Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 em Portugues  (Lida 69069 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #30 Online: 07/03/11 - 11:18 »
Acordamos o Jan ... agora a coisa esta ficando boa ! ... ?_2

Eu só não me ofereço p/ ajudar porque inglês não é o meu forte, se fosse em mandarim ai sim eu ... ?_12 ... eu ... ?_16 ... eu nem estaria aqui escrevendo ... eheheeee  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #30 Online: 07/03/11 - 11:18 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #31 Online: 07/03/11 - 15:17 »
Olá pessoal!  ?_45
Tô me oferecendo ai pra ajudar na tradução desse programa(interface) e jogar ele para o portuga-brasil da melhor forma possível e entendível para os amantes do mundo cnc.
Podem contar comigo. Meu inglês num é fraco não. rs rs rs
Além do que na igreja que sou membro tem 2 americanos que poderão me ajudar.
Vejam o que querem que seja traduzido e coloquem a boca no trombone(falem comigo).
Só não trabalho com programação e nem faço a "reverse engineering", mas sei que tem programas que abrem o executavel e podemos editar(modificar) arquivos jpeg, png e etc.
Realmente o que as vezes atrapalha na tradução do inglês são os "termos técnicos" ou palavras que por si só não possuem tradução e devem ficar no original para não haver confusão e que seja má interpretada. Principalmente por aqueles que estão iniciando no mundo cnc e vão lidar uma primeira vez com o software.
As vezes consegue-se colocar alguma palavra que tenha o mesmo significado, mesmo que não seja a tradução da mesma.
Abraços.
Isso é pra ontem. kkkkkkkk
 ?_38

Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #31 Online: 07/03/11 - 15:17 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #32 Online: 07/03/11 - 16:37 »
Madigomes,te enviei uma copia do manual em ingles por email.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #32 Online: 07/03/11 - 16:37 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #33 Online: 07/03/11 - 18:05 »
Okapa Mauro já peguei o manuel.
Só não vou prometer para amanha porque são 116 paginas.
Mas conforme for traduzindo posso ir enviando. Vc é quem sabe.
Não vou dizer que vai ficar 100%, mas que farei qualquer modificação conforme solicitado e a pedido dos amigos.
Só não podemos é brigar. kkkkkkk
Abraços
 ?_14
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #33 Online: 07/03/11 - 18:05 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #34 Online: 10/03/11 - 14:28 »
Olá pessoal,
O material que estava traduzindo tá aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.
Quem puder dar uma força, eu parei acho que na página 91 de um dos arquivos...   O início tá formatado, mas de uma parte pra frente tá meio zuado.. mas não tem problemas..  se estiver tudo traduzidinho, formatar é cá gente...

Obrigado,

Edu Lopes
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #34 Online: 10/03/11 - 14:28 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #35 Online: 10/03/11 - 16:54 »
Ok Edu.
Vou dar uma olhada no teu e conforme for dou continuidade nele.
Pra começar do zero vai demorar muito. Até eu acabar e fazer as revisões já tem saido versão mais nova. rsrsrsrsr
Tradução é complicado. Ainda mais por causa dos termos tecnicos e a arrumação das palavras para não ficar ruim de entender.
Valeu.
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #35 Online: 10/03/11 - 16:54 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #36 Online: 10/03/11 - 17:17 »
Credo Madigomes,longe de brigas,ó meu camarada,sinta-se a vontade quanto ao manual,pode dar continuidade ao do Edu sem problemas,pois ele tambem esta traduzindo,quanto a me enviar...não precisa,poderiamos disponibilizar ele aqui no forum,será útil a muitos que usam o Mach e não tem intimidade com o ingles.Mac,Ecarmo,teria algum lugar aqui no forum para postar o manual conforme os meninos irão traduzindo?Assim fica disponivel a todos para algum eventual ajuste,caso o Madigomes ficar com alguma duvida a respeito dos termos usados,e o pessoal que ja usa pode ajudar com esses termos.O que acham??

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #36 Online: 10/03/11 - 17:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #37 Online: 10/03/11 - 19:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac teria algum lugar aqui no forum para postar o manual conforme os meninos irão traduzindo?Assim fica disponivel a todos para algum eventual ajuste,caso o Madigomes ficar com alguma duvida a respeito dos termos usados,e o pessoal que ja usa pode ajudar com esses termos.O que acham??


Uai ... é só anexar na mensagem !

Se quiser outro local é só criar ! Mas antes de começar a criar precisa ver o que ele come ... eheheee
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #37 Online: 10/03/11 - 19:41 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #38 Online: 10/03/11 - 19:50 »


[/quote]

Uai ... é só anexar na mensagem !

