mesma malha a imagem de referência como uma textura.

Vamos ver agora os fundamentos básicos para trabalhar com vetores sobre a imagem de referência e utilizar esses vetores para modelar diretamente a malha.

Os vetores podem ser criados externamente e importados para a cena ou criados diretamente no JDPaint.

Importe uma imagem de referência:
File\Import\Imagem

Para vetorizar a imagem importada permaneça no modo de seleção (primeiro ícone da barra  de ferramentas do lado esquerdo).

No menu "Draw" estão as ferramentas vetoriais, sendo que a principal ferramenta para a criação de vetores é a ferramenta "Spline" (CTRL+P) conforme mencionei em outro tópico, apenas na versão 15 do Corel foi surgir uma ferramenta similar.

Se estiver desenhando diversas linhas abertas com a ferramenta, como linhas para cabelo por exemplo, ao concluir a linha clicando com o botão direito do mouse basta precionar "Ctrl+TAB" para reacionar a ferramenta e seguir vetorizando, o comando repete a ultima ação.

A forma de funcionamento das ferramentas vetorias são bem similares aos demais aplicativos de ilustração vetorial mais comuns, por isso dispensam maiores explicações.

As funções para alinhar, ordenar etc, localizam-se no painel "Navigate Toolbar". Caso o painel esteja inativo basta ativá-lo no menu View\System Toolbars\Navigate Toolbars.

Finalizado o processo de vetorização podemos agora criar a malha base a partir da imagem de referência como vimos anteriormente.

Selecione a malha criada e entre no modo de escultura. Caso os vetores não estejam visíveis pressione "E".

No menu "Sculpt" clique em "Region Relief" ou "Shift+D", no painel lateral direito "Navigate Toolbars" aparecerão os parâmetros para a criação da zona em relevo, ajuste os parâmetros se necessário e em seguida clique sobre o vetor ao qual será aplicado o comando (para este comando os vetores deverão estar fechados).

Para aplicar deformações a malha usando vetores abertos para compor por exemplo linhas de expressão, cabelos etc usaremos e menu "Drived". A aplicação do efeito está relacionado aos parâmetros da ferramenta atual, diâmetro, profundidade etc e aos parâmetros do "Navigate Toolbars".

Na próxima vou falar da criação das máscaras de cor.

Abs.

Paulo Bubolz



Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 17/06/12 - 21:20
Citar
Mais um vídeo que vale a pena ver...Tá num idioma alienígena mas vale a pena pela ferramenta "maluca" que este cara usa...


Salve!

Vou comentar alguns dos vídeos que vc postou... este do coelho traz um bom exemplo do processo de vetorização com a ferramenta  Spline, que dispensa quase que totalmente a pós edição dos nós durante a vetorização, o que acelera muito o trabalho.

Neste exemplo o autor cria e edita a malha base full3D de um personagem usando uma ferramenta muito similar a ferramenta Z-Sphere do ZBrush (pra não dizer idêntica). O restante do processo de modelagem segue de forma muito parecida ao processo de modelagem tradicional do ZBrush com Z-Spheres, com exceção da presença dos vetores para auxiliar na modelagem, o que certamente é bem mais vantajoso e prático do que as máscaras por seleção do ZBrush.

ZBrush ZSphere basic modeling tutorial (http://www.youtube.com/watch?v=RGRFBfXZatQ#)

Infelizmente estas características só estão presentes a partir da versão 5.5 que é vendida com a chave microdog.


Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 12:03
Obrigado Paulo...
Você está prestando uma ajuda inestimável e te agradeço muito por isto...  Estou ainda estudando as técnicas do seu primeiro post e logo que estiver dominando mais ou menos passo para a seção vetores..  tou apanhando ainda mas já tá dando pra entender melhor o programa...
Consegui mais alguns documentos sobre o programa e vou tentar anexar... apesar de levinhos, hoje minha net tá muito lerda...  então não sei se consigo...

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 12:51
Disse acima "hoje minha net tá muito lerda"... rs..  não...  sempre tá muito lerda mas hoje tá muito mais...    num imaginava que existisse algo mais lerdo que eu.. mas existe sim..  minha conexão...

 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Tentativa de anexar mais um arquivo:
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 12:55
Mais um...
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 18/06/12 - 13:19
Valeu Eduardo.

Esses eu não tinha.

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 14:28
Consegui este material aqui: http://translate.google.com/translate?hl=pt&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Frutracker.org%2Fforum%2Fviewtopic.php%3Ft%3D3276712 (http://translate.google.com/translate?hl=pt&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Frutracker.org%2Fforum%2Fviewtopic.php%3Ft%3D3276712)
Só num consigo passar pra segunda página do tópico.. eles exigem cadastro e eu por mais que tentasse não consegui me cadastrar...
Eu gostaria de ver todas as páginas pois provavelmente deve ter mais alguma coisa nas páginas seguintes mas só consegui ver a primeira página.. nesta não pedem cadastro...

vê aí se voce consegue algo...   
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 18/06/12 - 14:34
Tenho cadastro lá. Vou ver o que mais dexei passar quando estive por lá...
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 15:08
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tenho cadastro lá. Vou ver o que mais dexei passar quando estive por lá...

Mesmo?  rs.. então miorou.. .rs...

Dá uma olhada lá..   eu tentei mas num consegui me cadastrar de jeito manera.. rs..   
E nem é de se estranhar.. usando este programinha de tradução tudo se torna ainda mais difícil.. mas se voce conhece o site então tá mais fácil... e pode ser que este material tenha sido colocado depois de sua estada por lá.. mas veja que pode ter surgido mais coisas...

Valeu


Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 18/06/12 - 15:28
Para se cadastrar vc não pode estar numa página traduzida. Mesmo depois de cadastrado se tentar logar numa página traduzida também não vai dar certo. Nesse caso vc tem duas alternativas...

01 - mantenha duas abas do navegador abertas uma com a página no idioma original e outra com ela traduzida, dai é só alternar quando necessário e efetuar o cadastro na original.
02 - Se usa firefox poderá usar a extensão "Google Translator for Firefox": http://translatorforfirefox.blogspot.com.br/ (http://translatorforfirefox.blogspot.com.br/)
Que permite traduzir apenas textos selecionados diretamente na página sem criar frames que impedem o login no caso da tradução da página inteira.

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Elio Cesar em 18/06/12 - 15:31
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mesmo?  rs.. então miorou.. .rs...

Dá uma olhada lá..   eu tentei mas num consegui me cadastrar de jeito manera.. rs..   
E nem é de se estranhar.. usando este programinha de tradução tudo se torna ainda mais difícil.. mas se voce conhece o site então tá mais fácil... e pode ser que este material tenha sido colocado depois de sua estada por lá.. mas veja que pode ter surgido mais coisas...

Valeu


Eduardo

Oi Edu, tentei fazer o registro nesse forum, o tradutor do google não deicha acessar a pagina de registro... é isso ?
Tenta esse link
http://rutracker.org/forum/profile.php?mode=register (http://rutracker.org/forum/profile.php?mode=register)
depois de carregar a pagina rola ela até o fim e click em concordar com os termos, ai é só colocar nome email e senha... blz ? aqui deu certo, boa sorte e um forte abraço.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 18/06/12 - 15:55
 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Quem sabe, sabe!!!!.. rs...

Cadastrado e e-mail ativado.. valeu pessoal...
E já achei o link que tava procurando...  vai em anexo...
E a última:
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 18/06/12 - 16:45
Mais dois links estrangeiros com conteúdo pertinente:

Forum Russo:

http://jdpaint.3dn.ru/forum (http://jdpaint.3dn.ru/forum) (Este vende oficialmente o JDPaint 5.5 em inglês)

Fórum Chinês:

http://bbs.21mould.net/ (http://bbs.21mould.net/)

Infelizmente neste último muita coisa fica trancada até que se poste uma resposta no tópico o que até daria pra fazer não fosse um bendito CAPTCHA em mandarim que aparece como imagem... já tentei até salvar a imagem e passar num OCR pra descobrir os simbolos e colar lá, mas não deu... acho que pra passar pelo CAPTCHA só com ajuda de um Chinesinho...

Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 20/06/12 - 15:20
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mais dois links estrangeiros com conteúdo pertinente:

Forum Russo:

[url]http://jdpaint.3dn.ru/forum[/url] ([url]http://jdpaint.3dn.ru/forum[/url]) (Este vende oficialmente o JDPaint 5.5 em inglês)

Fórum Chinês:

[url]http://bbs.21mould.net/[/url] ([url]http://bbs.21mould.net/[/url])

Infelizmente neste último muita coisa fica trancada até que se poste uma resposta no tópico o que até daria pra fazer não fosse um bendito CAPTCHA em mandarim que aparece como imagem... já tentei até salvar a imagem e passar num OCR pra descobrir os simbolos e colar lá, mas não deu... acho que pra passar pelo CAPTCHA só com ajuda de um Chinesinho...

Abs.



Paulo, obrigado pelos links.. estive lá neste último link que passou e realmente.. eles judiam com este CAPTCHA em mandarin.. rs..   captchas "normais" já sacaneiam com a gente.. rs..  em mandarin então lascou-se..r s...

Eu tou aqui tentando aprender algumas coisas, mas tem coisas que só os chineses podem explicar..  entre eles, pois se explicassem pra mim também num iria adiantar nada.. rs.. num endenderia uma vírgula do que dizem.. rs..

Até a tradução do Google fica muito.. muito estranha.. rs...    e nem sei como voce se vira.. eu, de cada dez palavras traduzidas num consigo entender nem cinco.. rs..  uma salada só.. rs...

E tem uma outra coisa aqui que tá judiando... estive tentando seguir aquele primeiro passo-a-passo que voce postou e com algumas imagens consigo.. já com outras não...  tou anexando uma que num aceita aquele comando de conversão de bitmap de forma alguma...  interessante que isto acontece com várias imagens do mesmo tipo.. todas .bmp... algumas convertem... outras não...

Tenta aí com esta que estou enviando e vê se voce consegue entender o que acontece, por favor...

Abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 20/06/12 - 16:10
Salve!

A imagem BMP estava com 32 bits de profundidade... baixei pra 24 (anexo) e deu.


Abs.

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 20/06/12 - 17:42
Eu aqui quebrando a mufa o final de semana todo pra entender o que estava acontecendo e voce resolve assim.. rs...  com toda a tranquilidade do mundo...

Cara, cê num é fraco não mesmo, viu? rs...

Valeu, cara...  tem muitas outras assim aqui.. baixei daqueles sites chineses e quase todas num permitiam a conversão... valeu demais... abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 20/06/12 - 19:45
Rsrsrsrs as vezes algo que deveria ser simples consegue nos tirar do sério...

Por exemplo, no JDPaint existem dois níveis de "desfazeres" (Undo), um para as operações nativas (CTRL+Z) e outro só para o modulo Virtual Sculpt (Z), eis que o primeiro corresponde nativamente a 20 e pode ser facilmente alterado no painel de configurações, já o segundo como já devem ter notado, por "Default" é apenas 1, se durante a modelagem cometer um erro basta pressionar "Z" para desfazer... mas se cometer dois erros consecutivos já era... ocorre que a definição do número de "Undos" do Virtual Sculpt não é nada intuitiva e demorei dias para resolver a charada.

Como vc está abrindo imagens em escala de cinza vai outra curiosidade... por padrão a versão 5.19 salva as imagens em escala de cinza com apenas 8 bits de profundidade... o resultado disso é que se importar uma escala de cinza criada por ele mesmo a relevo resultante apresentará ruido, o que seria bastante atenuado se a imagem fosse salva em 16 ou 24 bits. Uso aqui um pequeno software para remover o ruído e aumentar a profundidade de cor numa próxima oportunidade falo um pouco sobre ele.

Por falar nisso para iniciar um relevo diretamente a partir de uma imagem em escalade cinza o processo é um pouco diferente do que descrevi anteriormente, embora também possa ser feito daquela maneira...

No caso basta entrar direto no modo de escultura virtual clicando no ícone da faca e em seguida no menu "Model\Bitmap to Relief", selecionar a imagem, definir a altura no painel direito e clicar em "Ok"


Abs.



 
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 20/06/12 - 21:41
Oi Paulo...  já tinha percebido isto, relacionado ao Undo e já foi também um negócio que não tinha conseguido resolver..  rs...  ainda bem que voce matou a charada...

Outra coisa que me gerou muitas dificuldades foi uma ferramenta que num me lembro o nome, mas ela é usada para selecionar uma região sob uma determindada cor.. na minha imagem eu tinha um fundo preto que eu queria selecionar e gerar um vetor que recobrisse o perfil da imagem.. facinho..  selecionei a ferramenta, selecionei a cor e...  como gerar o vetor em torno da região que não tiha sido selecionada? rs.. cara... sofri que nem cachorro pra descobrir que bastar clicar no número 4.. rs...  simples assim.. clicou no 4, o vetor é gerado..  tou acostumado com o Corel (Corel Paint) onde isto é tão facinho... rs...

Sofreção assim pra descobrir uma coisinha tão simples eu nunca tinha visto.. rs...

Ainda bem que estudar com voce tá sendo muito produtivo...  valeu mesmo...

No caso das imagens em tons de cinza, eu acabei aqui descobrindo isto mesmo aí que voce falou...  entro em Model/Bitmap to Relief  e defino a altura.. isto nem foi tão difícil pra descobrir.. mas gerar os vetores demorei quase um dia pra descobrir como fazer.. rs...

Ainda bem que tem pessoas como voce, dispostas a trocar informações, senão a coisa com certeza ficaria ainda mais difícil...

Resolvi também colocar todos aqueles arquivos que nós baixamos tudo num só arquivo..  parece ser uma sequência que deve fazer parte de uma apostila... encaixou direitinho...

Tou tentando enviar em anexo e num sei se vou conseguir.. minha net é mais lerda que eu.. rs..

Outra coisa que tou pensando é em arrumar um "mutirão" pra traduzir este material.. tem alguns termos que não conheço e num sei como traduzir.. voce estaria disposto a ajudar, pelo menos em traduzir estes termos que desconheço?

Abraços,

Eduardo

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 21/06/12 - 09:27
Acho que não há um "mutirão" de gente interessada nesse software a ponto de justificar o trabalho de traduzir... além disso a interface nunca será traduzida pra português, então na minha opinão pelo menos por enquanto não vale a pena o esforço... mas se mesmo assim for fazer posso sim ajudar com os termos.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: JOSE RICARDO em 21/06/12 - 09:48
Alo grande  PAULO  E EDU.
Estou sempre por aqui vendo este tópico, e  realmente este programa é muito show.
mas como não é minha praia infelismente e por enquanto  não posso me dar o luxo  de fazer  este tipo de trabalho ( por enquanto) , e por isso não posso nem opinar rsrsrs,  então fico apenas  observando  os feras  a destrinchar  todos os detalhes.
Fico aqui  no meu  camarote (cantinho) observando atentamente.
abraço e sucesso  PARABENS
ricardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 21/06/12 - 12:18
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que não há um "mutirão" de gente interessada nesse software a ponto de justificar o trabalho de traduzir... além disso a interface nunca será traduzida pra português, então na minha opinão pelo menos por enquanto não vale a pena o esforço... mas se mesmo assim for fazer posso sim ajudar com os termos.

Abs.

Paulo Bubolz

Realmente Paulo...  um "mutirão" de gente interessada neste software num tem mesmo.. rs..
Mas eu costumo fazer este negócio da tradução até com finalidades didáticas.. já fiz isto com o Rhinoceros (2 apostilas +_ 500pg), com o ArtCAM (2 apostilas +_400pg), com o Flamingo (+-250pg) e sempre acabo aprendendo bem mais, pois como meu ingles é muito fraquinho e é uma sofreção só, um parto pra conseguir traduzir principalmente estes termos malucos, acabo fixando alguns conceitos que num seriam assimilados simplesmente lendo o texto.. 

Outro pobrema que tenho é que o sofrimento ainda é maior, se for lendo e traduzindo mentalmente... como desconheço vários termos, (e bota vários nisto) quando chego no final de um texto já perdi a sequencia do que tava lendo.. daí a dificuldade aumenta...  então uso esta técnica...    prmeiro "traduzo" tudo que conheço e vou substituindo no texto.. e enquanto vou escrevendo, aproveito pra ir fixando as idéias...

Quando chego no final, volto tudo novamente e vou copiando e colando num tradutor todas as palavras que desconheço..  daí vou colando a tradução lá no texto novamente...

Daí fica tudo fora de ordem.. rs..   aí vou ajeitando as coisas..    se num consigo, corro atrás dos colegas que dominam bem o ingles e peço ajuda..  quase sempre me socorrem nestas horas...

