Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como tratar a Madeira?  (Lida 33183 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #15 Online: 20/01/13 - 21:13 »
Mac, faca um este com esse produto..

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #15 Online: 20/01/13 - 21:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #16 Online: 20/01/13 - 22:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac, faca um este com esse produto..

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Eu comprei um litro deste óleo do link abaixo, estou esperando chegar e vou testar sim ... depois mostro o resultado.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #16 Online: 20/01/13 - 22:14 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #17 Online: 20/01/13 - 23:16 »
Boa noite.
Já usei, óleo de linhaça, óleo de tungue bruto, cera de abelha e cera de abelha com cera de carnaúba. Fiz algumas aplicações de teste pra ver qual ficaria com melhor aparência e resistência. Acontece o seguinte: a cera protege a superfície. Mas, não penetra totalmente na madeira. Com carnaúba da um brilho maior quando polida, porém a aplicação é muito difícil, comparando-se a cera de abelha quase pura.
Óleo de tungue é o que dá um acabamento muito bonito, mas demora pra penetrar e secar na madeira. Por isso, meu favorito ficou sendo o óleo de linhaça, que penetra e seca mais rapidamente. Outra coisa é a quantidade de demãos do produto que aplicamos, duas demãos, seja de cera ou de óleo, é sempre melhor que uma. Depois temos que esperar o tempo de cura dos produtos.
Tem um detalhe, a porosidade da madeira. Tem madeira que vai absorver melhor. A teca é porosa e absorve bem, tanto o óleo como a cera.
O ideal é, aplicar o óleo e depois encerar a superfície pra dar brilho. Pois o óleo depois de absorvido fica meio opaco. O bonito mesmo era poder envernizar a peça. Mas, como é pra cortar alimento em cima não dá.
Se alguém tem alguma coisa diferente e funciona melhor, conta aqui.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #17 Online: 20/01/13 - 23:16 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #18 Online: 21/01/13 - 15:00 »
Pessoal não entendo nada do assunto, mas ao ler as receitas e tal, bom na boa, o problema é que a cera sai na lavagem da peça, e se deixasse ela de molho no banho Maria das receitas de cera, ela seria bem absorvida pela madeira e não ficaria só na superficie..
Algum corajoso pra tentar?

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #18 Online: 21/01/13 - 15:00 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #19 Online: 21/01/13 - 18:10 »
Mac meu amigo, entrei em contato com um amigo meu de Campo Grande/MS é um amigo que so trabalha com madeira maciça, e pelas obras que ja vi que ele faz, sem comentáio, muito caprichosso, estou repassando na integra o que ele me respondeu, tanto é que mandei aquela foto que voce esta perguntando que acabamento é esse.

Rapaz, cera num guenta água mesmo, seja ela qual for.


Essa tábua da foto aí me pareceu pouco usada, não vi quase nenhum risco. Talvez por isso durou tanto tempo? kkk

Brincadeira, eu apostaria então em óleo de tungue polimerizado, várias demão, bem diluídas nas primeiras demãos e diminuindo a diluição nas últimas. Eu começaria com 1/4 de óleo : 3/4 solvente e terminaria com óleo praticamente puro, diluído apenas a ponto de facilitar para aplicar pois o óleo polimerizado é bem viscoso.

Uma demão por dia em tempo seco, se tiver chovendo esperar mais, 2 ou 3 dias entre cada demão. E aplicar várias mesmo, pode mandar umas 10 demãos. Sempre aplicando, deixando 30-60 minutos na peça e tirando o excesso em seguida. O óleo seca em 24h, mas para curar ele precisa de 15 dias, então nada de usar a tábua antes disso. Eu esperaria mesmo uns 30 dias, para todos os sólidos do óleo curarem e endurecerem completamente. E o óleo precisa de ar para curar, então é bom deixar em ambiente ventilado e suspenso, para passar vento por todos lados.

