Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: como montar um cortador de isopor  (Lida 5089 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline parrinha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
como montar um cortador de isopor
« Online: 30/01/14 - 11:33 »
ola a todos estou em duvida em como montar um cortador de isopor com 1metro e 10 de comprimento ,,,,,ou seja a tensao que devo usar para para aquecer o fio e os elementos para a construçao do mesmo . Se alguem puder mi orientar agradeço....
obrigado a todos
parrinha

Clube CNC Brasil

como montar um cortador de isopor
« Online: 30/01/14 - 11:33 »

Offline nelsonconect

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #1 Online: 25/03/15 - 16:48 »
A melhor solucao é uma fonte de 48Vdc x 8.3A (acha facil no mercado livre.
Ligue a fonte em um controlador PWM de pelo menos 10A.
Tudo que tentei fora isso nao deu precisao de controle, coloque aproximadamente 700ma de corrente no fio.
Tem um amperimetro digital no mercado livre tbm que funciona bem.

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #1 Online: 25/03/15 - 16:48 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #2 Online: 25/03/15 - 18:08 »
quando fala em comprar alguma coisa eu até arrepio, uso lixo para fazer várias coisas. Ultimamente tenho usado uma fonte de computador e resistência para chuveiro ou o fio próprio que eu comprei aqui por menos de 5 reais. Para regular a temperatura tô usando 2 garrinhas tipo jacaré que aproximo ou afasto no fio. Funciona que é uma beleza, mais é feito e lixo!
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #2 Online: 25/03/15 - 18:08 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #3 Online: 25/03/15 - 19:26 »
Para 1,10m os 12 V da fonte de PC não serão suficientes.
Uma solução barata seria ligar duas (ou até três) dessas fontes em série, mas tomando o cuidado de isolar as carcaças entre si, pois todas as fontes comuns têm o negativo ligado ao terra geral.
Lembrando também que para acionar uma fonte ATX deve-se ligar o fio verde a um dos pretos, mas é também necessário que seja consumida alguma corrente da linha de +5V (fios vermelhos), senão a maioria das fontes vai desarmar.

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #3 Online: 25/03/15 - 19:26 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #4 Online: 25/03/15 - 21:09 »
Claudio meu bom amigo Sua fonte de computador não dá 24 volts não???? Sua fonte tá bichada só pode!!! (brincadeira)
As fontes de computador trabalham com até 24 volts, se vc pegar o fio amarelo +12 com o fio azul -12 vai ter os 24 volts da fonte, mas (sempre tem um más) se a saída da fonte no +12 for de 1A e a saída -12 for 0,5A prevalece a saída do menor valor.
Nunca precisei usar resistências muito grandes com essa fonte e não medi para ver quanto que dá, mais para tamanhos pequenos dá e sobra.
De resto é o que disse, ligar as fontes em série, ligar o verde no terra, isolar as carcaças.
Fontes de computador são Lixo e  estão aí poluindo o planeta...
« Última modificação: 25/03/15 - 21:24 por Roracioppi »
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #4 Online: 25/03/15 - 21:09 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #5 Online: 26/03/15 - 00:20 »
Uma vez cortei isopor com uma resistência de chuveiro 220v ligado em 110...  num chegou a envermelhar não mas cortou de boa...
Fiz assim... peguei a resistência, desenrolei só a parte que precisava e deixei o resto enrolado no suporte....  a parte que desenrolei estiquei e liguei ela normalmente.. esquentou tudo, tanto a parte enrolada quanto a outra que estava esticada...  primeiro testei em 220v mas esquentou demais...  daí liguei em 110 e ficou quente mas não o suficiente para derreter... então deu pra cortar... num sei se vale a pena para ficar ligado um tempão pois gasta muita energia.. mas de repente podia-se usar um pedaço apenas da resistência e um dimer de ajuste que aguente a corrente....  quem sabe funcione?....

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #5 Online: 26/03/15 - 00:20 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #6 Online: 26/03/15 - 06:28 »
Usando fio de cromo-niquel , pode até ser de resistencias de aquecimento tipo cartucho danificada, resistencia de forno eletrico queimada, desmonta e retira o pedaço que precisa , vai estar carbonizado mas é só dar uma lixada.
Para fazer o limitador de corrente o método mais "barato"que conheço , porém menos seguro é colocar uma ou duas lâmpadas incandescentes em série com a o fio . Se necessita que o fio esquente mais coloca por exemplo uma lâmpada de 200w ou duas de 100w em paralelo. Pode-se variar o aquecimento colocando ou retirando as lâmpadas ou variando sua potência ( watts). Mas atenção o fio de cromo niquel estará diretamente ligado a rede , então pelo menos garanta que ele está conectado ao neutro e a fase está no outro lado que é o das lâmpadas.