Eu sei que depois de ler e reler o texto 4, 5 vezes as coisas costumam ir se encaixando... e quando consigo, finalmente concluir os trabalhos, já domino uma boa parte do assunto que antes eu desconhecia...

Aconteceu isto com o Rhino, com o ArtCAM e espero que com este aqui também será a mesma coisa.. rs..

Este processo costuma demorar às vezes mais de um ano...  mas surte efeito.. rs..  (coisa de gente maluca.. rs..)

Sei que no final os colegas acabam desfrutando de um trabalho quase sempre bem elaborado, mas num sabem a sofreção que foi...  todo mundo aproveita os resultados.. (eu principalmente)...

Exercício de Paciência...  ?_2 ?_2

Num irei começar já este trabalho não, pois tenho inúmeras coisas aqui pra aprender (muito do que voce ensinou também) e também tenho que concluir a máquina que tá quase nos finalmentes...

mas creio que o farei no futuro...  e também agradeço por sua disposição em ajudar... 

Abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 22/06/12 - 11:04
Gil Gomes parece que atualmente está na China, trabalhando pra este pessoal que desenvolveu o JDPaint...
Aqui um vídeo narrado por ele, em Chines.. (nem sabia que ele falasse chines.. rs..)
Num vão entender nada, claro... (também num reconheci nenhuma das ferramentas que o autor utiliza) mas dá pra se notar o potencial deste programa, trabalhando com cores...


http://videologs.org/video/O2eTj45J025.html (http://videologs.org/video/O2eTj45J025.html)
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 22/06/12 - 13:07
O JDPaint é capaz de criar máscaras coloridas a partir de vetores. Esses máscaras se projetam sobre a superfície da malha e permitem isolar a área para edição, por exemplo, ao definirmos uma região com a cor cinza e selecionarmos essa mesma cor na paleta de cores e em seguida começarmos a esculpir marcando na barra lateral direita em "Color Mask" - "Color", apenas a área mascarada de cinza sofrerá a ação da ferramenta.

Em anexo outro video que demonstra o uso das máscaras na modelagem de relevos.

http://player.youku.com/player.php/sid/XMzcwMTc3MzIw/v.swf (http://player.youku.com/player.php/sid/XMzcwMTc3MzIw/v.swf)

JDPaint 精雕教程_单线祥云2 - 视频 - 优酷视频 - 在线观看 (http://v.youku.com/v_show/id_XMzcwNjQyNDg4)

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 22/06/12 - 23:26
È..  devagarzinho, beeem devagarzinho mesmo vou pegando o jeito com a coisa..  rs....
Este negócio de trabalhar sob cor já tinha visto alguns vídeos a repeito mas ainda não tentei fazer...  e achei interessante este vídeo até por causa do "Gil Gomes chines".... rs..   
Tô no momento tentando me familiarizar com as ferramentas de scultura...
Tava eu hoje brincando aqui com o menu Effect (Smooth, Rough e coisa e tal) e com o Menu Erase...
Cometia umas horrorozidades com ferramentas do menu effect e ia lá no menu erase e apagava tudo, usando a Ferramenta Erase
Daí comecei a ficar ousado e experimentei a ferramenta Fluidify, Solidify e Swap Layer... nem sei pra que servem mas experimentei uma a uma...
Daí, de repente a ferramenta Erase começou foi a apagar tudo..  nem o Undo deu jeito...  e num consegui mais fazer o relevo voltar ao que era antes.. rs..

Onde será que foi que errei? Ou foi o efeito de uma destas ferramentas que experimentei que fez o caldo desandar? rs..

Tentei de novo, carregando um novo relevo e num consegui mais a proeza...

Paulo, sei que estou abusando fazendo tantas perguntas, mas voce é o único cara (acho que nas Américas que pode me responder).. rs..  então estou  abusando um pouquinho, mas por favor.. num se sinta pressionado em reponder nada não..  quando achar que estou passando das medidas, pode falar...

Mas prometo que não farei mais que uma pergunta por dia...   num quero abusar não.. mas voce é o único que pode me acudir... rs  ?_1 ?_1 ?_1
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 25/06/12 - 07:41
Olá.

Isso tá parecendo bug... em outras operações também já observei comportamento anormal das ferramentas, que só voltam a funcionar corretamente fechando e abrindo novamente o aplicativo.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 25/06/12 - 11:04
Também pensei isso quando vi acontecer..  e pelo fato de não mais ter conseguido repetir a proeza.. mas como fiquei na dúvida resolvi escrever...   nada como ter acessoria do grande Bubolz...
Rapaz, se eu num conseguir aprender a usar nem que seja mais ou menos este programa é porque sou ruim de mais mesmo...   ?_1 ?_1 ?_1
Ter alguém como voce dando forças é motivo de muito orgulho...  obrigado...

Agora, como num podia deixar de ser, a perguntinha do fim de semana...  (abusando outra vez)...

Vi e tentei usar uma técnica e como sempre fiquei perdido...
O autor cria um relevo a partir de um vetor...  o relevo fica no  plano, em relação ao fundo...
Aí o autor cria em torno deste relevo um retângulo, depois sobre este retângulo uma linha curva e depois usa isto sobre o relevo, usando algumas ferramentas e me parece que o relevo inclina em relação ao fundo...  naquele vídeo do elefante o autor usa esta técnica..  eu por mais que tentasse num consegui.. e nem sei porque, pois segui o passo a passo direitinho.. ou pensei que o tivesse feito...
Ontem passei horas tentando fazer isto e num vai.. onde será que tou errando?
Quando tiver um tempinho, se puder comentar a respeito eu ficaria muito honrado em participar de tua experiência..

Abração e tenha uma ótima semana,

Eduardo

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 25/06/12 - 13:24
Olá.

No JDPaint podemos usar vetores para criar formas diretamente sobre um plano usando Rails ou de forma separada do plano. Para criar uma zona de relevo com base em vetores sobre um plano o procedimento é o seguinte:

Primeiro cria-se um plano, estando no modo Virtual Sculpt: Model/New model no painel esquerdo definimos as dimensões e clicamos em ok.

Em sequida desenhamos 3 vetores como na imagem anexo de exemplo e acionamos o menu Geometry/Sweep, em sequida clicamos no vetor da esquerda com o botão esquerdo (primeiro rail) depois no segundo vetor (segundo rail)e clicamos com o botão direito em qualquer ponto da tela e por fim com o esquerdo no terceiro vetor da base (section), para finalizar basta clicar em "Ok" no botão do painel lateral direito.

Este é o procedimento usando no vídeo do demônio postado anteriormente, e como vimos apesar de ser um procedimento simples é um recurso que facilita e acelera muito a modelagem.

Obs. Para usar o comando Sweep os vetores precisam estar abertos.

Vou descrever na sequência como criar objetos em relevo separados do plano como no vídeo do elefantinho.

Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 25/06/12 - 13:41
Graaannde Mestre Bubolz...  rápido, certeiro, preciso, inigualável.. 
Entendi precisamente agora....  fácil e rápido...  rs...  e eu fiquei aqui ontem a tarde toda tentando reproduzir isto..  e num ia de forma alguma...
Fiquei até meio sem graça em apelar mais uma vez para tua sapiência... mas como num tinha mais ninguém pra pedir socorro, resolvi arriscar...

Obrigado Paulão.. obrigado mesmo pela força...

Vou agora arrumar um tempo durante esta semana e esgotar isto... aprender a fundo esta técnica e talvez lá pro final da semana tenha novamente uma nova consulta a fazer.. rs.. 

Tou pensando seriamente em comprar a Versão 5.5 daquele site que voce enviou..   assim que a situação financeira aqui melhorar um pouquinho, vou ver esta possibilidade....  achei bem em conta este programa.. e de uma facilidade (assim que a gente aprende a trabalhar com ele) enorme...  e se com esta versão aqui já tá dando pra aprender bastante, com a original então deve facilitar muito...

Mas primeiro vou tentar aprende tudo que for possível.. e com tua ajuda, tá ficando cada vez mais fácil entender como ele funciona... muito bom...

Obrigado de novo,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 25/06/12 - 14:04
Salve!

Não se acanhe em perguntar, estando ao meu alcance respondo na medida do possível com satisfação.