Não garanto que vai funcionar e durar, mas eu apostaria nisso pois o óleo de tungue é o óleo mais resistente à água, não é 100% mas dos óleos naturais é o que mais resiste. E o polimerizado vai dar, pelo menos inicialmente, um brilho bem parecido com esse da foto que vc mandou.

Qualquer coisa grita! legal


PS. tem um produto que se chama Waterlox, é a base de óleo de tungue e pode ser usado em produtos que vão receber alimento. Dá uma olhada na página aí, qualquer coisa passa no google tradutor, mas é basicamente a mesma coisa que falei sobre o oleo de tungue, em 15 dias ele atinge 95-98% da cura, esse restinho da cura, dureza e proteção total é adquirida em 30-90 dias. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #19 Online: 21/01/13 - 18:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #20 Online: 21/01/13 - 18:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal não entendo nada do assunto, mas ao ler as receitas e tal, bom na boa, o problema é que a cera sai na lavagem da peça, e se deixasse ela de molho no banho Maria das receitas de cera, ela seria bem absorvida pela madeira e não ficaria só na superficie..
Algum corajoso pra tentar?


Não sei se transmiti p/ vc ou vice versa, mas pensei nisto hoje, só não tive tempo de fazer, mas amanha vou cozinhar uns pedaços de madeira na cerá com vaselina e ver no que dá.... depois eu posto os calombos na cabeça que minha mulher vai me dar ... ehehee ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #20 Online: 21/01/13 - 18:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #21 Online: 21/01/13 - 18:28 »
Marcão,

Você está é de sacanagem, acho que vc tem algum parente vendendo óleo de tunga .... eu comprei óleo bruto e agora vc diz óleo polimerizado ... se eu comprar o polimerizado vc vai me dizer que tem ser óleo de biquine ou de sunga ...  ?_11 ?_11 ?_11

To de olho em vc ! ...  ?_31

Mas já descobri o que passar, vou passar a serra, picar em pedacinhos e queimar no fogão a lenha fazendo uma bela feijoada ... só faz frio neste verão ... kkkkk ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #21 Online: 21/01/13 - 18:28 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #22 Online: 21/01/13 - 18:34 »
Mac, nao me culpe, esse troço ai de acabamento eu so sei fazer com seladora, para madeira maciça sou um zero a esquerda, e outra, falei com um monte de gente para poder te ajudar só isso, magoei(fazendo biquinho).


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #22 Online: 21/01/13 - 18:34 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #23 Online: 21/01/13 - 18:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas já descobri o que passar, vou passar a serra, picar em pedacinhos e queimar no fogão a lenha fazendo uma bela feijoada ... só faz frio neste verão ... kkkkk ?_1 ?_1 ?_1

Já que estás disposto a sacrificar a tábua faça o seguinte; Ao invés de cozinha-la; deixa de molho 24 horas imersa em oleo ou fique sempre passando óleo nela por um dia, depois, aqueça em chama constante até quase carbonizar. ( macete indígena)

Após esfriar dê uma lixadinha de leve para retirar algum pequeno carvão que possa ter formado.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #23 Online: 21/01/13 - 18:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #24 Online: 21/01/13 - 19:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac, nao me culpe, esse troço ai de acabamento eu so sei fazer com seladora, para madeira maciça sou um zero a esquerda, e outra, falei com um monte de gente para poder te ajudar só isso, magoei(fazendo biquinho).


Marcao


É que vc deu uma baita introdução que fui até me vestir pra ir comprar, depois de ler mudei de ideia ...  kkkkk  ?_1

Mas acho que estamos comendo broa, pois dá uma bisoiada aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E aqui:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Verniz atoxico é a solução:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 21/01/13 - 19:46 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #24 Online: 21/01/13 - 19:46 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #25 Online: 21/01/13 - 21:40 »
 ?_39 ?_39 ?_39 voce me faz conversar com um monte de gente, chego ate discutir com eles, uns falam uma coisa outros outra coisa, e sem mais e sem menos voce acha a solução sabendo eu que voce nao sabe nada sobre isso? ?_40

brincadeira chefe, so para descontrair  ?_46 ?_46

interessante, verniz atoxica?  ?_33 ?_33

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #25 Online: 21/01/13 - 21:40 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #26 Online: 21/01/13 - 21:43 »
Além de atóxico o bemdito ainda é resistente à altas temperaturas????

