Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: finais de curso e spindle  (Lida 15279 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #120 Online: 12/10/13 - 03:02 »
Juliano,
apenas pela foto não dá para ter certeza, mas dá para fazer testes.

Pelo que parece é o sinal de GND (0V) que vai à chave e P15, P13, etc. são os respectivos pinos do conector DB25.
Quando a chave está fechada o potencial de GND é levado a P15,P13, etc., quando aberta deve haver um resistor de pull up para deixar as entradas com 5V.

Tente fazer o seguinte:

1 - Deixe apenas uma chave ligada à uma entrada da placa e desligue as demais.
2 - reconfigure o Mach3 somente para esta entrada e tente fazer funcionar.
3 - Depois que conseguir fazer funcionar, com apenas uma chave, ligue outra chave em paralelo/série com ela e faça funcionar.
4 - Copie para as outras entradas.

Abraço,
João

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #120 Online: 12/10/13 - 03:02 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #121 Online: 12/10/13 - 14:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Marcão, você usa alguma alimentação para os sensores? Ou liga diretamente os sensores nas entradas?
Abraço.
Juliano.

direto e reto .... sai os fios da bob eixo por eixo e faço a conexão nos finais de cursos....


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #121 Online: 12/10/13 - 14:20 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #122 Online: 12/10/13 - 20:24 »
Olá pessoal, acabei encontrando o problema relatado aqui pro mim, e apesar de ter encontrado onde estava, ainda não encontrei explicação para tal.
Tirei os sensores do eixo da máquina e fiz teste em bancada, onde vi que o problema estava nos fios que interligavam os sensores. O que eu não consigo saber é o porquê de não funcionar, pois testei a continuidade do circuito e o mesmo estava ok, como relatado anteriormente. Na configuração dos sinais o Mach reconhecia os sensores mas na hora de usar dava como "sensor acionado".
O fio que estava usando é de sessão fina, somente para sinal e o que eu acredito ser é que pode ter acontecido de resistência deste fio ser maior do que o programa tolere. É muito estranho, mas acredito que seja isso.
 Estou montando uma máquina maior, e estes sensores eu instalei no eixo Y, onde este possui 2000 mm de comprimento. Vou abrir um tópico novo para mostrar fotos da mesma e também tirar dúvidas quando necessário.
Obrigado a todos pela ajuda.
Abraço.
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #122 Online: 12/10/13 - 20:24 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #123 Online: 16/10/13 - 11:57 »
Olá, estou aqui novamente para dizer que na bancada funcionou tudo perfeitamente, mas na máquina não.
Descobri que oque está acontecendo é que os fios que interligam os sensores são  muito compridos, por isso que quando eu testava a continuidade estava ok, e acaba não funcionando corretamente.
Gostaria de saber o que posso fazer para solucionar este problema?
Usando o resistor pull-up solucionaria?
Nunca utilizei estes resistores, mas vendo o esquema postado pelo colega João Henrique parece ser simples implementa-los.
Se alguém tiver uma solução ou já tenha acontecido isto, e quiser ajudar, ficarei grato.
Obrigado.
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #123 Online: 16/10/13 - 11:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #124 Online: 16/10/13 - 13:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá, estou aqui novamente para dizer que na bancada funcionou tudo perfeitamente, mas na máquina não.
Descobri que oque está acontecendo é que os fios que interligam os sensores são  muito compridos, por isso que quando eu testava a continuidade estava ok, e acaba não funcionando corretamente.
Gostaria de saber o que posso fazer para solucionar este problema?
Usando o resistor pull-up solucionaria?
Nunca utilizei estes resistores, mas vendo o esquema postado pelo colega João Henrique parece ser simples implementa-los.
Se alguém tiver uma solução ou já tenha acontecido isto, e quiser ajudar, ficarei grato.
Obrigado.
Juliano

Poxa, Parabéns !!! ... ?_9 ?_9 ?_9

Tu acaba de descobrir qual a diferença entre aprendiz de eletrônica e eletrônico experiente ... os aprendizes fazem de tudo, mas só na bancada, na maquina nunca funciona ... os experientes fazem o que temos de útil nos servindo na vida real ... :ola: :ola: :ola:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #124 Online: 16/10/13 - 13:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #125 Online: 16/10/13 - 13:09 »
ha... tava me esquecendo ...

Tem mais uma diferença, aprendiz faz pelo preço de um hamburguer no Mac Donalds e experiente não ! ...  :imit:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #125 Online: 16/10/13 - 13:09 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #126 Online: 16/10/13 - 15:45 »
Citar
Tu acaba de descobrir qual a diferença entre aprendiz de eletrônica e eletrônico experiente ...
Não sei se tu já ouviste falar naquele ditado que diz... É errando que se aprende? :ok:
Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #126 Online: 16/10/13 - 15:45 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #127 Online: 16/10/13 - 16:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não sei se tu já ouviste falar naquele ditado que diz... É errando que se aprende? :ok:
Juliano.

Exactamente, os experientes já trilharam este caminho de "errando se aprende" ... eu tenho um amigo que afirma de pés juntos, que não precisa errar p/ se aprender, o que precisa é pensar antes de fazer ... será que ele está errado ?! ... ???