Sobre comprar o JDPaint... outro dia conversei com uma Chinesinha que estava vendendo o JDPaint por USD$40,00 com chave USB e tudo... não sei qual é o "Esquema" se é legal ou não, pelo preço não pode ser... o fato é que oficialmente o JDPaint não é vendido pelo desenvolvedor... ele é distribuido junto quando alguém adquire uma das máquinas que eles fabricam, mas tem diversos lugarens vendendo aos mais variados preços, USD$180,00 na Rússia, USD$ 130,00 na Ucrânia e porai vai... derrepende podemos pegar uma representação aqui no Brasil rsrsrsr.

Além do preço achei estranho o sequinte... ela me disse que a versão 5.55 que ela tava vendendo só rodava no windos XP (Xuxa Park) e que não importava BMP nem STL... ai complica... e que vendia também a versão 5.21 que possuia esses recursos.

Se quiser posso te repassar o contato pra vc dar uma sondada... pelo preço até que dá pra arriscar.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 25/06/12 - 14:41
Seguindo...

No vídeo do elefantinho o autor cria diversos objetos independentes para compor o modelo. O Procedimento também é simples.

Vou criar um exemplo com 3 elipses: Desenhe 3 elipses mais ou menos conforme a imagem anexa. Selecione o primeiro círculo e clique no menu Art Surface/Region Relief. Na Janela "Creating Region Relief..." coloque 25 em "B Edge Along" para definir a altura da forma, clique em "A Preview" para obter uma pré-visualização, se estiver de acordo finalize clicando em "Ok". Selecione o circulo central menor e repita a a operação colocando o valor "10" em "H base Ht" para elevar o relevo acima do relevo anterior, mantenha o angulo de curvatura em 25 como anteriormente e clique em "Ok". Selecione o último círculo, retorne o valor de "H base Ht" para "0" e coloque o angulo de curvatura em "55" e clique em "OK". Para visualizar o resultado selecione todos os objetos e clique sobre a ferramenta "Virtual Sculpt" na barra de ferramentas na lateral esquerda. Para Fundir todos os objetos saia do modo "Virtual Sculpt" clicando no botão do modo de seleção (primeiro botão da barra de ferramentas da lateral esquerda) e clique no menu Art Surface/ Reconstruct Meshes.

Obs¹. Para usar o comando Region Relief os vetores precisam estar fechados.

Obs². Nos vídeos vemos muitas operações de Zoom e Pan. Vou deixar aqui alguns atalhos para essas operações que são muito muito úteis durante  processo de modelagem.

(Zoom +) - Arraste o mouse para cima pressionando Ctrl + Botão do meio do mouse.
(Zoom -) -  Arraste o mouse para baixo pressionando Ctrl + Botão do meio do mouse.
(Pan) - Arraste o mouse pressionando SHIFT + Botão do meio do mouse ou botão direito
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 25/06/12 - 16:26
Fico muito feliz em participar destas aulas...  estou me esforçando muito pra aprender..  em média reservo duas horas diárias para me dedicar somente a este programa...  apesar que em alguns casos estas duas horas terminam virando 4, 5 ou até mais, dependendo da dificuldade que encontro...

Ontem mesmo a véinha veio aqui brigar comigo..  achou que eu tava de papo no Messenger e num ia lá esquentar o pe dela... rs....

Encontro muitas dificuldades mas é muito prazeiroso quando consigo superar... muito bom..    ainda mais com alguém tão especial quanto voce dando as dicas..  facilita muito e imagino seu sofrimento aí pra aprender tudo isto que já me ensinou..   e sozinho... rs...

Meu inglês é muito deficiente..  creio que voce consegue negociar com a chinesa muito melhor que eu... tenta la e se conseguir a representação, serei teu primeiro cliente...   
Andei lendo em alguns sites que os chineses não vendem mesmo.. só em conjunto com as máquinas que eles fabricam.. e quando fazem leilão, alguns até de 1 dólar, sempre são programas faltando alguma coisa...  sempre com algum defeito...  completo mesmo só com as máquinas...

Mas hoje eu não teria condições de comprar, nem sendo baratinho... mas num futuro próximo a gente compra sim...  vale a pena...

abraços,

Eduardo

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 27/06/12 - 21:37
Paulo, surgindo um tempinho aí vê se consegue resolver isto...
Um amigo pediu aqui no fórum um cruxifixo e eu num tenho.. mas tenho um Jesus em pose pra ser pregado na cruz.. A cruz eu consigo fazer... nem que seja no ArtCAM.. ou no Rhino.. mas esta é mais fácil...  o Jesus já tenho pronto.. daí tava pensando se num dava pra fazer a montagem dentro do JDPaint.
Pego o Jesus já pronto, a cruz já pronta ou invento de fazer aqui mesmo e monto tudo num só...

Aí eu carreguei ele e veio "de pé"...  tô tentando girar ele, mas a ferramenta Transform/Rotate 3D é complicado demais de usar... consigo girá-lo na horizontal, mas daí ele fica de lado... rs.. e num tou conseguindo girá-lo "de banda" de forma alguma...   como usar isto? rs..  Podia, e até consigo fazer isto facilmente no Rhino..  já fiz este tipo de montagem lá,  depois converto tudo numa só STL...

Só que eu queria fazer isto aqui e tá brabo.. rs...

Sei que é uma pergunta até meio banal, mas como num tou conseguindo usar uma ferramenta tão básica, tenho dúvidas se realmente vou terminar aprendendo isto... cara, é tudo "pelosaveços"... rs...

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 27/06/12 - 22:04
Olá!

Mande o cristo pro meu email para que eu possa ver essa questão do rotacionamento.

Abs.

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 27/06/12 - 22:21
Já foi, Paulo...
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 28/06/12 - 08:08
Olá!

Infelizmente o modelo que vc quer usar é Full3D e o JDPaint 5.19 não trabalha com esses modelos... a versão 5.55 sim. Aqui não foi possível fazer nenhum tipo de edição pois dava erro "Out of memory" direto. Sendo esse um modelo full 3D vc vai ter que realmente usar outro software pra trabalhar com ele.

Se pretende tranformar ele num relevo usando softwares de edição 3D, já previno que não vai obter bons resultados, pois se for "achatar" o modelo sobre um plano vc vai na verdade "deformar" o modelo.  Existem algumas poucos recursos para transformar um objeto full3D num relevo, um deles é o Blender Relief Node. Tem um cara que está vendendo um tutorial e uma versão compilada do Blender com o patch para ambiente Windos (O original é para Linux).

Segue o link.

http://buy.3drelief.net/ (http://buy.3drelief.net/)

Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 28/06/12 - 22:24
Grande e Sapientíssimo Mestre Bubolz...  como sempre, coberto de razões.. rs.. 
Eu já tinha lido em algum lugar, não me lembro se foi em um dos fóruns que voce indicou, algo a respeito deste fato, deste programa num trabalhar com arquivos Full 3D.. e eu aqui insistindo... hehehehe

Carreguei o arquivo no Rhino, "preguei" o coitado do Cristo numa cruz, dei uma entortada na perna dele,  usando a ferramenta Mesh/Mesh Edit Tools/Mesh Trim, cortei a perna dele na altura do joelho, depois dei uma inclinada, pra ela perder a inclinação que tava deixando a perna muito alta em relação à cruz e mais umas acertadelas...  Daí converti em .stl.
Importei daí pra dentro do ArtCAM e olha, num ficou assim um serviço muito apresentável não... rs...  mas já vi que dá pra brincar com isto... 
O serviço resultante num pode ser chamado assim de algo muito aproveitável não... mas mesmo assim vou cometer a ousadia de subir ele aqui, pra voce dar uma olhada e ver se consegue melhorar alguma coisa.. mas da forma que comecei isto aqui, até acho que rendeu... rs....

Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 02/07/12 - 09:00
Salve!

Como vc viu na prática transformar um modelo  full 3D em relevo não é tarefa simples... Veja que a cabeça do cristo ficou muito pronunciada para frente e o rosto acabou desfigurado. Infelizmente corrir um modelo assim é muito difícil... na verdade é mais seguro iniciar um modelo do zero que que tentar corrigir algo que apresenta muitos problemas a corrigir.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 02/07/12 - 10:03
Verdade, Paulo...  ficou mesmo desfigurado o rosto..  e na perna tambem tive problemas...  por mais que eu a curvasse, ainda não ficou bom...
Fiz isto mais mesmo para experimentar, mas logo no início da montagem já percebi que iria ter problemas...  só insisti de teimoso...  rs...

