Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA  (Lida 9395 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline daniel carlos

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 66
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Online: 31/08/11 - 16:13 »
CAROS AMIGOS DO FORUM ESSE É UM DETALHE QUE RELAMENTE ESTA ME DEIXANDO MEIO LOUCO, ENTÃO QUERO DIVIDIR ESSA DUVIDA COM VCS, SEGUINTE ALGUEM AQUI USA O FUSO TRAPEZOIDAL!!! GOSTARIA DE SABER SE O RESULTADO NAS OPERAÇÕES É SATISFATORIO TPW ESTOU ME REFERINDO A FOLGA, TA CERTO QUE NÃO TEM NEM COMPRAÇÃO COM O DE ESFERA POREM O DE ESFERA É UM PAU PRA FAZER E CARO PARA COMPRAR, NO ENTANTO SE O TRAPEZOIDAL NÃO SUPERAR MINHAS ESPECTATIVAS O JEITO É FAZER UM FUSO DE ESFERA QUE NÃO E ND FACIL !!! INTAUM PESSOAL !!! DÊÊM SUAS OPINIÕES!!!

Clube CNC Brasil

FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Online: 31/08/11 - 16:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #1 Online: 31/08/11 - 17:22 »
Minha opinião ... escreve em caixa baixa amigo, desliga o Caps Lock  ! ...  ?_11
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #1 Online: 31/08/11 - 17:22 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #2 Online: 31/08/11 - 21:23 »
estava usando trapezoidal na minha maquina, como não estava gostando da velocidade (1000mm/min) encomendei esfericos, chegaram recentemente, ja consegui velocidades de até 5000mm/min, isso em teste, ainda não tive coragem de usinar nada com mais de 2500mm/min, agora
quanto a fazer fusos esfericos, não conheço as suas condições, mas acho dificil você conseguir fabrica-lo... se fosse facil ja estava cheio de gente vendendo no ML, boa sorte na sua empreitada...

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #2 Online: 31/08/11 - 21:23 »

Offline daniel carlos

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 66
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #3 Online: 01/09/11 - 09:34 »
intaum, a velocidade vai depender da ferramenta e do material a ser usinado, minha duvida maior pe em relação ao precisão no posicionamento!! vc que usava o trapezoidal a precisão dele é bom a porca que vc usava era de que material latão?? vi uns videos na net eles detalha bem o funcionamento do fuso de esfera o problema maior é a porca/castanha, estou com umas ideias aqui axo que vou por em pratica!!!

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #3 Online: 01/09/11 - 09:34 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #4 Online: 02/09/11 - 14:03 »
Mas a dúvida é sobre velocidade ou o que?

Que eu saiba, são produtos que tem características diferentes no que diz respeito à aplicação ou melhor, nos resultados que se obtem com relação à acurácia e rendimento.

Para a acurácia, as normas construtivas da esmagadora maioria dos fusos de rosca trapezoidal (por exemplo DIN 134) diz que se garante um erro de cerca de 0,05mm p/ cada 50mm percorridos - já com os fusos de esferas, um fuso classe C7 se obtém os mesmos 5 centésimos mas em 300mm ou seja, sua acurácia é bem maior.

No quesito rendimento, um ótimo fuso de rosca trapezoidal, com porca de poliacetal oferece cerca de 25% de rendimento - isso quer dizer que se estiver usando um motor de 10 kgf/cm, só está aproveitando 2,5 kgf - o resto é "roubado" pelo fuso.

Um fuso de esferas recirculantes tem em média 92% de eficiência - faça suas escolhas...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #4 Online: 02/09/11 - 14:03 »

Offline daniel carlos

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 66
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #5 Online: 02/09/11 - 17:35 »
minha duvida era mais a respeito de precisão no posicionamento,  mais sua resposta me ajudou muito!!!!valew

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #5 Online: 02/09/11 - 17:35 »

Offline Claudio Brito

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #6 Online: 31/01/12 - 01:11 »
bom pessoal, estou aqui pela primeira vez, mas li muito sobre fresas cnc, minha duvida é qual fuso utilizar para fazer placas de circuito impresso, tem que ter precisão, outra coisa, como mede a área de uma fresa, dês de já agradeço a todos.

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #6 Online: 31/01/12 - 01:11 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #7 Online: 31/01/12 - 11:10 »
se a area que você se refere é o diametro da fresa , podes usar um paquimetro , mais quase todas vem com suas devidas especificações .

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #7 Online: 31/01/12 - 11:10 »

Offline Claudio Brito

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #8 Online: 03/02/12 - 16:36 »
des de já agradeço a resposta, o diametro que me refiro é do fuso, a rosca e o espaço onde fica a peça a ser usinada a area util?

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #8 Online: 03/02/12 - 16:36 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #9 Online: 27/02/13 - 10:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas a dúvida é sobre velocidade ou o que?

Que eu saiba, são produtos que tem características diferentes no que diz respeito à aplicação ou melhor, nos resultados que se obtem com relação à acurácia e rendimento.

Para a acurácia, as normas construtivas da esmagadora maioria dos fusos de rosca trapezoidal (por exemplo DIN 134) diz que se garante um erro de cerca de 0,05mm p/ cada 50mm percorridos - já com os fusos de esferas, um fuso classe C7 se obtém os mesmos 5 centésimos mas em 300mm ou seja, sua acurácia é bem maior.

No quesito rendimento, um ótimo fuso de rosca trapezoidal, com porca de poliacetal oferece cerca de 25% de rendimento - isso quer dizer que se estiver usando um motor de 10 kgf/cm, só está aproveitando 2,5 kgf - o resto é "roubado" pelo fuso.

Um fuso de esferas recirculantes tem em média 92% de eficiência - faça suas escolhas...