                                                                               ?_49
                        /                                                   ~~~~~ 
fase   o------o /    o--------- X ---------------o-------/\/\/\/\/\/\/\-------o neutro   
                                      !- X -!
                                      !- X -!
       uma ou mais lâmpadas em paralelo.   
      

 o-/ o- =Interruptor
  -X-     = lampada
/\/\/\/\ = fio de cromo-niquel 
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #6 Online: 26/03/15 - 06:28 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #7 Online: 26/03/15 - 07:45 »
Pessoas, quero aproveitar o tópico para pedir uma dica... Na verdade quero  a coisa meio que pronta, porque sou burro e cagão com esse negócio de eletricidade ( depois que fecharem um curto na boca, vocvês também serão)
Bão, vamos ao que quero::::
Quero fazer um dobrador de acrílico com:
- níquel cromo de 1,5 mm
- comprimento de 45 Cm

qual a voltagem e amperagem do  transformador que tenho que comprar??
  Se funcionar, fico devendo 2 cervejas!!!!!!
 ?_4 ?_4 :ok: :ok: :ok: ?_4 ?_4
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #7 Online: 26/03/15 - 07:45 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #8 Online: 26/03/15 - 11:31 »
Duas cervejas + contar direito essa história de curto na boca  ?_31 ?_31 ?_31 ?_31 ?_31
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #8 Online: 26/03/15 - 11:31 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #9 Online: 26/03/15 - 11:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Duas cervejas + contar direito essa história de curto na boca  ?_31 ?_31 ?_31 ?_31 ?_31


KKK
estava eu a alguns ano atrás trabalhando ( no tempo da minha saudsa serigrafia) com 2 extensões ligadas, :ahhh: quando meu filho olha para uma das extenções(na fêmea) e diz: Pai tem um fiozinho saindo aqui) ?_12
Pois bem, eu, como pai zelozo, olhei e vi que era apenas UM filamento do fio. Então fui, desliguei a extensão da tomada e peguei a fêmea, mas como era SÓ UM filamento pensei: - Porque abrir??? ?_17
vou cortar com o dente. até aí tuuuudo bem, SEeeee eu não tivesse desligado a OUTRA extensão......
 :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:


Tá, agora se pararam de rir, por favor me digam qual transformador devo usar.....

PS: Não, não sou mais preguiçoso, vou ligar e esolar tudo bunitim.....

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #9 Online: 26/03/15 - 11:43 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #10 Online: 26/03/15 - 14:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

vou cortar com o dente. até aí tuuuudo bem, SEeeee eu não tivesse desligado a OUTRA extensão......
 :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:


Tá, agora se pararam de rir, por favor me digam qual transformador devo usar.....

PS: Não, não sou mais preguiçoso, vou ligar e esolar tudo bunitim.....

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Depois falam de mim e de minha ratoeira!!!!!!!!!!!... rssssssssss   ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #10 Online: 26/03/15 - 14:20 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #11 Online: 26/03/15 - 14:31 »
Rodrigo, eu nem citei a linha de -12V por causa da limitação de corrente.
Eu só digo uma coisa : NUNCA usem sistemas não isolados da rede, como resistência de chuveiro ligada em tensão menor, lâmpadas ou resistências em série para limitar a tensão, etc.
SEMPRE usem transformadores isoladores (a saída das fontes de PC é isolada).
E cuidado também com auto-transformadores (mais baratos, pois economizam um enrolamento) vendidos como transformadores isolados...
Quando eu morava e trabalhava em Ilhabela, onde muita gente tem piscina, um sujeito me pediu para "consertar" a iluminação submersa dele... Fui perguntando, perguntando, e descobri que o gato tinha ido beber água na piscina e caído morto, eletrocutado... daí fiquei sabendo que a loja de produtos para piscinas vendia AUTOTRANSFORMADORES para alimentar as lâmpadas submersas....  :o :o :o :o

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #11 Online: 26/03/15 - 14:31 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #12 Online: 26/03/15 - 14:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Depois falam de mim e de minha ratoeira!!!!!!!!!!!... rssssssssss   ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