Obrigadão,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 13:36
Prezados Edu e Paulo,

Sou o SEMEAL do GuiaCnc, onde participo mais na galeria de artes.
Acompanhando a troca de experiência de vocês, fiquei curioso em relação às maravilhas que dizem o programa ter, e, também fui conferir.
Encontrei a versão 5.19 no 4shared, e, até onde mexi, parece que tudo funciona.
No entanto, uma questão: Quando escolho a opção exportar para formatos 3D, parece que existe apenas a opção "iges", e, o pior, gera apenas um arquivo de lkb, ou seja, nada.

O que me dizem?

Sérgio Mendes Alves - SEMEAL
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 20/08/12 - 14:11
Salve Sérgio!

Esta versão não exporta pra nenhum formato 3D como IGS ou mesmo STL ao contrário do que parece... mesmo assim vc pode criar o seu relevo e salvar no formato nativo do software, quanto der por finalizado o projeto vc poderá criar a estratégia de usinagem nele mesmo e exportar o G-Code.

Caso prefira fazer esse processo em outro CAM com o qual esteja mais familizado como ArtCam ou Aspire, poderá exportar o relevo em escala de cinza e importar para o Artcam sem problemas, pois o greyscale gerado pelo JDPaint manterá todos os detalhes do seu relevo.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 14:29
Prezado Paulo,

Primeiramente, minha imensa gratidão pela atenção e rápida resposta.
Não passo de um grande curioso. Afinal, uso essas "melecas" todas apenas com a finalidade de recreação, sem maiores pretensões.
Mas, seja para que finalidade seja, gosto de aprende - tanto quanto possível - bem os programas que uso.
Parece-me que a sua segunda opção - salvar a escala de cinza - é a mais fácil.
Meu interesse pelo JDPaint foi para me certificar de sua facilidade ou não em lidar com os relevos.

Muitíssimo obrigado.
Meus parcos conhecimentos, se de alguma forma lhe forem úteis, estão a sua disposição.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 14:50
Prezado Paulo,

Se possível, explorando um pouco mais seus conhecimentos.
Embora faça alterações no relevo, ao exportá-lo, no formato BMP, a escala de cinza mostra ainda o arquivo original, como se nada tivesse acontecido.

Ou aconteceu... algum erro meu?

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 20/08/12 - 15:15
Salve!

Para salvar em escala de cinza faça o sequinte:

No modo de escultura (relevo visível na tela) clique  no menu Model/Save As Bitmap, em seguida nomeie o arquivo e clique em salvar. Para concluir o processo clique no no botão "Okey" na barra lateral direita, se não fizer isso nada será realmente salvo.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 15:32
Prezado Paulo,

Dito e feito.  Faltava apenas (só que esse apenas é a chave da questão) apertar o OK.
Deu certo. Era só... por hoje.

Obrigado.

Abraços.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: john em 20/08/12 - 15:40
Grande Sergio, bom te-lo aqui. Abração.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 15:49
john,

Dentre as poucas horas de lazer que me concedo, essa convivência e troca de informações entre os que são entusiastas do cnc é o meu maior prazer.

Feliz em estar com vocês.

Meu lema é sempre retribuir. Precisando, não se acanhe; sempre estarei pronto para servir.

Abraços.

Sérgio Mendes
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 20/08/12 - 15:53
Graande Sérgio Mendes... seja bem vindo e para mim é um prazer ter mais um colega aqui, pra se "aproveitar" dos conhecimentos do Graande Bubolz... rs...  até agora só eu que "caí na alma" no home perguntando  tudo que tinha direito... rs...  só parei um pouquinho devido a uma construção que tou fazendo aqui e num tá mais dando tempo de estudar nada... mas com voce aqui a coisa deslancha... rs...   
E vai na fé que a coisa num é tão difícil não..  até é, mas com a ajuda do Paulo a gente acaba aprendendo...   eu até já aprendi umas coisinhas.. e o programa é bom, cara.. bom mesmo...

Abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 20/08/12 - 16:13
Edu Lopes,

Eu comecei do zero, com o pessoal do GuiaCNC, do qual você também faz parte. Aliás, me vali muito de sua apostila de Artcam, traduzida para o português. Embora tardios, meus agradecimentos.
Quando tenho tempo, me dedico muito em aprender esses programas.
Tenho lido tutorias em inglês (o meu é sofrível, mas o suficiente para entender o básico).
Ficarei por aqui, na moita, só observando você e o Paulo. O que resultar sempre será lucro.
De outra forma, se puder contribuir, não me furtarei.

Abraços.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 20/08/12 - 16:41
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Edu Lopes,

Eu comecei do zero, com o pessoal do GuiaCNC, do qual você também faz parte. Aliás, me vali muito de sua apostila de Artcam, traduzida para o português. Embora tardios, meus agradecimentos.
Quando tenho tempo, me dedico muito em aprender esses programas.
Tenho lido tutorias em inglês (o meu é sofrível, mas o suficiente para entender o básico).
Ficarei por aqui, na moita, só observando você e o Paulo. O que resultar sempre será lucro.
De outra forma, se puder contribuir, não me furtarei.

Abraços.

Sérgio Mendes.

Sérgio, a gente procura compartilhar o que podemos. Nem sempre temos condições de ajudar, mas qualquer que seja a ajuda, "já ajuda"... rrs..
Meu ingles também é uma sofreção só.. rs..  apanho pra caramba, mas devagarzinho vamos aprendendo e sinto-me honrado em tê-lo aqui conosco... e num fique na "moita" não..  participe, pergunte...  que o Paulo responde...    ?_1 ?_1 ?_1

Conheço ainda deste programa muito pouco e o pouco que aprendi foi aqui com o Paulo.. nunca tinha ouvido falar sobre ele e quando o Paulo surgiu com esta novidade, me admirei, pois só ouvimos falar em ArtCAM..  e poucos outros programas que apesar de serem ótimos em sua área, num conseguem fazer   a metade que este aqui faz....

Agora estou super ocupado com uma reforma aqui mas assim que as coisas se acalmarem, abaixar um pouco o pó, eu retorno...

Enquanto isto, vai se aproveitando aí do Paulo...   e quem vai ficar na moita sou eu... ?_1 ?_1 ?_1




Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 24/08/12 - 13:47
Edu e Paulo,

Vocês acham que alguém, próximo dos 62 anos de vida, ainda poderia se tornar um escultor.
Na minha opinião, não; nada de vocês, não sei. Depende do "cara", acho.

Como sempre deixo bem claro, faço as minhas artes (de arteiro) somente por lazer e passatempo, nunca com fim comercial.

Penso que tal condição me deixa despreocupado, e, em razão disso, não vejo necessidade de me envolver em questões relacionadas ao desenvolvimento e criação da arte.

A razão principal disso é o fato de não ter a verve do verdadeiro artista, do que realmente tem o dom para o fim a que se propõe.

Encaro essas questões como meio de exercitar o cérebro, sem me preocupar se isso resultará em questões práticas. Exemplificando: quanto ao violão, não toco nada, mas conheço e sei fazer todos os acordes possíveis e imagináveis. E daí, me perguntarão. Bem, pelo menos servirá para que ensine a quem tem o dom, pois este toca sem saber o que está fazendo, faltando-lhe uma base mais consistente, que, se assimilada, lhe trará melhores resultados. Resumindo: existe o teórico, mas quem faz é o prático.

Assim, penso que esse será o resultado que terei com o JDPaint. Comecei a conhecer suas ferramentas e suas aplicações. Só que na prática a teoria é outra. Ao me atrever a esculpir algo, sempre falta um detalhe. Esse detalhe é que fará com que o trabalho se pareça ou não com a coisa imaginada ou vista. Quase sempre, não parece com o que deveria ser.

Para testar meu aprendizado, arrisquei uma “escultura”, com base na foto de minha mulher. Eis o que resultou. Detalhes principais, como os olhos, cabelo e a boca, ainda estão longe de terem alguma semelhança com a foto. Também, penso que ainda é cedo, para ter um resultado melhor. Afinal só usei ferramentas básicas, na unha como se diz, sem qualquer outro artifício ou recurso mais avançado. Penso que a utilização de vetores em várias áreas da figura traria algo melhor.

Ainda como passatempo, estudarei um pouco mais o JDPaint, e o que o meu cérebro não alcançar, espero contar com o cérebro privilegiado de vocês.