Bom Dia Fgilli,

Puxa, estava com duvida entre os fusos, ficou mais do que explicado acima, obrigado.
Gostaria de fazer uma pergunta.
Sou completamente novo no mundo da CNC, estou pesquisando os preços dos fusos e vejo que especialmente o de esferas é um pouco salgado.
Estou pensando em usar barra roscada como fuso, visto que estou montando minha primeira CNC.
Você sabe qual o erro de precisão da barra roscada em relação a fuso trapezoidal e esfera?
O que estou querendo dizer, a relação custo beneficio para barra roscada é tão ruim assim?
Existe alguma barra roscada que possa minimizar o erro de precisão e aumentar a velocidade da maquina?

A ideia é usar a maquina para trabalhos em MDF e madeira como brinquedos, tabuas de carne, letreiros, etc.
Imagino que para este tipo de trabalho não seja preciso uma acuracidade extrema, estou correto?

Obrigado, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #9 Online: 27/02/13 - 10:39 »

Offline DaniloOcanha

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #10 Online: 27/03/13 - 13:09 »
Gostaria de fazer uma pergunta.
Sou completamente novo no mundo da CNC, estou pesquisando os preços dos fusos e vejo que especialmente o de esferas é um pouco salgado.
Estou pensando em usar barra roscada como fuso, visto que estou montando minha primeira CNC.
Você sabe qual o erro de precisão da barra roscada em relação a fuso trapezoidal e esfera?
O que estou querendo dizer, a relação custo beneficio para barra roscada é tão ruim assim?
Existe alguma barra roscada que possa minimizar o erro de precisão e aumentar a velocidade da maquina?

A ideia é usar a maquina para trabalhos em MDF e madeira como brinquedos, tabuas de carne, letreiros, etc.
Imagino que para este tipo de trabalho não seja preciso uma acuracidade extrema, estou correto?

Obrigado, Flavio


Boa tarde Flavio ,
Eu estou usando uma barra roscada na minha maquininha 12 mm  , não trabalho muito com ela porem o que posso te dizer é que se desenho um quadrado de 100 mm por 100 mm  ela faz isso com perfeição
letras e números também não tive problemas ,claro que isso vai da estrutura e do tamanho dessa barra roscada a minha no eixo x 500 mm  no y 400 mm  z 100 mm ,agora já vou avisando  que o alinhamento deve ser perfeito para não haver perda de passo  , depois dos dados postados pelo senhor Gilli minha próxima maquina que estava prevendo um trapezoidal de 20 mm  vai ser substituído por fuso de esferas que não é tao caro assim  caro mesmo é a castanha na faixa de R$250,00 para 16 MM
Meu conselho para você é coloque um trapezoidal  evita a dor de cabeça.

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #10 Online: 27/03/13 - 13:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #11 Online: 27/03/13 - 19:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gostaria de fazer uma pergunta.
Sou completamente novo no mundo da CNC, estou pesquisando os preços dos fusos e vejo que especialmente o de esferas é um pouco salgado.
Estou pensando em usar barra roscada como fuso, visto que estou montando minha primeira CNC.
Você sabe qual o erro de precisão da barra roscada em relação a fuso trapezoidal e esfera?
O que estou querendo dizer, a relação custo beneficio para barra roscada é tão ruim assim?
Existe alguma barra roscada que possa minimizar o erro de precisão e aumentar a velocidade da maquina?

A ideia é usar a maquina para trabalhos em MDF e madeira como brinquedos, tabuas de carne, letreiros, etc.
Imagino que para este tipo de trabalho não seja preciso uma acuracidade extrema, estou correto?

Obrigado, Flavio


Boa tarde Flavio ,
Eu estou usando uma barra roscada na minha maquininha 12 mm  , não trabalho muito com ela porem o que posso te dizer é que se desenho um quadrado de 100 mm por 100 mm  ela faz isso com perfeição
letras e números também não tive problemas ,claro que isso vai da estrutura e do tamanho dessa barra roscada a minha no eixo x 500 mm  no y 400 mm  z 100 mm ,agora já vou avisando  que o alinhamento deve ser perfeito para não haver perda de passo  , depois dos dados postados pelo senhor Gilli minha próxima maquina que estava prevendo um trapezoidal de 20 mm  vai ser substituído por fuso de esferas que não é tao caro assim  caro mesmo é a castanha na faixa de R$250,00 para 16 MM
Meu conselho para você é coloque um trapezoidal  evita a dor de cabeça.

O que que é isto ? Pergunta resposta ou o que ? :notsei:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #11 Online: 27/03/13 - 19:37 »

Offline DaniloOcanha

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #12 Online: 07/04/13 - 22:02 »
Boa tarde Flavio ,
Eu estou usando uma barra roscada na minha maquininha 12 mm  , não trabalho muito com ela porem o que posso te dizer é que se desenho um quadrado de 100 mm por 100 mm  ela faz isso com perfeição
letras e números também não tive problemas ,claro que isso vai da estrutura e do tamanho dessa barra roscada a minha no eixo x 500 mm  no y 400 mm  z 100 mm ,agora já vou avisando  que o alinhamento deve ser perfeito para não haver perda de passo  , depois dos dados postados pelo senhor Gilli minha próxima maquina que estava prevendo um trapezoidal de 20 mm  vai ser substituído por fuso de esferas que não é tao caro assim  caro mesmo é a castanha na faixa de R$250,00 para 16 MM
Meu conselho para você é coloque um trapezoidal  evita a dor de cabeça!

Pronto assim fica mais fácil, realmente tinha ficado meio confuso!

Clube CNC Brasil

Re:FUSO TRAPEZOIDAL VS ESFERA
« Resposta #12 Online: 07/04/13 - 22:02 »

 

SiteLock