Se quiser outro local é só criar ! Mas antes de começar a criar precisa ver o que ele come ... eheheee
[/quote]

KKKK,pense...criar???To pensando só em comer...mas com uma cervejinha tambemmm,pois ninguem é de ferro... :o
« Última modificação: 10/03/11 - 19:58 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #38 Online: 10/03/11 - 19:50 »

Offline Jan

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 192
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #39 Online: 11/03/11 - 08:07 »
Como criar,basta criar um tópico com a tradução?
eu vou postar amanhã as 25 primeiras páginas e preciso de um revisor da revisão. :D.
Achei a tradução do edu excelente.revisei alguns pontos ,e preciso da opinião de outros, algo como isto:
(as expressões idiomáticas é que pegam em qualquer tradução,podendo inclusive mudar o sentido do texto)

Any machine tool is potentially dangerous. Computer controlled machines are potentially more dan-
gerous than manual ones because, for example, a computer is quite prepared to rotate an 8" unbalanced
cast iron four-jaw chuck at 3000 rpm, to plunge a panel-fielding router cutter deep into a piece of oak,
or to mill away the clamps holding your work to the table.
A tradução foi esta:
Todas as máquinas-ferramenteiras são potencialmente perigosas. As máquinas controladas por computadores são potencialmente mais perigosas que as manuais, porque, por exemplo, um computador é preparado completamente para girar um mandril desalinhado de (8") e de quatro castanhas de ferro em um molde a uns 3.000 RPM, para mergulhar uma ferramenta de corte profundamente e fazer o deslocamento da router em uma parte da peça, prenda com abraçadeiras ou grampos seu trabalho á mesa.
O mais correto seria:
Qualquer máquina de usinagem é potencialmente perigosa.Maquinas controladas por computador são potencialmente mais perigosas do que as manuais porque,por exemplo,um computador vai com certezagirar uma placa de ferro de quatro castanhas desbalanceada a 3000 rpm,ou mergulhar profundamente uma fresa para perfis de router num pedaço de carvalho, ou usinar os grampos que prendem sua peça na mesa de trabalho.

A idéia passada pelo autor difere do que se passou na tradução, o autor quis dizer que o computador é 'burro' , faz o que mandam,então vc precisa ter o dobro de cuidado.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #39 Online: 11/03/11 - 08:07 »

Offline dvp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 28
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Daniel
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #40 Online: 11/03/11 - 09:14 »
Bom, se eu criticar essa apostila, vou ser muito mal agradecido...
A um tempo atras já tinha procurado e não encontrado..e por acaso encontrei no google quando procurava arquivos de como coonfigurar o mach 3!
Graças a ela aprendi a trabalhar com o mach3, pois não fazia nem idéia de como configurar!!
Deixo aqui então meus sinceros agradecimentos à pessoa que traduziu e a quem disponibilizou!!!! Pois traduzir uma apostila técnica haja tempo e dedicação!!
PARABENS E OBRIGADO!

Abraços, Daniel!

 ;D
dvinicius

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #40 Online: 11/03/11 - 09:14 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #41 Online: 11/03/11 - 11:48 »
Olá pessoal!
O Jan está completamente certo na sua colocação.
Depois da tradução a gente tem que saber colocar as palavras de modo a dar entendimento do que o autor quiz dizer e não o que traduzimos.
A demora nem sempre é da tradução e sim dessa adaptação do texto.
Para aqueles que usam o MAch3 e ja são íntimos já sabem o que vão fazer e conhecem o programa.
Para aqueles que irão aprender lendo o manual é outra coisa.
Aguardem um pouco que a união de quem esta tentando fazer essa tradução vai trazer beneficios a todos.
É só questão de paciência e bom humor.
Abraços.
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #41 Online: 11/03/11 - 11:48 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #42 Online: 11/03/11 - 16:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....to mill away the clamps holding your work to the table.
 ...ou usinar os grampos que prendem sua peça na mesa de trabalho.

Eu entendi como: usinar fora dos limites das presilhas/grampos, isto é usinando eles mesmos  durante o percurso. É mesma conclusão do colega (já aconteceu comigo  ?_11 e o cliente desistiu da maquina porque achou que eu não sabia o que estava fazendo - foi nos dia eu estava trocando o Kcam pelo Mach). Estudei Ingles por 5 anos, posso colaborar quando for possivel. abraço a todos
« Última modificação: 11/03/11 - 16:40 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #42 Online: 11/03/11 - 16:38 »

Offline Jan

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 192
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #43 Online: 11/03/11 - 17:50 »
Boa John,

Amanhã eu postarei uma parte que já revisei.

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #43 Online: 11/03/11 - 17:50 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #44 Online: 11/03/11 - 18:36 »
Como os colegas mais antigos sabem, participo do fórum coirmão CNCMania e lá sou moderador do sub-forum Kcam, e a muitos meses atrás entrei em contato com o Kelly (criador do prgrama)  para que traduzissemos o Kcam para portugues, mas ele declinou do convite e falou que estava fora dos planos naqueles dias. Desisti....Sempre defendi o KCam como um programa fácil e de fácil configuração. Mas ele não evoluiu: em 1/2 perde passos e em micropasso nem se fala. abraço a todos
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re: Mach3 em Portugues
« Resposta #44 Online: 11/03/11 - 18:36 »

 

SiteLock