Abraços.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: fgilii em 24/08/12 - 15:24
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Vocês acham que alguém, próximo dos 62 anos de vida, ainda poderia se tornar um escultor.
Na minha opinião, não; nada de vocês, não sei. Depende do "cara", acho.
Eu acho que sim...

Creio que tudo é questão de fazer...claro que tem a componente "jeito pra coisa" ou certas habilidades necessárias à certas funções, mas o que o homem fez, o homem faz - para alguns pode demorar mais, para outros nem tanto, mas o final é igual para todos.

Abraço

Fabio
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 24/08/12 - 15:50
Salve!

É da natureza humana usar o tempo como desculpa para tudo, seja o tempo demais (idade) ou tempo de menos... Sinto dizer que vc está redondamente enganado...  pois é justamente após os 60 anos que a expressão artística aumenta e deve ser estimulada. Médicos atestam que pintar, esculpir, dançar, cantar, "usinar"... pode ser um ótimo remédio para manter o corpo e a mente sãos.

Sobre o trabalho inicial, vc teve um bom início e está no caminho certo a trilhar até a conclusão do trabalho. Depois de esculpir o relevo com forma e volume de acordo com a imagem de referência, vc deverá justamente criar os vetores sobre o modelo e utilizá-los para refinar os detalhes como a boca, olhos, cabelos etc.

Infelizmente desde que concluí o último relevo "Prayer Hands", não pude mais retornar aos trabalhos com o JDPaint pois ando muito sem tempo ;-)

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 24/08/12 - 16:30
fgilii e Paulo,

Minha mania de auto-depreciação sempre me coloca em situação de inferioridade. Mas, sempre tomo essa atitude quando inicio qualquer atividade. Depois, aos poucos, consigo superar as dificuldades iniciais, e mostrar a mim mesmo que era possível. Assim aconteceu com meus trabalhos apresentados no GuiaCNC.

Ao Fábio serei eternamente grato, pois graças a sua disposição e paciência consegui entrar no mundo CNC. Construí minha máquina sob sua orientação, e recorri a ele por muito tempo até encontrar meu rumo.

Do Paulo, pelos seus trabalhos em 3D – que são ótimos -, espero também receber muitos ensinamentos. Quem sabe eu ainda consiga realizar algo próximo do que você faz. Afinal, busco tempo para o aprendizado. E, sendo otimista, talvez viva mais um pouco, para conseguir esse intento.

Continuamos aqui, plantados em Paranaíba-MS, lutando feito “Don Quixote” contra os corruptos dessa terra – que, aliás, não são poucos.

Aos dois, minha gratidão pelo incentivo dado, pronto para retribuí-la.
 
Abraços fraternos.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 26/08/12 - 10:33
Edu,

Não sei qual seu interesse no aprendizado do JDPaint. No meu caso, sendo só para conhecimento e diversão, continuarei “fuçando”, mas já observei que o programa dá possibilidades mais interativas do que outros programas CadCam que estamos habituados.
Na tentativa de aprender outras técnicas, recomecei o meu trabalho, fazendo uso de vetores em áreas mais críticas – para mim, pelo menos -; o que me propiciou alterar o nível de profundidade desses locais com mais facilidade e um pouco mais de precisão.
Como tenho disponível o tempo da 18:00 às 21:30 – no máximo, porque depois eu quero e assistir algum noticiário, e dormir -, continuo aprendendo as ferramentas e suas utilidades. No que mostro na tela, além das ferramentas básicas (adicionar, cavar e alisar), que mais utilizei, empreguei também o Sculpt>Region Relief (Ctrl+D), para ajustar o nível Z do vetor (fechado) selecionado; e, para os vetores abertos, usei os Drived .
Já começo a acreditar que alguma coisa vai resultar desse trabalho, que é composto de 5% de inspiração e 95% de transpiração. É um sufoco Eduardo. Olho “mil” vezes para a foto e outras tantas para o relevo, tentando obter o resultado correto. Se tudo correr sem maiores tropeços, penso que, no mais tardar, até a véspera do natal, concluo essa obra.

Bem, enquanto estivermos vivos, vamos tentando.
Surgindo novidades (suas e minhas), vamos apresentá-las, sempre na expectativa de que o mestre Paulo nos mostre outros caminhos.

Abraços.
Sérgio Mendes
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 26/08/12 - 12:00
Sérgio, meu interesse neste programa é o mesmo que tenho pelo ArtCAM, por exemplo.. apenas aprender...   e pra mim, aprendendo o básico já tá bom... sei de minhas limitações mas sei também que consigo aprender, nem que seja um pouco..   mas duvido que fique neste "pouco".. não com o mestre que temos aqui "à disposição".. rs...
O Paulo está sempre dando uma enorme força e se eu, por exemplo, num aprendi mais, foi por falta de esforço da minha parte.. o Paulo sempre se mostrou disposto a ensinar e de uma forma muito didática.. eu que ultimamente num tou mais tendo tempo pra me dedicar a isto..

enquanto num terminar aqui esta reforma num posso mais me envolver em nenhum tipo de aprendizado.. quando paro os serviços aqui estou só o pauzinho da rabiola.. rs...
Mas assim que as coisas se adiantarem um pouco mais, volto a tentar o aprendizado deste programa....

Minhas intenções não são comerciais, mas se vou fazer algo, nem que seja hobby, que seja o mais bem feito possível... 

Abraços e qualquer avanço, vai nos colocando a par...  ajuda pra caramba...

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 29/08/12 - 16:24
Edu,

Desejo-lhe saúde, força e disposição, para que dê bom termo à sua tarefa. Pois, como  o amigo disse: “pauzinho da rabiola”. Comentário à parte, conheço o termo “pó da rabiola”, empregado quando o sujeito está tremendamente cansado, exangue, depauperado (vichi), e vai por aí.

Mas, vamos lá:

Como disse, tenho muito tempo disponível no período noturno. E, como um vício, não fico sem “fuçar” em todos os programas relacionados com imagem e vetor, pois muito nos auxiliam nas “artes” que estamos envolvidos.
Quanto ao JDPaint, para o meu aprendizado, julguei melhor aprender primeiro o que todas as ferramentas fazem. Faço exercícios à exaustão, até adquirir a prática necessária. Tenho feito muito uso de vetores, para o isolamento de áreas a serem trabalhadas, facilitando dar o nível Z satisfatório. Notei, no entanto, que algumas ferramentas não funcionam (JDPaint 5.19); e outras funcionam de vez em quando. Até o undo do “Virtual Sculpting” chegou a funcionar uma vez, pois aceitou o número d 30 vezes, para desfazer as operações. Depois, não funcionou mais.
No arquivo de ajuda “VirSculpt”>Capítulo 3.1>Undo Sculpture há um esclarecimento quanto ao Undo, dizendo da necessidade da máquina ter 1GB disponível (a minha tem), o arquivo não ultrapassar 70 milhões de vértices, e não ter outros programas usando a memória. Fala, inclusive, em deixar a aparência do trabalho sem muita nitidez, pressionando a tecla “C”. É, mas nada funcionou, não. Deixa prá lá. Uma hora, o Paulo, que já nos alertou sobre isso, encontre a solução definitiva.
Tentando fazer o relevo de uma coruja deveras extravagante, resolvi colocar texturas no trabalho. As que aparecem na coruja foram feitas no GIMP. Fiz a semicircunferência, desfoquei a imagem, e salvei (formato BMP) com tamanho de 3mm x 1,5mm, com 10 pixels por mm. Salvei outras medidas também, maiores e menores. O resultado, se é que você pode distinguir, é o que aparece na coruja, nas áreas que circundei.
O uso da textura é feito através do menu principal, escolhendo a opção Effect>Texture Fill(Q). Em seguida, abre-se o painel pertinente do lado direito, onde deve ser escolhida a opção Bmp, no Texture Type. Em seguida, abre-se uma janela de localização do arquivo. Daí em diante, é só fazer as demais configurações, e correr o mouse pela tela. Experimente.
Já aprendi muitas outras coisas. Contudo, aguardemos a manifestação do interesse de cada um, para discutirmos o assunto.
Abraços.

Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 29/08/12 - 17:37
Rapaz, a corujinha tá ficando bunitinha... rs...
Gostei dos efeitos que voce conseguiu.. nunca tentei mecher com estas ferramentas de textura.. mas fica bunito mesmo.. rs..  bom demais...
Assim que a coisa aqui ficar pronta, volto a trabalhar nisto.. e quanto a este programa, andei lendo que funcionando normal mesmo só se voce comprá-lo junto com a máquina. Mesmo comprando uma cópia original parace que algumas ferramentas vem faltando ou sem funcionar...
Eu vi um lugar que  tavam vendendo parece-me que por 30$ uma copia da versão 5.5 mas na época num tinha grana senão tinha arriscado comprar só pra ver... 
O Paulo tem alguns contatos e pode conseguir uma cópia original num preço bem legal.. .  assim que tudo estiver normal por aqui, vamos ver isto... 

Mas vai em frente que é por aí mesmo...  o trabalho tá ficando muito legal...  e para quem diz não ter o "dom" até que tá se saindo muito bem... rs...

Abração,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 29/08/12 - 18:09
Edu,

Você diz que encontrou uma cópia do 5.5 por 30$! Trinta o quê? Merréis, dólares, etc.
Bem, vamos combinar assim. Você ou o Paulo, assim que encontrarem o tal 5.5, funcionando, me avisem, que a grana eu mando.

Fico aguardando.

Abraços.
Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 29/08/12 - 18:21
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,

Você diz que encontrou uma cópia do 5.5 por 30$! Trinta o quê? Merréis, dólares, etc.

 ?_1 ?_1 ?_1
Dólares.. rs..  Um site tava vendendo neste preço, mas já faz tempo e nem sei mais onde foi que eu vi isto...
Foi durante o período que eu tava pesquisando material didático do programa...

Mas o Paulo te consegue um preço bom... num sei quanto, mas ele sabe onde encontrar... 

Abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 30/08/12 - 09:00
Semeal!

Vejo que vc progride com o JDPaint a passos largos, de novo parabéns pelo que já conseguiu realizar.

Sobre o "UNDO":

O JD Paint possui dois níveis de "Undo" um para as operações normais do software e outro apenas para as operações do Virtual Sculpt.

É sabido que para as operações de "desfazer" quanto maior o numero de etapas a serem desfeitas maior é a memória necessária para o armazenamento das operações, principalmente em aplicações 3D. No caso do JD Paint o número de "desfazer" está fixado por padrão em apenas 1, cabe ao usuário determinar conforme cada trabalho que for realizar o número de "undos" que normalmente vai precisar com base em experiência própria e o hardware de que dispõem, normalmente um valor próximo de "10" será o suficiente para a maioria dos casos.

Ocorre que "setar" o número de "undos" no JDPaint não é nada intuitivo e deve ser repetido toda vez que o arquivo for aberto, ou seja mesmo que o número de "desfazeres" seja elevado a 10 durante um determinado trabalho, caso este seja fechado e reaberto posteriormente para re-edição, o número de "desfazeres" deverá ser setado novamente para 10 antes de fazer qualquer edição.

Para aumentar o número de "undos" o procedimento é o seguinte:

Com o modelo aberto e estando no modo "Virtual Sculpt".
Menu: Options/Model Attributes
Painel lateral direito em "Undo Times" coloque o valor desejado e clique com o botão "direito" do mouse na área da tela.

Depois disso o "Undo" no Virtual Sculpt (atalho "Z") poderá ser usado normalmente.

Sobre a cópia do JDPaint a preço acessível vou te passar em PVT o contato que tenho. Até onde sei a melhor versão do JD Paint de forma geral é 5.20 pois pode exportar pra STL, a 5.5 apesar de possuir ferramentas melhores no modo virtual Sculpt não exporta pra STL.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 31/08/12 - 17:54
Paulo,

Primeiro, meu agradecimento pelo que nos foi ensinado, em relação aos Undo’s do Virtual Sculpt. Só faltava que eu acionasse na tela o botão contrário, para que o número de vezes ficasse gravado para aquela sessão de trabalho.

Quanto ao JDPaint, realmente consegui em poucos dias assimilar muito de suas ferramentas. Na coruja, que já terminei, acho que o espírito do estimado Joãozinho Trinta baixou por aqui, pois abusei no uso de vetores, fazendo ressaltos e saliências por ela toda. Esbanjei também no uso de texturas (inventadas por mim, no GIMP), empetecando a ave toda. Confira o estrago, nos arquivos anexos.

Na verdade, não queria realizar o trabalho em si, mas,sim, aproveitar o momento de entusiasmo com o JDPaint, e aprender um pouco de seus recursos. Enfim, já tenho pronto o projeto para usinar o relevo. Hoje à tarde, já deixei a tábua presa na máquina. Amanhã, se tiver ânimo e nada atrapalhar, começo o trabalho.

Quando a outras versões do JDP, se possível, me informe a via para conseguí-las.

Abraços.
Semal.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 31/08/12 - 21:06
Voce num queria empetecar a coruja.. rs..
Queria mesmo era fazer inveja pra mim.... ?_1 ?_1 ?_1
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 02/09/12 - 16:37
Edu e Paulo,

Angustiado para ver o resultado de meu primeiro trabalho, com o uso do JDP, na sexta, parte do sábado e a manhã de hoje, coloquei minha máquina para rodar o tempo todo. Fiz a arte usando uma tábua de pinus.

Fazendo crítica, acho que saiu metade do que eu esperava e apenas 10% do que realmente deveria ser. Para comparação anexo o arquivo que serviu de base para o trabalho. Com auxílio do  GIMP, retirei parte do desenho e a moldura do original. A “empetecação”, como disse, foi só para aprender um milésimo dos recursos que espero que o JDP tenha.

Resumindo: O que me faltou foi paciência. Mas... passados o ímpeto e a empolgação inicial, vou me dedicar a essa mesma coruja, tentando melhorar muitos defeitos de profundidade, buscando também – seja por texturas ou na “unha” mesmo – dar mais realismo às penas.

Enfim, vamos em frente, que o programa ajuda; falta a nossa parte.

Edu, não fiz para lhe provocar inveja, mas para servir de incentivo. Se um “borrabos...”, enfiado aqui no sertão dos Garcia, consegue, por qual o motivo você, à beira das luzes da civilização, também não conseguiria.

Abraços.
Semeal.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 03/09/12 - 09:38
Semeal!

É muito bom ver algo material feito através do JDPaint. Vejo que vc possui senso de autocrítica e sabe onde pode melhorar o trabalho e isso é muito bom.

Infelizmente no Brasil o interesse pela arte de criação de relevos, bem como a própria execussão em máquinas CNC ainda é extremamente modesto, mesmo nos USA comparados a países da europa e Leste Europeu ainda estão engatinhando.

Na minha opinião os melhores são os Russos seguidos dos Italianos. Faço o convite para que se registrem nos seguintes fóruns apesar das barreiras da língua (nesse caso o google ajuda):

http://www.3drilievi.it (http://www.3drilievi.it)

Fórum Italiano, com trabalhos e artistas excelentes, tanto os administradores quanto os participantes (incluindo o nosso  amigo Velleca aqui do fórum), são cordiais e receptivos.

http://cnc.userforum.ru/ (http://cnc.userforum.ru/)

Fórum Russo com o que há de melhor em matéria de relevos e técnicas de usinagem, já ví alguns brazucas por lá.
Pois há muito conteúdo interessante e material de estudo valioso.

Na medida do possível vou postar mais algumas informações que possam contribuir para o estudo dos nobres amigos.


Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 03/09/12 - 14:10
Paulo,

O senso crítico sempre fez parte de meus próprios atos. Seria pretensão demais minha achar que esse primeiro trabalho seria uma maravilha; longe disso. Se pretendo (não sei exatamente se é o caso) tornar-me, pelo menos, um bom escultor virtual de minhas próprias obras, penso que a caminhada nem se iniciou. Na verdade, mesmo sabedor de antemão dos defeitos de nível Z do trabalho, resolvi colocá-lo em prática, apenas para tirar algumas conclusões do virtual com o real. Excluindo essa impetuosidade inicial, aprendendo com técnicas as possibilidades das ferramentas do JDP, creio que vou mais além do que esse primeiro passo.
Grato, pela informação relacionadas às páginas da internet.  À noite, vasculharei com atenção o conteúdo delas.

Abraços.

Sergio
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 03/09/12 - 14:25
Queria aqui também agradecer ao Paulo pelos links e por todos os ensinamentos que tem compatilhado neste tópico.
Num tenho conseguido participar mais, pois estou envolvido com uma reforma aqui que tá tomando todo meu tempo livre. Mas logo termino e assim que retomar o aprendizado, irei comparecer mais por aqui, talvez trazendo um pouquinho do que aprendi pra apresentar para os colegas. No momento num dá pra me envolver como gostaria, mas estou sempre acompanhando o tópico e assimilando os conhecimentos que voces compatilham...