 :ola: :ola: :ola:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #127 Online: 16/10/13 - 16:33 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #128 Online: 16/10/13 - 21:14 »
Citar
eu tenho um amigo que afirma de pés juntos, que não precisa errar p/ se aprender, o que precisa é pensar antes de fazer ... será que ele está errado ?! ... Huh?
Acredito que ele está parcialmente com razão, pois quando se tem o conhecimento do que está em questão tudo bem, mas eu até pouco tempo atrás não sabia nem oque era um capacitor.
 Vou chutando, e se de dez eu acertar uma já estou no lucro! ?_26
Abraço.
Juliano.
« Última modificação: 16/10/13 - 21:53 por iluj »
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #128 Online: 16/10/13 - 21:14 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #129 Online: 20/07/14 - 12:07 »
Fiquei 2 horas lendo todo este tópico e aprendi muito . só fiquei curioso se deu certo a instalação da plaquinha feita pelo mestre Mula Preta.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #129 Online: 20/07/14 - 12:07 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #130 Online: 20/07/14 - 13:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fiquei 2 horas lendo todo este tópico e aprendi muito . só fiquei curioso se deu certo a instalação da plaquinha feita pelo mestre Mula Preta.


Eu demorei 2 (dois) dias para perceber que é muito melhor trabalhas sem essa parafernália toda.
Retirei todo fim de curso e emergência e estou trabalhando muito, mas muito bem sem elas.
:irrit: :irrit: :irrit:

Esse negócio de proteger a máquina contra "batidas" no fim de curso é pura fantasia para nós que construímos nossas máquinas com motores de baixo torque, força e principalmente VELOCIDADE. se a máquina perder passo e bater no fim do curso, coisa que é muito, mas muito difícil de acontecer, só perderá passo novamente e ou voltara para o centro da mesa ou ficará parada.
Problema de batidas só acontecem com quem não presta atenção no que está fazendo ou em máquinas que perdem passos constantemente (Aí, é outro problema para se resolver).

Talvez só volte a usar esses fins de curso quando tiver uma máquina com motores bemmmmm porretas.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #130 Online: 20/07/14 - 13:02 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #131 Online: 20/07/14 - 14:40 »
Entendo....Valeu mestre Mula preta



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu demorei 2 (dois) dias para perceber que é muito melhor trabalhas sem essa parafernália toda.
Retirei todo fim de curso e emergência e estou trabalhando muito, mas muito bem sem elas.
:irrit: :irrit: :irrit:

Esse negócio de proteger a máquina contra "batidas" no fim de curso é pura fantasia para nós que construímos nossas máquinas com motores de baixo torque, força e principalmente VELOCIDADE. se a máquina perder passo e bater no fim do curso, coisa que é muito, mas muito difícil de acontecer, só perderá passo novamente e ou voltara para o centro da mesa ou ficará parada.
Problema de batidas só acontecem com quem não presta atenção no que está fazendo ou em máquinas que perdem passos constantemente (Aí, é outro problema para se resolver).

Talvez só volte a usar esses fins de curso quando tiver uma máquina com motores bemmmmm porretas.

Edson
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #131 Online: 20/07/14 - 14:40 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #132 Online: 07/08/14 - 12:24 »
 Gostaria de saber se alguém saberia me dizer oque devo configurar no programa para ele executar a procura dos finais de curso tendo em minha máquina dois motores no mesmo eixo.
Configurei e está tudo ok, (slave axis), portas e pinos tudo normal, a máquina está operando corretamente. O único problema aparece quando clico em ref all home para ela procurar os fins de curso e o eixo escravo não acompanha o eixo ao qual ele pertence (X).
Não consigo encontrar esta solução, onde no eixo Z e no Y está funcionando corretamente, mas no X está ocorrendo este problema.
Se puder me dar alguma dica, serei grato.
Obrigado.
Juliano Bertin (ILUJ)
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #132 Online: 07/08/14 - 12:24 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #133 Online: 13/08/14 - 20:39 »
Olá pessoal, volto aqui para dizer que consegui o que eu queria, que era configurar o eixo escravo da minha máquina para fazer a procura junto com o eixo mestre, pois um motor girava e o outro ficava parado. Eu desconfiava que era algo na configuração do Mach3, mas não sabia onde. Foi ai que fuçando consegui encontrar onde eu devia ter ativado a função no Mach3.
Fica a dica para quem precisar e não souber: Config - General Config e ativar a caixa "HOME SLAVE WITH MASTER AXIS".
Segue print da tela para melhor visualização.
Agradeço ao Marcão que de alguma forma se ofereceu para tentar solucionar este "problema".
Abraço.
Juliano.
« Última modificação: 13/08/14 - 21:16 por iluj »
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #133 Online: 13/08/14 - 20:39 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:finais de curso e spindle
« Resposta #134 Online: 13/08/14 - 20:50 »
 ?_2 ?_2 ?_2

Clube CNC Brasil

Re:finais de curso e spindle
« Resposta #134 Online: 13/08/14 - 20:50 »

 

SiteLock