E se ligar a ratoeira do Edu na extensão do Fernando?
Deve detonar com o Marcão..  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 :Garg: :Garg: :Garg: :sarro: :sarro: :sarro:
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #12 Online: 26/03/15 - 14:38 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #13 Online: 27/03/15 - 06:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rodrigo, eu nem citei a linha de -12V por causa da limitação de corrente.
Eu só digo uma coisa : NUNCA usem sistemas não isolados da rede, como resistência de chuveiro ligada em tensão menor, lâmpadas ou resistências em série para limitar a tensão, etc.
SEMPRE usem transformadores isoladores (a saída das fontes de PC é isolada).
E cuidado também com auto-transformadores (mais baratos, pois economizam um enrolamento) vendidos como transformadores isolados...
Quando eu morava e trabalhava em Ilhabela, onde muita gente tem piscina, um sujeito me pediu para "consertar" a iluminação submersa dele... Fui perguntando, perguntando, e descobri que o gato tinha ido beber água na piscina e caído morto, eletrocutado... daí fiquei sabendo que a loja de produtos para piscinas vendia AUTOTRANSFORMADORES para alimentar as lâmpadas submersas....  :o :o :o :o


Nossas residencias e instalações escondem mais perigos do que imaginamos ! Some-se a isso os "eletriqueiros" de plantão kkkkk.
  Por isso agora a obrigatoriedae a partir da NR10 de estruturas aterradas e disjuntores DR em toda instalação residencial.
Também não aconselho a ligação direta na rede , tanto que frizei ser o método menos seguro. Mesmo quem é profissional da área acaba dando uma bobeada tipo a do Fernando e aí já era ....se tomar só um choque tá no lucro ainda !!!! Sabe-se que 10mA no coração mata !

Fernando , se partir para trafo será muito prático se ainda contar com um "dimer" e um temporizador. No caso de calcular eu ainda acrescentaria um FC generoso  (fator cagaço , hehehe)

 :ok:

"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #13 Online: 27/03/15 - 06:16 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #14 Online: 27/03/15 - 06:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoas, quero aproveitar o tópico para pedir uma dica... Na verdade quero  a coisa meio que pronta, porque sou burro e cagão com esse negócio de eletricidade ( depois que fecharem um curto na boca, vocvês também serão)
Bão, vamos ao que quero::::
Quero fazer um dobrador de acrílico com:
- níquel cromo de 1,5 mm
- comprimento de 45 Cm

qual a voltagem e amperagem do  transformador que tenho que comprar??
  Se funcionar, fico devendo 2 cervejas!!!!!!
 ?_4 ?_4 :ok: :ok: :ok: ?_4 ?_4


Fernando , falando sério agora que revelou a história do curto na boca....

Por experiência um trafo de 20 Volts x 15 A de secundário deve atender.
Para calcular precisaria saber a liga desse fio cromo-niquel , se é realmente somente cromo niquel etc etc etc.
Por exemplo a resistencia / metro de um fabricante dá 0,6ohms / metro , pra 20 Volts seriam 12 Amperes . Porém a Lei de Ohm funciona em temperatura constante e ambiente !? ( me ajudem professores de plantão,  invocando Professor Gilberto em 3 , 2 , 1 ....)  quando o fio é alimentado e fica rubro a coisa muda de figura .
Quando ligamos um fio desses praticamente fechamos um curto na saída do trafo, aí entra o FC que falei a pouco.
Ligando um "dimer" no primário do transformador dá pra controlar legal a temperatura desejada no fio , sendo que você vai utilizar somente meio metro. Isso não é o ideal , tecnicamente falando , o certo seria fazer no secundário , mas aí o custo vai pras alturas devido a corrente. 
Não esqueça de compensar a dilatação do fio quando aqueçe.
Alguém vai dizer que esse trafo está superdimensionado, mas penso que amanhã ou depois você resolve aumentar para dobrar 1 metro de acrílico , ou compra um fio de outro fornecedor mais espesso , então com regulagem e sobra de potência você já terá a parte mais complicada de se adquirir com capacidade suficiente.
Fabriquei equipamentos para selar embalagens plásticas durante 10 anos , então já ralei muito com esses materiais aí.

Vai precisar do esquema elétrico?

Boa sorte e nada de morder fio !
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:como montar um cortador de isopor
« Resposta #14 Online: 27/03/15 - 06:50 »

 

SiteLock