Agradeço também ao amigo Sérgio pelas contribuições.. rs.  Vá em frente, Sérgio..  o caminho é árduo mas vale a pena...  e num fiquei com inveja não.. rs..    tava brincando.. rs..  só uma dorzinha de cotovelo.. rs..  mas já passou.. rs...

Abraços,

Eduardo
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 12/09/12 - 18:54
Edu e Paulo,

Estamos caminhando. Sobrando um tempo, me dedico ao estudo do JDPaint. No feriado não deu. Os filhos homens moram fora, e aproveitamos três dias para tomar nossos vinhos e jogar conversa fora.
Cadastrei-me no 3DRelievi, a página de internet italiana recomendada pelo Paulo, e postei  o método que uso para fazer minhas texturas. No arquivo PDF, fiz a escama de dragão (que uso também como pena). Com a ajuda do santo mais comentado do mundo – o Google -, verti poucas palavras para o italiano. Se está correto não sei. O Paulo poderia palpitar sobre o assunto, já que ele faz parte daquele fórum, tendo inclusive me dado boas vindas.
Anexo o arquivo PDF.
O arquivo – chinês -, que demonstra como fazer o mesmo trabalho, usando apenas o JDPaint, tem 11,7 MB. O link dele, no yotube: Hướng dẫn vẽ vảy rồng trên JDpaint (http://www.youtube.com/watch?v=CJ1VJRAFcTc#) Entendi totalmente o que foi demonstrado no vídeo. Como aprendizado, realizei exaustivas vezes o mesmo trabalho... até aprender. Quando vi o chinês movendo e copiando as escamas, fiquei empolgado. Mas, logo passou, pois vi que é só entender o programa que tudo dá certo.
 Estou preparando um tutorial, com base no vídeo do china. Assim que pronto, vou colocá-lo aqui. Por enquanto está só na parte em que a escama é construída com as ferramentas de vetor. Dê uma olhada na parte que já montei, e comente. Vai que ninguém entende o que fiz.
Vamos em frente.
Abraços.
Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 25/09/12 - 20:11
Edu e Paulo,

Faltava completar a parte de relevo da escama de dragão. Por fim, encontrei tempo para terminar o tutorial. Façam suas críticas.
Abraços.
Sérgio Mendes.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 25/09/12 - 20:47
Esse 5.21 está funcionando. Não precisa instalar.

O link é:removi

No Enter Password,removi tambem...
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 25/09/12 - 21:05
Semeal!

Embora a intenção seja boa (ajudar os colegas), creio ser melhor remover o link pois esse tipo de postagem não é permitida no fórum.

Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 26/09/12 - 09:24
Paulo, minhas desculpas. Se possível, exclua a minha mensagem, pois parece que não tenho essa possibilidade.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 26/09/12 - 09:37
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Paulo, minhas desculpas. Se possível, exclua a minha mensagem, pois parece que não tenho essa possibilidade.

Nem eu rsrsrs.  Vou pedir  para os moderadores.

Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: SEMEAL em 26/09/12 - 09:42
Obrigado pela atenção.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Edu Lopes em 26/09/12 - 22:45
Pessoal,
quebrei o braço esquerdo e por isto estpu com enorme difilculdades para digitar, mas passei por aqui pra ver o que este mal feitor do Semeal tinha aprontado, mas vi que ele já corrigiu o mal feito...   rs...   ?_1 ?_1 ?_1

Abraços e comportem-se...   rs....

Título: Re:JDPaint
Enviado por: portuga em 27/09/12 - 02:32
Boas companheiros

Agora para o Semeal em Particular , desde já obrigado pelo seu empenho em nos passar todo o conhecimento que conseguiu até agora com este JDPaint , a par do Paulo Bubolz que já tem o "Mestrado" voçe segue a passos largos esse mesmo caminho.

Já eu tinha tentado sem exito , achar o 5.21 mas a poluição é tanta nos pseudo links e falsos links que tinha desistido , admiro a sua persistencia na busca...

Esperando que continue nos brindando com seus conhecimentos , seus trabalhos e sua boa disposição , me despeço com um abraço daqui de Portugal.

Portuga

Zé Vilhena
Título: Re:JDPaint
Enviado por: dougwar em 17/10/12 - 10:40
brincando um pouco vi q a tradução do programa tb não é difícil.
Título: Re:JDPaint - Fátima
Enviado por: Bubolz em 16/11/12 - 13:17
Segue um trabalho que estou fazendo no JDPAint 5.21. Ainda está em andamento na sequência posto o resultado final.

Até então usava o 5.19 e nesta versão 5.21 estão presentes alguns recursos extras que sentia falta na versão anterior como uma suavização da malha com ajustes mais finos (smooth), e a preservação das bordas nas máscaras de cor durante a suavização, além do recurso de  fechamento de áreas abertas nas máscaras.


Abs.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: marcelogsi em 29/11/12 - 11:55
pessoal alguem sabe onde achar este programa para baixar?
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Bubolz em 29/11/12 - 12:50
sabemos... mas o forum não compactua com softwares caolhos, então colabore com o forum e pergunte para o google.

Caso queira adquirir uma licença legal contate o desenvolvedor http://www.jingdiao.com/products/jdpaint%28e%29-2.htm (http://www.jingdiao.com/products/jdpaint%28e%29-2.htm)

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:JDPaint
Enviado por: marcelogsi em 30/11/12 - 07:30
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
sabemos... mas o forum não compactua com softwares caolhos, então colabore com o forum e pergunte para o google.

Caso queira adquirir uma licença legal contate o desenvolvedor [url]http://www.jingdiao.com/products/jdpaint%28e%29-2.htm[/url] ([url]http://www.jingdiao.com/products/jdpaint%28e%29-2.htm[/url])

Abs.

Paulo Bubolz


Vlw Paulo, to me virando aqui e consegui mesmo assim. abraço.
Título: Re:JDPaint
Enviado por: Doug em 02/12/13 - 13:02
recentemente adiquiri um material sobre o jdpaint e estou realizando uns estudos, esse é o primeiro, ainda estou trabalhando nele

(http://i236.photobucket.com/albums/ff60/dougwar/hermione_by_yahina-d329nz2_zps6070da4b.png) (http://s236.photobucket.com/user/dougwar/media/hermione_by_yahina-d329nz2_zps6070da4b.png.html)

(http://i236.photobucket.com/albums/ff60/dougwar/ScreenHunter_18Nov281216_zpsf0e38d50.jpg) (http://s236.photobucket.com/user/dougwar/media/ScreenHunter_18Nov281216_zpsf0e38d50.jpg.html)

(http://i236.photobucket.com/albums/ff60/dougwar/ScreenHunter_20Nov290937_zps0a004dec.jpg) (http://s236.photobucket.com/user/dougwar/media/ScreenHunter_20Nov290937_zps0a004dec.jpg.html)

(http://i236.photobucket.com/albums/ff60/dougwar/ScreenHunter_19Nov290937_zps8f09d6e5.jpg) (http://s236.photobucket.com/user/dougwar/media/ScreenHunter_19Nov290937_zps8f09d6e5.jpg.html)

(http://i236.photobucket.com/albums/ff60/dougwar/ScreenHunter_22Dec021346_zps0feb96f9.jpg) (http://s236.photobucket.com/user/dougwar/media/ScreenHunter_22Dec021346_zps0feb96f9.jpg.html)

valew
Título: Re:JDPaint
Enviado por: marciotalharte em 02/12/13 - 13:08
Parabens mestre Douglas!
Título: Re:JDPaint
Enviado por: renatoclaro em 13/06/17 - 22:19
Boa noite a todos...

Sei que faz tempo que ninguém posta nada neste tópico, apenas gostaria de comentar, que recentemente estive em uma fábrica de moldes na China, vi os operadores usando este o JD.... Ele tem uma função que não consigo reproduzir no ArtCam... Vi o operador carregar várias usinagens diferentes em uma mesma área de trabalho, posicioná-las com o mouse e mandar para uma mesma máquina CNC.... A facilidade com q ele fez isto me impressionou, e desde então estou mergulhado em uma montanha de lixo na internet, tentado saber como comprá-lo. Se alguem sober algo por favor me informe