Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Spindle - Problema fixação da fresa  (Lida 2031 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Spindle - Problema fixação da fresa
« Online: 20/09/12 - 04:24 »
Boa noite pessoal.

Pela hora, podem ver que nem estou conseguindo dormir.  ?_25
Como sabem comprei a minha CNC a pouco tempo, 30 dias. Com nunca tinha mexido com esse equipamento tudo é novidade. Acontece que desde o início verifiquei uma certa dificuldade para colocar a fresa no spindle, para que ela ficasse centralizada. Achava que era normal, pois troquei a pinça para as outras medidas que uso e todos davam o mesmo trabalhinho. Mas, a coisa ia se acertando.
Porém, nos últimos dias a coisa foi piorando, a quantidade de serviço aumentou e a dificuldade em centralizar a fresa na troca foi se agravando.
Como havia encomendado pinça nova e até a porca do spindle, troquei tudo. E deu a mesma dificuldade pra centralizar a fresa, troquei a fresa por uma nova da mesma marca e coloquei pra trabalhar.
A máquina estava indo bem até que tive que sair de perto, as coisas só acontecem quando a gente não está olhando, para atender um cliente. A fresa fez um barulho e derepente silencio total, achei que tinha desligado tudo, mas voltei lá e ví que estava tudo funcionando, mas não tinha fresa. Ela estava pregada na madeira, comida e azulada. Parei a maquina pra verificar o estrago. Fresa, pinça e porca, tudo danificado. Agora, acho que até o eixo do spindle deve ter ido pro espaço.
Quando peguei a máquina, me foi explicado como colocar a fresa no spindle. Encaixava com a mão, baixava o spindle pra apoiar a fresa na mesa e só ai dava o aperto final, tudo com muita calma e cuidado.
Com tão pouco tempo será que já danifiquei meu equipamento? Pode ser que tenha colocado a porca errado e estragado a rosca externa, mas não da pra perceber a olho, apesar de ser meio cego.  ?_34 Será que o cone interno já estava com problema? Amanhã cedo, mais calmo, vou olhar o spindle com mais carinho, hoje queria por fogo em tudo.  ?_25 ?_31 Ainda bem que tenho outro spindle aqui, tenho 120 tábuas pra fazer.
Outra coisa, alguém tem um vídeo explicando como instalar, de forma correta, a fresa no spindle?
A porca do spindle, tem que ser balanceada? Como fazer ou quem faz, qualquer torneiro da conta?
Vou enviar o spindle para o pessoal que me vendeu a máquina, pois eles tem um torneiro que faz serviço pra eles que, se tiver com problema mesmo, pode dar um jeito.
Bem, vou tentar dormir. Já desabafei, me desculpem se tem alguma bobagem escrita ai em cima. Mas, agora estou cansado.
Até amanhã.

Vitorette
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Spindle - Problema fixação da fresa
« Online: 20/09/12 - 04:24 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #1 Online: 20/09/12 - 08:32 »
Bom dia pessoal. Ontem, melhor, hoje mesmo quando consegui dormir tive pesadelos com o spindle.  ?_2 Bem, andei fuçando em outros locais pra ver se alguém teve algum tipo de problema semelhante ao meu e ví uma informação interessante.
"é bom ter cuidado com ferramentas cegas, quebradas, principalmente as maiores e mais pesadas. XingLing então é um perigo. Estava na casa das serras semana passada em Sampa e apareceu um carinha com uma fresa dessas de arredondar cantos, com mais ou menos 1 1/2 polegada de diametro, com a aste quebrada bem na raiz. Pedi pra examinar a peça e ví que ela tinha sido afiada na mão, de qualque jeito por um "torneiro". O cara comeu a ferramenta toda nas áreas não cortantes, que provavelmente desbalanceou a ferramenta e com isso foi lançada longe. Chamo atenção também para a qualidade das ferramentas. Essa que citei era uma Radix, muito comum nas prateleiras de madeireiras. Tem até um bom corte, mas a aste deles é de um aço de tão baixa qualidade que elas em geral não quebram. Elas aquecem e entortam.
Deixo pra voces essa esperiencia amarga, mas uma boa lição. Prejuisos e acidentes, definitivamente devem ser evitados.
Como dizia Einstein "Inteligente é o cara que resolve o problema. Sábio é o que previne""