Tá bom demais pra eu crer nisto.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #26 Online: 21/01/13 - 21:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #27 Online: 22/01/13 - 09:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_39 ?_39 ?_39 voce me faz conversar com um monte de gente, chego ate discutir com eles, uns falam uma coisa outros outra coisa, e sem mais e sem menos voce acha a solução sabendo eu que voce nao sabe nada sobre isso? ?_40

brincadeira chefe, so para descontrair  ?_46 ?_46

interessante, verniz atoxica?  ?_33 ?_33

Marcao

Pois veja como me preocupo contigo !? Vendo que vc andava muito amuado pelos cantos, pensei, ...  ?_12 ...  este meu amigo precisa falar com mais pessoas, precisa ter um objetivo, precisa se relacionar mais, só assim ele vai voltar a ser o Marcao bagunceiro de sempre ... então o que fiz? Inventei esta duvida, e já sabendo que ninguém no mundo encontraria a solução, no entanto faria vc procurar com outras pessoas e vejo que funcionou pois isto lhe trouxe de volta para a luz !!! VIVA A LUZ !!! .... ?_9 ?_1 ?_9 ?_1 ?_9 ?_1

Sou assim, "este cara sou eu", me preocupo com os amigos e o que não faço p/ ajuda-los ?!?!?!  ...  ?_33 ?_35 ?_37 ?_38
« Última modificação: 22/01/13 - 09:49 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #27 Online: 22/01/13 - 09:48 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #28 Online: 22/01/13 - 15:48 »
Povo, procurei esse tal de verniz atoxico e quase deixo os vendedores aqui da cidade loucos. Ninguém sabe, ninguém viu ou ouviu falar. Será que é um produto dos ET´s?
Pelo menos um dos que acharam louco na primeira vez que pedi pra ele fresas makita, me deu um pouco de atenção. Mas, ficou parecendo aquela propaganda da Ipiranga, "muito bem doutor!"
Mas, achei alguns produtos à base de água, que podem ser considerados atóxicos. Mas, será que são esses?? Achei um tal de Cetol e um Stain, da sparlack, ambos à base de água e sem cheiro. Sensacional. O stain da um acabamento bonito, não brilhoso. Já o cetol é  brilhoso.
Pergunto, a pergunta que não quer calar. Qual é o verniz que a tramontina usa???? Alguém sabe??????????????????
Já consultei o santo google, gdm e etc, nada até agora. A não ser o que praticamente já tinha na minha cabecinha. A não ser que deixei alguma coisa passar.
Peço, encarecidamente, a meus doadores de sangue de plantão, mais essa ajuda ao pessoal do fórum.
Abraço.

Bento Carneiro - Amado e querido, vampiro brasileiro.

 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #28 Online: 22/01/13 - 15:48 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #29 Online: 22/01/13 - 16:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois veja como me preocupo contigo !? Vendo que vc andava muito amuado pelos cantos, pensei, ...  ?_12 ...  este meu amigo precisa falar com mais pessoas, precisa ter um objetivo, precisa se relacionar mais, só assim ele vai voltar a ser o Marcao... de sempre ...
Sou assim, "este cara sou eu", me preocupo com os amigos e o que não faço p/ ajuda-los ?!?!?!  ...  ?_33 ?_35 ?_37 ?_38

Chefe,que história é essa de faser o cara se relacionar mais?Exprica aí.... ?_43 ?_43
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #29 Online: 22/01/13 - 16:36 »

 

SiteLock