A fresa que estava usando é nacional, nem sei a marca, barata demais, custou R$ 11,90 aqui na minha cidade. Realmente uma draga. Mas, eu tinha cortado umas cinco tábuas com a outra antes de instalar a nova. A velha já devia estar cega, mas a qualidade do serviço dessa fresa não tem como comparar com umas da Makita japonesa que tenho aqui. As fresas feitas no Japão, são super afiadas e deixam o acabamento muito bom.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #1 Online: 20/09/12 - 08:32 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #2 Online: 20/09/12 - 14:24 »
Caro Vitorette;
Não creio que tenhas sido negligente ao fazer a instalação da fresa e nem sei se irás conseguir um guia descritivo minucioso; pois é realmente uma tarefa simples.
Porém existem muitos e diversos fatores a serem considerados quando voce relata o acontecido; vou tentar colocar algumas situações e voce analise para ver:
É comum esquecermos de que cada ferramenta aguenta uma determinada força de corte e que ao longo da vida útil o material da ferramenta vai acumulando fadiga a ficando menos eficiente. Isto se dá porque entusiasmamos com o bom rendimento inicial e colocamos as coitadas para trabalharem sempre no seu limite e ás vezes até usando o coeficiente de segurança- RECOMENDAÇÃO:  use sempre uns 10% abaixo do indicado pelo fabricante; isto irá proporcionar uma vida útil maior à ferramenta e provocar menor esforço ao equipamento.

também em decorrência de colocarmos as velocidades de corte no limite do que conseguimos em testes rápidos; pode ocorrer de a ferramenta suportar e gerar calor que vá empenar o material que está sendo cortado, provocando uma sobre carga brusca naquele local e aí vem o estouro da capacidade tanto do sistema de "pega" da ferramenta quanto da própria ferramenta.

fixação inapropriada também pode ser a causa de uma brusca subida do esforço de corte causando este tipo de acidente; e às vezes é muito dificil ser detectado, pois geralmente após a #### toda, o material que se deslocou retorna à posição original . (quando é isto vemos claramente um defeito razoável no local do encravamento da ferramenta e oou raramente o deslocamento da peça.
Enfim quase sempre isto se dá quando o esforço de corte está além ou da capacidade da ferramenta ou do sistema ( equipamento) como um todo.
O ideal para se afiar fresas é retifica ou afiadora.
Por falar nisto será que alguém aqui já pensou em colocar um quarto eixo numa mesa giratória pra se poder afiar as ferramentas na própria CNC??????? A ferramenta vai na mesa giiratória e o rebolo no local da ferramenta de corte.

No final vai dar tudo certo e isto são experiencias que vamos acumulando.
Boa sorte ;
creocad
 

Clube CNC Brasil

Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #2 Online: 20/09/12 - 14:24 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #3 Online: 20/09/12 - 15:26 »
Creocad, boa tarde.

Realmente, as coisas que passamos servem como experiência e aprendizado. Meus amigos andam dizendo que sou muito precoce, quero que meu aprendizado seja muito rápido. Só tenho CNC a 30 dias, e trabalhar mesmo no máximo 20, pois os 10 primeiros foram de ajustes e espera das fresas.
Hoje peguei meu spindle zero e trouxe pra empresa. Instalei as fresas da mesma maneira que instalava no outro e, pra minha vergonha, ficou igual, ou seja, desbalanceado. Como estava mais tranquilo, peguei o antigo e fiz as medições e verfiquei que estava tudo em ordem. É clrao que perdi uma fresa e uma pinça. Mas, aprendi muito de ontem até agora. Precisa ver eu recortando a tábua do corinthians, cheia de detalhes, com um serra tico-tico, ficou show de bola. Já vão dizer que meu problema foi esse, tábua do corinthians, ?_1 ?_1 ?_1.
Como ia dizendo, aprendi o jeito correto de fixar a fresa.  ?_11 ?_11 ?_11 ?_11 Agora não devo mais ter problema, assim como aprendi a usar a fresa até o limite> Tenho que confessar, estava fazendo teste de velocidade, aumentei um pouco e ví que fiz besteira. Só agora é que vou juntando os fatos. Outra coisa, a fresa gritou troca. Mas vou diminuir as velocidades de corte de todas, pra ver ser consigo uma sobrevida. Afinal, agora vai ficar dificil comprar alguma coisa com os correios paralisados.
Um abraço.

Vitorette
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Spindle - Problema fixação da fresa
« Resposta #3 Online: 20/09/12 - 15:26 »

 

SiteLock